FAB planeja modernizar aeronaves Bandeirante e Tucano

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Trechos de reportagem de 22 de outubro de 2008 do jornal Gazeta Mercantil:

A Força Aérea Brasileira (FAB) modernizará sua frota de aviões Bandeirante, o projeto pioneiro da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) e que completa hoje 40 anos de seu primeiro vôo. O programa deve contemplar num primeiro momento cerca de 80 Bandeirante e 60 Tucano utilizados pelo Comando da Aeronáutica em diversas missões e treinamento de pilotos.

Os militares chegaram a admitir a hipótese de comprar aeronaves européias para substituir o bimotor. Porém, a robustez da estrutura do Bandeirante fez que se buscasse recuperar as aeronaves produzidas pela Embraer. Com a modernização, a frota da FAB ganhará entre 20 a 30 anos de vida útil.

O total do contrato de modernização é estimado em US$ 16 milhões será firmado com a Embraer, que fará o gerenciamento do processo. No entanto, as inovações nos sistemas aviônicos dos aparelhos será definido até o final deste ano entre um consórcio brasileiro e a Elbit Systems, de Israel.

Os aviões receberão desde piloto automático, displays, sistemas de controle e informação de vôo, um novo projeto de elétrica e eletrônica de bordo e a troca integral dos painéis. Praticamente será utilizada somente a estrutura do avião, pois os equipamentos de vôo serão todos trocados.

Atualmente, os mecânicos aeronáuticos da FAB encontram dificuldades para manter os Bandeirante com funcionamento integral. Além de obsoletos, os equipamentos de vôo deixaram de ser produzidos e os sistemas de navegação aérea estão ultrapassados para os padrões de exigência em vigor.

Fotos: Nunão (obs: a última foto é do painel de aeronave Bandeirante na configuração atual, sem modernização)

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Fábio Max

Eu acho isso bom. Desde que se mantenham os tucanos com configuração AT, ou seja, sirvam para treinamento e ataque leve e recebam aviônicos compativeis com a instrução para pilotagem posterior dos Super Tucanos, A-1M e F5M. Embora pense que ainda é necessário um treinador avançado. E quanto aos Bandeirantes, também acho que a modernização é interessante. Os CASA que seriam adquiridos são aviões muito bons, mas segundo informação aqui mesmo do blog, os CASA Amazonas que já estão em operação não substituiram os Buffalos a contento, de modo que se for possivel manter por mais tempo em operação aeronaves… Read more »

André de POA

quando comecei trabalhar, pouco mais que um garoto, minha primeira responsabilidade foi produzir os chicotes dos bandeirantes que estavam em manutenção na aeromot. Bons tempos aqueles.

edilson

Discordo de você Caro Fábio Max. acho que os tucaninhos para treinamento seriam de maior valor, por outro lado os AT poderiam ser os tucanões. ou seja, reforma total da avionica e elétrica tal como falou o colega Nunão deixando-os atualizados deixandoa s missões de ataque e treinamento para os tucanões. quanto ao bandera… dão ainda muito caldo. é uma pena que não tenha sido cencebidos com rampa trazeira pois isto seria muito útil. no entanto acho que o bandera tal como diz-se será reformado, não deixa a desejar em nada em relação ao casa 212. exceptuando-se é claro a… Read more »

RL

Bacana, gostei da ideia.

Ao menos todo o dinheiro investido vai para capital nacional de giro, ou a maior parte dele. Afora a capacitação profissional, e o aumento na demanda desses profissionais.

Quanto ao comentário do amigo Fabio MAX, tb concordo com o fato de serem poucas unidades e tb desconfio dos valores. Más não sou expert e não tenho conhecimento apropriado para divergir de custos, apenas comento que acredito serem muito poucos frente ao numero de células a serem modernizadas.

nunao

Foi o que saiu no jornal. Na versão online onde se pode comentar, que está no link abaixo, também saiu 16 milhões de dólares.

http://www.gazetamercantil.com.br/GZM_News.aspx?parms=2137234,498,20,10

Minha opinião é que faltou um zero ou não se trata do total estimado, como diz a matéria. Enfim, logo há de aparecer mais notícias a respeito.

nunao

Edilson, eu não disse nada, foi a Gazeta Mercantil…

Mas concordo que a configuração deve ser T, e não AT como sugeriu o Fábio.

AT-27 não tem mais lógica na minha opinião depois do advento do A-29.

