As paraquedistas 100% da FAB
3º Sargento Vanessa Felix é a primeira mulher paraquedista da FAB, de uma turma de 5 mulheres que obteve o índice inédito de 100% de aproveitamento no curso
Salto para a história: conheça o feito da primeira mulher paraquedista da FAB. A 3º Sargento Vanessa Felix, de 22 anos de idade, entrou, no último domingo, dia 15, para a história da Força Aérea Brasileira como a primeira mulher a conquistar o brevê de paraquedista.
A jovem realizou na manhã do último domingo, 15, o primeiro salto com a turma de 296 alunos do Centro de Instrução Páraquedista General Penha Brasil, no Rio de Janeiro. “Foi indescritível”, definiu ela, ainda ofegante, minutos depois da aterragem na Zona de Lançamento da Base Aérea dos Afonsos.
Sargento de Suprimentos, a militar que trabalha no PAMA-AF há pouco mais de três anos, diz que a paixão pela missão dos paraquedistas nasceu dentro de casa. “Tenho dois irmãos que são da Brigada”, conta. Segundo ela, a conclusão do curso no Exército é o primeiro passo para a realização de um sonho: “Um dia quero atuar em salvamento e resgate”.
Pouco antes do lançamento, Vanessa foi presenteada pelo comandante do C-130 que participou da missão, Capitão Osmário Jorge Cabral, com uma medalha comemorativa dos 50 anos do 1º GTT, grupo responsável por toda a campanha de saltos da Brigada Pára-quedista. Guardou-a no bolso, respirou fundo e saltou. “Me deu sorte”, disse depois.
Pioneirismo – O salto do segmento feminino da turma, composto por cinco alunas, foi acompanhado de perto pela primeira paraquedista militar do Brasil. Em 2006, a Tenente Dentista Ivi Costa da Rocha, 30 anos, passou a integrar no Exército a tropa do coturno marrom. “Abrimos portas para outras de coragem e determinação”, disse.
O aproveitamento do quinteto durante o curso foi de 100%, marca inédita segundo o Comandante do Centro de Instrução, Coronel Marcelo Araripe. “As mulheres que entram para o curso são mais determinadas do que os homens. As cinco resistiram até o final”, afirmou. Dos 580 candidatos que se apresentaram, pouco mais da metade participará da formatura marcada para a próxima quinta-feira, 19.
O curso de seis semanas no Centro de Instrução Pára-quedista General Penha Brasil não é para todos. A rotina exaustiva de exercícios – que inclui, entre outros, a realização de mais de mil exercícios “cangurus” por dia – fez muitos ficarem pelo caminho.
Fonte e fotos: FAB – COMAR III
Nota do Blog: mais uma vez (clique aqui para ver matéria anterior sobre o assunto), as mulheres integrantes da FAB mostram toda a sua determinação e capacidade, ocupando espaços na Força que antes eram exclusividade de homens. E falando em homens, sabemos que a imensa maioria dos que comentam aqui no Blog é do sexo masculino (aliás, o Blog é mais um espaço aberto para as mulheres ocuparem – sintam-se à vontade). Mas entre os milhares de leitores diários que não costumam escrever comentários, há uma parcela significativa de mulheres, e esperamos que entre elas também apareçam algumas das cinco paraquedistas. Pedimos assim que os homens que comentam aqui no Blog sejam respeitosos em seus comentários. Ou, como diz o fundador do Blog do Poder Aéreo, que sejam “galantes” .
Não só de homem se faz um exército, mais de pessoas que são determinada como essa MULHER, sendo a primeira pára-quedista da fab meus parabéns.
Mais um preconceito quebrado.
Carlos,
Realmente, menos um preconceito na lista das FFAA brasileiras. UM próximo à cair, bem que poderia ser o da Infantaria do EB. Não entendo pq só admitem homens. Será que é medo de receber ordens de uma mulher???????????????????
abraços.
Meu Deus!
É linda, não? A nossa força aérea não deve nada à força aérea holandesa, que dias atrás foi retratada aqui…
hahahahahah interesante para p analizar isso
sera que nao tem asunto de mais interessante no blog do que mostra algo que ate na aviacao civil acontece .pocha que grande passo ela deu emquanto no resto do mundo isso ja nem noticia de capa de revista militar e mais
por favor
meu Brasil Brasileiro
Prezado M&M, há muitos outros assuntos interessantes no blog para comentar, páginas e mais páginas de assuntos.
Inclusive este, que creio que vc deve ter achado suficientemente interessante a ponto de fazer um comentário.
Essa 3º sargento Vanessa com esses olhos cor-de-oliva derrete qualquer soldado!. rs!
Meus parabéns a Sargento Fernanda Felix por passar por uma provação onde vários homens nao conseguiram passar! E sabe por que ela conseguiu? Perseverança e dedicação!!!!!
Duvido esse M&M aguentar um dia na area de estágio, essas meninas passaram cinco semanas la para ganharem suas asas de prata! Parabéns pra elas!
“Enquanto houver a silhueta de um paraquedista no céu, havera sempre a esperança da vitória!”
