Embraer construirá fábricas em Portugal
Serão duas unidades e produção começará em 2010
Na próxima quarta-feira a Câmara de Évora (cidade portuguesa da região Alentejo) vai proceder à escritura para a compra de um terreno, próximo do aeródromo municipal, onde serão construídas duas fábricas da empresa brasileira Embraer.
A proposta contempla um terreno de 107 hectares da Fundação Eugénio de Almeida avaliado em aproximadamente seis milhões de euros que serão pagos em cinco anos.
A Embraer, pretende iniciar a construção das fábricas em Évora em Março deste ano, para poder começar a produzir em 2010. Em projecto estão duas fábricas, uma de estruturas metálicas para produção de aeronaves e outra para materiais compósitos, mais leves e mais resistentes.
FONTE: Opção Turismo
FOTO: Pelicano.com.pt
Muito sabia essa decisao da Embraer. Nao existe absolutamente motivo nenhuma para a empresa focalizar a sua capacidade produtiva no Brasil. O Brasil nao representa o grosso do mercado consumidor da Embraer, existe falta de mao-de-obra qualificada e o excesso de burocracia, impostos e o “custo Brasil” simplismente eliminam qualquer razao financeira/comercial para que a empresa de enfase a producao brasileira de avioes. A melhor coisa que a Embraer pode fazer e’ distribuir a sua capacidade produtiva ao redor do mundo. E’ hora da EMBRAER deixar de ser uma empresa brasileria e passar a ser uma epresa GLOBAL que por… Read more »
Amigo Camberiu…
Falta de mão de obra qualificada no Brasil??? Como construimos e projetamos este avião então? Pode me responder? Ao que me consta, não houve a participação de nenhum técnico/engenheiro “estrangeiro” no desenvolvimento deste avião. E se a EMBRAER está construindo fábricas em outros países – assim como fez na China para atender melhor o mercado asiático – é por que espera que a sua demanda por ERJ’s na europa irá crescer e assim atender melhor a demanda naquele continente.
Vou postar mais abaixo uma matéria para você ler.
Abraços.
O consórcio formado pela Embraer e pela EADS (empresa aeroespacial da Europa dona da Airbus) venceu o processo de privatização da empresa portuguesa OGMA (Indústria de Aeronáutica de Portugal S.A.). O consórcio vai adquirir 65% do capital da OGMA do governo português por 11,4 milhões de euros. A OGMA atua na manutenção, reparo e vistoria de aviões, bem como na modificação e integração de sistemas de aeronaves. A aquisição será feita por meio da Airholding SGPS, S.A., empresa controlada pela Embraer com participação acionária de 99% –a EADS tem 1% do seu capital. A participação da EADS nesta empresa poderá… Read more »
Caro Zero Uno, Falta de mao-deobra qualificada nao e’ sinonimo de INEXISTENCIA de mao-de-obra qualificada. No Brasil nao existe abundancia de mao-de-obra qualificada, o que limita as possibilidades de crescimento da EMBRAER. Como voce pode ver nesse artigo, em 2007 a falta de mao-de-obra qualificada provocou serios estragos no faturamento da Embraer (http://www.reuters.com/article/tnBasicIndustries-SP/idUSN1537920420070515). Devido a limitada disponibilidade de trabalhadores qualificados, a Embraer na epoca teve pagar caro nao so para “roubar” trabalhadores qualificados de outras empresas da regiao, mas tambem para reter os seus empregados. Em paises como Cingapura e Coreia do Sul, por exemplo, onde trabalhadores e engenheiros qualificados… Read more »
Este “aeródromo municipal” da foto está melhor do que muito aeroporto de capital de estado no Brasil.
Camberiu…
Então por que “ralhos!!!” kkkkk, a EMBRAER mandou 200 funcionários embora???