AMX

Pena que essa decisão (ou ao menos os recursos pra ela) tenha vindo um pouco “tarde”. Se viesse quando a Aeroeletrônica ainda era totalmente nacional, daria um impulso maior pra ela e a incentivaria sua capacitação, que já era reconhecida.
Lamentar: talvez, um pouco.
Lembrar: sempre, pra nunca repetir erros.

Abraços.

XR

Quem sabe a Embraer já não esteja trabalhando no substituto dos valentes Bandeirantes da FAB! Valendo-se das características positivas dos bandeirantes, tal qual a robustez das células, aliando tecnologias e conhecimentos agregados, assim como necessidades observadas nos tantos anos de uso. Uma modernização de “meia-vida”, desta excelente aeronave é extremamente bem vinda, abrindo uma lacuna de tempo até o desenvolvimento de seu provável substituto nacional; só acho (na minha opinião de leigo no assunto) 30 anos a mais de vida um exagero, uns quinze anos talvez fossem o ideal; até porque novas necessidades se farão surgir, as quais provavelmente não… Read more »

carlosargus

Parabéns a (os)q imprementou está idéia, só temos a ganhar,..é ter coragem de mexer e fazer do nosso gosto e necessidades;este é o caminho.Agr ,é só criar um caça procurando atender as n/ criterios..imitar tbm serve no primeiro momento.Coragem vamos lá.

edilson

caro nunão só quiz referenciá-lo no post

André de POA

Caro AMX, concordo em número,genero e grau. Por tambem ter passado pelas bancadas da aeroeletrônica quando era uma empresa familiar e brasileira sei do potencial da mesma.

Walderson

Acho uma excelente idéia.
Se ainda podem ser aproveitados e se formos gastar menos que comprar um novo sem essa total necessidade, acho muito boa idéia. Além do fato de se investir dinheiro no próprio país. É uma situação diferente dos Mirage III, que nem caldo davam mais.
Um abraço.

Tulio

Não seria possível transferir alguns Banderas à MB e transforma-los em AEW?
Penso que poderia ser melhor opção que os S-2T Turbo Tracker em vista.
Abraços!!!

De toda forma, é boa opção para nós… poderia ter vindo mais cedo!

Henrique Sousa

Com os Búfalos o final da vida foi a estrutural, correto? Alguém sabe com maior profundidade qual o ítem crítico no caso??

Pq pelo visto mesmo com os ganhos de carga, e autonomia com o Amazonas, uma parte da capacidade STOL foi perdida. A FAB procura alternativas para isto, ou vai mudar o emprego das aeronaves???

Monsenhor

Por enquanto, não consigo acessar o blog da força terrestre, mas peço licença para perguntar aos mais bem informados: foi noticiado (site: http://www.areamilitar.net) que o EB iria adquirir 240 unidades na versão A5, para uniformização do equipamento principal, deixando os M-60 na reserva. O que ocorreu. O MTB foram de fato comprados da Bélgica? Já recebemos alguns?

Cinquini

Monsenhor, tem uma equiope do EB na Alemanha avaliando os MBT 1A5, para ver quais são de interesse do nosso EB.

Monsenhor

Valeu Cinquini, obrigado.

Bom saber que o “processo está em marcha”.
Portugal acaba de adquirir uns 36 do modelo Leopard II A-6 que pertenciam à reserva da Holanda. Acho que é muito para o nosso “momento histórico”.

Fábio Max

Posso estar enganado, mas penso que uma frota de 98 A-29 não é suficiente para as tarefas de patrulha a que são sujeitos. Isso sem considerar que uma parte destes 98 é para treinamento avançado, razão pela qual acho que os AT-27 devem ser modernizados e mantidos. O ideal seria mais um lote de A-29, mas duvido que isso ocorra, sabe-se que o ideal, na força, seriam 180 aviões deste, e que na hora de contratar a EMBRAER, o comando espremeu ao máximo a proposta, por conta de contingenciamento orçamentário, que é algo comum quando se trata de FFAAs por… Read more »

Jorge Lee

Monsenhor entra no site http://www.ecsbdefesa.com.br, lá você encontra muita informação acerca da aquisição dos Leopard 1A5, es~tá prevista a entrega do primeiro lotepara 2009.
Abs.

KungFusion

Não sei se já foi dito, mas acho que os 16 milhões é somente da parte da Embraer, a integradora. Os sistemas fornecidos pela Elbit não estão incluidos, até porque nem definiram ainda. Alguém adiciona?

