57 anos de Força Aérea Portuguesa
A Força Aérea Portuguesa celebra este ano, no dia 1 de Julho, o seu 57º Aniversário, inserido nas Comemorações dos 100 Anos da Aviação em Portugal, e de 26 de Junho a 5 de Julho comemora a data com todos os que visitem a Base Aérea Nº 1 (BA1), em Sintra, onde se realizarão as várias actividades que assinalam o momento.
Assim, quem for à BA1 (Veja como chegar à Base Aérea Nº 1) durante este período poderá visitar a Exposição Temática da Força Aérea Portuguesa onde se apresentarão, numa área coberta de 3200m2, 35 stands representativos de todas as áreas de actividade do Ramo e de algumas entidades convidadas e 4 aeronaves, um JU52, um F16, um Alouette III dos Rotores de Portugal e um Alpha-Jet dos Asas de Portugal.
A Exposição Temática abre portas no dia 26 de Junho, pelas 17H30, apenas para a Comunicação Social, e a partir do dia 27, também pelas 17H30 e até às 22H30, para o público em geral.
Nos dias seguintes e até ao encerrar da Exposição Temática os horários de funcionamento serão os seguintes:
- 28 JUNHO – Abertura ao público às 09H00 com fecho às 22H30
- 29 JUNHO – Abertura ao público às 09H00 com fecho às 22H30
- 30 JUNHO – Aberto ao público das 10H30 às 12H30, e das 15H30 às 22H30
- 01 JULHO – Abertura ao público às 15H30 com fecho às 22H30
- 02 JULHO – Aberto ao público das 10H30 às 12H30, e das 15H30 às 22H30
- 03 JULHO – Aberto ao público das 10H30 às 12H30, e das 15H30 às 22H30
- 04 JULHO – Abertura ao público às 09H00 com fecho às 22H30
- 05 JULHO – Abertura ao público às 09H00 com fecho às 21H00
No exterior, em 12 500m2, estarão expostas 20 aeronaves, representando a história da Força Aérea, bem como um espaço dedicado aos mais radicais com uma torre de escalada, rapel e slide. Também neste espaço poderá ser visitado o balão de ar quente dos Pára-Quedistas do Exército e o Centro de Treino Cinotécnico da Força Aérea (CTCFA) realizará para o público várias demonstrações com cães militares.
Programa das Demonstrações do CTCFA:
- 26 JUNHO – 18H00 abertura dedicada à Comunicação Social
- 27 JUNHO – 18H00
- 28 JUNHO – 11H00 e 18H00
- 29 JUNHO – 11H00 e 18H00
- 30 JUNHO – 11H00 e 18H00
- 01 JULHO – 18H00
- 02 JULHO – 11H00 e 18H00
- 03 JULHO – 11H00 e 18H00
O dia 1 de Julho será assinalado com uma Cerimónia Militar com desfile aéreo e das Forças em Parada que será também aberta ao público.
Programa da Cerimónia Militar:
- 10H00 Chegada dos visitantes ao local da cerimónia (entrada pela Academia da Força Aérea)
- 11H30 Inicio da cerimónia militar
- Honras militares à entidade que preside
- Alocução da entidade que preside
- Cerimónia de homenagem aos militares e civis da Força Aérea falecidos (minuto de silêncio e passagem de quatro F16)
- Imposição de condecorações
- Desfile das Forças em Parada e Desfile Aéreo, envolvendo cerca de 550 militares da Força Aérea.
- Desfile das forças apeadas (cerca de 415 militares)
- Desfile das Forças Motorizadas (11 viaturas)
- Desfile Aéreo (várias aeronaves)
- 12H45 Fim da Cerimónia Militar
As Comemorações intensificam-se a partir do dia 3 com a entrada em exposição do balão de ar quente e com a chegada das aeronaves convidadas, nacionais e estrangeiras, que ficam parqueadas na BA1 para o Festival Aéreo Internacional de dia 5, elevando o número de aeronaves visitáveis para 40.
