F-X2 de fevereiro: o dia da entrega das propostas
Falta menos de uma semana para que a Boeing, a Dassault e a SAAB entreguem suas propostas para o F-X2, em resposta aos RFP (Request for Proposal – pedido de proposta) entregues pela FAB a cada fabricante. A partir do dia 2 de fevereiro, espera-se que o clima da disputa esquente ainda mais, com informações, contra-informações, surgimento na mídia de “furos” de reportagem revelando detalhes “secretos” das ofertas, além da intensificação das matérias e da propaganda em geral sobre o F-18 Super Hornet, o Rafale e o Gripen NG (aqui e nas fotos, em ordem alfabética pelo nome do fabricante), que participam da disputa.
O Blog do Poder Aéreo continuará atento às notícias, divulgando o que surgir de relevante sobre esse tema que desperta muita curiosidade nos milhares de visitantes do Blog e verdadeiras paixões entre os que comentam. Nosso desejo é que cada um possa analisar as informações, fazer sua crítica, entender todo o quadro e formar sua própria opinião. E é claro, desejamos que vença o melhor caça. Para a FAB e para o Brasil.
Fotos: Boeing, Força Aérea Francesa e Gripen International
alguém sabe quando sairá o resultado final?
Marlos, semana que vem vou para Brasilia, participar da reunião e te digo 🙂 he he
Abraço
Que fotos! Parabéns aos responsáveis pelo Blog!
Está chegando a hora da entrega. E o melhor: para calar a boca da galera que só malha, os prazos estão sendo respeitados.
Parabéns à FAB.
Que vença a melhor oferta para o país.
Um abraço a todos.
parabens para o blog!!!!!todas ficam otimas de fundo de tela(principalemente o f-18 rssss)
Pelo que o forista LM postou no Poder Naval, parace que a disputa mesmo para valer ficou entre o F-18 e o Rafale. Pelo que ele disse, pelo conceito de operação conjunta estabelecido pela END, a capacidade de pousar em PA também conta ponto.
A foto do Gripen está de arrepiar.
em marco sera escolhido o aviao…
torco pelo Rafale…
O Rafale é muito lindo…
É bom saber que as coisas estão andando como manda o protocolo. Torço para o Rafale, pois o considero o projeto mais moderno entre os concorrentes. Agora um comentário sobre as fotos: esse blog tem se superado. Fotos magníficas de máquinas nais espetaculares ainda. Este é um diferencial deste “site” em relação aos outros. A foto do F-18 é uma das melhores que já ví sobre este caça. Daria um belo “wallpaper”, não fosse a baixa resolução. Por favor, meus camaradas, se tiverem ela em 800 x 600, 1024 x 768, ou melhor, 1280 x 960, por favor, publiquem para… Read more »
Vamos cruzar os dedos, ascender as velas, rezar para todos os santos e ainda fazer um montão de simpatias para que o processo de escolha seja correto e benéfico ao Brasil. Sinceramente não sei qual é o melhor avião para o Brasil por isso acho que só nos resta confiar na competência do pessoal de lá para que façam a escolha certa. Boa sorte Brasil !!!
A intenção da FAB, se não houver nada em contrário por parte do MD, é que o resultado seja divulgado na semana da caça, 22 de abril é o dia da Aviação de Caça.
Pra mim o Rafale (neuron) e gripen (sthealth gripen) são os candidatos com mais chances, mas como já disse, qualquer um será muito bem vindo.
espero que a nossa indústria absorva as Tech e possa dar continuidade aos desenvolvimentos em parceria com os vencedores, e que este avanços sejam continuamnete incorporados no FX2 e nas futuras aeronaves que virão no FX 3
QUAL E A SUA OPINIAO SE A FAB ESCOLHER Gripen NG?
ESTARIA VC DE ACORDO ?
Abracos
Qualquer um que vier será uma grande mudança na FAB e acredito que a informação será dada no dia “22 de abril é o dia da Aviação de Caça” conforme o que o Noel falou.
Abração
Primeiramente parabéns ao blog, cada dia melhor.