Tiago Jeronimo

Os Bandeirulhas também serão modernizados?

tomas

Na realidade para ter uma função de patrulha e atividades COIN em nossas fronteiras seriam necessários 186 unidades de A-29 para atender satisfatoriamente esta função.
Os A-29 armados com dois caçulos de canhões sub alares GIAT de 30mm
ou mísseis anti-tanques seriam vetores caça-tanques de respeito. Sonhar não paga nada!!!

Nunão

Fábio, concordo com as questões que você levantou mas o vetor pra cumprir bem a missão é o A-29. Se precisar de mais e não houver orçamento pra isso, mesmo assim prefiro que fiquem só com os A-29 atuais mesmo. Mas enfim, fala-se de ativar mais um “terceiro” na Amazônia, e com o número contratado até agora, realmente vai ficar apertado.

Mesmo assim os três terceiros devem manter alguns T-27 (ou AT-27) para tarefas de ligação etc.

Corsario-DF

Muito boa idéia, pois são dois aviões excepcionais (apesar de antigo, o bandeirante). Também concordo com os colegas sobre a única deficiência séria do Bandeirantes e a ausência de rampra traseira, mas tudo bem… Sou totalmente a favor da Embraer desemvolver o C-390 para substituir o Hércules e um outro turbo-hélice, quem sabe até mesmo sobre o mesmo projeto mas em tamanho menor do que o C-390… Sonho meu, mas que seria de muito valia para o Brasil. E sobre o tucano também acho que ainda da uma excelente feijoada completa e não apenas um caldo! Sds.

Corsario-DF

Também achei o valor pouco para um projeto tão audacioso. E outra coisa, mais 30 a 40 anos de vida útil???? Ele chegará aos 80??? Igual aos B-52 que já está na casa dos 60 e poucos e pelo jeito vai passar dos 80 anos… Haja estrutura… Sds.

João-Curitiba

A Embraer abandonou definitivamente seu programa de turbo-hélices em aviões comerciais (Bandeirante/Brasília) e oficialmente não há nada que indique que ela pretenda retornar. Os segmentos de jato puro estão sendo muito lucrativos. Mas acho importante o Brasil ter uma linha de montagem de aeronaves turbo-hélices para uso civil/militar num modelo tipo ATR como foi lembrado pelo XR. O modelo civil não precisaria ter modificações e o modelo militar poderia ter a rampa traseira. Mas é importante que tenha a asa alta, porque assim ele se adapta melhor ao segmento de carga, pois dá mais estabilidade. Se a Embraer não tem… Read more »

edilson

Caro João-curitiba. Acho que há muitos programas que poderiam servir de base para um futuro substituto do bandera. eu não sei mas acho que o dornier 328 seria um bom avião para isto. com sistemas padronizados aos ERJ 145. há um programa muito interessante do meu ponto de vista, e trata-se de um programa franco-lusitano, o skylander, que está praticamente desenvolvido(pelo menos foi isto que eu ouvi) ele se enquadra na categoria do bandera e está apenas aguardando $$$$$$$ para poder construirem os protótipos. seria uma parceria ao meu ver muito boa, pois a embraer é detentora de parte das… Read more »

Monsenhor

Jorge Lee,

Obrigado, vou consultar.

Edmar

Achei um bom trabalho por terem pensado na modernização dos F-5, dos AMX-A1, das aéronaves Bandeirantes e dos Embraer Tucanos. E vale lembrar, por que não modernizar os caças F-1 da Marinha?
Agora precisamos também de moderníssimas aéronaves e a compra de uns 36 a 96 caças Rafales C para substituir os Mirage-F2000 seria uma boa…

Edmar

Ah, já ia esquecendo, também poderia ser modernizados os simpaticos aviões de combate Xavante, pois eles são muito prestativos para a FAB…

João-Curitiba

Prezado Edilson

Obrigado pela indicação do site. Vi a foto e li a notícia. Pode ser por aí. Mas o importante é desenvolver toda uma família, para concorrer com Casa, Bombardier, ATR, LET, etc…

Quanto ao que falou o Edmar sobre o Xavante, alguém saberia dizer se ele ainda tem força estrutural para continuar operando?

