Gripen NG Demo decolando de Malmen - 5

vinheta-perfil-aereo Durante a Guerra Fria, as Forças Armadas suecas estavam se preparando para defender seu país contra uma possível invasão da União Soviética. Mesmo que a estratégia defensiva tivesse um princípio de proteção absoluta do território sueco, planejadores militares calcularam que poderiam eventualmente ser superados.

Por essa razão, a Suécia tinha uma estratégia de dispersão de seus equipamentos militares por todo o país, a fim de manter a capacidade de infligir danos ao inimigo, mesmo que as principais bases militares fossem perdidas.

Sendo assim, dentro dos requisitos da Força Aérea Sueca, o Gripen foi um caça concebido para ser capaz de pousar e decolar de rodovias, ser reabastecido rapidamente, e decolar de volta para o combate. O Gripen pode ser reabastecido e rearmado em dez minutos, por uma equipe de cinco conscritos.

Na era pós-Guerra Fria, essa capacidade de dispersão do Gripen tem-se revelado de grande valia para operações expedicionárias.

O Gripen NG é uma versão melhorada, com motor mais potente, com maior capacidade de combustível, maior carga útil, aviônicos atualizados e outros melhoramentos. O demonstrador foi apresentado em 23 de abril de 2008.

O novo Gripen NG (Next Generation) é propulsado por uma turbina GE/Volvo Aero F414G, uma evolução do motor do F/A-18E/F Super Hornet. Ele tem 20% a mais de empuxo (22.000 libras), permitindo a velocidade supercruise de Mach 1.1, armado com mísseis ar-ar.

Comparado com o Gripen D, o peso máximo de decolagem do Gripen NG aumentou de 14.000 para 16.000kg (30.900-35.300 lb), com um aumento de peso vazio de 200kg (440 lb).

Uma das críticas ao Gripen é a de que ele teria pouca autonomia. Mas devido à realocação do trem de pouso principal, a capacidade interna de combustível aumentou em 40%, resultando no aumento da autonomia de translado para 4.070 km (2.200 NMI). O raio de ação para combate aéreo (4 mísseis BVR, dois WVR e dois tanques) é de 1.300km. O nova configuração do trem de pouso também permite a adição de dois pilones sob a fuselagem.
A versão AESA do radar PS-05/A da aeronave fará o primeiro vôo de ensaio em meados de 2009.

Talvez pelo fato de ser monomotor, entre os finalistas do Programa F-X2, o Gripen NG é o que possui o menor custo de aquisição e o menor custo por hora de vôo, fatores que podem pesar na escolha do vencedor.

Outra vantagem do Gripen para a FAB é sua capacidade de operar em pistas mal preparadas e curtas. Ele pode decolar de pistas de 800m de comprimento e pousar em rodovias. Essa seria uma vantagem imensa para o emprego em táticas de dispersão e no deslocamento da aeronave para a Região Amazônica.
O Gripen está em serviço nas Forças Aéreas da Suécia, República Tcheca, Hungria, África do Sul e foi escolhido também pela Tailândia. Um total de 236 aeronaves já foram encomendadas.

Para conhecer mais sobre o Gripen NG, recomendamos o link abaixo, que contém a proposta que está sendo oferecida à Holanda:
http://www.jsfnieuws.nl/wp-content/NLGRIPENPRESSBRIEFAug08.pdf

Gripen NG under

Gripen NG Demonstrator

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Igor

Sem dúvida é de ser levado em consideração, o problema talvez seja a transferência de tec. Belas fotos! No aguardo do rafaleco e S.H

RL

O bicho é bonito.

Se antes a questão da autonomia era um problema, agora já não pode ser levado tanto em consideração, más temos outro problema que julgo ainda maior.
Tranferência de Tecnologia.

FALCON

Pra mim esse aí tem poucas chanses,por falar em candidatos ao FX alguém viu a repotagem do jornal da globo ontem a noite sobre esses finalistas,não sou perito mas achei os preços um pouco exagerados ou é isso mesmo,alguém tire essa dúvida.ABRAÇOS.

edilson

ACho que se for escolhido o rafale, poderiam considerar a possibilidade destes sairem de fábrica com CFT de forma a ampliar o alcance sem ter que usar tanques subalares, o gasto de gazosa seria reduzido…

edilson

em tempo, o mesmo vale para o gripen…

na verdade eu queria o flanker…. buáaaaaaaaaaaaaaaaa

Elden

Foi noticiado pela mídia que o Gripen NG teria o valor de 76 Milhões a unidade, F18 valor de 55 Milhões e Rafale creio que 75 Milhões.
Isto está correto? Tendo em consideração apenas um motor?
Se o valor for este, fica inviável pois futuramente o Brasil precisará de mais um modelo para a marinha, a não ser que os Suecos queiram desenvolver uma versão naval conosco.
Um abraço a todos.

