Mais um F-35B segue para Patuxent River
O terceiro caça Lockheed Martin F-35B Lightning II STO/VL (decolagem curta/pouso vertical) decolou de Fort Worth, Texas, em 17 de fevereiro, a caminho de seu local de ensaio primário na Naval Air Station Patuxent River. O caça furtivo se juntou a outros dois F-35B que estão em ensaios, depois de 3 horas e 10 minutos de vôo.
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Bonito….
alguem sabe dizer se tem algo que influencia no fato do canopi abri pra frente ou pra trás?
Impressionante ver a votação ao lado e perceber que o insosso Rafale está vencendo.
Isto demonstra que boa parte dos visitantes deste site são ignorantes em relação ao assunto ou… (editado)
Meu voto? F-18 é claro! O melhor multi-tarefas dos três disparado!
Vai seguir o mesmo caminho do seu irmão mais velho: o F-22, ou seja, ser abatido pelos temíveis Rafale.
A USAF e a US Navy estão muito preocupadas com os vetores dos outros países: Typhoon, Rafale, Sukhoi… Tem General americano que só dorme à base de Lexotan.
[]s
Galileu em 18 fev, 2010 às 14:09, disse:
“Bonito….
alguem sabe dizer se tem algo que influencia no fato do canopi abri pra frente ou pra trás?”
Galileu,
No meu entender, a articulação traseira facilita o alijamento do canopy antes da ejeção do piloto, pela ação do vento relativo.
Já a articulação frontal facilita o acesso aos equipamentos aviônicos que estão atrás do painel e favorece à utilização de sistemas sem parabrisa e sem seu arco.
Aeronaves que têm sistema com articulação lateral normalmente prevêm ejeção dos pilotos através do canopy.
Abraço,
Justin
“Justin Case supports Rafale”
Informações bem colocadas, Justin. Vale a pena também comparar com outro caça, mais antigo, em que o canopi articulava de forma similar: a primeira geração do MiG-21. Depois o sistema foi mudado porque dificultava a entrada e saída do cockpit em emergências – o que não significa só ejeção, mas também pousos forçados etc, quando o piloto deve abandonar a aeronave rapidamente.
Mas o MiG 21 tem um cockpit exíguo e canopi equivalente – no caso do F-35, percebe-se que há espaço de sobra, o que não deve dar problemas para entrar e sair rapidamente da aeronave.
Incrível!
Esta é a 4ª aeronave furtiva operacional da US Air Force, enquanto o resto do mundo (leia-se a Rússia) só conseguiu decolar agora um protótipo.
A importância do PAK-FA é enorme, maior do que uma simples aeronave, é uma ação concreta para a multipolarização do poder.
Parabéns aos russos e (por que não) aos indianos pela investida tecnológica, com sensacionais desdobramentos estratégicos.
Abç,
Ivan.
Err… esse é o que o Jobin não quis?
Muito esperto.
E é gaúcho esse mala.
[]s
Fantástico, simplesmente fantástico… Me considero até um tanto suspeito pra elogiar, porque por tudo que tenho lido, visto e estudado, esta será a melhor aeronave de todos os tempos.
Êêêêê Jobim… “Demais pra nós” neh? E pensar que com o preço de 36 Rafales compraríamos uns 70 desses… é realmente triste…
O “B” não é o de decolagem e pouso verticais?
Caipira em 19 fev, 2010 às 11:18:
Sim.
F-35A: Conventional Take-Off and Landing (CTOL);
F-35B: Short Take-Off and Vertical Landing (STOVL);
F-35C: Carrier Version (CV).
Abs.
Ele esta ficando cada vez mais feio… parece ate um crocodilo gordo assim de frente. Os primeiros protoripos eram tao mais elegantes!