Caça sueco que pode equipar a FAB fracassa em teste na Suíça
O avião de combate Gripen, do grupo sueco Saab, fracassou nos testes realizados pelas forças aéreas suíças, país que decidiu adquirir recentemente 22 unidades, afirma um relatório confidencial com data de 2009 e publicado neste domingo pelo jornal Le Matin Dimanche.
Segundo o documento, “a eficácia global do Gripen MS21 é insuficiente para alcançar a superioridade aérea ante ameaças futuras” e o avião é “incapaz de alcançar as mínimas capacidades em todos os tipos de missões examinadas”.
No dia 30 de novembro, Berna anunciou a escolha do Gripen, que competia com o Rafale francês e com o Eurofighter, do grupo EADS. O ministro da Defesa, Veli Maurer, justificou a decisão afirmando que o avião sueco cumpria as exigências militares.
O avião sueco é um dos finalistas da concorrência aberta pelo governo brasileiro para a compra de 36 caças para a Força Aérea Brasileira (FAB), em um negócio que pode chegar a cerca de R$ 10 bilhões. O Gripen concorre com o americano F-18 Super Hornet (Boeing) e o francês Rafale (Dassault).
FONTE: AFP, via Terra
NOTA DO PODER AÉREO: A notícia original encontra-se neste link.
Só replicando o comentário no lugar certo: Pelo que entendi, o caça avaliado inicialmente foi o Gripen C, que ficou aquém dos parâmetros (F-18C/D operados pela FAS). Rafale e Eurofighter foram superiores, mas nem tanto. Depois foi feita uma revisão com os caças para serem entregues em 2015. Todos os 3 receberam upgrades, mas o Gripen MS21, foi o que deu o maior “salto” em termos de evolução. Mesmo assim ele chega perto do “6″. Como a avaliação técnica é apenas uma parte do “bolo”, sem dúvidas em outros critérios o Gripen MS21(E/F) derrotou o Rafale e o Typhoon. Traduzindo,… Read more »
Mais lobby da Dassault. E “notícia” velha, aliás.
O “Le Matin Dimanche” pode até ser suíço, mas é da parte fracófila da Suiça e, por isto mesmo, editado em francês.
E é um jornal da mídia não especializada, diga-se de passagem. Assim, não é lá confiável.
E com a divulgação do tal “documento secreto” o que o jornal sugere? Que houve corrupção na escolha?
A impressão que dá é que algum dos fornecedores que perderam a concorrência na Suíça (e não necessariamente a Dassault) está começando a agir como Hawker Beechcraft quando perdeu o LAS.
“Francófila”.
O Gripen que foi avaliado e não cumpria os requisitos foi o Gripen C, mas o avião comprado foi o Gripen NG, outro avião, que cumpriu todos os requisitos. Simples assim. O resto é choro de perdedor…
Xororô de perdedor e mais nada.
é para um pais pequeno pode dar certo para um pais grande não tem como …é só analisar as coisas …..o brasil
A FAB se vira mto bem c/ o F-5, depois de ter-se virado c/ o Mirage III e nenhum dos 2 são aeronaves grandes.
Se é necessário pensar grande, então teremos o F-15 e o Su-30, que são realmente grandes e capazes.
Novamente, Le Jaca sobra pelos cantos…
Pessoal
Olhem essa, avaliação na Suiça:
http://www.network54.com/Forum/211833/thread/1329061105/last-1329070527/How+Swiss+evaluated+the+Rafale%2C+Eurofighter+and+Gripen!
o link do relatório aqui:
*ttp://ptisidiastima.files.wordpress.com/2012/02/swiss-evaluation.pdf
Saudações
Ola,
Isso nao e novidade o Gripen nao passou nos testes na Índia, e pelo visto nao passou na Suica sendo que so foi escolhido pelo preco….
Se precisa de um caca de verdade, você precisa de cacas: Franceses, Americanos, Ingleses e Russos, se for so para fingir que tem forca aerea ai pode ser Gripen. A cada dia que passa fica provado que o relatorio pre-liminar so copac realmente levou em conta so preco, e nao capacidade operacional. E so lembrar da Libia onde o Gripado serviu de fotografo para os cacas de verdade fazerem o servico.