Porque obviamente a demanda caiu. So que a demanda nao vai cair para sempre. Um dia a crise acaba e o volume de pedidos volta a subir. Quando isso acontecer, se a Embraer nao expandir a sua capacidade produtiva ao redor do mundo, eles vao ter problemas atendendo a demanda, devido aos varios motivos que ei citei aqui. A producao no Brasil nao escala bem quando a demanda cresce. Depois de atingir um certo volume, a Embraer tem dificuldade de crescer a producao na mesma relacao em que crescem os custos. Ou seja, depois de um certo ponto, a producao… Read more »
Se há falta de mão-de-obra qualificada no Brasil, a EMBRAER deveria investir na formação de mão-de-obra para garantir um futuro. Se depender de outros setores a EMBRAER estaria ferrada, pois existem, salvo engano, poucas instituições que oferecem o curso de engenharia aeronáutica e demais cursos relacionados. Muitas indústrias hoje investem na formação de seus funcionários, como por exemplo, a PETROBRAS que apesar de exigir qualificação, oferece um curso antes da admissão dos candidatos ao emprego. Um abraço!!!
Uma vez colonia sempre colonia. Nossos colonizadores adestraram nossos antepassados a acharem que não tinham capacidade de fazer nada e até hj vem gente dizendo que lá é isso, e lá que bom. Que m… Que a Embraer tem que ter braços no exterior eu até concordo, mas dai dizer que se continuar aqui não vai crescer é piada. A China tenta copiar os aviões da Embraer, a Bombardier luta pra tentar vencer a Embraer, só citando como exemplo. E nos não temos capacidade ou temos capacidade limitada. Que tal fechaemos as nossos fabricas e voltar a comprar tudo de… Read more »
Compenheiros, a visão do carimbeu, foi pela ótica empresarial capitalista (sem sentido negativo em), pois toda empresa privada precisa lucrar, PONTO. Ex: a Grandene mudou uma parte de sua linha de produção prá China, a Gerdau é multi a bem mais tempo, etc. Talvez o exagero da opinião, se é que isso existe, tenha sido a mudança de sede. O nosso governo socialista precisa é dar melhores condições para a EMBRAER continuar crescendo, além da retórica, e prás demais empresas de defesa, alias todas as empresas. Nosso maior defeito como nação, talvez seja termos muito blá, blá, blá e pouca… Read more »
A EMBRAER vai produzir COMPONENTES em Portugal, e não exatamente aeronaves.
E é bem provável que ela também tente conseguir lá, parceria para projetos com o C-390, de modo que não é implausível que aquele país encomende alguns, para reforçar o programa.
[…] construtora Embraer pretende instalar duas fábricas no futuro parque aeronáutico de Évora, uma delas para a produção de aeronaves e a outra para fabricar materiais compósitos, criando […]
Uma resposta atrazada mais não posso deixar de responder para esse tal de camberiu. Camberiu está dizendo que no Brasil não tem mão de obra especializada e nem mercado para o seus avioes, por acaso a Boing e Airbus fabricam apenas para o seus mercados interno? ah então está explicado porquê a Embraer está a abrir 2 fabricas de componentes em Portugal porquê ai tem mão de obra especializada e mercado interno, bem que eu desconfiava que tinha algum interesse por trás. A Airbus vende avioes para mundo todo não tem porque motivo pra permanecer França, indo pra Portugal pelo… Read more »
camberiu, o Brasil agora além da Embraer que é umas das tres maiores industrias de avioes do mundo e a Helibras que produz helicópteros,unica da America Latina conta com mais uma nova fabrica de avioes a Novaer que não tem nada haver com a Embraer e isso mostra para aqueles anti-Brasilis de plantão como o Brasil é grande e Portugal tinha um acordo com uma empresa Francesa no fabrico de avioes e Esta foi embora devido a burocracia Portuguesa, preciso falar mais alguma coisa???