O último dia destas Comemorações será preenchido com o Festival Aéreo Internacional, em que poderão ser vistas entre as 09H00 e as 18H00, em demonstração, as Patrulhas Acrobáticas da Força Aérea, os Asas de Portugal e os Rotores de Portugal, e também patrulhas nacionais civis e aeronaves militares e civis estrangeiras, como por exemplo o caça Eurofighter espanhol.
Na organização e condução de todos estes eventos, estarão directamente envolvidos cerca de 1000 militares, com o restante dispositivo da Força Aérea em apoio de bastidores e o planeamento e execução dos mesmos (Exposição Temática, Cerimónia Militar e Festival Aéreo) foi tratado como se de uma operação militar se tratasse. A Força Aérea porá, assim, à prova e treinará as suas capacidades de resposta logística, bem como a flexibilidade e a mobilidade, características do Poder Aéreo.
FONTE/FOTO: FAP
É, nossos patricios tambem tam força aerea, apesar de estar reclamando de necessitar de up-grade e tal e que ninguem venha com aquela historinha pra sacanear de um avião de passageiros portugues que caiu num cemiterio em Portugal e pela ultima contagem dos portugueses ja tinha resgatado dois mil mortos.Por favor.
bom …essa nao percebi Pegasus. Um comentario tao ironico que nao percebi nada. 🙂
Para quando o aviao da EMBRAER nas FAP?
Para vossa informação, a FAP é uma das melhores forças do mundo, sempre conquistando os melhores lugares nos jogos de guerra da OTAN ou NATO. Quanto ao upgrade à muito que é necessário mas actualmente para as necessidades do território estamos bem, os F-16 são da série F, com o upgrade feito pelas OGMA (agora propriedade da EMBRAER). Deveram ter lido que a aeronáutica brasileira quer comparar os planos do P-3 português (só a carcaça e motores são americanos, também foi modernizado nas OGMA). Este avião à uns 3 anos “abateu” nos jogos de guerra da ONU o mais avançado… Read more »
Parabéns aos nossos Irmãos!!!
Gostaria de saber se Portugal nao poderia fazer parceria co; o Brasil no desenvolvimento do aviao de 5 geracao?
Os F-16 são muito bonitos.
Acho pouco provável, por razões financeiras e porque penso que nenhum dos países terá o know-how necessário.
Pessoal, Para quem quiser conhecer do que é capaz a Força Aérea Portuguesa, vos aconselho uma pesquisa acerca da operação que montaram após a “descolonização” na África. Os portugas fizeram verdadeiros milagres logísticos. Alguns destes pilotos agora estão na TAP. Presumo que o deste vídeo enviado por um amigo meu irlandês que trabalha na Airbus é de um avião pilotado por um veterano da FAP: http://www.youtube.com/watch?v=qTkXvz6pScs De resto, penso que Brasil e Portugal só tem a ganhar com uma aproximação política de verdade. A CPLP pode vir a ser o embrião de uma poderosa confederação. Um abraço a todos, já… Read more »
Vai aqui o vídeo curto com as melhores;
http://www.youtube.com/watch?v=rYfhC9ft_hk&feature=related
aproveitando a foto, pq vejo alguns F-16 com a bolha do cockpit “amarelada” e outros não? Estariam já “envelhecidos”?
Ok. Próximo.
As FFAA portuguesas padecem de falta de recursos para modernização. Portugal é um país pequeno, devemos lembrar isso.
Já não é o caso do Brasil. Nossas FFAA padecem de falta de recursos, muito mais porque os pólíticos roubam descaradamente, empregam amantes, filhos, sobrinhos e até mordomos e uma vez pegos, se cassados, voltam nos braços do povo idiota tempos depois!
