E falando em F-5, mais fotos do ‘FAB 4824’ no Domingo Aéreo 2011 da AFA
Como mostra a matéria acima, o primeiro F-5 de produção continua voando aqui no Brasil, mas o exemplar que se apresentou na Academia da Força Aérea no último domingo, apesar de um pouco mais novo, certamente tem mais tempo de serviço com a FAB. Trata-se da aeronave com indicativo “4824”, número que a coloca entre os F-5E do chamado primeiro lote da FAB (que vai das aeronaves 4820 a 4855).
Reparar, em mais esta seleção de fotos do Domingo Aéreo 2011 da AFA, na versão de manejo do míssil ar-ar Phyton 3, carregada sob o pilone externo da asa direita da aeronave.
Voltando à história do caça das fotos, a matrícula 4824 também o identifica como um dos cinco primeiros caças do lote original de 36 F-5E adquiridos em uma decisão de 1973, e que foram transladados em voo até o Brasil, com as primeiras unidades pousando aqui em junho de 1975.
Hoje, já transformado em F-5EM, tanto a pintura externa quanto o “recheio” interno do FAB 4824 são significativamente diferentes do que ele apresentava há 36 anos – mas isso não muda o fato de que, certamente, é uma célula com muita história pra contar. Levando em conta apenas suas passagens pelo PAMA-SP (organização responsável pelas grandes revisões do F-5), o autor desta matéria já se encontrou com o “4824” diversas vezes. Mais precisamente, por três anos seguidos, em 2003, 2004 e 2005.
Logo acima, a primeira foto mostra a célula desmontada, numa fase da revisão em que tanto a pintura externa quanto os seus sistemas foram retirados. Foi tirada em 2003. A segunda foto, de 2004, mostra célula já na “linha de remontagem”, e com a pintura “primer” aplicada. Mas faltam ainda itens importantes, como o trem de pouso. Já na terceira foto, logo abaixo, a aeronave é vista em 2005 com quase todos os seus sistemas instalados. Assim como é longa a folha de serviços do FAB 4824, a revisão pré-modernização para o padrão “Mike”, mostrada nessas fotos, também durou um bom tempo.*
*Vale acrescentar que este autor, em diversas visitas anuais ao PAMA-SP, também presenciou períodos muito mais rápidos de revisão completa de caças F-5, quando uma aeronave vista nos estágios iniciais de desmontagem, num ano, já aparecia praticamente remontada no ano seguinte.
Excelente matéria Nunão, parabéns.
Vendo essas fotos, me pergunto:
Que falta faz a Embraer, no projeto de update dos F-5???
Nenhuma!!!
Infelizmente nunca saberemos realmente, qnto isto nos custou.