Disputas de caças no fim do ano: a primeira o Poder Aéreo acertou…
…ao menos na escolha da foto!
–
No dia 15 de novembro, publicamos uma tradução de matéria da Aviation Week sobre a iminência da divulgação de resultados de algumas das mais importantes concorrências internacionais de caças. Para acessar, clique na imagem ao lado.
A matéria falava que resultados eram esperados, ainda antes do final de 2011, para as concorrências da Suíça (onde disputavam o Saab Gripen, o Dassault Rafale e o Eurofighter Typhoon), do Japão (competição entre Typhoon, Boeing F/A-18E/F e Lockheed Martin F-35), da Índia (Rafale e Typhoon) e dos Emirados Árabes Unidos (onde o Rafale antes corria sozinho mas passou a disputar a primazia com Typhoon, F/A-18E/F e Boeing F-15). Por coincidência, justamente no dia seguinte (16 de novembro) o príncipe da coroa de Abu Dhabi deu a famosa declaração sobre seu descontentamento com as condições oferecidas pela Dassault, o que pode adiar esse último processo.
Mas voltemos à matéria do dia 15 de novembro. Para cada parte do texto, havíamos escolhido para ilustrar a foto de um caça diferente, procurando mostrar a maioria dos caças citados e sem repetir candidatos a várias disputas, deixando pelo menos um representar cada competição. Por razões estéticas, também tínhamos selecionado fotos no arquivo que mostrassem os caças em ângulos frontais, parados ou taxiando, e as mais bonitas eram do Gripen, F-35, Rafale e Typhoon.
Como a parte inicial da matéria falava da concorrência suíça, escolhemos “aleatoriamente” um dos três “Eurocanards” concorrentes para ilustrar. No caso, foi o Gripen. E, por acaso, este acabou sendo anunciado como o escolhido!
Deve-se dar o desconto, de qualquer forma, que a foto era de um Gripen C, e não do demonstrador NG que representaria melhor a intenção da Suíça pelas novas versões E/F do caça sueco.
Mas e os outros? Será que os demais caças que usamos para ilustrar cada trecho da matéria terão a mesma “sorte” que o Gripen teve na concorrência suíça? Se o Poder Aéreo continuar “pé-quente” nos palpites que fez “sem querer” naquela matéria, então:
- O escolhido no Japão será o F-35.
- Na Índia, será o Rafale.
- Nos Emirados, será o Typhoon.
E você, o que acha dessa fortuita “seleção”? Dê o seu palpite de sorte sobre os resultados dessas disputas bilionárias.
Japão: F-35.
Índia: Eurofighter.
EAU: Vão ficar cozinhando…
Ao Cleber Braga do Facebook: O certo país da América do Sul não incluiu o resultado do F-X2 nos “presentes de Natal” que a Suíça já deu e o Japão e a Índia devem dar pro mercado de caças… Será que depois do carnaval o F-X2 volta a “decolar”? Corsário: Eu também acho que os Emirados vão cozinhar no mínimo até sair o resultado na Índia. E aí vão tentar pechinchar com o perdedor de lá, seja ele o Rafale e o Typhoon. E aí vão pechinchar ainda mais com o vencedor. De todos os citados, são os que menos… Read more »
Nunão, Acredito que vc está correto. Há alguns milhares de anos se faz negócio naquela região, que é um antigo e sempre próspero entreposto comercial. Se em 2.000 a.C. domesticavam camelos para seguir em caravanas comerciais, em 2.000 d.C. operavam uma das mais prósperas companhias aéreas do mundo, a EMIRATES, ambas com destaque nas operações intertancionais. Até mesmo nossos antepassados portugueses passaram uma temporada de 150 anos por lá, entre os séculos XVI e XVII. Para eles negociar com gauleses, pedir propostas aos anglo-saxões e voltar consutar e pressionar Paris é natural… é comercio. Sds, Ivan, o antigo… mas nem… Read more »
Pois é Nunão e Ivan,
Então acho que concordamos todos que o EAU serão um osso duro de roer e que o “FX” deles não vai sair nesse 2011, quiçá no 1° semestre de 2012.
Aqui na América do Sul, a única concorrência que me interessa no momento é a que a Embraer disputa nos EUA. Sai ou não sai ainda esse ano?
Oremos…
Também acho que o Japão vai de F-35, até por conta do histórico.
