Após 50 anos abrigando caças Mirage, Dijon prepara-se para a despedida
No último dia 12 de maio, a Base Aérea de Dijon, na França, celebrou a cerimônia do 50º aniversário da presença de caças Mirage. Foi em 1961 que os primeiros Mirage III C pousaram na base, e novos modelos da família de caças que leva esse nome se seguiram desde então.
Essa história deverá ter um fim ainda este ano, com a mudança do esquadrão de caça 1/2 “Cigognes” para a Base Aérea de Luxeuil. Atualmente dotado de 23 caças da versão Mirage 2000-5, essa unidade de longa tradição na Força Aérea Francesa é uma das que fazem o alerta de defesa aérea do país, 24 horas por dia, 365 dias por ano.
Na foto abaixo, pode-se ver duas gerações de Mirage no pátio da base.
FONTE / FOTOS: Armée de l’air (Força Aérea Francesa)
NOTA DO EDITOR: a tradição da Base Aérea de Dijon em operar aeronaves da família Mirage também tem ligações com as tradições da FAB, especialmente do 1º Grupo de Defesa Aérea, que já operou os modelos Mirage III EBR / DBR e hoje é equipado com os Mirage 2000 C e B. Foi para essa base que foram deslocados os oito primeiros pilotos da FAB a receber instrução nos Mirage III adquiridos para equipar o 1º GDA, no início dos anos 1970, pelo que esse grupo de oficiais aviadores ficou conhecido como “Dijon Boys”.
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Mirage III com canard?
Armée de L’Air?
Abraços,
Justin
Pois é, Justin, já estava achando que ninguém ia reparar nesse detalhe. Parabéns.
Apesar da resolução da foto não permitir dizer se a pintura combina exatamente, faz lembrar esses caras aqui, não?
http://www.lw.admin.ch/internet/luftwaffe/de/home/themen/history/mittelaus/mirds/mirds_fotos.html
Se bem que, olhando com mais cuidado as fotos do link que acabei de passar, bem que pode ser exatamente esse sujeito aqui:
http://www.lw.admin.ch/internet/luftwaffe/de/home/themen/history/mittelaus/mirds/mirds_fotos.NewWindow.parsys.65165.1.Preview.html
Algumas fotos interessantes que pude ver a partir disso aí valem uma matéria, que já estou deixando pronta pra amanhã. Creio que vc vai gostar…
Saudações!
Pois é, Nunão.
Parece o mesmo 012 suíço, a primeira das fotos do link que você postou.
http://www.lw.admin.ch/internet/luftwaffe/de/home/themen/history/mittelaus/mirds/mirds_fotos.parsys.65165.1.photo.Photogallery.gif
Os franceses participaram do desenvolvimento do canard junto com os suíços e chegaram a instalá-lo no Mirage III NG. Este foi oferecido para vários países. Nos utilizamos algumas das soluções desse projeto.
O anel e a sonda de REVO (entre o radar e o cockpit) foram aplicados no nosso 4929. Será que a fuselagem que veio tinha o mesmo S/N daquele “NG”?
Bom domingo,
Justin
Justin, Bem lembrada a história do Mirage III NG. Como vc deve lembrar (pois tem comentário seu lá) há uma matéria aqui sobre o mesmo aqui no Poder Aéreo: http://www.aereo.jor.br/2010/05/12/o-ng-da-dassault/ Creio que os países que receberam em suas aeronaves mais soluções do projeto NG (que eram desenvolvidas paralelamente às do Mirage 50, ao que parece) foram os compradores dos Mirage 50, Chile e Venezuela, em que alguns exemplares, além dos canards, também receberam outra característica fundamental e que fazia toda a diferença para o desempenho do NG: o motor Atar 9K-50. O que ficou faltando nos Mirage desses dois países… Read more »
O motor 9K-50, assim como um novo radar, surgiram antes da versão NG, eu acho. Esses foram colocados nos venezuelanos.
O tal NG incorporou algumas das tecnologias preparadas para o Mirage 2000, várias delas na área de comandos de voo, que foi muito demandante, para permitir o voo seguro e operacional com aeronave de aerodinâmica instável.
O sistema eletrônico de comando de voo, que fez parte da nossa “modernização”, era de primeira.
Quanto aos canards, acho que somente foram incorporados na Suíça e aqui.
Mas isso é história (com H).
Abraço,
Justin
De fato, Justin, motor 9K-50 em aeronave da família Mirage III é coisa inaugurada em meados dos anos 70, com o protótipo do Milan. Tanto o motor quanto o radar proposto para os Mirage 50 ou NG eram os empregados nos Mirage F1 (no caso do radar, o Cyrano IV, havendo a opção do Agave do Super Etendard). Já os Canards, esses equiparam não só os nossos e os suíços (nesse caso, com os motores originais Atar 9C) quanto os venezuelanos, chilenos (modernizados pela ENAER) e sul africanos (modernizados pela Atlas), com o Atar K-50, embora não tenha certeza se… Read more »
Tem razão, Nunão.
Há mais versões do Mirage III/5 modernizadas com canard.
Algumas delas usaram tecnologias do IAI-Kfir, como o 1º lote chileno (Pantera) e aviões da África do Sul.
O Chile também comprou Mirages usados da Bélgica (Elkan) com canard.
A Venezuela fez mesmo uma modernização completa, com troca de motor, radar e instalação de canards, em contrato com a Dassault.
Grato pela correção.
Abraço,
Justin