TRS2 – Born to bomb, born to die
Em 1964, o TSR2 era o mais avançado avião de combate do mundo. Ele daria à RAF uma das mais formidáveis aeronaves de ataque jamais construídas, mas…
O TSR2 foi um triunfo tecnológico para a Grã-Bretanha; um avião tático que superaria outros aviões similares no mundo, de ataque e de reconhecimento, muitos anos à frente do seu tempo.
Ele carregava quatro computadores digitais a bordo para processar informações de radar. Poderia entregar sua carga de armas a um alvo a 1.000 milhas náuticas de distância decolando de uma pista de apenas 600 metros de comprimento. Voando em um nível ultra baixo à velocidade do som, teria sido capaz de passar sob os radares soviéticos / combertura de defesa aérea não detectado. Teria sido a arma mais poderosa do arsenal da OTAN. E, no entanto, estava destinado a nunca entrar em o serviço. Por quê?
A história fascinante por trás do cancelamento do projeto TSR2 é uma intriga internacional e política de alto risco. Terminou em 1965, quando um projeto de aeronave de 200 milhões de libras foi reduzido a apenas 50.000 libras de sucata e o futuro da Grã-Bretanha como líder mundial em aviação foi posto em perigo.
Quando o pedido veio para o cancelamento do TSR2, o protótipo, gabaritos de construção, planos de design e registros de filmes foram enviados para a serem destruídos. Apesar disso, material deste filme único escapou à destruição e permaneceu escondido em cofres – até agora.
parabéns por esse post.
vi agora a história desse projeto na wikipedia e dá bem pra fazer uma correlação com o presente.
decisões políticas mal-fundamentadas, setores militares que não sabem se “casam ou se compram uma bicileta”, o forte lobby americano…
as coisas não mudaram muito desde a guerra fria.
na verdade, muita gente pensa ainda que existe uma guerra fria e o aparato militar e político ainda anda bem atrasado.
e é reativo. sempre.
abraços.
Um dos mais emocionantes vídeos do Youtube. A história do TSR2 mostra muito bem como os governos podem acabar com excelentes projetos militares…
Na epoca devia ser um avião bem avançado,foi o preço,ou
um acordo de desarmamento entre paises?..Com a palavra
o MinDef da UK.
Dizem que foi pressão dos EUA e covardia do governo trabalhista da Inglaterra.
Put´s! quase chorei veio.
Muito bonito o filme.
Radical, você não foi o primeiro, nem o último. Muita gente chora com esse filme, é só ver os comentários no Youtube.
Belo filme,alguém viu também um METEOR em uma das sequencias de pouso?????
Isso me lembra um caça Canadense cujo projeto foi descontinuado por pressões dos EUA que diziam que a era dos caças pilotados tinha acabado e os misseis anti-aereos poderiam substitui-los, isso na decada de 50/60. Os EUA são mestre em fazer isso, quem dera o Brasil fosse assim…
Que teve pressao da America, teve. Mais a verdade eh que tanto o Canada e o Reino Unido descontinuaram os projetos aqui comentados por causa da politica interna.
Se fosse soh por pressao Americana os projetos nem seriam comecados.
“Todas as aeronaves modernas possuem quatro dimensões: span, comprimento, altura e política. O TSR-2 só teve os três primeiros da direita.”
— Sir Sydney Camm –
De chorar, realmente !!
Sds.
Fantática e revolucionária aeronave totalmente concebida na Inglaterra. O TRS-2 foi cancelado por decisão “política” e a pressa com que o projeto foi cancelado foi motivo de grande polemica e amargura. Novas diretrizes de peso e potência de mísseis nucleares tornariam necessárias custosas modificações de projeto. Além disto, mudanças de governo e interferências políticas do Governo Macmillan no edital, problemas tecnicos e elevados custos desanimaram por definitivo a RAF. Se teve o dedo dos USA ou não, o fato é que uma semana após ter sido oficialmente cancelado, o governo inglês anunciou a sua substituição pelo F-111K americano, sob a… Read more »
O avião canadense era o CF-105 Arrow.
Exatamente como o Baschera disse, e o nome do avião canadense é CF-105 Arrow, como lembrou o Maurício R. infelizmente a história prega umas peças como essa, muito triste mesmo. A Argentina também teve seu caso, entre outros. No Brasil temos o caso do Tanque Osório, retratado no excelente novo blog Força Terrestre. Sds.
Muito bom o video, e a idéia por traz dele gera boas discussões. Sugiro ao Blog uma matéria sobre o caça argentino pulqui, primeiro caça a jato construido na américa latina. Falando em história e nos hermanos é bom lembrar que eles foram os primeiros a receber os meteors (como pagamento de dividas pela Inglaterra) isso la em 1947 tendo participado inclusive de combate aereo sobre Buenos Aires. A história da aviação militar sé algo muito interessante e sempre nos ensina alguma lição e uma delas é não repetir os erros do passado. segue videozinho legal do youtube. http://www.youtube.com/watch?v=1KqSMPyHUgE abraço… Read more »
A Inglaterra só assimilou deixar de ser um Império, quando foi governada na década de 80 por Margareth Thatcher, quando efetivamente acordou e se descobriu um protetorado dos EUA, sem colônias que lhe fornecessem matérias-primas e mão-de-obra baratas e sem capacidade bélica para se impor mesmo contra a França. Vale lembrar que a maior parte da indústria aeronáutica e militar inglesa era na época, controlada pelo Estado, com estruturas paquidérmicas que engessavam a administração e tornavam qualquer programa absurdamente caro. Esse superprojeto morreu por inanição financeira, afinal, a Inglaterra não era mais superpotência e não haveria compradores para aviões tão… Read more »
Eu acho que se esse avião desse certo a RAF subiria a um outro patamar.Eu acho engraçado como as grande aeronaves não dão certo.Esse avião era melhor que os aviões soviéticos e americanos, por isso os EUA presionou.