Henrique Sousa

Você luta como você treina!

Só o avião estacionado no pátio, bonito e cheio de potencialidades não resolve nada (só acaricia o ego de alguns…).

Para mim o que permitir maior proficiência das equipagens deverá ser escolhido.

Roberto

um avião muito bonito, pousa em estradas, bem equipado, fantástico; mas como dizem pode ser inviável pois os EUA não tranfeririam a tecnologia, apesar da entrevista do presidente da Boeing dizer o contrário. EU acredito que será feita a tranferência de tecnologia se vier o Hornet, caso contrário eles vetam.

Tiago Jeronimo

Apesar de ser uma aeronava fantastica prefiro um bimotor para a FAB. Dos 3 finalistas ele é o último da minha lista, quem sabe se ele viesse pra ser a parte low do F/A-18E/F ou do Rafale, ai sim seria demais 😉

João-Curitiba

É o avião perfeito para o Sul do País. A região Sul tem as mesmas dimensões dos países onde ele já opera.

paulo

Se os preços forem os mencionados na reportagem ontem já deu F18 – F Super Hornet na cabeça!
75 pelo Rafale, 76 pelo gripen e 55 pelo F18!
A cada 3 de um dos europeus da pra comprar 4 americanos….

edilson

Caro Paulo.
não esqueça-se que tão importante quanto o custo de aquisição é o de manutenção e ai neste quisito o rafale e o F-18 são superiores ao gripen, pelo simples fato de possuirem 2 motores.
no caso do F-18 pode-se dizer que só na motorização é algo muito perto de 2x o gripen.

edilson

Acho importante, conforme já foi sugerido por um colega do blog, que sejam feitos comparativos custo operacional, vida útil e índices de prontidão destas aeronaves, só daí pode-se tirar conclusões quanto ao custo final.
seria bom seos Fabricantes a a FAB apresentassem estas planilhas

Manfred Von Richthofen

Pessoal, o custo operacional do Gripen é metade do custo dos outros dois concorrentes. Para uma Força Aérea como a nossa que não voa como deveria por falta de combustível, isso é um fator importantíssimo.
O Rafale é um avião que ainda está em desenvolvimento, ninguém quis comprar, tem poucos aviões voando e é muuuuito caro. É uma tremenda furada pra gente.
O Gripen é o melhor de todos, disparado!

Thiago

Sou mais o gripen porém tem um problema se numa eventual guerra com a venezuela ele daria conta dos Su-30?

Manfred Von Richthofen

Com certeza Thiago, nós temos AEW e os venezuelanos não. A dupla R99 + Gripen é imbatível.

Xr

A Venezuela não tem AWACS ainda! Me parece que em suas novas aquisições constam duas ou três aeronaves de alerta aéreo antecipado. Muito provavelmente a FAV deve estar estudando a doutrina de emprego dessas aeronaves há muito tempo. Me perdoem aqueles que forem contra, mas creio que neste caso o Rafale constitui a melhor opção, uma vez que assinamos uma série de outros contratos com a França, o que aumenta(teoricamente)as possibilidades de uma real transferência de tecnologia, o que certamente iria ajudar no desenvolvimento do Rafale e em possíveis vendas posteriores.Talvez as vendas do Rafale não estejam altas devido ao… Read more »

TAER

Sem duvida uma bela maquina! Mas imaginem só uma delas pousando em alguma rodovia do norte ou nordeste do Brasil! Ficaria aos pedaços!
Sds.

LEANDRO FURLAN

NÃO ESQUEÇAM DE UMA COISA: o custo mencionado do F/A-18E/F Super Hornet é SEM TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA. Acredito que o preço do Gripen e do Rafale já esteja inclusa a planta de fabricação no país. O Gripen NG é um “VW Fox” transformado em “Cross Fox”, ou seja, muda por fora e no fim não muda nada. Para voar o que o Rafale voa, o Gripen tem que decolar com no mínimo 3 tanques de combustível. A versão NG voa com 2 ventrais, e não a configuração com 1 ventral e 2 sob as asas como no Gripen C. Ou… Read more »

Alfredo_Araujo

Leandro, a capacidade interna de combustivel do Gripen NG é 40% maior q a do Gripen C/D… citam um alcaçe superior ao do Rafale..