Gostaria que ela caisse de paraquedas aqui em casa!!!!!
Abraços!
Parabéns à 3º Sargento, com certeza, dentro de algum tempo, veremos novas notícias de seus feitos, na busca da concretização de seus objetivos, já que estão bem demonstrados, sua bravura, determinação e esmero.
Sucesso!
Ninguém pode desmerecer o feito da Sagento – ou achar que a proeza não é digna de nota – ao se formar para uma das tropas de elite do nosso exército. Vários homens não conseguem se formar paraquedistas, a maioria fica pelo caminho. Não se esqueçam que os paraquedistas junto dos fuzileiros são as primeiras tropas a chegar em um combate, e provavelmente as últimas a sair. Parabéns Sargento por sua conquista, e pela bravura.
Ps.: Não se pode deixar de observar o quão bela é.
Saudações a todos.
Vassily,
Embora diga as mulheres PARABENS!! Em particular a essa Sargento! Existem varios estudos feitos que explicam a razao de nao termos mulheres na infantaria.
Sds!
Meus parabens a Sargento Vanessa Felix por sua determinação
coragem e bravura
Marine e Cinquini,
esqueçam aquela tenente. O negócio agora é saltar de paraquedas…hehehehe
Brincadeira.
Sempre fico contente com notícias assim, é sinal de modernidade nas nossas FAs.
abraços
Não dá pra segurar a piadinha:
É a Gata Felix!…hehehe
abraços a todos
Hornet, nem vou falar nada rsss
TOP SECRET
Pode parecer uma pergunta idiota mas:Se já temos paraquedistas no EB,então por que na FAB?
Salta aqui em casa Princesa rsrsrsrs.
Brincadeira!
Parabéns Sargento Vanessa!!!
Ulisses, uma das explicações é o emprego diferente das unidades paraquedistas de uma força e de outra. No terceiro parágrafo da matéria, quando a 3º Sargento Felix fala de seu sonho, há uma dica para se entender a diferença.
Saudações!
Valeu Nunão,agora entendi.
SDS.
Meus parabens a Sargento Vanessa Felix, e Agora só falta uma militar da Marinha para completar…..
Parabens homens e mulheres militares do Brasil!!!!
Vendo a beleza do sorriso e a luz no olhar da Vanessa, não pude deixar de pensar que a guerra deve ser evitada o quanto possível, pois é uma coisa triste mesmo…não dá para imaginar ela
cheia de sangue,matando ou sendo morta…
Parabéns…
As mulheres merecem…
Marine,
Please! coloque alguns desses estudos que falam ao contrário.
Abraços.
E vamos combinar, essa nossa PQD é muito mais bonita que aquela tenente belga ou holandesa.
parabens pela conquista!
a senhora esta permanentemente proibida de usar o boot marrom na guarnição dos afonsos.
estará chegando em mãos um FATD para a senhora responder o mais rapido possivel.
ENTENDIDO!!!
Parabéns para as meninas, mas retificando, a dra ivi não foi sozinha a primeira paraquedista do exército brasileiro, a dra paula bittencourt tb. Ambas são pioneiras. Não podemos esquecer dela.
Parabenizo essa mulher por nos represenar tão bem neste ambiente que antes era dominado pelos homens. Sempre gostei disso, mas não tive uma oportunidade, pena que agora não dá mais tempo prá mim, já tenho 38 anos, será q ainda dá tempo, será que me aceitam com essa idade, poxa se aceitasse eu iria correndo. um grande abraço e parabéns..
desculpa. Representar esqueci o t.
karla,
Infelismente acho que não.
abraços.
PARABENS PELA SUA BRAVURA TEMOS QUE TER GENTE COMO VOCE SARGT. VANESSA. ACREDITE NO bRASIL.
Como ia dizendo: Sou Pqdt 91/4, sou SAR do EB, e pretendo ser PREC e FE. Portando Vanessa, lhe parabenizo pela grande conquista histórica junto a nossa FAB, e desejo toda sorte pra q consiga se unir ao grandioso Esqd de Busca e Salvamento “PARA-SAR”, NÃO DESISTA NUNCA DO SEU OBJETIVO!!! Pois conforme a vc tbem tenho os meus e pretendo me formar PREC e FE. E não ligue pra desse tal M&M, onde já se viu o comentário q esse mané fez, COMPARAR os saltinhos de aviação civil, aqueles ESPORTES de final de semana q inclusive um amigo meu… Read more »
Qto a vc M&M… O Nunão foi muito educado contigo, e o louvo por isso, pois de prezado pra mim vc não tem nada. O Monte comentou q vc não aguentaria um dia sequer lá na área, pois eu acho que nem sequer pra lobinho dos escoteiros e ou desbravadorzinho qdo criança vc serviu. Deu pra perceber bem o tipinho do patriotismo q vc seu M&M de bosta para com o País q vc diz ser o seu. Será q vc não tem noção da façanha dessa menina, digo militar, do fato histórico em especial da nossa FAB o qual… Read more »
Prezada Karla, só lhe digo o seguinte: Se tens um sonho, então conquiste-o, busque com toda garra, se prepare, treine. A nossa amiga Vanessa talvez tenha o caminho das pedras, faça contato com ela e quem sabe as portas também se abrirão pra vc. Pois TEMOS QUASE A MESMA IDADE, estou com os meus 37 e ainda busco o meu sonho de ser Precursor e Combatente de Ações de Comandos das FE, e não pense q será fácil pra mim por ser homem, apesar das várias desmotivações q escuto inclusive de alguns amigos, simplesmente não as ouço e tenho a… Read more »
Aí Tadeu, a sua cantada foi muito fraca!!! Parece até converça entre um dentista, um eletricista, e um oftalmologista, conversando num Pronto Socorro sobre o seriado da Keity Marrone e o filme Até o limite da honha com a Demi Moore, rs, rs. Pqdt é soldado q tem o perigo como irmão, porém na hora da missão jamais sequer pensará em sangue, pois só assim conquistará a vitoria.
