Combates aéreos sobre as Canárias
Começa nesta sexta-feira exercício de combate aéreo dissimilar envolvendo a USAFE e o Ejército del Aire
Nesta quinta-feira, dia 26 de fevereiro, a Força Aérea Espanhola (Ejército del Aire) noticiou que vinte aeronaves de combate Eurofighter, F-18 e Mirage F-1 participarão, junto com caças F-15 da USAFE (Força Aérea dos Estados Unidos na Europa), de exercícios no Arquipélago das Canárias, entre os dias 27 de fevereiro e 13 de março. Também participará das operações um E-3 AWACS de la OTAN vindo de Geilenkirchen (Alemanha). Trata-se de uma campanha de adestramento do tipo “Dissimilar Air Combat Training” (DACT), ou combate aéreo dissimilar, que visa exercitar técnicas de luta aérea entre aeronaves de características diferentes. As aeronaves operarão a partir da Base Aérea de Gando, na ilha Gran Canaria, a mais de 70 milhas da costa espanhola.
Os Eurofighter participantes pertencem à Ala 11 de Morón (Sevilla). Os F-18 são das Alas 12 de Torrejón (Madrid), 15 de Zaragoza e 46 de Gando (Gran Canaria) e os Mirage F-1 são da Ala 14 de Albacete. A partir do dia 6 de março, os F-15 provenientes do 493 esquadrão da Força Aérea dos Estados Unidos na Europa (USAFE), baseados em Lakenheath, no Reino Unido, se reunirão ao exercício. Lakenheath é a maior base aérea operada pelos norte-americanos na Inglaterra e a única ala de F-15 da USAFE.
Fonte e fotos: Força Aérea Espanhola (Ejército del Aire) e Base Aérea de Lakenheath
Meu amigo Hornet ficou legal na foto, bem agressivo! rsss
Quanto ao Eurofighter, conseguiram fazer uma foto dele em que ele ficou “bonitão” tb rss
Abração
Quero só ver o resultado…
Os Eurofighter e os F-18 Espanhois darão um baile nos F-15 da USAF.
Bão, mas os EUA não ganham de ninguém mesmo em treino…que novidade!!!….hehehehe
abraços a todos
Belas fotos destes caças rasgando os ceus do arquipélago Canárias (Tenerife, Gran Canária, Hierro, Gomera, Fuerteventura, Lanzarote e La Palma). Matei as minhas saudades um pouquinho!
É uma bela região deste nosso planeta que merece ser visitada…morei lá por 10 anos e recomendo!
A Base de Gando é muito bem estruturada e hoje é guarnecida por caças F-18 e ainda alguns Mirage F-1.
Abraços a todos
Esse Mirage F-1 é um avião tão temido pelos pilotos quanto o F104 StarFighter. Consta que é instável e perigoso, e os pilotos espanhois contam os minutos para que seja aposentado.
Fábio Max, desconheço essa afirmação. Pelo contrário, ele é beeeeem mais ágil que o Mirage III que o antecedeu, e é usado até hoje pela França na versão CR de reconhecimento. Os inúmeros vídeos dos franceses no Tchade usando e abusando dele só confirmam isso que citei.
Alguen saberia me dizer o que é aquela parte levantada atras da cabine do F-15 ,eu ja vi isto em aviões russos mas não tenho a minima ideia do que é ou pra que serve.
Abraços
André,
aquilo é um freio de ar, serve para reduzir a velocidade de um avião tanto em terra como no ar, me corrija se estiver errado.
Viva a República!!!
André, s.m.j. é o freio aerodinâmico, mas esse trem tem um nome certo (que não lembro), rsrs…
No meu comentário,” é me corrijam se estiver errado”.
Viva a República!!!
Se chama speed break!
Um abraço a todos.
A propósito, meus amigos, gosto é gosto, mas acho o Eurofighter um powta avião style, rsrsrs, bonito pacas…
Feio mesmo é aquela bomba de Tigershark (é feio que nem um tubarão-tigre mesmo, hehe), ou pior ainda, aquele tal de X-32, nussss, esse parece um zé-do-caixão voador, rsrs
Não sei porque os americanos insistem em treinar com outras forças, eles sempre levam surra…
Os americanos são muito espertos na verdade, não mostram tudo o que tem nos treinos e de quebra avaliam o poder dos adversários, que colocam tudo o que tem e pra ter o prazer de vencer os EUA num treino.Bobos somos nés que fomos lá com o submarino ticuna e os F5M. Aliás, qual o foi a avalização da participação dos pilotpos brasileiros da redflag, acho q foi esse o nome da operação de treinamento nos EUA.
Aliás, os indianos reclamaram que a preocupação dos EUA nesses treinos é apenas monitorar as frequencias de radar e comunicação dos outros…rss
Vai ser uma bela vitrine para os Typhoon…
Até que o avião de bigode, assim meio de costas, é charmoso, né?
