CMC fornecerá cockpits modernizados para os Hawk 66 da Finlândia
Grupo Patria seleciona a Esterline CMC Electronics para a modernização do cockpit dos jatos Hawk Mk66 da Força Aérea Finlandesa, adquiridos à Suíça
No início do mês, durante o Singapore Air Show, a Esterline CMC Electronics (CMC) informou que foi selecionada pelo grupo finlandês Patria para fazer a modernização dos cockpits da frota de 18 treinadores a jato BAE Systems Hawk Mk66, que a Força Aérea Finlandesa adquiriu da Força Aérea Suíça em 2007. Segundo a empresa, o contrato inclui a adaptação da sua suíte integrada de aviônicos Cockpit 4000 (do tipo “glass cockpit”, cuja arquitetura pode ser vista no diagrama mais abaixo).
Trata-se da mesma suíte empregada na modernização de oito aeronaves Hawk Mk51 da mesma Força, cujas entregas acabam de ser finalizadas. Assim, ao final deste novo contrato, a Força Aérea Finlandesa poderá contar com uma frota de 26 treinadores Hawk, sendo 18 Mk66 e 8 Mk51, compartilhando os mesmos aviônicos e cockpits. Segundo a CMC, a suíte integrada de aviônicos Cockpit 4000 foi planejada especificamente para prover baixos custos de treinamento, para que se possa empregar o mesmo equipamento desde a fase básica até a avançada, podendo oferecer também capacidades superiores – incluindo, caso o cliente solicite, o emprego operacional de armamento.
Para a Patria, a modernização reforça a capacidade do grupo em apoiar a Força Aérea Finlandesa, como um parceiro estratégico na área de desenvolvimento de softwares para instrução operacional de voo, o que combina com os esforços conjuntos da Força e da Patria em oferecer serviços de treinamento, para clientes estrangeiros, na Base Aérea de Kauhava, na Finlândia. O grupo Patria e a CMS pretendem oferecer essa solução de upgrade a outros operadores de Hawk Mk.50/60.
A suíte de aviônicos inclui um computador de missão com arquitetura aberta, um Head-Up Display (HUD) SparrowHawk de amplo campo de visão e seu painel de controle frontal (Up Front Control Panel), duas telas multifuncionais (Multifuncitional Displays) de 5×7 polegadas (uma no posto dianteiro e outra no traseiro) e um repetidor do HUD no posto traseiro – essa é a configuração escolhida para essa modernização, conforme mostra a foto do alto da matéria, embora a empresa veicule, em seu site, outras configurações, como a da imagem mais abaixo.
O informe da CMC acrescenta que a suíte de aviônicos oferece programas de voo provados e maduros que integram os sensores da aeronave, rádios e sistemas de arma, de forma a atender a uma ampla gama de requerimentos de navegação e missão. Essa solução padronizada de aviônicos, segundo a empresa, minimiza os esforços necessários para integração para a instalação nas aeronaves, o que constitui um fator chave na redução de custos para os operadores.
FONTE / IMAGENS: CMC
SAIBA MAIS:
Os pilotos da FAB tem um desses ou aprendem a pilotar no Flight Simulator normal com o mouse?
Pois eu ja vi numa reportagem treinarem pilotos num computador, no mouse, sem manche!!!
bruno luiz em 08 fev, 2010 às 18:33
A aviônica do Super Tucano é mais ou menos no nível desse modernizado. Só que com duas telas 6×8″ no posto dianteiro e mais duas no posto traseiro.
Configuração bem limpa. Na aviação moderna é tudo na base dos “Black Boxes”, o domínio da eletrônica e sistemas é mais importante do que o tradicional célula/motor.
O Bruno, deve ta na mesma….no máximo trocaram o monitor crt por um lcd….
Essa CMC é a mesma empresa que faz o glass cockpit do Hawker Beechcraft AT-6C.
Bem lembrado, Maurício.
Entrando no link da CMC tem informe a respeito, se não me engano, falando sobre a versão B do T-6 Texan II.
Os Pilatus PC-21 encomendados pelos Emirados também deverão empregar essa suíte, segundo a empresa.