Para facilitar a comparação, o desenvolvimento dos caças a partir da Segunda Guerra Mundial pode ser classificado em gerações, de acordo com as tecnologias empregadas.
1ª geração
Incluem aqueles empregados na Guerra da Coréia, até o meio dos anos 1950. A maioria dos aviões não tinha radar, eram subsônicos, usavam bombas de queda livre e metralhadoras e canhões com mira ótica. Exemplos: MiG-15, 17, Gloster Meteor e F-86.
2ª geração
Estes são os caças desenvolvidos entre 1955-1960, cujas principais características eram o voo supersônico em grandes altitutes, para interceptação. Começaram a ser equipados com radar próprio e os primeiros mísseis guiados. Exemplos: F-104, F-105, F-106, MiG-19, Mirage III, MiG-21, English Electric Lightning.
3ª geração
Aviões de combate que entraram em serviço ou voaram pela primeira vez na década de 1960, introduzindo mais avanços em aerodinâmica e eletrônica: F-4 Phantom, F-5, MiG-23, MiG-25, Mirage F1, Saab Viggen.
4ª geração
Resultado da introdução da microeletrônica na década de 1970/80, os aviões de 4a geração foram dotados de aviônica mais sofisticada, controles fly-by-wire e cockpit HOTAS: F-14, F-15, F-16, F-18, MiG-29, MiG-31, Su-27 , Mirage 2000, Tornado, Saab Gripen.
4ª geração plus ou 4.5
Versões melhoradas de aeronaves de 4a geração ou introduzidas entre o final da década de 1990 e início dos anos 2000, como o F/A-18E Super Hornet, Sukhoi Su-30/35, Eurofighter Typhoon, dotados de novos radares phased array e aviônica.
5ª Geração
Caças que empregam formas e tecnologias que desviam e absorvem as ondas eletromagnéticas, tornando-os difíceis de serem detectados por radares. Os armamentos são levados internamente. Nessa classe, o F-22 Raptor, o F-35 e o futuro PAK-FA russo.
Uma otima materia esclarecendo a duvida de muitas pessoas sobre a geração dos caças quais sao as diferenças de tecnologias empregadas em cada geração. Mais um otimo trabalho dos editores do blog.
Exclente!N sabia que na década de 60 já existiam caças com turbinas similares as de hj em dia, bom!:)
Faltou mensionar os caças alemães “Messerschmitt Me 262” que operaram na 2º Guerra mundial!!!
Mesmo assim bela matéria!!!
O Me-262 é o protótipo do F-86 Sabre. Embora tivesse sido um avião a jato, a Alemanha nazista não dispunha de pilotos treinados para seus aviões. Quanto à questão das gerações,contamos a partir da primeira guerra importante após a II Guerra Mundial, ou seja, a Guerra da Coréia.
Ah, claro. Belíssima matéria.
Achei muito bom! (e mesmo o F-4 Phanton sendo “uma geração mais avançada” levava um couro dos MIG-21) =D Por que o Rafale não entrou no grupo dos aviões de 4,5 G ? Afinal, tinham tão poucos. Sendo que tanto o F/A-18 quanto o Gripen foram citados… Isso fez demonstrar, mesmo que sem querer, uma puxada pro lado do Super Hornet, já que dos únicos dois citados, o Super Hornet é superior (e eu não deixo de concordar disso). Eu tinha visto algo no The History Channel sobre as gerações dos caças. Mas essa “listagem”, me faz um pouco mais… Read more »
http://www.youtube.com/watch?v=MNrK_JgbrSo&playnext_from=TL&videos=0_6_oUmfCls
Ótimo documentario aconselho olhar
Obs: em ingles
http://www.youtube.com/watch?v=xaS-swEWaOk
Outro documentario
Agora sobre caças a jato
Muito bom recomendo olharem.
Obs: en ingles.
O pessoal fala muito mal dos caças que usam uma única turbina. Por exemplos: F-35, F-16 e Gripen.
O Shukoi Su-35 e o Eurofighter são uma maravilha, mas o F-22 reina nos céus até chegar o PAK-FA.
O F-18 é muito feio mas é bom. rsrs
Quando os EUA introduziram o F-22, uma das caracteristicas básicas atribuida pela USAF para classificar aviões de 5a Geração, era além da tecnologia Stealth, o Supercruise, isto é, velocidade supersonica sem necessidade de acionar o “afterburner”, o que garante uma capacidade muito superior a qualquer outro avião, pois possibilita ir mais longe em muito menos tempo. Durante a seleção e devenvolvimento do F-35, o antigo programa JSF, foi então “esquecido” este atributo, como requisito básico de um avião de 5a geração, pelos especialistas americanos. As malas linguas dizem que se fosse mantida a antiga classificação, a mesma usada para classificar… Read more »
Matéria muito interessante, mas minha visão é um pouco diferente. Eu organizaria a lista de modo a incluir os caças a pistão. Assim, em minha concepção, as gerações dos aviões de caça seriam as seguintes: 1ª Geração: Todos os caças com motor a pistão, abrangendo dos lentos e frágeis biplanos e triplanos de madeira e tela da primeira guerra mundial até o auge da sua evolução que foram os monoplanos de metal da Segunda Guerra Mundial. Ex.: Sopwith Camel, Fokker Dr1 (primeira guerra), Gloster Gladiator e Policarpov I-16 (entre guerras), e no Supermarine Spitfire, Messerchmidt Bf-109, P-47 Thunderbolt, P-51 Mustang,… Read more »
bela concepção essa, dos primórdios a pistão…
A classificação em “gerações” é mais uma convenção que uma norma técnica. É consenso que a 5.ª tem que ser stealth, mas a 4.ª pode ter variantes 4.5, 4.5+, 4.5++…
A Suécia um pais com 10 milhões de habitantes através da SAAB sempre produziu seus aviões de caça (TUNNAN, DRAKEN, VIGGEN E GRIPPEN) e o Brasil um pais com 200 milhões de habitantes compra caças da Suécia, vai entender isso.