Eu tenho preferência pelo Boeing F/A-18 E/F Super hornet, com um avião desse não tem nem conversa, deixa qualquer sucata russa dessas repúblicas bananeiras bolivarianas no chão, mas se eventualmente vencer o Rafale ou o Gripen estaremos bem servidos
Qualquer um que seja escolhido será um enorme salto. Todos os três tem pontos positivos e negativos, porém reafirmo que no fim, os critérios políticos e econômicos serão os mais importantes. Mesmo nestes pontos há vantagens e desvantagens: – Rafale vantagens – operação conjunta pela MB e FAB, parceria com governo francês desvantagens – todos os contratos com um único fornecedor, descumprimento de prazos em contratos anteriores – F-18 vantagens – operação conjunta pela MB e FAB, administração Obama mais “simpática” desvantagens – tradicionais problemas com transferência de tecnologia e embargos – Gripen vantagens – mais barato, menor custo de… Read more »
Amigo Walderson, os fornecedores sempre cumpriram com o requisitado pelo Brasil/FAB/MD, e deve acontecer o mesmo agora, só isso, o que vcs tem é que cobrar e “cutucar” a nós, que como vc diz , “só sentamos o pau”, é quando a FAB assinar o contrato! o pedido!, e mesmo assim não farão mais do que já deveriam ter feito, observe que não estão fazendo nenhum favor, e sim é o serviço ao qual se propuseram e já falharam uma dezena de vezes com quebras e descumprimento de contrato, torcemos para o mesmo time, acho que “comprar” briga conosco, no… Read more »
Amigos do blog por favor não me crucifiquem. Abaixo transcrevo matéria publicada há pouco no O Globo On-line. Será que isso é sinal que o FX2 e outros projetos de modernização “subiram no telhado”? Tudo bem que esse projetos serão(iam) financiados a longo prazo e com boa carência para início do pagamento. Mas vocês já viram o que isso pode dar né? Com o governo cortando despesas de custeio e investimentos em outras áreas, a chance de serem congelados ou mesmo cancelados os investimentos na modernização das 3 forças é muito grande. Afinal, vai convencer a mídia desinformada que uma… Read more »
Tomara que dê Rafale! 🙂 os Rafalista tenham Fé!
viram! este é meu lado otimsita se esboçando! he he
Francisco
Imaginem o inimigo vendo pelo “retrovisor” o Rafale! agora imaginem vendo o Gripen! sem comparação! brincadeiras a parte claro! mas que o Rafale mete mais medo no oponente, a mete!
Francisco AMX
a do retrovisor foi boa mas prefiro apostar nos BVR e assim esperar que o eventual inimigo do Brasil, nem possa ver o que os atingiu…
O vencedor, não será necessariamente o melhor caça, e sim o que transferir mais tecnologia. Felizmente, todos 3 (três) são bons…
Acho um pouco estranho esse link entre o FX-2 e a capacidade de voar a partir de PAs. Isso porque para operar o Raf ou F18 o PA tem que ser grande (do CDG para cima). Vamos fazer um? Eu torço para que sim… mas não acho que é razoável tentar condicionar esta pequena aquisição à um hipotético (grande) passo futuro…
he he Edilson! tomara que eles não vejam mesmo!
po quando falam que está tudo organizado ,as datas tudinhos ,da uma alegria ver que o Brasil ,que esta se atualizando,estao se prganizando dá uma felicidade dentro de mim ,po para mim pode ser o rafale ,pq é mt dificil ter um aviao para a FAB e outro para a MB,
para mim pode ser qualquer um destes apesar de gostar muito do rafale,mais todos sao maravilhosos.
Eu sou mais ambicioso…
Estou torcendo é pelo FX2,5 !! Q será a substituição dos F-5 e A-1 pelo F-X2…
Pq comprar 36 caças “é mole”… quero ver comprar 120 !!!
sem duvida o F-18 se destaca….basta ver as fotos.
As 03 opções são muito boas e estaremos bem servidos, mas como disse um brigadeiro da FAB, o importante é que tenha um ótimo radar e BVR a disposição, o resto se vê com o tempo… Alguem concorda?
Gostaria de saber se o Gripen NG possuirá uma versão naval e o que representa para o projeto FX-2 a capacidade do Gripen de voar em supercruzeiro ???
está indefinido. Pessoalmente prefiro o SH que é muito mais barato que o Rafale, tem desenvolvimento garantido e é bem testado. acho que o Gripen continua forte. Poi a embraer poderá entrar em um projeto sueco de 5ª geração ainda no início. Os suecos querem ajuda e dinheiro. O gripen hoje é bom e tem custo baixo. Os americanos não precisariam de nós em projetos futuros, e os franceses estão meio sem rumo depois da redução de compras pela propria FA francesa e do fracasso nas vendas externas. se o neuron demorar o que o Rafale demorou, quando voar, os… Read more »
O PAC das obras está garantido, não é a toa que Emilio Odebrecht defende prorrogarem o mandato do Lulla. e tome caixa 2….
O que deveria estar garantido é educação, saude, segurança publica e defesa.
Aqui tudo é ao contrario. Politicagem rasteira. Não muda nunca.
Se o FX for a frente a FAB tem que providenciar provas de campo.
Adoraria ver Rafale SH e Gripen testados na Amazônia e na bacia de campos.