Pois e ne Hornet,
Paizinho ruim de treino e combate igual esse tal de USA nao existe….rsrsrs
Semper Fidelis!
Quem sabe nao sobra tempo para “afundar” o USS Eisenhower já que ele está a caminho do mar mediterraneo.
Marine, Todo mundo que quiser elevar o moral da sua tropa um dia, e não quiser entrar em guerra, eu já sei como fazer: convida os americanos pra treinar…. Vai afundar uns Nimitz, derrubar uns F-15, faz a festa…e depois é só correr pro abraço….kkkkk É como a gente sempre fala, não dá para tirar conclusão nenhuma desses “treinos”, ao menos, não da maneira como o pessoal faz aqui (fulano ganhou e beltrano perdeu, o avião X é melhor que o Y, etc.)…mas o pessoal insiste em achar que existe algum campeonato entre as FAs do mundo…então tá bão: EUA… Read more »
Pois e Hornet,
So que nesse campeonato ninguem leva medalha de prata ne?
Sds!
Marine, não tem medalha nenhuma, né? Nem de prata, nem de bronze e nem de ouro…hehehe Engraçado como muda o enfoque quando os profissionais analisam esses treinamentos. Li certa vez um comandante da FAB comentando o resultado de uma RED FLAG, em que a FAB participou (acho que foi a do ano passado). O comandante falava mais ou menos isso: o exercício serviu para nós (FAB) nos adestrarmos em ações conjuntas com países da OTAN, serviu para testarmos as capacidades e averiguarmos os limites dos nossos caças, serviu para dar mais experiência para nossos pilotos etc. Já a galera (a… Read more »
Hornet, E isso mesmo e voce sabe que eu NAO SUPORTO comparacao de ficha tecnica! As variaveis sao infinitas portanto nao temos o controle sobre o final, apenas podemos tentar influenciar o resultado final com melhor treinamento, doutrina, equipamento e as outras coisas que ja sabemos, procuramos sempre reduzir as chances de coisas erradas acontecerem pois o senhor “Murphy” esta sempre por perto e nos adestramos e treinamos pois o mais minusculo detalhe aprendido/treinado 20 anos atras pode um dia nos salvar naquele um segundo que sua vida depende. Alias, esse e o combate, 99% treinando e 1% de excitacao… Read more »
Marine, esse tipo de coisa é bem aquilo de moleque em saber se o seu é menor que o meu rssss
Mauro, gostei de ver o Eurofighter de costas sim, será um belo alvo rsss
Mas sem tirar sarro, um amigo viu um Eurofighter na Espanha de perto, teve palestra sobre a aeronave e se apaixonou por ela, mas não é “menina” pra gente rss
Abração
Marine, perfeito seu comentário, como sempre. Os treinamentos militares são feitos para isso mesmo: para que num “piscar de olhos tudo o que voce aprendeu seja colocado em pratica e te ajude a salvar a pele.” E não para ganhar o “campeonato”. Eu até diria mais, ser bem treinado não é ganhar os treinamentos contra a USAF (ou contra quem quer que seja). Ser bem treinado é treinar sempre. E isso, a USAF (US Army, US Marines e US Navy) dão de 10 a 0 em qualquer um…mas se tem gente que acha que o importante é “afundar” o Nimitz…então… Read more »
Cinquini,
o Eurofigther é extraordinário…mas é semelhante àquele carro da foto que vc passou pra mim e pro Marine: caro pra xuxu!!!! haja décimo terceiro pra comprar um desses, hein?….hehehehe
inté
Cinquini, E isso mesmo, aqueles papos de menino: “meu pai bate no seu pai…” Hornet, Voce acertou a chave da questao, a diferenca e de quem treina mais, quem dispara mais tiros, quem tem mais combustivel nos navios, mais misseis reais para disparar e por ai vai. A maior besteira e o que os leigos fazem de achar que o pessoal do pais deles sao mais machos, mais bravos e tal pois tanto nos EUA como no Brasil, Russia, china ou o que seja ha competentes e incompetentes, corajosos e covardes, fortes e fracos e assim por diante ja que… Read more »
Marine,
é isso aí..suar a camisa, pra não deixá-la suja de sangue depois.
abração
Concordo plenamente com o Hornet e o Marine, dados técnicos só definem qual aeronave é superior em cada quesito ou leva vantagem em algum setor, porem isto não garante uma vitoria, mas isto já foi amplamente discutido e esclarecido para a galera do BLOG, o que define primordialmente um combate aéreo de vetores com características e capacidades similares é a doutrina, apoio, armamentos, sensores e o vetor(Desempenho e características particulares), ser superior não quer dizer que o vetor ganhara um combate o que define isto pelo menos em vetores de mesma geração e características similares em sua maioria são a… Read more »
Marine, anota ai mais uma expressão para “enriquecer” seu vocabulário, estes comparadores de ficha técnica são os “especialistas de Super-Trunfo”… : D
Para que doutrina, treinamento, intendência, manutenção, logística e o escambau?? Se na hora do fight e só ver quem é o melhor (ou segundo melhor…) pela ficha do Super-Trunfo………
Eu soube que que o F-1 espanhóis já contabilizaram dezenas de acidentes, muitos deles fatais… mas, como meu inglês é sofrível,eventualmente posso estar enganado.
