Novos ângulos do YF-23 Blackwidow II
O YF-23 Blackwidow II concorreu com o YF-22 na década de 90 e perdeu. Mas ele quase ressuscitou em 2004, quando a Northrop propôs à USAF um novo conceito de bombardeiro stealth.
O YF-23 Blackwidow II concorreu com o YF-22 na década de 90 e perdeu. Mas ele quase ressuscitou em 2004, quando a Northrop propôs à USAF um novo conceito de bombardeiro stealth.
que coisa feia e essa.
carlos, discordo de você, acho o YF-23 uma autêntica ave de rapina… E como gosto não se discute, eu o acho mais bonito que o Raptor. Mais uma boa lembrança do Blog.
Sds.
Lindo desenho.
Pela foto tirada de trás, parece muito com o estilo Batman!
Hehe
Só para informações, o principal motivo dele ter perdido a concorrência era o elevado valor aliado com uma tecnologia em alguns pontos superiores a do F-22, junto com um desenho totalmente inovador (nem um pouco convencional). Já o F-22 levou a disputa por ser mais convencional (conservador) no quesito “desing” e muito mais em conta, se é que podemos dizer isso…rsrsrsrs
Sds.
De tão avançado é algo que pode ser revivido no futuro…
Na minha opinião o avião mais bonito já feito.
Beleza não põe mesa….
Não conheço a fundo os avanços que o F-23 teria sobre o F-22, mas no aspecto visual acho o Raptor mais agradável.
hehehe um tiro de 30mm neste leme/stabilizador ….nao deve sobrar muita coisa
Corsario,
Essa “tradicionalidade” nos desenhos parece caracteristica da Lockhead M. ne!
Vide a concorrencia para os navios litoraneos… a General Dynamics veio com um navio todo inovador, 3 cascos e tal.. o da Lockhead veio simples! E parece q tmb ganhou essa concorrencia ne ??
Sou mais o “Bat-avião” aí das fotos que o F-22 Raptor, ao menos em termos de belezura aeronáutica… Acho o design do YF-23 muito mais futurista que o do Raptor e tem uma cara mais assustadora também. Olhem a segunda foto, na visão frontal. Que bicho futurista, meu…ô loco!!! Com esse aí nem os X-Wings se metiam a besta… Por que será que ele perdeu a concorrência para o Raptor, alguém sabe explicar os motivos? Preço? Política? O que será que foi?…. Já que estamos querendo um caça novo e os EUA desprezaram esse aí, então…Brigadeiro Saito, dá uma ligadinha… Read more »
É a tal Raimunda reversa, essa é bonitinha de frente! Mas a bunda!!!!!
A vista frontal assemelha-se à do Fire fox, a raposa de fogo com Clint Eastwood.
Bom, se não for produzido algum dia ao menos poderá ser o astro principal de algum filme de ficção científica!!!
hehehe…Boa, XR!!!
A gente podia combinar assim, toda vez que o assunto descambar para o lado “miss” dos aviões, podíamos dar notas: 7,5 para a vista lateral; 8,5 para a frontal; e 6,0 para a rabeira e 9,0 para o quesito simpatia…soma tudo e vê o resultado final depois…hehehe
Uma versão aérea dos concursos de miss…rs.rs.rs.
abraços
Ele perdeu por ser 20% a 30% mais carro que o Raptor, que só isso, coisinha pouca 30% mais carro que o Raptor mixaria RSRSRS.
Também acho o ATF (Advanced Tactical Fighter) mais bonito. Eu tinha um simulador em 1992 com esse avião, rodava num 386 sx, era fantástico, igualzinho esse das fotos, pousava até em porta-aviões. Também acho que o avião da boeing era muito mais bonito do que o F-35!!!
Voltando a Cruzex, parece que o desempenho dos caras esse ano está muito melhor. Segundo o Defesanet: “Mesmo com todas as dificuldades, Os pilotos do Esquadrão Pampa estão superando as ações obtidas na última Cruzex, dois anos atrás. Na época, seus pilotos ficaram famosos por derrubar três M2000 franceses. A informação não tinha sido admitida pela Armée de l’Air e recentemente foi questionada pelo comandante de uma outra unidade de caça da FAB. Nesta semana, um único piloto do 1º/14º GAV já abateu em combate a curta distância (sem BVR) dois Caças Mirage 2000 da Força Aérea Francesa, e um… Read more »
digo, rafales! (de preferência F3)
Imagine a FAB F-35!!!
