Dois caças F-5 da Coreia do Sul batem em montanha
Acidente foi na região leste da província de Gangwow. Os três pilotos teriam morrido, segundo informações do Korea Times
Segundo fontes da ROKAF (Republic of Korea Air Force – Força Aérea da República da Coreia), as aeronaves eram um F-5E (monoposto) e um F-5F (biposto), que decolaram de Gangneung às 12h20 (hora local) para uma missão de treinamento de rotina e foram dados como perdidos 5 minutos depois.
Dois helicópteros UH-60 de busca e salvamento (SAR) foram despachados para a possível área do acidente, 20 km a leste de onde decolaram, encontrando destroços e partes de corpos no monte Hwangbyeong. A ROKAF, que opera os F-5 desde os anos 1980, está investigando as causas do acidente. O último acidente com um F-5 da Força ocorreu em novembro de 2008, segundo o Korea Times.
A agência de notícias sul-coreana Yonhap, segundo a BBC News, informou que a queda seria a sétima desde 2000 envolvendo a frota de aeronaves F-5 do país.
FONTES: Korea Times e BBC News FOTO MENOR: AP, via G1
FOTO MAIOR (duas aeronaves F-5E da ROKAF em formação com um de seus sucessores planejados, o A-50, versão de ataque do T-50 Golden Eagle. Também está sendo desenvolvida uma versão mais avançada do modelo, o FA-50): KAI
Alguém poderia informar o histórico de acidentes com os F-5 da FAB?
De qualquer forma tenho certeza que são menos ocorrências…os coreanos já tiveram 7 perdas com F-5 desde o ano 2000.
E ai fica a pergunta. Na FAB ocorrem menos acidentes com nossos F-5 porque nossos vetores são mais bem cuidados e modernizados ou porque voamos MUITO MENOS horas do que os vetores coreanos?
Abraços!
Menos dois p/ a FAB comprar…
com certeza Fernando, nossas aeronaves voam menos, tipo carro de pobre, e se acabar o combustível, e se risca a lataria, e se quebrar.
Imagina se vier o rafaleco, só vai sair do hangar pra aparecer no caldeirão do huck, ahahahahhaah
os dois bateram na montanha? ta muito estranho…
E no 7 de setembro. 😀
É interessante notar que a FAB está desdenhando este A-50! Para quem operou F-5 em quase toda a sua existencia, deveria no mínimo já ter em mãos um estudo sobre a viabilidade deste nas fileiras da Força… Fernando83-RJ: Infelizmente, na FAB VOA-SE MUITO POUCO. Além disso, não “puxam” pesado e quase sempre a carga externa é um tanque ventral ou alar(no F-5 é obrigatória!). Quando servi numa base aérea, os pilotos eram mais Administrativos do que caçadores…infelizmente esta é a realidade. Só quando vão participar de um exercício, tipo RED FLAG, aqueles selecionados, voam e voam! quer dizer, voam o… Read more »
Lindo esse A-50, principalmente com essa pintura.
Impressionante ver como a estrutura dos F-5 ainda aguenta voar. Realmente uma excelente obra de engenharia.
Uma pena mesmo a perda de vida dos pilotos coreanos.
Abraços sinceros e fraternais
Desculpem o flood, mas quando ví o A-50, achei que fosse um f-16. Rs
Cego e leigo… fazer o que né?
Abraços sinceros e fraternais
Devem ter se tocado no ar e provocado a acidente. A lamentar.
Agora, interessante foto essa, podendo comparar o A-50 com o F5-E, mesmo porte, design parecido, lembra uma mistura de F5-E com F-16 e F-18.
[]’s
Com certeza nossos caçadores voam um numero de horas bem inferior ao dos Coreanos, mas existem outros fatores entre os quais o clima e o relevo que no Brasil são bastante favoráveis ao vôo.
Com relação aos pilotos administrativos coloquem suprimentos nas U.A. e vocês vão ver as maquinas virando redondo.
Algumas matérias a respeito do acidente acrescentam o fator condições meteorológicas como uma das prováveis causas da suposta colisão com a montanha. Na foto menor, pode-se ver o céu carregado.
O Brasil bem que podia ter desenvolvido um A-50 desses né?
Um sucessor do AMX… Ficaria mais fácil para absorver tecnologia do FX.
Senhores,
Causa provável do acidente: CFIT por conseqüência de perda da consciência situacional.
Abraço
off topico
Um avião militar caiu nesta quarta-feira (3) durante uma exibição aérea na cidade de Hyderabad, no sul da Índia. Piloto e copiloto morreram.