HMD para o M-346 Master
A Alenia Aermacchi iniciou os voos de teste do sistema HMD (Helmet Mounted Display – Visor Montado no Capacete) que será instalado no jato de treinamento avançado M-346 Master. O sistema complementa o HUD (Head-Up Display – visor ao nível dos olhos) oferecendo ao piloto informações de atitude, navegação, táticas e de missão diretamente no visor do capacete, independentemente da direção para a qual o piloto esteja olhando. Segundo a Alenia Aeronautica, o HMD é totalmente integrado à aviônica da aeronave e ao sistema de simulação tática, devendo, em breve, ser integrado ao simulador completo.
Ainda segundo a empresa, a adoção do sistema é um passo importante para tornar o M-346 mais representativo de aeronaves operacionais, tornando mais efetivo o treinamento, e evitando os riscos de pilotos se familiarizarem com o sistema somente no cockpit de aeronaves mais dispendiosas.
O piloto de testes-chefe da Alenia Aermacchi, Quirino Bucci, disse que os resultados foram significativos, com a simbologia mantendo-se estável sob altas cargas g, e também com a facilidade de movimentos devido ao baixo peso do capacete. O peso de 1,6 kg foi conseguido graças à miniaturização e o cuidado na localização dos componentes. A baixa voltagem aumenta a segurança e uma microcâmera grava o campo de visão do piloto (incluindo a simbologia), para que a imagem esteja disponível em debriefings pós-voo. O sistema também permite operações tanto de dia quanto de noite, com o uso de óculos de visão noturna (Night Vision Goggles – NVG).
FONTE / FOTOS: Alenia Aeronautica
VEJA TAMBÉM:
- Sistema de comando por voz para o M-346
- A Finmeccanica na FIDAE Air & Space 2010
- Reviravolta nos Emirados?
- T-50 Golden Eagle e M-346 Master no Singapure AirShow 2010
- ‘Baba baby, baba!’, versão LIFT
- Que tal um LIFT ‘genérico’?
- M-346 Master: Itália assina contrato de 220 milhões de euros
- Vai começar a produção do M-346 Master
- M-346 Master vence KAI T-50 nos Emirados Árabes Unidos
- M-346 “Master” realiza seu primeiro vôo supersônico
- M-346 e Yak-130
Як-130!!!!! называйте эту машину как угодно….но это все равно “сводный брат” 130-го родившийся в недрах конструкторского бюро им. Яковлева!!!!
Щоб ці хлопці робили без нас.))))..так и тягалися би з своїми Альфа джетами !!!
Ладно …хай летять до нас в Одесу))))
Александр, пожалуйста, пишите на английском языке с использованием Google Translate и вставить сюда.
Belíssimo avião !!!
Pode ser configurado para ataque leve.
Ganhou a competição nos Emirados para a venda de quase 50 aeronaves.
Dizem que essa venda não está indo nada bem.
A competição foi ganha no começo de 2009 e parece que as conversações estão paradas.
O HMD dará um controle situacional enorme ao piloto.
Como disse, belíssimo avião.
[ ]s
Linda aeronave; mas sou mais o T-50 golden Eagle.
Bela aeronave… Gostaria de ver pelo menos umas 40 dessas na FAB…
Belissimo avião..
alguem sabe por onde anda o FX-2?
Yak-130 !!!!! call this machine as anything …. but it’s still “younger brother” 130 th born in the depths of the design bureau. Yakovlev!
Belo LIFT, sim, este é um LIFT 😀
Mas não vejo espaço na FAB, visto que o AT-29 cumpre com as missões que um M-346 ou um YAK-130 .
[]’s
Александр Здор,
Яковлев и любой другой проект военного самолета? истребитель, бомбардировщик, что-то подобное?
Благодарю Вас за Стара Загора!
Mais interessante dele é que voa supercruise. Primeiro treinador à jato a conseguir tal feito!
Antes que alguém duvide, ele está certificado para vôo supersônico porém seus motores nem mesmo tem pós-combustores.