Lembrando que o II remete a outro BlackWidow da Northrop, o caça noturno que atuou na WWII.
Um avião como o F-23 com uma tecnologia à frente de seus pares, mostrando o caminho a ser seguido.
Esses projetos como YF-23 ou F-20 q não foram aprovados pelo USAF, qual seria o destino deles?? seria interessante se a EMBRAER os comprasse ou produzisse sob licença pelo menos um desses projetos??
Parece ter saído de um estúdio de cinema de Hollywood tipo FireFox Raposa de Fogo com Clint Eastwood 1982, o cara comandava a aeronave com seus pensamentos, mas tinha que ser em Russo. Estamos chegando perto. O Eurofighter Typhoon aceita comandos de voz.
Pedro, essa historia ai eu li, em uma edição da revista Força Aerea, sobre um exercicio em Natal. Como vc disse entre a França e o Brasil! A França operando Mirages 2000 e o Brasil MirageIII. O que aconteceu foi q os pilotos brasileiros efetuaram uma manobra “inventada” na guerra das Malvinas… onde um piloto de Harrier, quando engajado pelos Argentinos, efetou um mergulho direto contra o solo… como os radares pulso doper detectam os alvos de acordo com o movimento horizontal desses, ao efetuar o mergulho contra o solo o aviao britanico sumiu da tela dos radares argentinos!! O… Read more »
Os combates contra os Harrier a FAA perdeu todas!!
O YF-23 tinha uma capacidade Stealth ainda melhor do que a do Raptor mas infelizmente por os riscos de seu projeto não darem certos por contar com um design totalmente inovador e custar mais caro não foi pra frente, uma pena pois acho o avião mais bonito já produzido depois do F-14.
O B. Widow era mesmo mas caros, porém desde a seleção o Raptor aumentou o seu custo em quase 200%, e olha os custos não pararão ai.
quando submetidos ao MLU os F-22 vão incorporar tecnologia e sistemas mais caros ainda inviabilizando a qualquer um que não tio sam.
Se o F-22 que é tido como mais “Convencional” teve um aumento de custo imagina o que aconteceria com o Blackwindow cujas tecnologias por serem ainda mais inovadoras seriam mais caras de serem implementadas?
As companhias recebem (e muito) para montar esses protótipos, porque todos eles embarcam tecnologia sensível. O governo dos EUA abre uma concorrência entre as companhias aeronáuticas do país e seleciona duas. Paga alguns bilhões de dólares para que elas apresentem um protótipo do avião e escolhe depois o que acha mais adequado para o que pretende operar. Aconteceu a mesma coisa quando do caça “stealth” (F-114?) quando foi escolhido o modelo que tinha a menor assinatura de radar, o que foi decidido por bem pouco. Mas ao contrário do que acontecia no passado em alguns casos (como o F104), este… Read more »
há quem diga que a nothrop está baseando o futuro bomabardeiro estratégico em desenvolvimento no B.Widow.
segundo alguns foristas o futuro bombardeiro alongado
http://attach.high-g.net/attachments/fb-23_art.jpg
O YF-23 tinha um maior nível de furtividade que o F-22, principalmente no quesito emissão de IR devido à geometria do escape de suas turbinas.
Também não era dotado de vetoramento de empuxo, o que acho totalmente dispensável no F-22.
Seu maior problema era o compartimento de cargas único que se travasse complicaria a situação do caça, além dos mísseis serem alojados um em cima do outro.
Mas sem dúvida é uma das aeronaves mais bonitas que já voaram.
É simplesmente uma pena, pois o projeto dele é massa. Agora, como disse o Fábio Max os projetos são do governo e não das empresas… Só lembrar os casos ingleses e canadense de projetar um avião no estado da arte nas décadas de 60/70… Muito triste, pois adoraria ver o Cocar da FAB nessas belezuras como disse o Hornet, aí sim era um caça a altura do F-X da FAB e do Brasil.
Sds.