Por falar em cantada… Afinal não tem como negar, com todo respeito EITA TREM BÃO!!! Vai ser linda assim saltando de para-quedas, sô!! Vanessa, aproveito pra perguntar se tens compromisso?? e se caso não tiver lhe proponho em casamento desde já, que tal?? Já estou até vendo a celebração lá em cima nos ares, rs, rs, pois é… tem um padre aqui que salta, é sério!!!, E aí o que acha??? rs, rs. Ou então poderá ser numa balsa sobre o encontro das águas não é mesmo?? E aí o q me diz heim?? Pense bem heim!!! CAVEIRA.
Tô brincando Vanessa, foi só pra divertir o blog valeu, rs,rs, E VÊ SE NÃO VAI ME DAR O MOLE, DE TRANSITAR NA BAAF PRINCIPALMENTE NA AREA DO PARA-SAR DE BOOT HEIN, afinal, não esqueça do q o Sr.TC Cataldi comentou ok, rs,rs. Aí Tadeu foi mal aí, hein, mas, q parece piada… parece, rs, rs. NÃO CONSIGO PARA DE RIR!!!. Abraços à tds! CAVEIRA!!!!!!!!!!!!!!
Valeu Vanessa! Pouco lhe conheço, mas o suficiente para notar que vc é realmente uma guerreira, não somente pelo fato de alcançar méritos e deméritos no alcance ao pé marrom… mais tb pelos trabalhos em equipe na TSUP, com esmeraldo espírito de companherismo e dedicação a todos. Meus abçs…
SGT Cleber (lote econômico).
Meus parabéns a Sargento Fernanda Felix por passar por uma provação onde vários homens nao conseguiram passar! E sabe por que ela conseguiu? Perseverança e dedicação!!!!!
Não só de homem se faz um exército, mais de pessoas que são determinada como essa MULHER, sendo a primeira pára-quedista da fab meus parabéns.
Mais um preconceito quebrado.
Carlos,
Realmente, menos um preconceito na lista das FFAA brasileiras. UM próximo à cair, bem que poderia ser o da Infantaria do EB. Não entendo pq só admitem homens. Será que é medo de receber ordens de uma mulher???????????????????
abraços.
Meu Deus!
É linda, não? A nossa força aérea não deve nada à força aérea holandesa, que dias atrás foi retratada aqui…
hahahahahah interesante para p analizar isso
sera que nao tem asunto de mais interessante no blog do que mostra algo que ate na aviacao civil acontece .pocha que grande passo ela deu emquanto no resto do mundo isso ja nem noticia de capa de revista militar e mais
por favor
meu Brasil Brasileiro
Prezado M&M, há muitos outros assuntos interessantes no blog para comentar, páginas e mais páginas de assuntos.
Inclusive este, que creio que vc deve ter achado suficientemente interessante a ponto de fazer um comentário.
Essa 3º sargento Vanessa com esses olhos cor-de-oliva derrete qualquer soldado!. rs!
Duvido esse M&M aguentar um dia na area de estágio, essas meninas passaram cinco semanas la para ganharem suas asas de prata! Parabéns pra elas!
“Enquanto houver a silhueta de um paraquedista no céu, havera sempre a esperança da vitória!”
Gostaria que ela caisse de paraquedas aqui em casa!!!!!
Abraços!
Parabéns à 3º Sargento, com certeza, dentro de algum tempo, veremos novas notícias de seus feitos, na busca da concretização de seus objetivos, já que estão bem demonstrados, sua bravura, determinação e esmero.
Sucesso!
Ninguém pode desmerecer o feito da Sagento – ou achar que a proeza não é digna de nota – ao se formar para uma das tropas de elite do nosso exército. Vários homens não conseguem se formar paraquedistas, a maioria fica pelo caminho. Não se esqueçam que os paraquedistas junto dos fuzileiros são as primeiras tropas a chegar em um combate, e provavelmente as últimas a sair. Parabéns Sargento por sua conquista, e pela bravura.
Ps.: Não se pode deixar de observar o quão bela é.
Saudações a todos.
Vassily,
Embora diga as mulheres PARABENS!! Em particular a essa Sargento! Existem varios estudos feitos que explicam a razao de nao termos mulheres na infantaria.
Sds!