vinheta-clippingO presidente da Embraer China, Guan Dongyuan, afirmou ontem que a empresa enfrenta dificuldades para ampliar suas vendas no país, apesar do forte crescimento do setor de aviação, que teve expansão de 24% no primeiro trimestre do ano.

Guan ressaltou que a China vai precisar de cerca de 800 jatos comerciais de 60 a 120 lugares nas próximas duas décadas e nenhuma empresa terá condições de atender a essa demanda sozinha. “Todas as nossas vendas têm de ser aprovadas pelo governo e enfrentamos dificuldades, obstáculos”, afirmou o representante da Embraer durante reunião do Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC) em Xangai.

O presidente do CEBC, embaixador Sérgio Amaral, disse que resolver a situação da Embraer é uma das prioridades da entidade e do governo brasileiro. A companhia tem uma fábrica na China em associação com a estatal Avic para fabricação do ERJ-145, de 50 lugares, mas quer autorização para produzir um avião maior, de capacidade para até 120 passageiros. Até agora, não houve resposta das autoridades chinesas.

Como as encomendas do ERJ-145 serão entregues até o fim do próximo ano, a empresa brasileira poderá encerrar sua produção na China caso não obtenha autorização de fabricar aviões de maior porte no país.

Turbulência. A situação da Embraer na China tornou-se mais complicada após a eclosão da crise financeira global, no final de 2008. A turbulência reduziu a demanda por aviões no país e tornou o governo local mais protecionista. Na época, além de obrigar o setor aéreo chinês a reduzir a oferta de assentos por causa da crise, o governo também pressionou as empresas locais a dar preferência aos aviões fabricados na China.

No ano passado, fontes no meio empresarial chinês haviam dito que a Avic teria imposto à Embraer condições quase inaceitáveis para continuar a joint venture em Harbin. Uma das exigências seria a de levar para a China a produção de aviões da família 170/190, possibilidade descartada pela companhia brasileira. Além disso, a Embraer assistiu nesse período sua sócia chinesa se tornar parceira indireta da arquirrival canadense Bombardier.

FONTE:
estadao.com

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Francoorp

Acho que a Embraer deveria sim encontrar um acordo com os Chinas, pois se tem tanta dificuldade assim para aprovar as vendas da empresa, é sinal que algo não está “acertado” entre os dois… talvez queiram o nosso Know-How, e a Embraer não queira passar, e esta fixação com os modelos “grandes” da Embraer prova isso !

Acho que enquanto este aspecto não for decidido, seria precipitado abandonar o que será o maior mercado da aviação comercial do mundo!

Valeu !!

Marcos

A China já provou que copia tudo (Tudo Mesmo), e aí fica a pergunta será que compensa ficar e perder o nosso Know-How, conquistado com tanto sacrificios?

Gervasio Galante

Uma vez que eles aprendam a fazer sozinhos(copiar), não precisarão mais da Embraer para produzir os aviões que eles querem adquirir…..

Tito

Agora é jogar como eles jogam, enrolar até entregar o ultimo avião e sair de fininho.
O cara que levou a EMBRAER a China merece um troféu.

Ivan

Interessante dar uma olhadinha na pauta do comércio exterior Brasil X China. A maior parte dos produtos brasileiros exportados são commodities. Ferro e soja principalmente. Estamos tão dependentes desta exportação que em brevo o comprador de commodities, os chineses, vão começar a determinar o preço. A maior parte dos produtos chineses importados são bens de consumo industrializados, com grande aplicação de mão-de-obra barata. Brinquedos, faquinhas, lâmpadas, roupas e calçados entre outros, é tudo chinês no varejo brasileiro. A Indústria brasileira destes ninchos de mercado simplesmente quebrou, ou virou importadora e demitiu os operários. Que ninguém se iluda, é só o… Read more »

Marcos

Parabéns Ivan
Sua colocação é simples, objativa e direta.

Marcos

Desculpe,
Quiz dizer objetiva

Lucas Calabrio

Prezados
Falta ao Brasil verticalizar seus produtos que são de alta qualidade e portanto decisão política. A EMBRAER tá certíssima de cair fora dessa arapuca chinesa são verdadeiros piratas modernos copiando tudo na cara dura e querendo o respeito da comunidade mundial devido a sua má governança
Abraço

Lucas Calabrio

Corrigindo
A má governança mundial com o dinheiro dos outros, vejam os americanos que deixaram que o mercado se regulasse e ficou livre e sem fiscalização e todos por meio de impostos teremos que arcar com os prejuízo e nunca com os lucros

Lucas Calabrio

O brasil deveria deixar de exportar petróleo cru sim vender gasolina, óleo diesel, graxa etc. isso representa um incremento significativo e isso é matriz energetica , assim como os lingote de alumínio que na verdade exportamos eletrecidade. Perguntem ao Japão se eles querem produzir aluminio por lá levando a bauxita assim como o petróleo?

Vader

Fecha a planta na China Vermelha, abre outra em Taiwan ou na Índia, e deixa quem tem dinheiro para tanto “ir até ali do lado” comprar avião Embraer e voltar voando pro continente, oras. Simples. E danem-se os cretinos comunas.

Realmente, o cabra que decidiu abrir fábrica numa tirania comunista deveria ser pendurado pelos pés em praça pública e apanhar de vara de marmelo na cara até sangrar. Como diria a propaganda da Parmalat: “tomou?”

Isso que dá negociar com malditos comunas.

Sds.

OTV

O Brasil ainda vive o pácto colonial, só muda a metrópole colonizadora.
Nossos presidentes ainda são governadores gerais, e tem um que de tanta pose se acha vice-rei.
Este país ainda tem uma mentalidade anterior à independência.
Quantos “Barões de Mauá” ainda vão quebrar.
Vader o Japão, que nunca foi comunista, fazia a mesma coisa, igualsinho, e também revendiam porcarias, meu pai me fala muito que a China de hoje é o Japão pós 2ªGM. Ou o Japão é China amanha .

Vader

OTV não me referia a copiar e revender quinquilharias, isso ambos fazem/faziam. Me refiro ao fato de que a China, ao contrário do Japão pós SGM, não respeita regra alguma de mercado, ao passo que mantém rígido controle sob seu mercado interno (ou seja, “ferra” as empresas estrangeiras que querem ter acesso a seu mercado interno), mantém sua moeda subvalorizada artificialmente e realmente, como disse o Ivan, conta com um bilhão de trabalhadores escravos (mão de obra barata), trabalhando em regime de “cama-quente”, para manter sua produção e inundar o mundo com suas porcarias. A China jamais deveria ter sido… Read more »

OTV

Caro Vader sobr este aspécto que esta sendo apontado, com certeza.
Quem for para..aliais nem rpecisa ir, basta vender quanquer produto e els clonarão.

MOS

Fuja Embraer, deixe a Bombardier ser parasitada pelos chineses e perecer. E o Brasil, infelizmente, será apenas um país de exportação agrícola e que ainda importa veneno da Monsanto para inundar as plantações e o solo com veneno. O Brasil tem os governantes e os empresários mais estúpidos do mundo isso é um fato. O governo destruiu a Engesa, destruiu a Gurgel. E agora o entreguistas do Temerário estão destruindo a Embrapa. Ou o Brasil acaba com os políticos ou os políticos acabam com o Brasil.