No balcão de apostas, antes, eu apostava todas as fichas no Rafale….mas depois do que foi dito no blog naval, estou achando que é melhor apostar metade das fichas no Rafale e a outra metade no Super Hornet…
Mas o Rafale ainda leva um pequena vantagem no meu modo de ver. Se levarmos em conta os dois aspectos comentados para a escolha do FX2, transferência/desenvolvimento de tecnologia e operação conjunta com a MB, acho que o Rafale tem mais a oferecer.
Mas vai saber…
abraços a todos
Em razão dos offsets e do pagamento a perder de vista, acho que o FX vai sair, pois será visto não como gasto, mas como investimento.
O primeiro FX foi cancelado em virtude da forma como estava sendo conduzido, o governo deu um tiro no próprio pé, o FH jogou pro Lula que deu a desculpe do fome zero.
A proposta do Gripen ganha força em virtude dos custos e da crise.
Douglas, ao que parece a FAb vai escolher sem experimentar de fato os vetores!
Concordo com o dumont, ao que eu saiba, nunca foi colocado como requisito a operação a partir de PA’s. Se fosse, o gripen teria sido eliminado por não atender requisito técnico.
A princípio, todos os candidatos de uma short list atendem aos critérios técnicos. Serão avaliados nesta fase os critérios comerciais.
Considero o FX 2 de muito maior importância que o projeto do sub nuc. Nossas necessidades são pra ontem e 36 e no futuro 120 vetores modernos com capacidade anti navio assustam muito mais do que um unico sub nuc de uma versão inicial que ninguem sabe se será realmente efetivo. Digo isso pois o primeiro sub nuc americano, o Nautilus, foi mais um plataforma de testes do que propriamente uma ameaça. Era barulhento e o casco nasceu ultrapasssado. As classes seguintes é que incorporaram uma letalidade sem precedentes. E foi gasto uma torrente de dolares pra isso. Como nosso… Read more »
Eu também acho o Rafale bem bacana.
Alguém leu ou viu entrevista do ministro ou de um brigadeiro sendo colocado como requisito necessário ou desejável a operação a partir de Navio aeródromo? Eu não me lembro…
O Rafale é um verdadeiro estelionato…Os franceses estão querendo que os bananas(nós) salvemos seu programa, que sofreu cortes dentro do seu próprio país e caminha para um final melancólico…
Prezado Francisco.
Se isso ocorrer é porque então a escolha será política.
vamos ver.
Nunca vi ninguem comprar dezenas de caças sem peidr prova de campo.
Ate os EUA em suas disputas internas entre empresas para fornecer para a FA deles, exigem prova de campo. (vide a vitoria do F 22)
Bom, vamos esperar.
E o Gripen Também…
E o F-18 Também. 🙂
RAFALE NÃO !
Só vou repassar aqui o que foi dito no Naval, para quem por ventura não tenha lido os comentários, no sentido de ajudar a esclarecer alguns pontos. O FX2, no início, era um programa da e para a FAB, somente. No entanto, passou a ser um programa do MD. Por ser um programa do MD, a atuação em conjunta com a MB passou a ser mais um critério de escolha, de acordo com as propostas mais gerais do END. Nesse sentido, embora os 3 candidatos ainda sejam candidatos e possam ganhar (qualquer um dos 3), os fatores de escolha, agora,… Read more »
HMS
Minha preocupação é essa.
nbão vejo profundo e maior desenvolvimento de um avião que não vendeu bem nem em seu próprio país. Os custos ficaram altíssimos.
E se ele ganhar, vou achar muito esquisito essa aparente e repentina reserva de mercado francesa por aqui (Avioes, helicopteros submarinos)
A interoperacionalidade com a MB é fator secundário.
Não temos um Nae moderno. O atual, muito combalido, vai ficar por ai após a reforma mais uns 10/12 anos e depois vai pra sucata.
Quando os primeiros FX 2 chegarem pra FAB o Opalão estará muito mais proximo de seu fim. (considerando que a primeira esquadrilha de FX 2 chegue em 2014)
Se tivessemos um embriao de projeto para a contratação de 2 Naes ai sim esse quesito seria essencial.
Mas não ha dinheiro nem em sonho pra isso.
Corte de 37 bi no orçamento. Ontem cantei a bola no post sobre “a união faz a força”. Se cortassem meia dúzia de assistentes baba ovo destes deputados daria pra comprar os F35 e sobrar pra desenvolver um tomahawk de quebra.
Agora, conselho abra logo estes envelopes do FX2 antes que ele vire água. Pode até ser escolhido, mas acredito que vamos demorar pra vê-los voar…
Torço pela melhor opção de desenvolvimento para o Brasil/Embraer/FAB. Não interessa o vetor, mas o que a vamos aprender com ele e quantos empregos irá gerar.