Rafales e Mirages treinam em exercício internacional na Córsega
–
Exercício “Serpentex” serve de preparação para missões de apoio aéreo aproximado, em teatros de operação como o do Afeganistão
–
Como é de praxe (e o Poder Aéreo vem noticiando com base em informações da Força Aérea Francesa), no primeiro trimestre realiza-se na Córsega o primeiro exercício “Serpentex” do ano. Entre 7 e 18 de março, a Base Aérea 126 de Ventiseri-Solenzara, na ilha da Córsega, recebe aeronaves de combate do Armée de l’air (Força Aérea Francesa) para treinarem missões de Apoio Aéreo Aproximado, em um ambiente de alianças internacionais e de forças combinadas.
O exercício internacional prepara forças aéreas e terrestres para missões no Afeganistão, aproveitando-se do relevo montanhoso da Córsega, que é representativo das condições do Teatro de Operações Afegão. Durante as missões de treinamento, a fonia é em inglês e é realizada a formação de Controladores Aéreos Avançados (Forward Air Controlers – FAC).
Segundo o Armée de l’air, esta edição está mais “poderosa”, com a participação de 450 militares franceses, comparada à presença de 350 no ano passado. Segundo o tenente coronel Marc Soriano, diretor do exercício e comandante das forças aéreas, “da mesma forma que os exercícios militares Volfa e Tiger Meet, o objetivo é a interoperabilidade das forças de nações estrangeiras. Assim, americanos, belgas, britânicos, italianos e, pela primeira vez, eslovacos, treinam com aviadores e militares das forças terrestres da França.”
Os franceses participam, no ar, com três aeronaves Rafale, seis Mirage 2000D, quatro Mirage 2000N, três Mirage 2000C, três Mirage F1 CR e com um transporte tático C-130. Em terra, militares do comando de paraquedistas do ar 10, 20 e 30 e do centro de formação em apoio aéreo.
FONTES / FOTOS: Armée de l’air (Força Aérea Francesa) e Ministério da Defesa da República Eslovaca
NOTA DO PODER AÉREO: interessante notar essa primeira participação de forças eslovacas no exercício “Serpentex”. Segundo o site do Ministério da Defesa da República Eslovaca, o país vai participar com jatos L-39 (veja ao lado foto disponibilizada pelo site do Ministério), com o apoio de um An-26 de transporte. Entre os objetivos, está a formação de controladores aéreos avançados (FAC), mas os eslovacos destacam o benefício dos pilotos de L-39 treinarem missões ar-solo em coordenação com FACs de outros países, aumentando sua proficiência nessas missões. Por razões financeiras, a Eslováquia vai participar apenas da primeira semana do exercício.
Mas os eslovacos terão outro exercício para participar com aeronaves mais poderosas, seus MiG-29. Segundo o mesmo site, em abril será realizado no país o MACE XIII de 2011, da OTAN. Os MiG-29 e L-39 eslovacos voarão missões de combate aéreo, ar solo e defesa aérea, num ambiente de guerra eletrônica, dividindo o céu com aeronaves F/A-18E/F Super Hornet e EA-18G dos Estados Unidos, Tornados alemães, Typhoons britânicos e DA-20 noruegueses, assim como os AWACS E3A da OTAN.
VEJA TAMBÉM: