O primeiro avião de reabastecimento aéreo Airbus A330 MRTT – Future Strategic Tanker Aircraft (FSTA) para a RAF realizou o seu voo inaugural a partir das instalações da Airbus em Getafe (Madrid) no dia de ontem (16/9).

Segundo o fabricante a aeronave completou com sucesso o voo. O A330 MRTT permaneceu no ar quase duas horas (decolou às 11:41h e pousou às 13:37h – horário local).

O voo foi comandado por Tim Butler, piloto-chefe do programa FSTA. A tripulação foi completada com outros quatro engenheiros da EADS. A tripulação informou, após o voo, que a aeronave, seus sistemas e os dois motores Rolls-Royce Trent 700 funcionaram satisfatoriamente. Nenhuma transferência de combustível estava programada para o voo.

Tim Butler disse: “Após esta grande conversão da aeronave para o MRTT é muito gratificante descobrir que tudo funcionou como esperado. Este primeiro voo da segunda versão do A330 MRTT confirmas as qualidades de pilotagem e a maturidade da aeronave.”

O primeiro voo marcou o início da campanha de testes que será culminará com a entrega da primeira aeronave para a RAF ao longo do ano de 2011.

FONTE: Airbus

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Poder Aéreo

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Mauricio R.

Este projeto coleciona mtas criticas, de ser pouco valor por mto dinheiro, alem de estar bastante atrasado.

Daniel Rosa

O Brasil com 6 desses seria o que há…. e a FAB indo além das 28 unidades do KC-390, nossa futura aviação de combate não teria sede no ar….

Rodrigo

Segundo um amigo que tem boas fontes na FAB e colocou em outro fórum, atualmente aqui trabalha-se com 3 opções

1. Se tiver grana vai ser o A330;
2. Se tiver menos grana vai ser o 767 modificado;
3. Se tiver menos grana ainda vamos de KC135 alugado da USAF.

Daniel Rosa

É esperar pra ver…. não gosto muito da idéia do KC-135! Para a FAB pensar nessa opção, é sinal que eles estão melhores que os nosso vetustos abastecedores! Meu, falta de $$$ é o diabo! Essa coisa de compra de oportunidade não agrega nada! Ai pegamos aviões para “só mais 10 anos” (como foram nossos convertidos de aviões da VARIG), e fica com eles por trocendos anos…

João Gabriel

Acho que o KC-135 Stratotanker pouco provável….

O sistema reabastecedor dele é “probe and drogue” próprio apenas para os jatos da USAF,USN e USMC,não usa mangueiras e sim um braço extensível com aletas para direcioná-lo,não há aviões na FAB com o sistema de reabastecimento compativel com o KC-135….

Abraços!

Fernando "Nunão" De Martini

João Gabriel,

Os jatos da USN e do USMC usam sondas de reabastecimento “convencionais”, como a dos caças da FAB. Nem só de probe and drogue vivem os KC-135.

Veja a adaptação da cesta ao sistema:

http://www.navy.mil/view_single.asp?id=63605

Caramba, tá podendo, hein, João Gabriel?

Três caras te respondendo ao mesmo tempo, hahahaha!

Giordani RS

Rodrigo disse: 17 de setembro de 2010 às 14:56 Segundo um amigo que tem boas fontes na FAB e colocou em outro fórum, atualmente aqui trabalha-se com 3 opções 1. Se tiver grana vai ser o A330; 2. Se tiver menos grana vai ser o 767 modificado; 3. Se tiver menos grana ainda vamos de KC135 alugado da USAF. Então vai ser a opção 3… 🙁 oão Gabriel disse: 17 de setembro de 2010 às 15:16 O sistema reabastecedor dele é “probe and drogue” próprio apenas para os jatos da USAF,USN e USMC João, A USN e USMC usam probe… Read more »

Rodrigo

João Gabriel disse:
17 de setembro de 2010 às 15:16

USN e USMC usam o mesmo sistema da FAB.

É só colocar a cesta na lança

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/0b/KC135_tanks_FA18.jpg

Só que o REVO duplo iria acabar.

Rodrigo

Rodrigo disse:
17 de setembro de 2010 às 15:23

Eu dou preferência a solução 1, masssssssss

Depende de muita grana.