William Canaris Jr

Considero uma aberração a “modernização” ou qualquer tipo de retrofit para os EMB 110 da FAB. São aeronaves com sérios e inconvenientes problemas de célula, haja vista o esforço continuado nas operações em aeródromos inadequados no interior do Brasil, especialmente na Amazônia. A solução, distante da realidade no cenário atual, é o desenvolvimento de um “novo” bimotor turboélice não-pressurizado a partir da célula do EMB 120, pois a Embraer tem condições de acionar a subsidiária Neiva para tal empreitada. A FAB deve aproveitar a situação econômica atual e reavaliar todos os projetos de modernização, pois o custo total de alguns… Read more »

Edmar

João-Curiba, que eu saiba os Xavante estão com uma estrutura rasoavel. Esses aviões se modernizados, poderia ser empregado para proteger regiões de fronteira entre Paraguai e Bolívia, por eles não terem aviões de alta tecnologia e os caças melhores que o Brasil possui ficaria para proteger as fronteiras dos paises que possui melhor tecnologia e proteger o espaço aéreo Brasileiro. Até que o governo não comprar caças de ultima geração, ou até mesmo fabricar aqui no Brasil com parceria com outros paises, os Xavantes iam quebrar um galho. Os Xavantes também poderia ser empregados para apoiar tropas, pois ele poderia… Read more »

Edmar

Na verdade, eu acho que uma boa opção para o Brasil seria os Dassault Rafale, já que os Sukhoi SU-35 não virão mesmo, pois enquanto o Brasil não possui tecnologia para construir caças supersônicos, os caças Rafale iam ser uma boa, pois se os EUA fornece-sem os Boing F-18, eles não irian fornecer armamentos de primeira linha e os Rafale iriam ter um armamento melhor, além de que eu já ouvi falar que o Rafale possui uma ligeira vantagem, tipo 0,02%, sobre o F-18…

Fábio Max

Consta que estão operacionais apenas 20 Xavantes, dos mais de 100 que a FAB operou… e 12 deles são Impalas sul-africanos. Ouvi em algum lugar que sua modernização é inviável, para terem aviônica compatível com oa Super Tucanos, e não há motores… talvez modernizados ainda teriam vidá útil interessante na segunda linha da FAB, mas com esse quadro…

Vassily Zaitsev

Duvido que custe somente 16 milhões de dóllares para modernizar todas essas aeronaves. Acho que, brincando, passa dos 300 milhões ou mais.

Baschera

Senhores,
Figura com muito conhecimento e fontes junto aos fabianos, comentou sobre este assunto em outro fórum…..

“Caro Colega! A participação da Embraer neste processo é só para encher linguiça e os bolsos do PTnato, pois tudo vai ser feito a nível de PAMA com apoio da Elbit, a Embraer vai “Gerenciar” o processo, ou seja, vai atrapalhar o refit a la “Mike” e anote aí se MB fizer com a Embarer vai levar 2 anos para efeitivar o protótipo. Sabe como é né, aqui no Brasil, todo mundo tem que levar um “quinhão” ”

Então ???
Sds.

edilson

Caro Baschera.
concordo consigo num ponto, os PAMA são totalmente aptos a executar este tipo de retrofit sem a intervenção de nenhuma outra compania a não ser os fornecedores da aviônica.
isto até já foi feito em outras aeronaves, como o velho bufalo.
não sei de fato qual seria o papel da embraer no programa mas também nãoposso julgar o caso.

Corsario-DF

Para o mundo que eu quero descer!!! Só faltava essa, querem modernizar o Xavante!!! Brincadeira!!! O Xavante foi um ótimo treinador e modificou bastante o modo da FAB operar (eu particularmente, acho ele bonito) mas cá pra nós, ele já é peça de museu… Quando compraram os Impalas para reposição de peças e depois avaliaram que deviam ser montados para operar, pois seu estado estava melhor do que o dos nossos xavantes, eu quase tive um ataque cardíaco!!! Não comparem a modernização de um avião como o Bandeirante que ainda não possui substituto e o do Tucano que ainda tem… Read more »

Edmar

E sobre a modernização dos caças F-1 da marinha do Brasil, o que vocês acham?

Eu andei pesquizando ai e vi que o governo esta pensando nisso…
Ai, ai….
Eu preferiria que de vez a marinha ter 23 caças F-1 no Porta- Aviões SP, por que não ter então 12 Rafales N e mais uns 6 aviões contra guerra anti-submarino….
Os F-1 eram caças na época do meu avô…

Nunão

Baschera,
Sua ponderação é interessante, e deve ser levada em conta.
Mas eu também vejo a coisa por um outro lado, no que se refere aos T-27. Se a Embraer fica com o status gerencial do projeto, pode oferecer na seqüência pacotes de MLU para outros operadores de Tucano que não tenham interesse no Super Tucano, ou que eventualmente possam ter interesse em manter o primeiro como treinador básico, e adquirir o segundo para avançado, com maior comunalidade logística. Elocubração minha, enfim.

