Com atrasos do F-35, Israel pode comprar F-15 usados
Devido aos atrasos no desenvolvimento do F-35, além da escalada de custos, Israel está considerando a compra de mais caças F-15, dos estoques da USAF (Força Aérea dos EUA).
É interessante que notícia da UPI, de exatamente um ano atrás e baseada em informações da Jane´s, indicava que o país estaria considerando a compra de um esquadrão de F-15 novos (entre 18 e 24 aeronaves) se os atrasos no F-35 prosseguissem. E se os atrasos se transformassem num problema ainda maior, a compra poderia ser adiada e aeronaves atuais, como os F-16A, poderiam ter sua vida prolongada.
Já a Forecast International informou, no último dia 15 de abril, que agora o país estaria colocando um plano de duas fases em ação: em primeiro lugar, modernizar a frota atual de 68 F-15 e de 299 F-16 (a UPI informou, no ano passado, quantidades maiores, englobando versões de caça e de ataque terrestre).
A segunda fase seria a compra de caças F-15 usados, dos estoques da USAF (Força Aérea dos EUA), em caso de mais atrasos do F-35. O objetivo é evitar um ‘gap’ entre a baixa de caças mais velhos e a entrada em operação dos Lightning II, caso estes últimos só estejam disponíveis após 2018.
FONTES: Forecast International e UPI
FOTOS: IAF (Força Aérea Israelense)
Enquanto quem leva a sério sua defesa não pode ficar com um gap nas suas capacidades atuais, nós estamos, desde a introdução dos Flanker na Venezuela e Falcons no Chile, há vários anos defasados.
E nem temos previsão de melhora.
Fico imaginando o que as IDF e a indústria de defesa de Israel podem fazer com duas dúzias de Eagles usados.
Em que pese a capacidade de trocar e atualizar a eletrônica embarcada, até mesmo de trocar os motores, fica a questão do estado de conservação das células, pois a US Air Force usou bastante seus Eagles.
Sds,
Ivan.
Praticamente todas as Forças Aéreas estão tendo que rever seus planos com o atraso do F-35.
Hummm… Quanto será que ta custando esses F-15? Será que esses F-15 usados se retrofitados e modernizados a lá F-5 EM seria um GAP filler fantástico por aqui… 😀
[]’s
Com o atraso do JSF – Joint Strike Fighter as forças aéreas participantes e possíveis cliente terão que fazer a mágica da FAB / Embraer nos seus F-16, F-18 e F-15.
Ainda bem que nenhuma se interessa pelos bicudos F-5 E Tiger…
…vai ficar ‘tudinho’ p’ra FAB… he he he.
Sds,
Ivan.
Vejam o que Israel (Elbit) fez com os F5M. da FAB.
O Brasil poderia comprar F-16 ou F-15 usados, e deixar que a Embraer, a IAI e a Elbit os transformassem em matadores de Sukhois.
Olá,
Será que teria essas sucatas lá do AMARG para enviar para uma republica Bananeira?
Esse seria o sonho de consumo….
Abraços,