Não quero ser anti-patriota, longe disse. Uma questão, nós os Portugueses dizemos que temos os melhores pilotos do mundo, os Brasileiros também, tal como os Espanhóis, Austríacos, Australianos, etc etc Prefiro dizer que temos pilotos competentes e muito bons, mas coloca-los no TOP, isso já não sei… até podemos ter algum que seja do TOP, até isso acredito mas nós tal com os Brasileiros temos a tendência de elevar as coisas. O Brasil este país irmão têm belíssimos pilotos tal com Portugal. Estive a ler comentários em relação á ultima participação de alguns F5 na RED FLAG e não quero… Read more »
O CANOPY não está amarelo de velho meu caro Madvad, esse amarelo éuma finíssima película de ouro ultilizada para protejer o piloto das radiações dos sensores do avião (foi o que eu li ha muito tempo atrás na revista força aérea), agora, não pergunte porque uns é amarelo e outros não, pois não saberei responder, hehehehehe.
Um abração.
Portugal quer vender parte de seus F-16MLU para quem se interessar.
karlus73
O FX-2 será decidido um dia desses….kkkk… tudo depende da caneta do ministro do planejamento, ou dos interesses escusos de algum deputado ou mesmo do humor do ministro da defesa e da eventual assinatura do presidente…
Aqui o Brasil só existe um tipo de prazo a ser cumprido: O DE PAGAR IMPOSTOS, o resto… fica por conta da autoridade ver se carece cumprir…kkkkkkk!
eheheehehehe… aí está mais um ponto igual a Portugal… está aí a prova que somos mesmo irmãos…
🙂
O que eu contei sobre o P-3 é conhecido bem dentro da FAP, foi-me comunicado quando servi e está documentado (relatórios da operação, debrefing, etc), não sei se existem algumas publicações para o público em geral. A modernização da avionica do P-3 é do produção nacional, desenvolvida com apoio dos engenheiros da FAP para as OGMA. Quanto aos méritos ou deméritos, é verdade que todos pensamos que somos os melhores. Mas existem concursos e classificações (consultem os sites sobre o Tiger meet da NATO), é só consultar. Infelizmente quer aqui no Brasil quer lá em Portugal muitas vezes se esquecem… Read more »
Boas pessoal só uma correcção e em relação ao P3. Compramos uns aos Australianos P3B, mais tarde foram substituídos por outros comprados aos Holandeses P3C. Agora estes vão para os EUA, Lockheed Martin para serem modernizados; aliás o 1 já foi a caminho. Estes terão capacidade para operações de patrulhamento marítimo, guerra anti-superfície e anti-submarina, função para a qual estão destinados.
É, nossos patricios tambem tam força aerea, apesar de estar reclamando de necessitar de up-grade e tal e que ninguem venha com aquela historinha pra sacanear de um avião de passageiros portugues que caiu num cemiterio em Portugal e pela ultima contagem dos portugueses ja tinha resgatado dois mil mortos.Por favor.
bom …essa nao percebi Pegasus. Um comentario tao ironico que nao percebi nada. 🙂
Para quando o aviao da EMBRAER nas FAP?
Para vossa informação, a FAP é uma das melhores forças do mundo, sempre conquistando os melhores lugares nos jogos de guerra da OTAN ou NATO. Quanto ao upgrade à muito que é necessário mas actualmente para as necessidades do território estamos bem, os F-16 são da série F, com o upgrade feito pelas OGMA (agora propriedade da EMBRAER). Deveram ter lido que a aeronáutica brasileira quer comparar os planos do P-3 português (só a carcaça e motores são americanos, também foi modernizado nas OGMA). Este avião à uns 3 anos “abateu” nos jogos de guerra da ONU o mais avançado… Read more »
Parabéns aos nossos Irmãos!!!
Gostaria de saber se Portugal nao poderia fazer parceria co; o Brasil no desenvolvimento do aviao de 5 geracao?
Os F-16 são muito bonitos.
Acho pouco provável, por razões financeiras e porque penso que nenhum dos países terá o know-how necessário.