Fábio, numa matéria anterior do Blog sobre o recente acidente com dois Mirage espanhóis há mais informações, e nos comentários da mesma há um histórico bem resumido das quantidades ao longo do tempo. http://www.aereo.jor.br/?p=3188 No google vc acha também com facilidade uma matéria, creio que da edição espanhola da Avião Revue, com todas as datas de acidentes etc. Mas deve-se pensar sempre na taxa de atrito e não só nos números absolutos, pois trata-se de uma aeronave utilizada por mais de 3 décadas, como foi o caso dos nossos Mirage III. E em mais de 3 décadas, certamente a soma… Read more »
Fábio Max, fazendo coro aos colegas, o Mirage F-1 é muito manobrável, mais do que o Mirage III, e em muitos países foi o vetor de combate aéreo no “tempo” do dog-fight! 🙂 , suas impressões sobre este exelente avião estão equivocadas!
Abração
Francisco
Marine e Hornet! um dia você será como eles! uhauauhuhuha sem brincadeiras…. se um dia o Brasil fosse agredido, gostaria que nossos comandantes militares pensassem, ou fosse, o Marine e analisassem, ou fosse, o Hornet! (claro e eu como piloto de um Rafale F-3 só para ser “mandado” por estas figuras! – detalhe: será que aceitam um quarentinha na AFA? he he) Falando mais sério: Jogo paintball – wood (ando meio na reserva por problemas de coluna) e a gente aprende bastante sobre táticas, e aprende que as vezes até mesmo um time tecnicamente superior e, consequentemente, mais treinado é… Read more »
Francisco, se tu curte MilSim está na hora de vc “migrar” para o Airsoft
http://airsoftbrazil.globalgold.co.uk/
Apareça lá e se apresente!!
Abração
[…] do exercício de combate aéreo dissimilar (DACT) sobre as Canárias, já noticiado aqui no Blog (clique aqui para acessar): pela Força Aérea Espanhola, os Eurofighter da Ala 11 de Morón (Sevilla), […]
Meu amigo Hornet ficou legal na foto, bem agressivo! rsss
Quanto ao Eurofighter, conseguiram fazer uma foto dele em que ele ficou “bonitão” tb rss
Abração
Quero só ver o resultado…
Os Eurofighter e os F-18 Espanhois darão um baile nos F-15 da USAF.
Bão, mas os EUA não ganham de ninguém mesmo em treino…que novidade!!!….hehehehe
abraços a todos
Belas fotos destes caças rasgando os ceus do arquipélago Canárias (Tenerife, Gran Canária, Hierro, Gomera, Fuerteventura, Lanzarote e La Palma). Matei as minhas saudades um pouquinho!
É uma bela região deste nosso planeta que merece ser visitada…morei lá por 10 anos e recomendo!
A Base de Gando é muito bem estruturada e hoje é guarnecida por caças F-18 e ainda alguns Mirage F-1.
Abraços a todos
Esse Mirage F-1 é um avião tão temido pelos pilotos quanto o F104 StarFighter. Consta que é instável e perigoso, e os pilotos espanhois contam os minutos para que seja aposentado.
Fábio Max, desconheço essa afirmação. Pelo contrário, ele é beeeeem mais ágil que o Mirage III que o antecedeu, e é usado até hoje pela França na versão CR de reconhecimento. Os inúmeros vídeos dos franceses no Tchade usando e abusando dele só confirmam isso que citei.
Alguen saberia me dizer o que é aquela parte levantada atras da cabine do F-15 ,eu ja vi isto em aviões russos mas não tenho a minima ideia do que é ou pra que serve.
Abraços
André,
aquilo é um freio de ar, serve para reduzir a velocidade de um avião tanto em terra como no ar, me corrija se estiver errado.
Viva a República!!!
André, s.m.j. é o freio aerodinâmico, mas esse trem tem um nome certo (que não lembro), rsrs…
No meu comentário,” é me corrijam se estiver errado”.
Viva a República!!!
Se chama speed break!
Um abraço a todos.
A propósito, meus amigos, gosto é gosto, mas acho o Eurofighter um powta avião style, rsrsrs, bonito pacas…
Feio mesmo é aquela bomba de Tigershark (é feio que nem um tubarão-tigre mesmo, hehe), ou pior ainda, aquele tal de X-32, nussss, esse parece um zé-do-caixão voador, rsrs