Estudo aponta que substituição dos F-16 holandeses é prematura
Bert Kreemers um antigo funcionário do Ministério da Defesa holandês, informou à rádio holandesa NOS que os F-16 do país podem permanecer em atividade até 2020. Sua estimativa baseai-se nas 175 horas de voo (ou menos) de cada aeronave por ano, considerando uma vida útil de 6.000 horas de voo. Em alguns países utiliza-se até 8.000 horas para cada célula.
Por outro lado, em Dezembro passado, o ministro da defesa, Jack de Vries, advertiu o parlamento local de que manter as aeronaves a partir de 2015 representaria um gasto substancial em função do envelhecimento das células.
Por volta de 1990 foi descoberto que certos componentes do F-16 tinham uma vida útil de não mais de 3.000 horas, ao contrário das 8.000 alegadas pela Lockheed Martin (projetista e fabricante da aeronave).
No site do Ministério da Defesa da Holanda foi noticiado que os F-16 daquele país “estão envelhecendo operacionalmente e ficando menos capazes para combater as ameaças”.
O substituto do F-16 será decidido no próximo ano, é uma questão politicamente sensível. O governo holandês planeja para assinar um contrato em maio próximo com o propósito de adquirir dois F-35 para testes.
A Força Aérea da Holanda possui em seu inventário cerca de 138 F-16 e a idéia é substituí-los por 85 F-35. Mas o custo unitário de cada aeronave nova é incerto até o momento e algumas fontes informam que a frota holandesa não passará de 60 F-35.
Em 2002, foi informado que o custo unitário de cada JSF (agora F-35) seria de 37,2 milhões de dólares. No ano passado o custo havia subido para 49,5 milhões. Um documento do DoD dos EUA, que vazou na semana passada, aponta que os custos de produçao por aeronave estão estimados para baixo e o valor real ficará acima deste patamar.
FOTO: Força Aérea da Holanda
NOTA do BLOG: A Gripen International tentou vender o Gripen NG para a Holanda, mas sem sucesso.
Primeiro os EUA,agora a Holanda,aaahhhh mas se fosse o Brasil…
Mesmo assim, é bom saber que os Países Baixos (chamá-lo de “Holanda” é um erro, pois o nome pertence a uma província neerlandesa) estão se preparando para o futuro e já percebem que os aviões de geração 4.5 estão com seus dias contados.
Ah… é claro… estamos falando de uma monarquia parlamentarista.
País sério é outra coisa… he he…
Só US$49,5 milhões cada F35 ???? Vamos comprar uns 20… rsrsrsrs Falando sério, estes valores não estão muito baixos ????Se não me engano Israel pagou US$ 100 milhões em cada a alguns meses…
Roberto, já se falou até em 200 milhões… Digite F-35 Israel no campo busca aqui do Blog que deverá aparecer a notícia.
É. O F35 vai custar caro mesmo. Apesar de terem sido recusados pelos governos da Holanda e Noruega, o parlamento desses dois países pressionam os respectivos governos para uma solução Pan-Nórdica – lêia-se Gripen – devido ao receio de estouros de prazos e custos que o F35 vem enfrentando.
Essa novéla ainda não acabou. A Gripen International acha que ainda está no jogo.
Se a Holanda e a Noruega ai do lado da Suécia não escolheu o Gripen NG, porque o Brasil deveria fazê-lo?
O que ta com a avida útil curta é o bolso dos lobistas…sempre com fome de dinheiro hehehehehe
Holanda e Noruega são OTAN de carteirinha antiga, sócios remidos, o próprio pessoal da EADS, que promovia o EF-2000, bem que estavam achando que a Noruega estava dourando demais a pilula.
E a AW&ST considerava a seleção do Gripen pelos Paises Baixos, sócio Tier 2 do JSF; um verdadeiro terremoto!!!
Então deu a lógica.
O Brasil não tem acesso ao F-35, Rafale é uma grande bomba, F-18 é um design morto após 2016, desclassificaram o Eurofighter; sobrou o sueco!
Tavam querendo destituir o Viper e viram que ele tem muito gás para dar! + 10 anos dá para modernizar este bichino ao padrão B50/52.
Poh não sabia que a Holanda tinha tantas unidades!
A Holanda tem essa penca de F-16 e mais um estocão de MLU(s), dos quais uma parte foram vendidos pro Chile.
