F-35 protótipo - foto USAF

A Lockheed Martin afirmou que a USAF substituirá toda a sua frota de F-15 pelo novo jato de combate F-35A Lightning II. Isto inclui tanto o F-15C/D no emprego de superioridade aérea como os F-15E Strike Eagle.

No entanto, a USAF oficialmente informou que o F-35 substituirá apenas o F-16 e o A-10, complementando as missões de superioridade aérea.

Esta análise foi feita pela própria Lockheed à pedido do grupo britânico Flight International quando este último questionou a empresa sobre o impacto dos cortes propostos pelo QRD (Quadrennial Defense Review) de 2010. Neste caso a USAF ficaria reduzida a 10 ou 11 Alas Aéreas com a função de ataque.

A possível redução do número de Alas da USAF impactaria negativamente na estimada aquisição de 1.763 caças F-35A (versão convencional de decolagem e pouso).

Se a USAF mantiver sua estrutura atual, com o emprego de 72 caças por Ala Aérea, apenas 720 a 792 aeronaves serão necessárias para substituir os atuais F-16/A-10/F-15E.

Nas análises da Lockheed também foram incluídas as Alas Aéreas dedicadas à superioridade aérea. Das seis Alas, duas seriam formadas por caças F-22 e as outras quatro, atualmente equipadas com F-15C/D, operariam o F-35A.

Com a inclusão da superioridade aérea no leque de atividades principais da F-35A a USAF necessitaria reequipar algo como 14 ou 15 Alas Aéreas, ou 1008 a 1080 aeronaves de combate. Além disso, a Lockheed estima que outras 593 a 636 seriam encomendadas. Estes outros jatos seriam empregados em atividades como treinamento, ensaios em voo, estoque e questões relacionadas a taxa de atrição. Sendo assim, nas projeções da empresa norte-americana, o número final de F-35A variaria entre 1.601 e 1.715 caças, número bem perto daquele exposto no início deste texto (1.763).

A questão do emprego do F-35 no papel de superioridade aérea tem sido tema de muitos debates nos últimos anos. Em 2008 o Rand Corporation publicou um estudo bastante controverso afirmando que o F-35 “não gira, não sobe e não acelera” o suficiente para sobreviver em combates aéreos do tipo “dogfight” (curto alcance). Segundo uma fonte da indústria aeroespacial norte-americana, um oficial superior da USAF disse no ano passado que “o JSF não é uma plataforma de superioridade aérea e nós [da USAF] entendemos desta maneira.”

FONTE: Flight Global

NOTA DO BLOG: você acredita que o F-35 pode substituir o F-15 no papel de superioridade aérea para os cenários projetados para o século XXI?

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Wilson Giordani de Souza

(…)

A questão do emprego do F-35 no papel de superioridade aérea tem sido tema de muitos debates nos últimos anos. Em 2008 o Rand Corporation publicou um estudo bastante controverso afirmando que o F-35 “não gira, não sobe e não acelera” o suficiente para sobreviver em combates aéreos do tipo “dogfight” (curto alcance). Segundo uma fonte da indústria aeroespacial norte-americana, um oficial superior da USAF disse no ano passado que “o JSF não é uma plataforma de superioridade aérea e nós [da USAF] entendemos desta maneira.”

(…)

Queimaram o F-35 bonito ou é impressão minha?

[]s

Flanker

“Sendo assim, nas projeções da empresa norte-americana, o número final de F-35A variaria entre 1601 e 1715 caças, número bem perto daquele exposto no início deste texto (1763).”

É um bocado de F-35 não?

Eu pensava que os F-35 iriam subistituir somente os F-16, e os F-22 os F-15. Realmente o F-35 não tem cara de avião pra superioridade aérea.

RenanZ

Hmm

os F-15 ainda tem muito que voar pela USAF

andrekid

Eles estão discutindo se vão comprar 700 e tantos ou 1.700 aviões de quinta geração. Enquanto nós estamos discutindo do FX2, quase FX3 pra comprar apenas 36 de quarta geração amais de 10 anos. É muito tempo gasto pra nada.
Abraços

Challenger

Afinal para que o F-35 foi concebido?

O repentino fim do F-22 pode mudar os planos da USAF?

Flanker

Challenger,

Para fazer o que o F-16 faz, só que com a vantagem de ser stealth.

Ramos

Tudo vai depender de como o projeto russo anda. Mas certamento o F35 nao sera o aviao de superioridade aérea, eles tem experiencia suficiente e nao vao dormir no ponto. Certamente o F22 vai reaparecer.