Nunão

Edmar, na verdade é AF-1, ou A-4 se preferir.

A modernização deles é uma história que já tem anos, o problema é que esbarra nos contigenciamentos da vida, com a necessidade de colocar outras prioridades à frente.

Tem vários posts sobre o assunto no Blog Naval, o lugar mais indicado para discutir a modernização dos AF-1, e muitos comentários também, é só ir no campo busca, no alto à direita, depois de abrir o blog naval.

http://www.naval.com.br/blog/

Zorann

Vamos encarar a realidade. O Bandeirante é um projeto altamente testado (pelo uso) e que provou ao longo destas quatro décadas todo o seu valor: possue manutenção barata, é um projeto nacional, possue boa parte de seus componentes fabricados no Brasil. Então pergunto: por que não moderniza-lo? Se falta verba até para voar e manter os níveis mínimos de adestramento da força, onde conseguir recursos para a substituição de mais de 100 aeronaves Bandeirante? Se for viável a modernização, então que seja feita. Os Bandeirante são a espinha dorsal do transporte da FAB e sua substituição agora seriapraticamente impossível. Eu… Read more »

Zorann

MODERNIZAÇÃO DOS A-4: Eu escrevi tanto que me esqueci de comentar o processo de modernização dos A-4, então vou começar pelos fatos recentemente noticiadospela imprensa: -A modernização do A-4 teria um custo maior por unidade modernizada que o projeto F-5BR. Segundo comentários da imprensa cada aeonave seria modernizada pela Embraer/Elbit pelo custo unitário de cerca de 6 milhões de dólares e não incluiria a modernização completa da aeronave. -Hoje (infelismente) apenas 2 aeronaves são mantidas operacionais em sitema de rodízio para diminuir custos de manutenção devido a obsolescência da aeronave. -Boa parte das aeronaves do lote original (20monopostos e 3… Read more »

Eduardo

Que triste ver as nossas Forças Armadas em esta situação, pois governantes passados e alguns atuais quase não estão fazendo nada.
Temos a “Amazônia” e os nossos “Mares”, além de nosso “Pantanal”, e parece que ninguém está ligando?
Se nós cidadãos honrados não fizer alguma coisa, quem vai fazer?
Acho que temos que mandar e-mail, cartas pedindo que alguém faça alguma coisa, pois se cada um fazer sua parte(eu fiz a minha), ai acho que as coisas vão endireitar um pouco.
Abraço a todos.

Edmar

Depois e atualmente, por tantas modernizações que os equipamentos da FAB está passando, por que a Marinha não vende os caças “AF-1 A4” e compram os supersônicos “F-8 Crusader” que estão no deserto americano e modernizam eles.
Que eu sei parece que tem uns 600 aviões desse modelo lá e tem muitas fontes de peças.
É melhor ter esses, do que ter outros sem peças e não funcionando.

Edmar

Se o Dassault Rafale for escolhido, o Brasil vai ter sua defesa aérea muito Forte, pois estes aviões são muito rápidos e agil, o que da uma vantagem sobre os paises vizinhos do Brasil.
Se o Rafale for pilotado por um piloto expêriente ou bem treinado este avião pode se tornar uma arma letal contra seus supostos adversários.

Edmar

Eu acho que a modernização dos Aviões-Tucanos e dos Bandeirantes foi uma boa.
Mas o que mais eu aguardo é a definição do programa FX-2.
Para mim, pode ser o “Dassault Rafale” ou o “Gripen NG”.

Guerra

Olá companheiros! Sei que as questões envolvendo a modernização de aviões militares são polêmicas. Sou defensor da modernização, principalmente pela robustez das estruturas( embora ligas compostas mais leves são vedetes em projetos atuais) e disponibilidade de novos conceitos de armas, eletrônica embarcada, estratégias, bem como de motores mais potentes e de baixo consumo. Isto com certeza é passo importante para fabricação in house. No caso da aviação embarcada pode ser uma excelente solução para o NAE São Paulo, acrescido de uns 8 Gripen NG, mais pontos no plataforma de sistemas de mísseis nacionais ou que são desenvolvidos em parceria com… Read more »

Edmar

Se alguém souber de alguma novidade do “FX2”, comente para nós, pois no “mês de Fevereiro” e no “início de Março” saira alguma decisão…