É ir lá, negociar e pegar…kkkkk
Isso Fábio. Sem nada que acrescente idustrialmente para o Brasil! Negócio da China isso…
Eu acho que se o FX-2 cair do telhado, poderiamos gastar um troco comprando uns 40 destes, trazemos para a EMBRAER, chamamos a IAI/ELBIT e fazemos um trabalho melhorado ao que foi feito com os F-5M e estaríamos menos vuleráveis nesta próxima década que se aproxima rapidamente…. poderia ser, tb, uns Mirage 2000 covertidos ao padrão do 9, com o Mica IR/RW, este míssel, para mim, é muito melhor que o Derby, pois além de mesmo alcance, tem vetoração de empuxo e trabalha engajando de 2 formas! especialistas apontam sua efetividade real ainda mortal, se trabalhado com táticas bem aprimoradas… Read more »
Primeiro os EUA,agora a Holanda,aaahhhh mas se fosse o Brasil…
Mesmo assim, é bom saber que os Países Baixos (chamá-lo de “Holanda” é um erro, pois o nome pertence a uma província neerlandesa) estão se preparando para o futuro e já percebem que os aviões de geração 4.5 estão com seus dias contados.
Ah… é claro… estamos falando de uma monarquia parlamentarista.
País sério é outra coisa… he he…
Só US$49,5 milhões cada F35 ???? Vamos comprar uns 20… rsrsrsrs Falando sério, estes valores não estão muito baixos ????Se não me engano Israel pagou US$ 100 milhões em cada a alguns meses…
Roberto, já se falou até em 200 milhões… Digite F-35 Israel no campo busca aqui do Blog que deverá aparecer a notícia.
É. O F35 vai custar caro mesmo. Apesar de terem sido recusados pelos governos da Holanda e Noruega, o parlamento desses dois países pressionam os respectivos governos para uma solução Pan-Nórdica – lêia-se Gripen – devido ao receio de estouros de prazos e custos que o F35 vem enfrentando.
Essa novéla ainda não acabou. A Gripen International acha que ainda está no jogo.
Se a Holanda e a Noruega ai do lado da Suécia não escolheu o Gripen NG, porque o Brasil deveria fazê-lo?
O que ta com a avida útil curta é o bolso dos lobistas…sempre com fome de dinheiro hehehehehe
Holanda e Noruega são OTAN de carteirinha antiga, sócios remidos, o próprio pessoal da EADS, que promovia o EF-2000, bem que estavam achando que a Noruega estava dourando demais a pilula.
E a AW&ST considerava a seleção do Gripen pelos Paises Baixos, sócio Tier 2 do JSF; um verdadeiro terremoto!!!
Então deu a lógica.
O Brasil não tem acesso ao F-35, Rafale é uma grande bomba, F-18 é um design morto após 2016, desclassificaram o Eurofighter; sobrou o sueco!
Tavam querendo destituir o Viper e viram que ele tem muito gás para dar! + 10 anos dá para modernizar este bichino ao padrão B50/52.
Poh não sabia que a Holanda tinha tantas unidades!
A Holanda tem essa penca de F-16 e mais um estocão de MLU(s), dos quais uma parte foram vendidos pro Chile.
É ir lá, negociar e pegar…kkkkk
Isso Fábio. Sem nada que acrescente idustrialmente para o Brasil! Negócio da China isso…
Eu acho que se o FX-2 cair do telhado, poderiamos gastar um troco comprando uns 40 destes, trazemos para a EMBRAER, chamamos a IAI/ELBIT e fazemos um trabalho melhorado ao que foi feito com os F-5M e estaríamos menos vuleráveis nesta próxima década que se aproxima rapidamente…. poderia ser, tb, uns Mirage 2000 covertidos ao padrão do 9, com o Mica IR/RW, este míssel, para mim, é muito melhor que o Derby, pois além de mesmo alcance, tem vetoração de empuxo e trabalha engajando de 2 formas! especialistas apontam sua efetividade real ainda mortal, se trabalhado com táticas bem aprimoradas… Read more »
No caso da Holanda, a Gripen participou em um “campeonato” onde foram testados o Gripen o Eurofighter Typhonn e o Rafale, um contra ou outro. O Rafale foi o primeiro a cair fora… no final ficou o Gripen que agora enfrenta o F35….. olha o nível do caça sueco…