Além do orgulho descarado que a Embraer dá ao Brasil, ainda vai empregar muitos trabalhadores portugueses e vai ajudar aquele país a enfrentar a crise. Escuto muito falar que os portugueses ofendem e discriminam os brasileiros trabalhadores e empreendedores que escolheram aquele país, este é o tapa na cara com muita classe para aqueles que usam a ignorância com o nosso povo. Mas fico contente de dar uma força para Portugal, uma porta aberta na europa por causa da lingua para a gente conhecer lugares e construções mais antigas que o nosso Brasil, assim como o Brasil é a porta… Read more »
Muito sabia essa decisao da Embraer. Nao existe absolutamente motivo nenhuma para a empresa focalizar a sua capacidade produtiva no Brasil. O Brasil nao representa o grosso do mercado consumidor da Embraer, existe falta de mao-de-obra qualificada e o excesso de burocracia, impostos e o “custo Brasil” simplismente eliminam qualquer razao financeira/comercial para que a empresa de enfase a producao brasileira de avioes. A melhor coisa que a Embraer pode fazer e’ distribuir a sua capacidade produtiva ao redor do mundo. E’ hora da EMBRAER deixar de ser uma empresa brasileria e passar a ser uma epresa GLOBAL que por… Read more »
Amigo Camberiu…
Falta de mão de obra qualificada no Brasil??? Como construimos e projetamos este avião então? Pode me responder? Ao que me consta, não houve a participação de nenhum técnico/engenheiro “estrangeiro” no desenvolvimento deste avião. E se a EMBRAER está construindo fábricas em outros países – assim como fez na China para atender melhor o mercado asiático – é por que espera que a sua demanda por ERJ’s na europa irá crescer e assim atender melhor a demanda naquele continente.
Vou postar mais abaixo uma matéria para você ler.
Abraços.
O consórcio formado pela Embraer e pela EADS (empresa aeroespacial da Europa dona da Airbus) venceu o processo de privatização da empresa portuguesa OGMA (Indústria de Aeronáutica de Portugal S.A.). O consórcio vai adquirir 65% do capital da OGMA do governo português por 11,4 milhões de euros. A OGMA atua na manutenção, reparo e vistoria de aviões, bem como na modificação e integração de sistemas de aeronaves. A aquisição será feita por meio da Airholding SGPS, S.A., empresa controlada pela Embraer com participação acionária de 99% –a EADS tem 1% do seu capital. A participação da EADS nesta empresa poderá… Read more »
Caro Zero Uno, Falta de mao-deobra qualificada nao e’ sinonimo de INEXISTENCIA de mao-de-obra qualificada. No Brasil nao existe abundancia de mao-de-obra qualificada, o que limita as possibilidades de crescimento da EMBRAER. Como voce pode ver nesse artigo, em 2007 a falta de mao-de-obra qualificada provocou serios estragos no faturamento da Embraer (http://www.reuters.com/article/tnBasicIndustries-SP/idUSN1537920420070515). Devido a limitada disponibilidade de trabalhadores qualificados, a Embraer na epoca teve pagar caro nao so para “roubar” trabalhadores qualificados de outras empresas da regiao, mas tambem para reter os seus empregados. Em paises como Cingapura e Coreia do Sul, por exemplo, onde trabalhadores e engenheiros qualificados… Read more »
Este “aeródromo municipal” da foto está melhor do que muito aeroporto de capital de estado no Brasil.
Camberiu…
Então por que “ralhos!!!” kkkkk, a EMBRAER mandou 200 funcionários embora???
Porque obviamente a demanda caiu. So que a demanda nao vai cair para sempre. Um dia a crise acaba e o volume de pedidos volta a subir. Quando isso acontecer, se a Embraer nao expandir a sua capacidade produtiva ao redor do mundo, eles vao ter problemas atendendo a demanda, devido aos varios motivos que ei citei aqui. A producao no Brasil nao escala bem quando a demanda cresce. Depois de atingir um certo volume, a Embraer tem dificuldade de crescer a producao na mesma relacao em que crescem os custos. Ou seja, depois de um certo ponto, a producao… Read more »
Se há falta de mão-de-obra qualificada no Brasil, a EMBRAER deveria investir na formação de mão-de-obra para garantir um futuro. Se depender de outros setores a EMBRAER estaria ferrada, pois existem, salvo engano, poucas instituições que oferecem o curso de engenharia aeronáutica e demais cursos relacionados. Muitas indústrias hoje investem na formação de seus funcionários, como por exemplo, a PETROBRAS que apesar de exigir qualificação, oferece um curso antes da admissão dos candidatos ao emprego. Um abraço!!!
