Acidente com aeronave do EDA (Esquadrilha da Fumaça)
Nota Oficial: Acidente com aeronave do EDA
O Comando da Aeronáutica lamenta informar que, no dia de hoje (2), por volta das 17h, uma aeronave T-27, do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira – mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça – sofreu um acidente durante apresentação na cidade de Lages (SC). O piloto da aeronave, Capitão Anderson Amaro Fernandes, faleceu no acidente. O Comando da Aeronáutica já iniciou as investigações para identificar os fatores que contribuíram para o acidente.
Brasília, 02 de abril de 2010.
Jorge Antônio Araújo Amaral – Coronel Aviador
Chefe Interino do CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA
FONTE: CECOMSAER / COLABOROU: Lucas Lasota, Baschera e PC
NOTA DOS EDITORES: O Poder Aéreo está de luto. Nossas condolências aos familiares do Capitão-Aviador Anderson Amaro Fernandes.
Eu achei este aqui também, aconselho pra adultos:
http://www.youtube.com/watch?v=5RBP4cXzHpA
Meu pesar ao EDA e à família do Capitão Fernandes.
não dá para dizer mais do que isso, pesar.
Aparentemente ele não conseguiu arremeter? Ou calculou mal a altura da manobra??
Meus pêsames aos familiares do Capitão Anderson.
[]’s
Luto….
Pelo menos
Eu acredito que o Capitão Fernandes
faleceu onde queria,
dentro de uma aeronave
Meu Deus, que tragédia! Esse acidente entristeceu o feriado de Páscoa.
PS:
Chutando possíveis causas
1► – Erro do piloto no cáculo da altura relativa
2► – Rajada de vento de cauda, diminuíndo
drasticamente a sustentação !!!
A imagem da Band foi ainda mais chocante que esta que nosso amigo postou. Nunca vi acidente tão violento como este. É muito triste. Muito triste mesmo.
Por ironia do destino é o segundo acidente fatal do EDA em SC.
eu vi o acidente, estava há cerca de 150 m e senti o calor da explosão. O fumaça 07 não conseguiu recuperar e estatelou-se no solo. Minha dúvida ficou em por que o piloto não ejetou. achei que ia dar um rasante muito baixo (estranhei).
alguém aventou a possibilidade de perda de motor. acho esta hipótese plausível.
não acredito que tenha calculado mal pois a trajetória era alta. pelo menos no solo não havia vento algum.
Por favor, sem tentar achar causas ou culpar o piloto deixemos esse trabalho para os perítos… ele se foi, mas se foi realizando seu sonho com certeza…
Meus sentimentos..
Comentários em alguns vídeos afirmam que o motor apagou.
Uma lastima. Por mais que os treinamentos sejam exaustivos e a preparacao intensa, esta atividade, por mais linda e gratificante que seja, e muito perigosa.
Nossas condolencias!
Tem outro vídeo, é triste, meus pêsames novamente aos familiares, mas vou postar um outro vídeo, de uma outra perspectiva:
http://www.youtube.com/watch?v=Zf_cBc3KbOE
meus pesames novamente, e desculpem esta postagem em sequência do acidente do Capitão…
Escutem o motor momentos antes do impacto…
Quem é do meio aeronáutico de SC, sabe que o aeroporto de Lages (agora aeroclube) tem urucubaca.
Meus pêsames a família do piloto e a FAB.
O som do motor me parece normal com a variação do passo. O motivo cabe ao CENIPA descobrir. Que imagem lamentável.
Outro….. :
http://www.youtube.com/watch?v=FALi1z0Ci5E
Vou parar de procurar e postar estes vídeos… chega!
Mas resta o fato do motor ter feito um som de falha, se sente bem no vídeo de Francoorp disse:
2 de abril de 2010 às 20:38
neste é um pouco rápido demais o fato.
Valeu !!
Anderson Fernandez, descanse em paz. Sua família tem meus pesames.
Realmente parece que foi um erro de calculo à primeira vista, mas como da area não somos nem temos mais informações que um vídeo amador não dá para saber ao certo.
Uma pergunta, as aeronaves do EDA não possuem assento ejetor?
Pena mesmo.
fotos do Capitão: http://thepacificbrasil.blogspot.com/2010/04/tristeza-cai-t-27-tucano-da-eda-fab.html
Meus pêsames a família tbm.
No interior de SP teve um outro Tucano que quase se espatifou no chão…
A Fumaça não estaria andando muito no limite????
Meus sentimentos à Família e ao EDA.
Lamentável. Triste. Não há o que dizer.
Meus pesames.
Acabei de ver no JN. Imagem terrível ! Por que o piloto não conseguiu ejetar? Terá passado mal? Minhas condolências à família e seus companheiros, ases da Esquadrilha da Fumaça.
Meus pêsames aos familiares.
Em tempos de paz não é tão compreensível a morte de soldados, mas tal possibilidade permeia inseparavelmente esse trabalho.
Qto ao acidente, não percebo um erro de cálculo na manobra, mas uma perda de sustenção na parte final da curva, no exato momento em que deveria recuperar e arremeter. Pareceu-me haver uma luta do piloto contra a aeronave que insistia em estolar naquela fase, não sei o porquê, e isso o Cenipa descobrirá.