Abracos,
Mas que o Gripen é fraquinho isso ele é.
Noticia requentada.
Os testes feitos foram com uma versão C/D, provável que inferior
aos Gripen sul-africanos. Aeronaves progridem.
Marcos, É verdade que não foram feitos ensaios em voo com o Gripen NG/Demo/EF/MS321. No entanto, as promessas dessa versão foram consideradas, como também as evoluções propostas para as mais novas versões do Rafale e do Typhoon, na segunda parte do relatório. No final, o que está no Sumário Executivo é: The Gripen has been rated unsatisfactory in the accomplishment for Air-to-Alr and Strike missions. In the Recce domain the Gripen was assessed satisfactory with comments. The Gripen obtained the 3rd rank in the evaluation of the effectiveness. Based on flight test results, the Rafale is the candidate which fulfill… Read more »
Oops!
Gripen MS21 é a configuração futura ofertada pela SAAB, conforme citada no relatório.
Justin
edcreek, Com todo o respeito, mas os outros comentários deixam claro que não foi o Gripen NG o reprovado nestes testes. E a FAB avaliou o Gripen NG. Aliás, dizer que o Gripen NG é fraco em relação ao F-18/Rafale ou caças do gênero é um erro. É o mesmo que dizer que o Super Tucano é inferior ao Gripen. É claro, são aviões diferentes para propósitos diferentes. O Gripen NG tem um desempenho inferior ao F-18/Rafale/outras aeronaves? Tem. Mas o seu preço é inferior o suficiente para que valha a pena comprá-lo. Acontece que países que precisam de caças… Read more »
Interessante que no conceito da FAB o Gripen ficou em primeiro lugar, isso antes de M. Jobã alterar os critérios, colocando o tal quesito de transferência de tecnologia, os quais os franceses dizem que vão transferir tudo.
E conforme foi noticiado nesse site, a aeronave que irá ser adquirida pela Força Aérea Suiça ainda entrará na pauta das negociações.
Os critérios que cada força utilizam são tão diferentes, que os indianos simplesmente eliminaram o F-18 e F-16.
Muitas, muitas bobagens francófilas. Esta história de denegrir a escolha suíça é uma palhaçada típica de maus perdedores. Mais vale dois caças no ar, defendendo o país, que uma rainha estacionada no hangar. Irony on “A corrupta, pobre e com governantes irresponsáveis Suíça escolheu o Gripen. A rica, honestíssima e com governantes responsáveis Índia escolheu o Rafale”. Irony off. A mensuração da capacidade operacional leva em conta os custos de aquisição, manutenção e a logística. Nesses pontos o Gripen ganha bem do avião do mal perdedor. Vou dizer de novo: não adianta pagar caro por um avião e ficar sem… Read more »
Ricardo_Recife
É por isso que por aqui se busca a todo custo comprar os Rafale.
O que a maioria aqui se esquece é que o Gripen, mesmo que fosse a versão C e D, é MUITO, mas MUITO mais capaz que nossos F-5M e Mirage 2000 B/C. E não falo apenas de aviônicos e sensores não, falo de performance mesmo, velocidade, manobrabilidade e alcance. Outro ponto muito esquecido pelos francófilos é que a FAB colocou na shortlist todos os caças que atendiam as suas CENTENAS de requisições depois de estudá-los profundamente. Logo, parem com esta baboseira de dizer que o Gripen não serve para o Brasil. Especialmente por conta de um boato de imprensa marrom… Read more »
Ricardo_recife, seu comentário irônico disse tudo. Bravo!
Esse MS 21 será o padrão do Gripen E/F, c/ radar AESA, Meteor, F-414, etc, etc, etc; que por sua vez é o padrão do NG.
As células em serviço atualmente na Suécia, são padrão MS 19 e deverão ainda ser atualizadas p/ o padrão MS 20.