E Índia fica com Eurofighter, também pelo histórico com os ingleses.
EAU ficam com Rafale, mas a “turcaiada” vai arrancar o couro dos franceses.
E Brasil está aguardando para ver quem oferece mais transferência de “tecnologia”.
“Tecnologia”! Deu para entender?
Japão: F 35
India: Tem forte chance de dar tapetão, e o F 35 entra pela porta os fundos, caso contrário Typhoon
EAU: Typhoon
FX 2\\\\\\\\\; \nãso será um Euro canard….
Grande abraço
Senhores, meus palpites:
Japão – Super Hornet
EAU – Por enquanto só mais F-16
Índia – Typhoon
Brasil – Gripen NG
Ok, meus palpites: Japao: Nao sei; EAU: mais F-16, depois de alguns anos F-35 e ainda vai uns THAAD (tudo da Lockheed Martin); India: 51% Rafale, 49% Typhoon (hey, mas falando serio, quem realmente sabe qual deve ser o “criterio” preponderante?); Brasil: Gripen NG (costumava dizer que a SAAB tinha que tirar coelho da cartola p/ levar, mas a vitoria na Suica, ainda mais com o NG, eh um baita coelho, basta juntar os pontos). []s! P.S.: continuando nos palpites: O Gripen serah escolhido ateh o carnaval! Mas se nao for serah entao antes da Pascoa, e se nao sair…… Read more »
Índia – Rafale
Japão – F-35
EAU – nada
Índia: Rafale. Mas pode dar de tudo, inclusive nada.
Japão: F-35
EAU: Typhoon
Brasil: nada
Falar o que?
O AEREO acertou a segunda,
dois acertos em dois certames para novos caças,
simplesmente 100% de aproveitamento.
Japão confirma F-35
http://www.areamilitar.net/noticias/noticias.aspx?NrNot=1136
“Ainda que tenham feito declarações em que dão a entender que continua a existir interesse no desenvolvimento de um caça «Stealth» japonês, as autoridades militares daquele país, anunciaram oficialmente que a força aérea de defesa do Japão deverá optar por se equipar com o caça F-35 Lighting II.”
Parabéns por mais um acerto… PA 100% !!! 🙂
Sds,
Ivan, o antigo.
Mas a Reuters indica apenas o favoritismo do F-35, apontando uma reunião na próxima sexta do Conselho de Segurança Nacional.
http://www.reuters.com/article/2011/12/12/lockheedjapan-idUSL3E7NC4ML20111212
Ainda acredito que vai dar F-35.
Sds,
Ivan.
Mas no Telegraph.co.uk
Eurofighter loses ground against F-35 in Japan contract race …
http://www.telegraph.co.uk/finance/newsbysector/industry/defence/8887511/Eurofighter-loses-ground-against-F-35-in-Japan-contract-race.html
Vai dar PA 100%.
Sds,
Ivan.
No AviationWeek a notícia é de favoritismo do F-35, mas declaração oficial apenas no final desta semana:
“The Japan Air Self-Defense Force is expected to announce the result of its exhaustive F-X fighter contest this week, with Lockheed Martin’s F-35 strongly tipped as the winner.”
http://www.aviationweek.com/aw/generic/story_channel.jsp?channel=defense&id=news/awx/2011/12/12/awx_12_12_2011_p0-404760.xml&headline=Japan%20Poised%20For%20F-X%20Announcement
Sds,
Ivan.
Hehehe, acertei mais uma também… 🙂
He he he…
MiLord Vader,
Congratulations !!!
Ivan. 🙂
Os comentários estão fechados na matéria: F-35 com um pé no Japão Realmente não há surpresa nesta provável decisão. A necessidade de um avião de 5ª geração para a JASDF é conhecida, em face do surgimento do PAK-FA e Chengdu J-20 do outro lado do Mar do Japão. A questão que ser apresenta agora é outra: Como ficará o desenvolvimento do Mitsubishi ATD-X Shinshin. Se por um lado o F-35A Lighntining II é um concorrente interno pelas verbas da JASDF, por outro pode alimentar com novos conhecimentos e técnicas o futuro demonstrador de tecnologia japonês. Principalmente se considerarmos as contrapartidas… Read more »
Obrigado pelo aviso Ivan
Agora já estão abertos