E a comparação q vc fez entre a versão atual e a NG do Gripen não é valida… pois por fora ele quase nao mudou, só por dentro, diferente do q vc falou! O NG alem de ter a autonomia aumentada possuir um radar AESA e teve o motor trocado por uma versão com capacidades de supercruiser…

Nunão

Gripen NG como lo de um hi-lo mix? Ele é tão hi quanto os outros!!!! Dizer se por ser bimotor, monomotor, um pouco mais de autonomia aqui ou ali, radar esse ou aquele faz de um dos três o melhor caça é uma coisa. Por exemplo, a princípio os bimotores vão mais longe, mas nem sempre isso é verdade, ou as diferenças práticas em algumas situações (por ex, raio em interceptação supersônica) não são assim tão gigantescas – muitas vantagens / desvantagens de uns e outros são compensadas e, no fim das contas, muita coisa se equilibra nesses três. O… Read more »

Nunão

Esqueci de acrescentar: o Super Hornet está na minha opinião vem logo atrás, num segundo lugar bem próximo. Mas as horas de vôo totais em caças a jato na FAB, nas condições que conhecemos, iam no caso do SH ser adotado sobrar mais para os “lo” de um mix. Com o Gripen, a primeira linha poderia voar e se exercitar a custos menores, a meu ver.

CorsarioDF

Se esses preços estiverem corretos, sem dúvida alguma vai dar F/A-18 E/F!!! Com ou sem transferência de tecnologia! Escrevam o que eu tô dizendo. Simplesmente uma pena. Mais vamos em frente, é melhor que os Mirage 2000-9 que o pessoal tá murmurando… Ainda estou magoado com a eliminação do Su-35… Sds.

Walderson

Galera,
depois da reportagem do Jornal da Globo de ontem, fiquei desanimado. O preço do Super Hornet é muito inferior, mas não foi dito se é o caça limpo ou se é equipado, no caso do Rafale e do Gripen. A diferença foi muito grande. Os preços são os falados acima. Não quero nem pensar que vai dar EUA na jogada. Prefiro os outros dois.

Walderson

Em tempo,
só um detalhe me preocupa no Gripen. A sonda de reabastecimento dele foi um dos detalhes que desagradaram a FAB no F-X. Ela fica muito próximo da entrada de ar esquerda. Se não houver cuidado, pode ser engolida.
Sds.

marcelo

por mim a FAB teria comprado uns SUKOI 30 MK (pra mim ganha de longe dos f-18 SH )ja taria bom demais ia sair mais barato e teriamos os melhores avioes da america do sul e acabaria com essa embrolio todo…..jogo de cartas marcadas..vai ganhar o rafale….ou entao nao vai ajudar no submarino

Caçador

Thiago, os suecos projetaram o Gripen com um só pensamento: defender o seu país da ameaça russa. Poucos como eles conhecem as idiosincrasias daquele país. Graças à sua baixa assinatura eletrônica e visual, e a um dos sistemas de data-link mais sofisticados do mundo, a Suécia sempre esteve à altura dos desafios. Caso o Gripen NG seja o escolhido, e tenhamos a competência de absorver a tecnologia de network center, estaremos muito à frente de qualquer outro país sul-americano, inclusive da Venezuela com os seus Sukhoy.

Baschera

Walderson,
O preço do SH é flay-away, ou seja, peladão, pé-de-boi.
Mas se os USA quiserem mesmo, subsidiam o preço do mesmo, via FMS e aí os gauleses e suécos ficariam a ver navios, digo, aviões…hehehe.
Sds.

