Mais P-3 chegando
A equipe do Grupo de Acompanhamento e Controle na Empresa EADS-CASA (GAC-CASA) recebeu, em Sevilha, Espanha, a terceira aeronave P-3AM do contrato de modernização assinado pelo Comando da Aeronáutica por meio da Comissão Coordenadora para o Programa da Aeronave de Combate (COPAC). O FAB 7200 (P-3A – Orion Modernizado) foi trasladado ao Brasil pela tripulação do 1º Esquadrão do 7º Grupo de Aviação (1º/7º GAv – Esquadrão Orungan), que irá operá-lo na proteção do litoral brasileiro, da Amazônia Azul e de seus recursos naturais. A aeronave chegou a Salvador (BA), sede do esquadrão, dia no 11 de fevereiro.
FONTE: FAB
NOTA DO EDITOR: o Poder Aéreo já havia informado sobre a chegada da aeronave no dia 13
VEJA MAIS:
Aliás, quem quiser a foto da capa da revista Forças de Defesa nº2 (está na barra lateral) em alta resolução é só entrar no endereço abaixo
http://www.fab.mil.br/sis/enoticias/imagens/original/11351/il0c9278.jpg
Não havia me dado conta que nossos P-3 estão vindo com a sonda do MAD.
Achava que esse equipamento estava em desuso tendo em vista a prática das marinhas em desmagnetizarem os cascos e do uso de aços amagnéticos em submarinos, o que piora a já não tão eficaz performance do equipamento, que era tido como muito inconsistente dado a só detectar submarinos próximos à superfície.
O P-8 já não o utiliza e tão pouco os MH-60R.
Gostaria de saber a opinião dos colegas.
Um avião que veio com atraso e com destinatário errado.
Tinha que ir para a Marinha do Brasil.
A FAB sabe o que fazer c/ uma aeronave dessas.
A MB nem sabe p/ o que, aeronave de asa fixa serve.
Voaram somente em helicópteros durante mto tempo, então estão sempre c/ a cabeça girando, girando, girando…
É fácil.
Só tem que avisar que não dá para pousar em porta-aviões.
joseboscojr
Não é só a sonda que está em desuso, é o próprio avião.
Essa maravilha da tecnologia foi projetado na década de 50 e virou P-3 na década de 60. Não dúvido que esses aviões sejam dos primeiros lotes produzidos, já que estavam estocados no deserto. Tudo bem, tudo bem… o avião foi modernizado, mas… são cinquenta anos de uso.
O P-3 Orion teve três versões, basicamente, a A, a B e a C. As versões compradas pela FAB foram a A, modificada posteriormente pela EADS-CASA. Logicamente, as versões Alfa (A) foram antes produzidas e portanto são mais antigas. A FAB comprou suas unidades do Deserto do Arizona, unidades que eram da AMARC.
As células adquiridas pela FAB possuem média de 46 anos, ou seja, são bem velhinhas.
Resumi beeeeem resumido uma parte do texto da revista número dois da Forças de Defesa.
Daglian disse:
Resumi beeeeem resumido uma parte do texto da revista número dois da Forças de Defesa.
Pô Daglian, tá entregando o ouro! 🙂
Pois é. Tem limitações.
Mas qual é a alternativa?
P-8? Sim, mas cada unidade só custou US$ 220 milhões para a Índia.
A FAB tem dinheiro para isto?
NÃO.
E, de mais a mais, o P-3 ainda é operacional em várias FA’s mundo afora. E por muitos anos ainda será uma arma efetiva.
Com o orçamento de fome da FAB, tá muito bom.
E falando em orçamento, alguém tem idéia de onde serão feitos os cortes do MinDef?
Desculpe-me Poggio, realmente entreguei parte do ouro sim, mas uma parte muito pequena frente à qualidade da matéria. Na verdade, esta parte específica poderia ser encontrada sim em outra fonte, mas claro, seria mais demorado.
Desculpe-me profundamente, foi um erro que não percebi antes de apertar entrer.
Caro Daglian
Foi só uma brincadeira
Sim o avião é antigo, porém não é rodado. Foram fabricados e depois pouco utilizado e logo estocado. Ou seja apesar de ser antigo ele não foi utilizado por muito tempo. E o P-3 até o P-8 entrar em operação é o melhor avião de patrulha do mundo. Tanto que a NAVY ainda tem muitos deles voandos ( quando falo muitos é uma coisa absurda, falo pq já vi pessoalmente).
Caro Poggio,
Mesmo assim, fica como lição para que eu pense melhor antes de postar!
Abraços.
Haveria como fazer um E-170/MP ????
Marcos,
Havendo mercado tdo é possível, mas veja que o EMB-111, não fez assim uma boa figura; do pto de vista comercial.
OLá,
Marcos quando serviço é bem feito deve ser elogiado, nesse caso o avião foi a melhor escolha em custo beneficio por tempo no ar e o up-grade, isso não passa de pegação de pé e mania de criticar tudo…
Usuarios atuais de P-3 mundo afora:
Australia, Canada, Grecia, Alemanha, Japão, Nova Zelandia, Portugual, Espanha, Estados Unidos etc etc etc, a lista vai longe….
Se estamos desatualizados o mundo inteiro está!!!!
Abraços,
E o armamento dos P-3 quando chega? mísseis anti-navio Harpoon, torpedos MK-48, etc
Bom, o P-3 foi produzido na Década 50 do Século Passado e chegou ao brasil na segunda Década do Século XXI…são +/- 60 anos…pode-se presumir então que lá por 2040 cheguem os F-15! Uhuuu!
🙁
edcreek
A lista vai longe, disso eu sei, mas enquanto os da lista estão de saída, os nossos estão de entrada.
Só como exemplo: EUA: Boeing P-8; Japão: Kawasaki P-X.
——-
Mauricio R.
De fato o Emb-111 não foi aquele sucesso todo, embora que ao longo dos últimos trinta anos foram essas aeronaves que acabamos utilizando. E perguntei sobre um eventual P-190 porque justamente o P-8 é um derivado do Boeing 737. O próprio P-3 é um derivado do Electra.
Mais um trabalhinho p/ o Hércules:
“The SC-130J Sea Herc will offer an affordable replacement for the P-3 Orion maritime patrol aircraft (MPA) and anti-submarine warfare aircraft (ASW),…”
(http://www.defensenews.com/article/20120216/DEFREG03/302160008/Singapore-Lockheed-Unveils-Plans-2-C-130-Variants?odyssey=mod|newswell|text|FRONTPAGE|s)