Fotos do terceiro Su-35S
A Knaapo liberou fotos do terceiro Su-35S de série, a mais nova geração do Flanker. Segundo o fabricante, os dois primeiros Su-35S já fizeram mais de 400 voos e confirmaram as soberbas características da aeronave: velocidade em baixas altitudes de 1.400 km/h, velocidade em grande altitude de 2.400km/h, teto operacional de 18.000m, alcance do radar no modo ar-ar de 400km e OLS (optical locator station com alcance de 80 km. O novo radar do Flanker tem capacidade de rastreamento simultâneo de 30 alvos aéreos e engajamento de 8 alvos, enquanto rastreia 4 alvos no solo e engaja 2 deles.
A assinatura radar do caça foi reduzida várias vezes quando comparada com a dos aviões de quarta geração, através do revestimento do cockpit com materiais compostos eletro-condutores, aplicação de camadas absorventes de rádio e redução do número de sensores salientes. A vida útil da aeronave é de 6.000 horas de horas de voo, o ciclo de vida é de 30 anos de operação. A vida útil dos motores de empuxo vetorado é de 4.000 horas.
Ainda é uma alternativa interessante para a FAB.
Essa vida útil do motor de 4.000 horas é que mata o véio.
É a 3ª geração da melhor idéia que os russos poderiam ter, se o PaK-FA der chabú, esse aí segura as ptas.
Queria saber aonde acharam esse nº, os chineses a mto custo estão conseguindo 1.400 horas no modelo anterior, os russos conseguem 900.
Se é tão bom pra que PAK-FA?
Ou, invertendo, pra que continuar com esse avião, se o PAK-FA fará a mesma função?
Coisas que russófilo algum sabe responder…
Não sou russófilo mas vou responder Vader.
Pelo mesmo motivo que a US Navy ainda está comprando mais Super Hornets e a Índia mais Su-30MKI: para segurar os números enquanto se espera pela chegada dos aviões de nova geração. Mas isso você já sabe né?
Depois dos MiG-15 e 21, eu acho que o Flanker é o caça russo de maior sucesso. Foi fabricado em grande quantidade, gerou uma grande família de derivados e sempre foi encarado com muito respeito por seus inimigos.
Almeida disse: 23 de janeiro de 2012 às 18:46 Então Almeida, mas o Su-30 e o F/A-18E estão consolidados. Suas tecnologias já estão maduras, operacionais, e as aeronaves que estão sendo compradas hoje são praticamente iguais às que eram compradas há 5 anos. Lembrando que se se quer ganho de escala e padronização de procedimentos e de custos, não se pode ficar eternamente alterando o padrão de uma aeronave. Já esse Su-35S está em desenvolvimento há bem meia década, ninguém até hoje comprou ou se interessou, está em sua mera 3a unidade, e nada indica que seja consolidado tão cedo,… Read more »
Lindo aparelho.
Comentar o quê…vader disse tudo…
E ele não precisa de tanques externos! Pena que não “presta” para o brasil…mas se serve de consolo, fico feliz em saber de que de alguma forma o meu dinheiro, via BNDE$, acaba(rá) financiando as operações do Su-30 da FAV…
Lembrando ainda, que os russos estão tb reformando seus antigos “Flankers” de 1ª geração.
Vader, até onde me consta 48 unidades já foram encomendadas pela Força Aérea Russa. Quanto a comunalidade, ele é digamos um meio termo entre a enorme frota de Su-27M e a futura frota de Su-50 da primeira versão. Usa praticamente a mesma célula que os Su-27 e tem as mesmas características de voo deste, mas com os motores, radar, sensores e aviônicos do primeiro batch de Su-50. Então ele tem sim alguma comulidade entre a frota atual e a futura. Faz todo sentido. Além disso, sabemos todos aqui que é impraticável manter uma frota composta apenas de aeronaves de quinta… Read more »
Acabei de ver as declarações de um general russo na web. Parece que a frota de combate tático da Força Aérea Russa a partir de 2020 será composta de:
Yak-130
Su-34
Su-35S
Su-50
Com os demais modelos em uso atualmente sendo paulatinamente desativados em prol destas aeronaves acima. A produção do Su-35S não será interrompida quando do início da produção do Su-50, atendendo tanto o mercado interno quanto externo.
belos comentários Almeida!
pelo jeito a Mig de tanta história, já era…que pena…sua última esperança era o LFI, uma espécie de JSF russo, mas o governo já disse que não vai rolar…
Concordo com o Almeida.
O Su-35S já tem 48 unidades encomendadas, e terá um alto grau de comunilidade com o primeiro batch do Su-50. Pode-se dizer sim que um intermediário entre a gerção anterior SU-27 e o próximo que o SU-50. Do anterior herdou o design geral, e do próximo muito dos sistemas embarcados.
E mais, seria uma boa opção para equipar um esquadrão como o GDA.
[]’s
Como diz um amigo meu leitor de outro site um Aviãozão de primeira linha pensado pra países de dimensões continentais.
Outra hora quando eu tiver com vontade conto o que eu sei sobre o RAM e o RAP russos.
O novo “Flanker” não é propriamente uma “ponte” p/ o PaK-FA, mas uma segurança, caso a pretendida aeronave de 5ª geração não apresente o desempenho esperado e incorra em tecnicalidades.
O design intermediário seria uma espécie de “tampão”, até uma decisão sobre o que se fazer c/ a aeronave mais sofisticada ser tomada.
Nos tempos soviéticos isso já aconteceu, enquanto a FA voava o Mig-21, o IA PVO voava Su-9/-11 ou na própria FA voando Su-17/-20 e Mig-27.
Mauricio R., concordo com você que os russos estão aproveitando o Su-35S como backup caso o Su-50 atrase. Ele pode ser um tampão agora, mas no futuro será ou a parte low do mix ou até mesmo o principal avião de combate tático russo. De qualquer maneira, seu futuro está garantido.
Senhores, ao que eu saiba o radar e o motor deste Su-35S não são os mesmos que estão sendo planejados para o Su-50. O radar aqui é o Irbis-E PESA e o motor é o 117S, enquanto o Su-50 supostamente terá um radar AESA e o tal motor 117 que ninguém viu ainda.
Para mim sem furtividade, sem supercruise e sem radar AESA, com o Su-35S a Rússia continua ainda muito atrasada em relação aos americanos.
Grifo,
Pelo que tenho lido, supercruise é ou será uma característica do Su-35S.
Vc tem confirmação da info contrária?
Grato,
Ivan.
Grifo, dizer que qualquer nação do globo terrestre está anos atrás dos norte americanos em matéria de tecnologia militar é redundante. 😛
Quanto ao Su-50, os protótipos estam voando com o mesmo motor do Su-35S e para que o mesmo entre em produção até 2020 provavelmente este será o motor do primeiro lote. Quanto ao radar, existe já a previsão de retrofitar o AESA do Su-50 no Su-35S assim que estiver operacional, ou até mesmo usar o PESA atual nos primeiros Su-50.
Pelo que tenho lido, supercruise é ou será uma característica do Su-35S.
Caro Ivan, eu na verdade nunca vi a confirmação disso. Pelo que eu entendi o motor tem as otimizações para trabalhar neste regime, mas o avião não teria a capacidade de fazer supercruise com carga útil.
…supercruise com carga útil.
Grifo, esta parece ser um questionamento para todos os caças que levam cargas externas, inclusive os eurocanards Typhoon e Gripen NG.
Qual configuração permite o supercruise?
Sds,
Ivan.