Elden

Caracas!!!
Acho que no fundo Huginho tá ajudando nóis!!!
Os Americanos não vão querer perder essa, pode contar, nem que o F18 saia a custo de fábrica!!! e venham dezenas de F18C de graça. rissss…

Pensem!!!
Huguinho tá indo no supermercado Russo comprar e eles estão gostando. Os americanos já com pé atrás criaram a 4ª frota; coincidência? não creio.
Um aliado com o potencial que o Brasil tem hoje na américa do sul, não tem preço!!!
A balança tornaria a se equilibrar, não acham?
Um abraço…

João-Curitiba

Prezado Elden.
Seu raciocínio é perfeito. Mas me surgiu uma dúvida quanto ao que acham os norte-americanos: e se a gente dá os F18 pra eles e depois eles se aliam ao Chávez? Eles não esquecem que logo após a posse, Lula foi churrasquear na Granja do Torto com Chávez e o camarada Fidel…

Walderson

João-Curitiba, sem querer ofendê-lo, camarada, mas acho que está faltando um lado na sua história. Realmente ele fez isso, mas a maior parte do que falaram para que ele não fosse eleito não se concretizou. Por exemplo, muito se falou que o Lula não cumpriria os contratos, ele cumpriu e está cumprindo. O Dr. Antônio Ermírio (não sei se escreve assim), dono do Grupo Votorantim, falou que iria embora, pois o PT não respeitaria nada. Até agora estou esperando ele comprar as passagens. Ele nunca mais falou nada disso. A Regina Burra Duarte apareceu na TV chorando, tentando fazer a… Read more »

João-Curitiba

Prezado Walderson. Assino embaixo do que você escreveu. Apenas procurei fazer um exercício de adivinhação. Procurar imaginar o que eles (os EUA) estariam pensando sobre o atual presidente. Como eles (os EUA) são pragmáticos, corrupção, mensalão, favorecimento, isso não importa muito. Pelo contrário, se são corruptos, mais fácil comprar. Apenas lembrei dos tombos que eles já levaram: Fidel derrubando o Batista e depois alinhando-se com Moscou; Sadan ajudando a combater o Irã e depois virando a mesa; Bin Laden sendo treinado pela CIA para combater os russos no Afeganistão e depois… bem, depois….; a própria Rússia recebendo ajuda para combater… Read more »

Roberto

João-Curitiba, pode ter certeza que eles sabem melhor do que a gente sobre o nosso clima político…eles estão mais perto deste ‘clima’ que nós, pobres e simples eleitores.

Walderson

Perfeito, João-Curitiba,

mas acho que não tem mais riscos não, e eles (EUA) sabem disso. O negócio é que onde tem dinheiro não tem socialismo. É o caso de nosso governo.
Um abraço, amigo.

Elden

Caros Amigos Patriotas. Quem derá se cada cidadão desse imenso pais fossem como nós!!! Sempre pensamos para o coletivo, para o bem da nação!!! Vocês estão de parabéns!!! Este Blog, os idealizadores, os participantes estão de parabéns!!! É muito bom, e sadio ler e “tentar” ajudar de alguma forma o nosso querido Brasil. Prezado João-Curitiba e Walderson: Eles (EUA) não tem escolha, ou tentam manter um aliado “diga-se de passagem que nunca deu trabalho para eles e que até agora não somos valorizados como deveríamos por eles” ou verão no futuro próximo, mais uma nação virando as costas, não digo… Read more »

[…] dos perfis do Saab Gripen e do Boeing F/A-18E Super hornet, chegou a vez de tratarmos do caça francês Dassault Rafale.  O […]

Flávio

Caros amigos, Gostei muito dos comentários. Temos que observar algumas coisas. 1. O F-18 não virá com transferência de tecnologia. 2. O Rafale ao meu ver é o melhor para o país ( o modelo F3 – naval – foi testado no nosso atual NAe São Paulo), porém é um projeto muito novo e não ganhou nenhuma concorrência!!! 3. Analisando isto e outras coisas, a melhor opção seria o Gripen NG. Seu custo operacional (isto é tudo para um país como o Brasil) é o mais baixo e, dos três é o de valor mais baixo. A Globo está manipulando… Read more »

Rodrigo

Não acredito que se o Brasil não escolher o Rafale a França vetará o submarino. Todo mundo precisando de $$, duvido a França largar mão de bilhões de US$ na venda de submarinos e helicópteros. Qualquer caça que vença será melhor do que os que operamos. Mas a minha preferência pelo custo de uso e de manutenção é o Gripen NG. Apenas fugindo um pouco do assunto, não gostei da compra dos helicópteros de ataque russos. Tudo bem é melhor tê-los do que não ter nenhum de ataque, mas, como ao que tudo indica usaremos de um lado versões do… Read more »