parabéns por esse post.
vi agora a história desse projeto na wikipedia e dá bem pra fazer uma correlação com o presente.
decisões políticas mal-fundamentadas, setores militares que não sabem se “casam ou se compram uma bicileta”, o forte lobby americano…
as coisas não mudaram muito desde a guerra fria.
na verdade, muita gente pensa ainda que existe uma guerra fria e o aparato militar e político ainda anda bem atrasado.
e é reativo. sempre.
abraços.
Um dos mais emocionantes vídeos do Youtube. A história do TSR2 mostra muito bem como os governos podem acabar com excelentes projetos militares…
Na epoca devia ser um avião bem avançado,foi o preço,ou
um acordo de desarmamento entre paises?..Com a palavra
o MinDef da UK.
Dizem que foi pressão dos EUA e covardia do governo trabalhista da Inglaterra.
Put´s! quase chorei veio.
Muito bonito o filme.
Radical, você não foi o primeiro, nem o último. Muita gente chora com esse filme, é só ver os comentários no Youtube.
Belo filme,alguém viu também um METEOR em uma das sequencias de pouso?????
Isso me lembra um caça Canadense cujo projeto foi descontinuado por pressões dos EUA que diziam que a era dos caças pilotados tinha acabado e os misseis anti-aereos poderiam substitui-los, isso na decada de 50/60. Os EUA são mestre em fazer isso, quem dera o Brasil fosse assim…
Que teve pressao da America, teve. Mais a verdade eh que tanto o Canada e o Reino Unido descontinuaram os projetos aqui comentados por causa da politica interna.
Se fosse soh por pressao Americana os projetos nem seriam comecados.
“Todas as aeronaves modernas possuem quatro dimensões: span, comprimento, altura e política. O TSR-2 só teve os três primeiros da direita.”
— Sir Sydney Camm –
De chorar, realmente !!
Sds.
Fantática e revolucionária aeronave totalmente concebida na Inglaterra. O TRS-2 foi cancelado por decisão “política” e a pressa com que o projeto foi cancelado foi motivo de grande polemica e amargura. Novas diretrizes de peso e potência de mísseis nucleares tornariam necessárias custosas modificações de projeto. Além disto, mudanças de governo e interferências políticas do Governo Macmillan no edital, problemas tecnicos e elevados custos desanimaram por definitivo a RAF. Se teve o dedo dos USA ou não, o fato é que uma semana após ter sido oficialmente cancelado, o governo inglês anunciou a sua substituição pelo F-111K americano, sob a… Read more »
O avião canadense era o CF-105 Arrow.
Exatamente como o Baschera disse, e o nome do avião canadense é CF-105 Arrow, como lembrou o Maurício R. infelizmente a história prega umas peças como essa, muito triste mesmo. A Argentina também teve seu caso, entre outros. No Brasil temos o caso do Tanque Osório, retratado no excelente novo blog Força Terrestre. Sds.
Muito bom o video, e a idéia por traz dele gera boas discussões. Sugiro ao Blog uma matéria sobre o caça argentino pulqui, primeiro caça a jato construido na américa latina. Falando em história e nos hermanos é bom lembrar que eles foram os primeiros a receber os meteors (como pagamento de dividas pela Inglaterra) isso la em 1947 tendo participado inclusive de combate aereo sobre Buenos Aires. A história da aviação militar sé algo muito interessante e sempre nos ensina alguma lição e uma delas é não repetir os erros do passado. segue videozinho legal do youtube. http://www.youtube.com/watch?v=1KqSMPyHUgE abraço… Read more »
A Inglaterra só assimilou deixar de ser um Império, quando foi governada na década de 80 por Margareth Thatcher, quando efetivamente acordou e se descobriu um protetorado dos EUA, sem colônias que lhe fornecessem matérias-primas e mão-de-obra baratas e sem capacidade bélica para se impor mesmo contra a França. Vale lembrar que a maior parte da indústria aeronáutica e militar inglesa era na época, controlada pelo Estado, com estruturas paquidérmicas que engessavam a administração e tornavam qualquer programa absurdamente caro. Esse superprojeto morreu por inanição financeira, afinal, a Inglaterra não era mais superpotência e não haveria compradores para aviões tão… Read more »
Eu acho que se esse avião desse certo a RAF subiria a um outro patamar.Eu acho engraçado como as grande aeronaves não dão certo.Esse avião era melhor que os aviões soviéticos e americanos, por isso os EUA presionou.