Duas visões de um mesmo pouso
Este é um vídeo bastante interessante. Ele motra um pouso noturno de um jato executivo Gulfstream equipado com EVS (Enhanced Vision System) no aeródromo da cidade de Aspen. Além de ser um pouso noturno (e todas as dificuldades intrísecas relacionadas a ele), este aeródromo possui características geográficas bastante peculiares, pois localiza-se em elevada altitude e cercado por montanhas. O vídeo é dividido em duas partes. A esquerda da imagem aparece a visão IR do pouso e na direita a visão a olho nu. O comparativo entre ambas dispensa maiores comentários.
Fantástica as imagens e coloca InfraRed como equipamento essencial nas atuais aeronaves de combate. Pensava que as fontes de luz artificiais ofuscariam o IR, mas em nada afetam a nitidez das imagens.
não poderia ser usado também nas aeronaves comerciais?
No site Sistema de Armas encontra-se uma descrição completa da utilização dos Sistemas FLIR/IRST na aviação de caça moderna.
http://sistemadearmas.sites.uol.com.br/ca/irst.html
Abraço
Uma pista de pouso é necessáriamente plana, quanto a extensão?, pois com a visão a olho nu (não sei se há interferência de ótica, quanto ao cockpit)ela parece formar uma depressão ao centro, que na visão IR não acusa.
Meu caro Wolfpack, os óculos de visão noturna que ultiliza as diferentes intensidades de luz, sofrem influência das luzes artificiais, já o FLIR, ultiliza a imagem gerada pelas radiações térmicas e por ísso não sofre influência de luzes externas.
Um abraço.
O sistema FLIR tem hoje uma importancia estrategica para missões noturnas seria quase impossivel aterrisar nessas condições sem esse sistema.
Posso estar bem enganado, mas até onde sei esse vídeo foi feito a partir de um Gulfstream 550 ou 450 com o sistema EVS, daonde sairam as imagens. Até porque Aspen não parece ser um destino usual de um F-16 da USAF….
Abraço.
O blog agradece o comentário e as correções feitas pelo leitor ‘Dodomaha’. As devidas correções já foram feitas no texto.
Para complementar a informação, esse site da Gulfstream tem vários vídeos feitos com o EVS e alguma informação complementar.
http://www.gulfstream.com/gulfstreamevs/evs_window.cfm
Quem preferir, achei esse forum na internet que também contém alguma coisa sobre o assunto.
http://www.airliners.net/aviation-forums/tech_ops/read.main/218896/
Bons Vôos
Fantástica as imagens e coloca InfraRed como equipamento essencial nas atuais aeronaves de combate. Pensava que as fontes de luz artificiais ofuscariam o IR, mas em nada afetam a nitidez das imagens.
não poderia ser usado também nas aeronaves comerciais?
No site Sistema de Armas encontra-se uma descrição completa da utilização dos Sistemas FLIR/IRST na aviação de caça moderna.
http://sistemadearmas.sites.uol.com.br/ca/irst.html
Abraço
Uma pista de pouso é necessáriamente plana, quanto a extensão?, pois com a visão a olho nu (não sei se há interferência de ótica, quanto ao cockpit)ela parece formar uma depressão ao centro, que na visão IR não acusa.
Meu caro Wolfpack, os óculos de visão noturna que ultiliza as diferentes intensidades de luz, sofrem influência das luzes artificiais, já o FLIR, ultiliza a imagem gerada pelas radiações térmicas e por ísso não sofre influência de luzes externas.
Um abraço.
O sistema FLIR tem hoje uma importancia estrategica para missões noturnas seria quase impossivel aterrisar nessas condições sem esse sistema.
Posso estar bem enganado, mas até onde sei esse vídeo foi feito a partir de um Gulfstream 550 ou 450 com o sistema EVS, daonde sairam as imagens. Até porque Aspen não parece ser um destino usual de um F-16 da USAF….
Abraço.
O blog agradece o comentário e as correções feitas pelo leitor ‘Dodomaha’. As devidas correções já foram feitas no texto.
Para complementar a informação, esse site da Gulfstream tem vários vídeos feitos com o EVS e alguma informação complementar.
http://www.gulfstream.com/gulfstreamevs/evs_window.cfm
Quem preferir, achei esse forum na internet que também contém alguma coisa sobre o assunto.
http://www.airliners.net/aviation-forums/tech_ops/read.main/218896/
Bons Vôos