Por essa e outras, que evito comentar habitualmente, para mim é chover no molhado. É FATO que o Brasil não tem ameaça recente, nem aqui nem fora, não vou nem expor os motivos óbvios, portanto para que comprar um caça de 4,5 geração de “Última geração” (CARO e de MANUNTENÇÃO MAIS CARA AINDA) se já estão voando os de 5ª e na prancheta os de 6ª, para colocar medo em quem ????. Poder dissuasório aqui na América do Norte ????, com os caças mono já é mais do que suficiente, o que é necessário é manter nossos pilotos voando e… Read more »
Em Leh, sem ser o NG, pousou, taxiou, parou, desligou a turbina e tornou a aciona-la, de acordo c/ os requisitos do MMRCA.
Não é o meu preferido, torço pelo Typhoon, mas a FAB colocou-o em sua lista 2 vezes, então a força tem bem claro o que pretende c/ esta aeronave e sente-se confiante e segura de consegui-lo.
O Brasil perdeu uma grande oportunidade de crescimento na última década. Enquanto alguns países tinham crescimento de 8%, 10%, 12%, por aqui a galinha tentava voar.
Perde agora outra grande oportunidade: na aquisição de equipamentos militares. Ao invés de investirmos em Centros Tecnlógicos, aquisições de equipamentos com contra partidas das quais possamos realmente absorver tecnologia, ficamos a mercê de políticos demagogos, empresas “paraquedistas” se propondo a vender equipamentos dos quais não fazem a menor idéia do que se trata e requisitos de transferência tecnológica que se assemelham a uma imensa e gorda mala cheia de guloseimas.
Naa me surpreende vindo dos franceses… Jogar baixo é com eles mesmo. O que me surpreende são pessoas que se dizem entendidas em aviaçao militar cair na conversa e mentiras deles. De duas um: ou ingenuidade ou má indole mesmo…
O relatorio foi editado, algumas pagians do pdf estao faltando. Eh curioso que o Gripen foi avaliado superior ao Typhoon nos criterios “air-policing” e “strike missions”. Os Gripens sao p/ substituir os F-5s nao os Hornets, benchmark da avaliacao feita entre entre marco-agosto/2009 (e se os Super-Hornet estivesse na avaliacao? Como ficariam os demais?…) O mesmo Comandante que assina o relatorio eh o que semana passada defendeu a escolha do Gripen (em excelente materia aqui do BLOG 🙂 ), e, ainda, com uma pitada de ironia a nova proposta da Dassault de baixar precos e quantidades. Cade o relatorio que… Read more »
OLá,
É bom ler a realidade de vez enquando, mesmo que fora do Brasil, o Gripen pode ser mais barato de operar, mas certamente é inferior aos outros, isso é um choque na cultura Sueca criada em torno dessa lenda de caça mais leve, menor e com a mesma capaçidade dos outros caças, burros são os Francesas, Ingleses, Russos, Americanos e Chineses que tem caças bi-turbinados e pesados, espertos são só os Suecos com seu caça leve e monoturbina…..
Abraços,
ué, qual a novidade? Gripen é um ótimo caça para quem não vai / não pretende entrar em guerra (“AIr Policing”), portanto ótimo para a Suiça que fica no meio de um continente estável. Nós, no momento, até poderíamos pensar que o Gripen seria sufciciente, mas a economia está crescendo, temos o pré-sal e a América do Sul não é tão estável assim: índios cocaleros nacionalistas, chavito ao norte, “brasiguaios”, etc…destes o que mais me preocupa e que acho o Gripen não dá conta, tanto por capacidade de armamento e alcance, é o chavito no norte. Não me oporia a… Read more »
“Nós, no momento, até poderíamos pensar que o Gripen seria sufciciente, mas…” A FAB já disse, e em 2 ocasiões distintas, só o Plananto que fez que não escutou; que o Gripen é suficiente e adequado as suas necessidades. “…etc…destes o que mais me preocupa e que acho o Gripen não dá conta, tanto por capacidade de armamento e alcance, é o chavito no norte.” Este blog tem duzias de linhas de comentários, nos quais a dupla F-5EM/R-99 é citada como praticamente incencível, a troca do “Mike” pelo Gripen tem tdo p/ retirar o “praticamente” e torná-la realmente invencível. Não… Read more »