Quarenta bombardeiros russos treinam perto do Japão
Segundo notícia da Ria Novosti, aproximadamente 40 bombardeiros estratégicos russos vão participar de um exercício de cinco dias no mar territorial da Rússia, próximo à fronteira japonesa. A informação foi dada pelo porta-voz do Ministério da Defesa da Rússia, coronel Vladimir Drik, na segunda-feira, 16 de abril.
O exercício de longo alcance já começou no início da própria segunda-feira, e inclui bombardeiros aéreos e lançamento de mísseis de cruzeiro no campo de tiro de Litovka, segundo o coronel. Outras missões programadas são de patrulha aérea e reabastecimento em voo. Participarão aproximadamente 30 tripulações de bombardeiros estratégicos Tu-95MS Bear, 10 tripulações de strategic bombardeiros Tu-22M3 Backfire e duas de aviões reabastecedores Il-78.
Ainda segundo a notícia da Ria Novosti, o Japão tem estado preocupado com os voos de bombardeiros russos próximos à sua costa. No início de fevereiro, um total de cinco aviões russos, incluindo dois bombardeiros estratégicos Tu-95 Bear e dois reconhecedores Su-24 Fencer, além de um A-50 Mainstay de alerta aéreo avançado e controle, voaram próximos ao território japonês, porém sem penetrar no seu espaço aéreo. Eles foram acompanhados por caças F-15 e F-16 (sic) da Força Aérea de Auto Defesa do Japão.
FONTE: Ria Novosti (tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo)
FOTO: USAF
Este Tu-95 é uma aeronave fantástica e mortal não é sem propósito este tipo de escaramuça.
Em off
Será aquele piloto que desertou com seu caça também fazia este tipo de exercício?
“Vinícius Ribeiro, do Facebook:
Acredito que a matéria acima contenha com um pequeno erro.O Japão não opera o F16 e sim sua variante muito modificada o Mitsubishi F2 .”
De fato, Vinícius, a matéria original da Ria Novosti errou nesse sentido e não reparamos. Grato pelo aviso, acrescentamos agora um “sic” ao lado da informação, indicando o engano.
o velho Urso dando uma esticada nas costas…hehehehe
Recomenda-se a JASDF reforçar seus estoques de vacina antí-tetânica, pois a ferrugem nessas velharias russas é grande.