Todo T-27 ou AT-29 possui assento ejetor.
triste, lamentavel.
A cidade é “LAGES” e não LaJes. Favor verificar antes de soltar uma noat oficial.
É sempre com enorme pesar que sinto a morte desses pilotos, na infancia, voce tem como heroi um bombeiro ou policial, mas adulto, vi nas acrobacias inacreditaveis desses pilotos da esquadrilha da fumaça um novo tipo de heroi, audacioso, preciso, que a cada manobra parecem olhar a morte de frente e sair ilesos, porem, desta vez, ela levou a melhor ou poderia dizer, levou um dos melhores.
O lado bom é que quando ele chegar do outro lado, ja estara familiarizado com as asas e podera acompanhar seus colegas em espirito.
Va com Deus, herói brasileiro.
A meu deus!!………….eu vi na televisão,meus pesames a Familia do Capitão..meus pesames.
Me parece que ele não consiguiu arremeter,calculou mau a altura…..bom essa é a vida da esquadrilha da fumaça,quando se faz coisas incriveis com aéronaves existe um certo risco.
…………..LUTO…………
Muito triste.
As causas dificilmente saberemos.
À Familia meus Sentimentos.
http://www.youtube.com/watch?v=j9UC6MGD8qk
Espero que este acidente de hoje seja resolvido, como dizem todos aqui, eu espero realmente que seja ao contrário do F-5 da FAB, comandado pelo Capitão Nauman, em 1995 :
http://www.youtube.com/watch?v=qp7zQEp4EP0
Lamentável. Realmente lamentável.
Realmente muito triste, porque estamos com sentimentos inversos dos que realmente estes Super Pilotos nos causam com suas apresentações, alegria e emoção.
Lementavel.
RenanZ, ainda cedo é para falar em causas, vamos esperar as investigações. Num dos vídeos o motor faz um som estranho, como se tivesse perdido potência na descida, antes do impacto.
________________
EDITADO PELA MODERAÇÃO
Dia triste para todos os amantes da aviação, meu mais profundo pesar. Na certeza que Deus vai dar o consolo e alento aos familiares do Capitão Anderson, nada mais que posso comentar….
Fiquei muito triste ao saber dessa trágica notícia. Acompanho as apresentações do EDA desde 1993, sou fã da Esquadrilha. Na Expoaer 2009 da base aérea de Canoas-RS, tive contato com o Cap. Anderson Amaro, fiquei impressionada com o carinho e atenção que teve com cada uma das pessoas que chegou até ele para cumprimetá-lo, pedir autógrafo ou tirar fotos, ele atendeu todos os pedidos sempre com um sorriso nos lábios, foi o piloto que mais deu atenção e mais se demorou junto ao público. Meus pêsames à família, amigos e colegas deste que, mais que piloto foi um ser Humano… Read more »
Franco,
O infeliz acidente com o falecido Capitão Naumann tem suas causas bastante conhecidas, foi um “estol de badalo” que não deu certo, ele forçou na decolagem, forçou no inicio da manobra e foi sucessivamente perdendo velocidade, quando apontou a nariz do F-5 para o solo o avião já estava perdido, mas ele como todo aviador da FAB tentou salvar a aeronave, perdendo a vida no procedimento.
Mais vinte metros de altura e seria lembrada como mais um rasante do Capitão, infelizmente o resultado foi outro. Ele morreu na certeza de que iria recuperar a manobra.
Meus pêsames a família do piloto e ao EDA. Hoje é um dia triste aos amantes da aviação.
TOMBOU EM COMBATE.
NOSSAS ORAÇÕES À ELE, À EQUIPE E À FAMÍLIA.
A causa do acidente do F-5 do 1ºGAvCa, foi estol de compressor.
MEUS PÊSAMES A FAMÍLIA DO PILOTO E A EDA. DIA TRISTE PARA OS AMANTES DA AVIAÇÂO,QUE DEUS CONSOLA TODA FAMÍLIA.
foto da aeronave sinistrada tirada esta tarde
http://edsonvarela.zip.net/images/Andersonsolo.jpg
Triste…
Meus pêsames aos familiares.
Um dia triste. Lastimo profundamente, pelo piloto e sua família.
Nestas horas, palavras me faltam.
Por respeito, me abstenho de especular sobre a não ejeção.
Meu Deus,
e pensar que ano passado eu peguei o autografo dele na apresentação em Curitiba, meus pesames a sua familia. Descanse em paz.
Amigos,
Neste vídeo não aparenta falha do motor.
http://www.youtube.com/watch?v=BZAJ3ewrE6w
Um dos vídeos aparenta uma ausencia de potência, mas isso pode ser o procedimento padrão da manobra.
E se houve uma falha no angulo que ele estava não podia ejetar, e não deu tempo de retomada.
Que droga! Olhando o vídeo, dá a impressão que o motor morreu na recuperação do pitchback.
Meus pêsames à familia do Cap Anderson, e a todos os fabianos.
Esquisito…
Dá a impressão de que o motor falhou ou que ele cortou a potencia.
Não sou piloto portanto pergunto: nesse tipo de manobra há corte de potencia ou ela é feita com o motor à pleno?
Sds
LAMENTAVEL , grande piloto deixara muita saudades !!!!