Sempre bom lembrar que END, ToT e outras desculpas esfarrapadas para empurrarem o Rafale, não estão sendo consideradas nesta aquisição.

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin

Bobagem gastar com transporte/reabastecimento/etc antes de ter uma 1ª linha de defesa no estado de arte. Primeiro terminem o bendito FX-2, depois se preocupem com os acessórios.

Daniel Rosa

É Mikhail, a coisa tá meio enroscada! Decisão já existe! Não sei para que essa frescura e enrolação. Justifica-se apenas se o Presidente mudar e opinião, e optar por um que não seja o Rafale. Aliáz, nem isso justificaria tamanha embromação. Enquanto isso nossos pilotos voam aviões que ejetam sua cobertura da cabine sozinhos! Foi um fato isolado? Foi! Mas não deixa de ser preocupante. A eletrônica dos F-5 cheira a carro novo, mas a célula, apesar de revisada que foi, não deixa de ser antiga….

celso

hehehehehehhehehehehhe

pra que aviao novo ou veio se nem nossos caças e avioes de ataque veinhos estao conseguindo voar por falta de grana. Aviao pra reabastecer o que ????? o aerolula ????? a maior força aerea civil do mundo ????? vide GTE que tem mais avioes executivos que p Ex. em relaçao a uma regional ( Passaredo, Sete, Pantanal e outras) vide ETAs…ufaaa
Eita papo furado e so especulativo de Tenentes, Sgts, taifeiros e por ai vai…muita fofoca e conversa pra boi dormir…..so acredito vendo, compra esta conversa quem quer, e discute quem quer tbm…rsrsrsrsrsrrs fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

Sds

eduardo

João Gabriel disse:
17 de setembro de 2010 às 15:16

Apenas uma correção, o KC-135 pode ser equipado com sistema “probe and drogue” com dois pods nas pontas das asas. O USMC e a US Navy utilizam esse sistema, enquanto a USAF utiliza o “flying boom”.

No mais, acho um erro comprar o KC-135. Se for para comprar velharia, vamos procurar alguns 707 menos usados e convertê-los, afinal, o 707 foi produzido por mais tempo do que o KC-135 e deve haver modelos mais novos disponíveis.

Marcelo M

Os nossos KCs estavam muito bons e antes que caiam de pau em mim falo que estavam muito bons em relação a outros KC derivados de 707(como o KC135) pelo mundo. Dito pela própria Boeing. Alguns anos atrás, inclusive, avisaram que se a FAB desejasse, eles compravam nossos aviões. O problema é que se perdeu o “time” de se modernizar eles e hoje possuem limitações que são prejudiciais ao serviço que tem que prestar a FAB. Não acredito na opção do KC-135, eles estão pior dos que os nossos. A menos que a FAB tenha sentido a necessidade de se… Read more »

Colt

Sujeito vai fazer seguro de vida… perguntam.. profissão!? Piloto de testes! ahuaauauhauh.
Falando sério, esse pessoal é corajoso.

O título aí em cima, mais um pouco, era só sigla :
Voa 1º A330 MRTT da RAF

Galileu

Colt
Os pilotos da FAB correm mais riscos que piloto de teste, aahaha
Os pilotos de MirageIII por ex: a alguns anos de sua retirada deveriam ter suas fotos num monumento por coragem e bravura ahah

Colt

rs
Falando sério…!! Espero que o Rafale chegue logo. Ou SH, seja o que for.. rs Gripen não !! 8.511.459 Km2 são d+ pro Gripen.

Mauricio R.

Opinião de um bloguista do ARES, a respeito do FSTA, link no fim da citação: “The FSTA PFI has always amazed me. The very idea that it is a procure now, pay for it later scheme is absurd. Let’s review the FSTA PFI’s history: in 1999, the RAF/MoD started looking into their next tanker. in 2004, the MoD selected the AirTanker consortium to provide air-to-air refuelling services for the UK’s Armed Forces. in 2005, AirTanker was confirmed as Preferred Bidder for the FSTA. in 2007, the MoD approved the PFI for 14 A330-200 tankers, under which AirTanker will own and… Read more »