Edmar

Fiz algumas pesquisas pela Internet sobre os caças “Boing F-18”, “Dassault Rafale C” e “Saab Gripen NG” e vou passar resumidamente a vocês. O “Boing F-18” sem duvida é um dos melhores aviões de combate, só que esses aviões já estão um pouco mais velhos do que o Rafale e o Gripen, além de que o Rafale e o Gripen são mais rapidos e ligeiramente melhores do que os F-18. E se os F-18 forem vendidos para o Brasil, não saberiamos se os Americanos iriam transferir tecnologia para nós e eles não iriam vender armamentos de primeira linha e sim… Read more »

trackback

[…] os F-5EM da FAB atuaram na defesa aérea, os Gripen da Força Aérea Sueca cumpriram missões de ataque na Red Flag. Na foto, o jato aparece equipado […]

Nautilus

Senhores, Para os que acham que o Gripen NG tem baixa autonomia, como o sr. Furlan, recomendo que atualizem-se. O Gripen NG não é Fox transformado em CrossFox. Se voc~e acha que por fora muda e por dentro não muda nada, saiba que é exatamente o contrário: O Gripen NG tem todas as suas modificações “sob a pele”. O Gripen NG tem raio de combate similar ao do Rafale, custando bem menos do que ele e com custo operacional também muito menor. E quem acha que ele dificilmente leva o F-X2, deveria se perguntar por que a FAB estabeleceu como… Read more »

Don D

Olá, Na verdade, analisando os 3 pelo lado técnico, o Gripen parece levar vantagem em muitos quesitos, vamos a eles: 1)Dimensões e peso. Raf-10,9 x 15,3 x 5 24t GRIP 8,4 x 14 x 4,5 16t F-18-13,6 x 18,3 x 4,8 29,9t Ou seja o Grippen é menor e mais leve, facilitando atividade logística e também viabilizando um projeto naval para a catapulta do nosso a-12 que tem cap. até 20 t. Também o uso em estradas e pistas curtas e mais rudimentares. 2)Carga Bélica. RAF – 8.000kg GRIP -6.300kg F18-8.000kg Neste quesito rwalmente são 1700kg de diferença, mas em… Read more »

Evandro

Se o Brasil quer um caça para defender sua soberania aqui na América do Sul, esse caça é o F18 Super Hornet E/F.

Lucas Calabrio

Deveriam colocar os concorrentes em torno de 12 unidades raf 12 f-18 e 12 gripen e apresenta-los como seriam vendidos e com a pretensa transferencia de tecnologia e colocalos em combate simultaneos e individuais e o melhor levaria. Acredito ser o ideal

Lucas Calabrio

Outra sugestao seria a aquisicáo dos tres e ampliar o projeto e dividi-los por regiao
1- Gripen sul do pais
2- F-18 Norte do pais
3- Rafale para as demais regioes
Estas posiçoes podem ser revista e readequadas.
Sei que é caro porem todos com transferencia de tecnologia para futuro caça nacional sem depender de ninguem.E mostrar que estamos preparando para nos defender. Quenao investe no nao colherá frutos
Vejam a Embraer que mesmo com o seu modesto AMX tem manobrabilidade em voo de baixa altitude superior ao f-16

Lucas Calabrio

Teremos os off set multiplicado por 3
Precisamos de pelo menos 5 AWACS
Obs: os combates seriam com os seus melhores pilotos de cada país

Lucas Calabrio

Os avioes serao monopostos ou bipostos?
os monoposto tem caracteristica de defesa e o biposto é o verdadeiro caça de ataque

Lucas Calabrio

Algo para refletir: 1-A vitória dada como certa dos radares franceses para o programa sivam e vejam quem ganhou foram os americanos. 2-O Rafale quem os tem alem da França ? Ninguem porem isso pode ser uma grande vantagem pois ninguem saberia como lutar contra ele. 3- No ultimo red flag os Rafales nao foram abatidos. 4- Muito provavelmente os americanos querem que fiquemos com as sobras ou os descartes do seu “moderno e economico” f-18 super ou voces acreditariam que liberariam os codigos fontes se nao já fossem ultrapassados? 5- O Gripen pode ser útil para paises de area… Read more »

Lucas Calabrio

quero informar que proteger patrimonio dessa grandeza como o do Brasil nunca sera caro e vale a pena

Lucas Calabrio

A Alemanha comprou “apenas” 180 typhon sendo 140 monoposto para defesa e 40 biposto para ataque
e a area da Alemanha é menor que 500.000km2 e o Brasil tem 8,5 milhoes de km2
Com muito mais riquezas