Programa PAK FA atinge a marca de cem voos
Após vinte e um meses do primeiro voo em Komsomolsk-on-Amur (Sibéria), os protótipos do Sukhoi T-50 PAK-FA atingiram a marca de cem voos no dia 3 de novembro.
Como comparação, o programa Lockheed Martin F-35 precisou de 31 meses desde a primeira decolagem do protótipo AA-1 até o centésimo voo.
Neste período, o PAK-FA já se apresentou para o público e para o Primeiro ministro Vladimir Putin. Na apresentação do MAKS 2011 houve um problema com um dos motores do caça.
No entanto, a Rússia anda bem ocupada no front de exportação. A Rosoboronexport assinou um contrato com o a Índia para desenvolver uma versão denominada FGFA. A Sukhoi também ofereceu o PAK-FA para a Coreia do SuL para o programa F-XIII, mas curiosamente a delegação russa não compareceu ao Seoul Air Show no mês passado.
A Força Aérea da Rússia anunciou planos de receber o primeiro avião de produção em 2013, e introduzir o PAK-FA no serviço operacional dois anos depois.
FONTE: Flightglobal
Era comum na URSS armamentos entrarem em serviço em formato básico/simplificado, para depois serem rapidamente sucedidos na linha de produção por versões aperfeiçoadas. Provavelmente esse será o caso do T-50: a versão inicial poderá ter motores e aviônicos provisórios, enquanto os modelos definitivos não ficam prontos.
Clésio,
Concordo com sua avaliação.
A versão inicial de produção do T-50 deve voar com os motores e aviônicos do Su-35BM, que, por sua vez, se beneficiou de tecnologias que estavam sendo desenvolvidas para o programa PAK-FA.
No final é o pragmatismo russo de contínuo desenvolvimento, até tirar o máximo de cada projeto exitoso.
Sds,
Ivan.
Esse protótipo está para o F-35 como a pipa para o avião.
Taí uma pipa pra botar qualquer Raio no bolso…
Concordo contigo Clésio, uma pipa dessa na mão já era lucro pra alguém.