SDS

Seal

A princípio o F-35, era o caça de 5ª geração americano, que deveria substituir tanto os F-16 como os F-18 na Força Aérea e fuzileiros navais da Us Navy.O F-15 não estava incluido nesta lista, a não ser que mudaram de idéia,mas acho meio difícil! O F-35, é constituido por três projetos base, cada um com a sua função específica. F-35A: Aeronave de superioridde aérea, objectivamente destinada a substituir o F-16 e o F-18 em operação na Usaf e em forças aéreas do mundo. O primeiro voo ocorreu em 2007. F-35B – Destinado a substituir as aeronaves de descolagem vertical… Read more »

Alecsander

Bom, que o Lockheed Martin F-35 JSF não é um caça de superioridade aérea, isso não é novidade, em 2007 quando a revista Força Aérea publicou a primeira matéria sobre o programa FX-2, lembro que foi dito que o a capacidade de manobras do JSF é a mesma do Lockheed Martin F-16, diferente do F-22 Raptor, que já mostrou ter uma capacidade de manobra e agilidades muito maiores que a do F-15 (por isso eles não o exportam para outros países). Em sumula, o F-35 será o mais moderno, sofisticado e flexível caça multi tarefa do Mundo, mais foi um… Read more »

Flanker

Seal, quando você diz F-18 é o Hornet ou o Super Hornet? Pois pelo o que eu li por ai, o SH vai ser subistituído pelo futuro F/A-XX.

Alecsander

Bem vamos ver quem vai substituir quem:

F-35: F-16, F/A-18 Hornet, e A-10

F-22: F-117 que já saiu de operação em 2008, e F-15.

Seal

Só corrigindo uma coisa que você colocou, o F-18 não é operado pela Força Aérea Americana, apenas pela Marinha.

Um grande abraço.

Mauricio R.

A LM está necessitando vender mais aeronaves.

Fmonteiro

NOTA DO BLOG: você acredita que o F-35 pode substituir o F-15 no papel de superioridade aérea para os cenários projetados para o século XXI?

Sinceramente não. O F-35 é um avião de ataque. A USAF o pretendia apenas como um complemento ao F-22, este sim um caça de superioridade aérea.

Bosco

Um caça que será usado em superioridade aérea no lugar do F-15C não ser competente para sobreviver a um “dogfight” acho perfeitamente possível. A pergunta que se deve fazer é: 1º O que quer dizer a expressão “dogfight”? 2º Dogfights tem como ser evitados em combate aéreo? 3º É possível manter a superioridade aérea sem entrar em dogfight? 4º A tecnologia atual é madura o suficiente para permitir a superioridade aérea a partir de grandes distâncias? Não creio que qualquer combate que ocorra em alcance visual deva ser considerado um dogfight. No meu modo de entender, dogfight se refere a… Read more »

grifo

O F-35 é um caça multi-role que pode perfeitamente fazer a tarefa de superioridade aérea. Ele já será o caça de superioridade aérea da US Navy e muito provavelmente da IAF, pode perfeitamente fazer este papel também na USAF. Há que se ter certa cautela no entanto, porque tal fato seria a basicamente a morte do projeto F-15 SE da concorrente Boeing, e o que a LM fala não necessariamente é o que a USAF irá fazer. Por sinal, para os que ainda ficam se prendendo no mito do monoturbina/biturbina, vale lembrar que o F-35 é mais potente, mais pesado… Read more »

Bosco

O F-35 pode não ser acrobático a ponto de sobreviver a um dogfight mas possui todos os recursos necessários para não precisar fazê-lo e poderá vencer fora do alcance visual ou dentro do alcance visual, mas de forma menos “acrobática”. Algumas de suas inovações são o DAS e o HMDS. O DAS é um conjunto de sensores de imagem térmica distribuídos em torno da aeronave que permite ao piloto ter uma visão periférica ao redor de todo o caça através de imagens enviadas para o HMDS (capacete com visor). Ou seja, no caso do F-35, nem sequer o pescoço irá… Read more »

Hammer

Pois é bosco e grifo…sou leigo, mas concordo com o q vcs disseram…acredito que o f35 por ser steath levaria toda a vantagem sobre um f15 podendo disparar misseis muito antes de ser detectados pelo f15 se pensarmos na hipotese de 1 vesus o outro. creio que os eua mantenham o f15 ate hj em servico por questoes de custos (tipo fizeram muitos e nao quiseram gastar altos custos para subtitui-los por outros mais modernos tal o f16 ou o f18), lembrando que o f15 foi posto em serviço no pos guerra fria onde as tensoes russia x eua estavam… Read more »

Hammer

penso tambem que um piloto de f35 jamais entraria num dogfigth com um f15 por questao logica tem vantagem tecnologica que o steath lhe proporciona frente ao outro…

BRAVURA

Se o F-35 pode fazer a função de superioridade aérea? Depende apenas de que tipo de força se opõe.

