Treinamento na Flórida: depois da tempestade, vem a 920th RQW
Aproveitando o gancho da matéria sobre o emprego em operações humanitárias, no Rio Grande do Sul, dos H-60L da FAB recém-adquiridos, vale a pena também ver fotos recentes de uma unidade da USAF (Força Aérea dos EUA), em treinamento para missões similares.
As imagens desta matéria são da 920th Rescue Wing da USAF (920ª Ala de Resgate da Força Aérea dos EUA), que colocou toda a sua frota em voo no último dia 6 de março. Trata-se de um exercício simulado de evacuação em massa, em atendimento a uma emergência de furacão. A unidade está se preparando para a estação de tempestades na Flórida.
No exercício, a ala colocou em voo toda a sua frota de aeronaves, composta de três HC-130P/N King de asa fixa, que decolaram às nove da manhã (hora local), seguidas de seis HH-60 Pave Hawk, de asas rotativas.
Durante o exercício, os Kings reabasteceram os Pave Hawks, sobre o mar. Foi a primeira vez em que toda a frota operacional da unidade foi colocada em voo ao mesmo tempo, em mais de 15 anos. Segundo o comandante da Ala, o Coronel Robert Dunn, “fazer isso demanda um grande esforço. São aeronaves antigas, e colocar 100% delas no ar é um grande feito que tomou bastante tempo, esforço e coordenação de todos”. O exercício também foi realizado visando a motivação da unidade.
A missão primária da 920ª Ala de Resgate é CSAR (combat search and rescue – busca e salvamento de combate). Ela também é a força primária de resgate dos astronautas da NASA durante os lançamentos, assim como de busca e salvamento local de civis e ajuda humanitária.
FONTE / FOTOS: USAF
NOTA DO PODER AÉREO: você acha que seria interessante equipar os H-60 L da FAB para serem reabastecidos em voo, como os Pave Hawk da USAF que aparecem nas fotos?
Na verdade devem treinar desde a época da guerra fria, para evacuação no cso de ataque nuclear e com certeza, muito experientes nisso……
Respondendo a pergunta……
Interessante é….. mas o custo impede. Soube que o sistema de abastecimento (sonda de Revo) estaria disponível, mas a FAB priorizou outros equipamentos como FLIR (já pago) e RWR (este último para as dez unidades previstas).
Sds.