Mudando um pouco o rumo da conversa, muito se fala que esta geração de caças seria a última que levaria o piloto on-board, e que no futuro os céus seriam de aviões controlados remotamente ou autônomos. Me pergunto se os paises que possuem, ou pretendem possuir aviões da Geração 4++ precisariam/deveriam entrar em um projeto monstruoso como estão se mostrando estes projetos de 5ª Geração? Já li de Suécia e Rússia entre outros se planejarem para desenvolver um caça de 5ª Geração, seria uma mostra que num horizonte de 40-50 anos ainda teremos a presenção forte do homem no teatro… Read more »
Só para completar, eu sou muito mais 54 (por volta de 4 esquadrões e 6 de reserva) deles do que 120 dos atuais que querem comprar. Imaginem, 1 Esquadrão em cada um desses estados: RJ (Santa Cruz), RS (Canoas), GO (Anápolis) e RN (Natal), aí poderíamos manter os F-5M e os A-1 como 2ª linha. Ai minha cabeça, caí da cama de novo.
Sds.
O YF-23 possui somente um porão de armas que fica abaixo da fuselagem e que comporta 4 mísseis AIM-120 Amarram, diferentemente do F-22 que possui 3 porões de armas. Se o YF-23 tivesse vencido a competição, o seu desenvolvimento incorporaria mais dois porões de armas, abaixo das entradas de ar dos motores, para mísseis AIM-9 Sidewinders. Após a derrota no programa ATF, um dos protótipos do YF-23 foi transferido para testes de calibração na NASA e o outro foi estocado na base Edwards.
Acredito que aeronaves controladas remotamente ou autônomas dominaram o teatro de operações (“como aeronaves de combate”) somente daqui a uns 30 anos, até lá quem dominara os céus serão os caças de 5º geração acompanhados dessas aeronaves não tripuladas para ataque e reconhecimento, as aeronaves de 5º geração servirão de posto de comando para as não tripuladas.
Concordo com o sr. welington, os UAV/UCAV no meu ponto de vista vão operar por muito tempo ainda em esquadrões mistos, tripulados e não tripulados, principalmente nas missões de combate.
acho que os AWACS e aeronaves de recon voarão muito antes.
O nosso amigo Beto falou do F-20 e me lembrei de uma coisa, já ouvirão falar do boato de que os EUA quiseram vender o projeto do F-20 para o Brasil que tinha interesse em substituir os MirageIII ?
O piloto de teste Paul Metz da Northrop , comenta sobre o YF-23.
http://www.youtube.com/watch?v=lVG9xgHefzg&eurl=http://74.125.93.104/translate_c?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.errachidia.org/webcam/video-yf23-1-lVG9xgHefzg.html
Não tem muito que ver com o assunto, aliás, não tem nada que ver com este assunto, mas fala muito do Su-30 MKI da Índia.
Um abraço a todos.
Galera o nosso colega Edilson comentou sobre o futuro do YF-23 como bombardeiro (FB-23), tenho umas projeções de como ele ficaria, se o autor do blog quiser posso repassalas. A alguns messes estava reparando nas projeções do JXX Chinês e percebi que ele é uma copia clara da aerodinâmica do YF-23 salvo a área do cockpit que parece mais a do PAK FA, mas em algumas projeções ele aparece com asas de enflechamento variável o que acho que não ocorrerá.
Srs, repararam como os motores do Yf são parecidos com um protótipo da FAB, o X-14 ???
que coisa feia e essa.
carlos, discordo de você, acho o YF-23 uma autêntica ave de rapina… E como gosto não se discute, eu o acho mais bonito que o Raptor. Mais uma boa lembrança do Blog.
Sds.
Lindo desenho.
Pela foto tirada de trás, parece muito com o estilo Batman!
Hehe
Só para informações, o principal motivo dele ter perdido a concorrência era o elevado valor aliado com uma tecnologia em alguns pontos superiores a do F-22, junto com um desenho totalmente inovador (nem um pouco convencional). Já o F-22 levou a disputa por ser mais convencional (conservador) no quesito “desing” e muito mais em conta, se é que podemos dizer isso…rsrsrsrs
Sds.
De tão avançado é algo que pode ser revivido no futuro…
Na minha opinião o avião mais bonito já feito.
Beleza não põe mesa….
Não conheço a fundo os avanços que o F-23 teria sobre o F-22, mas no aspecto visual acho o Raptor mais agradável.
hehehe um tiro de 30mm neste leme/stabilizador ….nao deve sobrar muita coisa
Corsario,
Essa “tradicionalidade” nos desenhos parece caracteristica da Lockhead M. ne!
Vide a concorrencia para os navios litoraneos… a General Dynamics veio com um navio todo inovador, 3 cascos e tal.. o da Lockhead veio simples! E parece q tmb ganhou essa concorrencia ne ??