Contra o Irã que opera pouco mais que F’s-5, acho que o F-35 tem essa capacidade sim.

Nick

Que o F-35 pode executar missões de Superioridade Aérea, é claro. Como o Bosco explicou, dogfights hoje em dia e no futuro ainda mais serão cada vez mais raros. Misseis WVR de 5ª Geração com 50G de carga “imunes” a flares, chaffs e ECM , só poderão ser destruídos com outro míssil em sua direção, ou quem sabe até raios laser..(parece ficção mas já há estudos por parte da LM). Esta afirmação da LM para mim é mais um lobby, a Boeing ta perdendo terreno feio, e talvez estejam tentando emplacar o F-15SE na substiuição dos F-15-C. Ou seja é… Read more »

Galileu

Eu como todos aqui e a USAF sabemos que o f-35 é uma aeronave de 4 Geração ou no máximo 4,5 como alguns falam…. Ele não faz interceptação como um f15 faz é fato, isso é só um exemplo dos vários que ele não faz… Penso que ele é “flex” faz de tudo um pouco, mas não faz bem nenhum e nem outro…. Tambem tem o fato que ha briga interna entre boeing e lm, se pergunta pra boeing eles vão falar que o f18 é de 5 geração e a lh vai falar que o f35 já é 5… Read more »

Alecsander

Bosco e grifo Vocês não podem confundir as coisas, capacidade stealth não é sinônimo de superioridade aérea, capacidade stealth é a capacidade de sempre dar o primeiro tiro. O JSF foi criado para sobreviver ao compo de batalha pela sua invisibilidade, e uma gama de outros recursos aptos a guerra eletrônica, mais ele não é um caça de superioridade aérea, se ele fosse criado para esta categoria, ele certamente teria no mínimo uma capacidade de manobra maior que a do F-16, e não igual. Com certeza se acontecesse um dogfighter entre Rafale, Typhoon e SU-35, o F-35 levaria vantagem por… Read more »

Flanker

NOTA DO BLOG: você acredita que o F-35 pode substituir o F-15 no papel de superioridade aérea para os cenários projetados para o século XXI? Bem, eu acho que o F-35 pode sim subistituir o F-15 em superioridade aérea. O F-35 sem dúvida é superior ao F-15, talvez seja menos manobrável, mas não deixa de ser superior. Mas a questão é que ele pode mas não vai fazer isto (subistituir o F-15), pois não é a sua função. Como muitos ja disseram a função do F-35 é de ataque ao solo, com mísseis, JDAMs ou GBUs. Talvez o F-35 subistitua… Read more »

Henrique Sousa

Vinda da USAF eu tomo como verdade, vindo do fabricante eu tomo como uma possibilidade.

Bosco

Alecsander, que ele não foi criado para “superioridade aérea” ele não foi, agora, que ele pode ser usado para estabelecê-la, pode. Galileu, que ele não faz de tudo mas que não faz nada bem eu não concordo. Ele, assim como todos os caças contemporâneos não é especializado, mas faz de tudo no mínimo com competência. Claro que ele seria diferente se fosse só pra ataque. Assim como seria diferente se tivesse sido projetado especificamente para “superioridade aérea”. Agora, daí dizer que não faz nada bem é uma grande diferença. Não podemos nos esquecer que “superioridade aérea” é um conceito muito… Read more »

Bosco

Nick,
também hoje é possível que um míssil de curto alcance com orientação por imagem térmica seja “cegado” por um laser de baixa energia, não se fazendo necessário sua destruição física.
Embora seja suposição, mas muito provavelmente o F-35 poderá contar com essa possibilidade que já está disponível ao aviões de transporte. Sua suite defensiva irá contar com recursos em “estado da arte” e como você disse não bastam o lançamento de flares para se conseguir evadir dos atuais mísseis de curto alcance com cabeça formadora de imagem.
Um abraço.

samuel Henrique

Esse troço feioso e barrigudo já não deveria estar operacionel???

mas eu queria uns 30 no GDA!!!!!!

Bosco

Agora, sem dúvida, o F-22 seria um caça muito mais adequado para estabelecer a superioridade aérea por diversos fatores, mas nenhum relacionado com capacidade de manobra ou vantagem no dogfight.
As vantagens do F-22 são relacionadas a sua maior autonomia e a uma maior capacidade de armas nas baias internas, aumentando a persistência de combate em configuração stealth.
Também sua capacidade supercruzeiro (será que o F-35 não terá?) é importante para estabelecer domínio no combate BVR sendo um recurso altamente valioso.

bruno luiz

Flanker em 07 fev, 2010 às 14:20

O F-35 não vai fazer a metade do que um F-16 faz. O F-35 vai atacar de longe e só quando o terreno estiver “limpo”.