Uma vez colonia sempre colonia. Nossos colonizadores adestraram nossos antepassados a acharem que não tinham capacidade de fazer nada e até hj vem gente dizendo que lá é isso, e lá que bom. Que m… Que a Embraer tem que ter braços no exterior eu até concordo, mas dai dizer que se continuar aqui não vai crescer é piada. A China tenta copiar os aviões da Embraer, a Bombardier luta pra tentar vencer a Embraer, só citando como exemplo. E nos não temos capacidade ou temos capacidade limitada. Que tal fechaemos as nossos fabricas e voltar a comprar tudo de… Read more »
Compenheiros, a visão do carimbeu, foi pela ótica empresarial capitalista (sem sentido negativo em), pois toda empresa privada precisa lucrar, PONTO. Ex: a Grandene mudou uma parte de sua linha de produção prá China, a Gerdau é multi a bem mais tempo, etc. Talvez o exagero da opinião, se é que isso existe, tenha sido a mudança de sede. O nosso governo socialista precisa é dar melhores condições para a EMBRAER continuar crescendo, além da retórica, e prás demais empresas de defesa, alias todas as empresas. Nosso maior defeito como nação, talvez seja termos muito blá, blá, blá e pouca… Read more »
A EMBRAER vai produzir COMPONENTES em Portugal, e não exatamente aeronaves.
E é bem provável que ela também tente conseguir lá, parceria para projetos com o C-390, de modo que não é implausível que aquele país encomende alguns, para reforçar o programa.
[…] construtora Embraer pretende instalar duas fábricas no futuro parque aeronáutico de Évora, uma delas para a produção de aeronaves e a outra para fabricar materiais compósitos, criando […]
Uma resposta atrazada mais não posso deixar de responder para esse tal de camberiu. Camberiu está dizendo que no Brasil não tem mão de obra especializada e nem mercado para o seus avioes, por acaso a Boing e Airbus fabricam apenas para o seus mercados interno? ah então está explicado porquê a Embraer está a abrir 2 fabricas de componentes em Portugal porquê ai tem mão de obra especializada e mercado interno, bem que eu desconfiava que tinha algum interesse por trás. A Airbus vende avioes para mundo todo não tem porque motivo pra permanecer França, indo pra Portugal pelo… Read more »
camberiu, o Brasil agora além da Embraer que é umas das tres maiores industrias de avioes do mundo e a Helibras que produz helicópteros,unica da America Latina conta com mais uma nova fabrica de avioes a Novaer que não tem nada haver com a Embraer e isso mostra para aqueles anti-Brasilis de plantão como o Brasil é grande e Portugal tinha um acordo com uma empresa Francesa no fabrico de avioes e Esta foi embora devido a burocracia Portuguesa, preciso falar mais alguma coisa???
Além do orgulho descarado que a Embraer dá ao Brasil, ainda vai empregar muitos trabalhadores portugueses e vai ajudar aquele país a enfrentar a crise. Escuto muito falar que os portugueses ofendem e discriminam os brasileiros trabalhadores e empreendedores que escolheram aquele país, este é o tapa na cara com muita classe para aqueles que usam a ignorância com o nosso povo. Mas fico contente de dar uma força para Portugal, uma porta aberta na europa por causa da lingua para a gente conhecer lugares e construções mais antigas que o nosso Brasil, assim como o Brasil é a porta… Read more »