Pessoal, Para quem quiser conhecer do que é capaz a Força Aérea Portuguesa, vos aconselho uma pesquisa acerca da operação que montaram após a “descolonização” na África. Os portugas fizeram verdadeiros milagres logísticos. Alguns destes pilotos agora estão na TAP. Presumo que o deste vídeo enviado por um amigo meu irlandês que trabalha na Airbus é de um avião pilotado por um veterano da FAP: http://www.youtube.com/watch?v=qTkXvz6pScs De resto, penso que Brasil e Portugal só tem a ganhar com uma aproximação política de verdade. A CPLP pode vir a ser o embrião de uma poderosa confederação. Um abraço a todos, já… Read more »
Vai aqui o vídeo curto com as melhores;
http://www.youtube.com/watch?v=rYfhC9ft_hk&feature=related
aproveitando a foto, pq vejo alguns F-16 com a bolha do cockpit “amarelada” e outros não? Estariam já “envelhecidos”?
Ok. Próximo.
As FFAA portuguesas padecem de falta de recursos para modernização. Portugal é um país pequeno, devemos lembrar isso.
Já não é o caso do Brasil. Nossas FFAA padecem de falta de recursos, muito mais porque os pólíticos roubam descaradamente, empregam amantes, filhos, sobrinhos e até mordomos e uma vez pegos, se cassados, voltam nos braços do povo idiota tempos depois!
Não quero ser anti-patriota, longe disse. Uma questão, nós os Portugueses dizemos que temos os melhores pilotos do mundo, os Brasileiros também, tal como os Espanhóis, Austríacos, Australianos, etc etc Prefiro dizer que temos pilotos competentes e muito bons, mas coloca-los no TOP, isso já não sei… até podemos ter algum que seja do TOP, até isso acredito mas nós tal com os Brasileiros temos a tendência de elevar as coisas. O Brasil este país irmão têm belíssimos pilotos tal com Portugal. Estive a ler comentários em relação á ultima participação de alguns F5 na RED FLAG e não quero… Read more »
O CANOPY não está amarelo de velho meu caro Madvad, esse amarelo éuma finíssima película de ouro ultilizada para protejer o piloto das radiações dos sensores do avião (foi o que eu li ha muito tempo atrás na revista força aérea), agora, não pergunte porque uns é amarelo e outros não, pois não saberei responder, hehehehehe.
Um abração.
Portugal quer vender parte de seus F-16MLU para quem se interessar.
karlus73
O FX-2 será decidido um dia desses….kkkk… tudo depende da caneta do ministro do planejamento, ou dos interesses escusos de algum deputado ou mesmo do humor do ministro da defesa e da eventual assinatura do presidente…
Aqui o Brasil só existe um tipo de prazo a ser cumprido: O DE PAGAR IMPOSTOS, o resto… fica por conta da autoridade ver se carece cumprir…kkkkkkk!
eheheehehehe… aí está mais um ponto igual a Portugal… está aí a prova que somos mesmo irmãos…
🙂
O que eu contei sobre o P-3 é conhecido bem dentro da FAP, foi-me comunicado quando servi e está documentado (relatórios da operação, debrefing, etc), não sei se existem algumas publicações para o público em geral. A modernização da avionica do P-3 é do produção nacional, desenvolvida com apoio dos engenheiros da FAP para as OGMA. Quanto aos méritos ou deméritos, é verdade que todos pensamos que somos os melhores. Mas existem concursos e classificações (consultem os sites sobre o Tiger meet da NATO), é só consultar. Infelizmente quer aqui no Brasil quer lá em Portugal muitas vezes se esquecem… Read more »
Boas pessoal só uma correcção e em relação ao P3. Compramos uns aos Australianos P3B, mais tarde foram substituídos por outros comprados aos Holandeses P3C. Agora estes vão para os EUA, Lockheed Martin para serem modernizados; aliás o 1 já foi a caminho. Estes terão capacidade para operações de patrulhamento marítimo, guerra anti-superfície e anti-submarina, função para a qual estão destinados.