G-LOC

eu sempre ouvi dizer que o F-35A substituiria os F-15E de ataque. Alguns esquadrões de F-15C até que podem ser convertidos para o F-35 mas mudando de função de interceptação/superioridade aérea para multifuncinal.

Felipe Cps

Amigos, essa aeronave dominará os céus do mundo pelos próximos 50 anos. Sua flexibilidade e poder de fogo serão incomparáveis. Inteligência artificial, laser defensivo integrado, enorme carga paga, uma suíte de contramedidas que apenas podemos imaginar o que contém, além de uma consciência situacional inacreditável, que une piloto e caça de uma forma sem qualquer precedentes, tornando-os literalmente um só mecanismo. Essa aeronave poderá ser pilotada até por um adolescente, e será absolutamente mortal e virtualmente invencível nas mãos de um piloto experiente. De fato, chega a dar pena das forças aéreas árabes, que enfrentarão a super-treinada IAF armada com… Read more »

Rogério

Concordo com o Felipe, a prova disso é o encerramento da linha de montagem do F-22 com apenas 200 unidades, se a USAF pretende comprar 1700 F-35 e Israel tá louquinho pra te-lo é porque ele é o bicho mesmo.

[]s

Robson Br

Felipe Cps em 07 fev, 2010 às 19:34
concordo contigo

inclusive, a demora e os altos custos são devidos as novas tecnologias empregadas.

Challenger

A Royal Navy pretende ter o F-35B STOVL, será que ela pensa ele como um vetor de Defesa Aérea da Frota?

Nick

Com ctz Challenger , mas é interessante notar que eles estão em crise. Vão construir 2 PAs, mas vão usar apenas 1 com os F-35B.
Felipe , está se tornando lobista do F-35 🙂
Ainda sou mais o F-22 A, e se fizerem um MLU com as tecnologias que estão no F-35 , ae não vai ter para ninguém.

[]’s

Felipe Cps

Robson Br em 07 fev, 2010 às 19:55: “a demora e os altos custos são devidos as novas tecnologias empregadas.” Exato Robson. Na verdade, o que já li é que o que está realmente atrasando o F-35 é uma solução sem precedentes para gerenciamento de sistemas auxiliares, inclusive as contra-medidas (que diz-se que inclui por exemplo uma nova arma PEM): a Inteligência Artificial, que permitirá ao piloto dedicar-se a, quando em combate, exclusivamente pilotar a aeronave e designar os alvos. Quem vai gerenciar todo o resto, desde sistemas vitais, ECMs e até as COM será a AI do avião. O… Read more »

Felipe Cps

Nick em 07 fev, 2010 às 21:02:

“Felipe , está se tornando lobista do F-35”

Ah Nick, é verdade, eu vivo pulando de lobby em lobby… só faço isso da minha vida, rsrsrs…

Abs.

Seal

Flanker

É só os F-18 Hornet,não os SH.

Alecsander

Positivo: É só da Marinha Americana,a Usaf não usa F-18.

abraços

X-nobe

O F-35 tem o motor mais potente já utilizado em um caça de combate, mais isso não significa que ele seja o caça mais potente do mundo, ele serve para qe o F-35 realize tanto decolagens horizontais mais curtas que qualquer outro caça, quanto para realizar pousos e decolagens verticais. Mais ele não pode se iqualar ao f-15, pois o F-15 viaja a velocidade de Mach 2,5 enquanto o F-35 só a Mach 1,6. Não da pra comparar.

Bosco

x-nobe, na verdade não existe uma relação direta entre potência absoluta, ou mesmo uma relação potência/peso, com “velocidade máxima”. Na década de 60 os caças atingiam normalmente Mach 2.2 e tinham uma relação potência/peso na faixa de 0.65. Hoje, o padrão é de 1.0 no mínimo, e nem por isso houve um aumento proporcional da velocidade. Muito pelo contrário. O que se observa é uma tendência a velocidade máxima ficar entre Mach 1.6 a 2.0. A velocidade de Mach 1.8 parece ter se consagrado como padrão por ser o melhor equilíbrio entre o desenho do caça, consumo, etc, e uma… Read more »

Bosco

O que me deixará muito decepcionado com o F-35 será a confirmação do mesmo não ser dotado da capacidade de supercruzeiro.
Isso sim seria trágico. rsrs…
Pelo menos algo em torno de Mach 1.3 já estaria de bom tamanho. snif, snif…
Acho que tal capacidade ainda será anunciada em breve já que não tem como ser diferente.
Outro abraço.

X-nobe

Bosco

Mais Mach2 é a velocidade minima para que um caça seja conciderado de superioridade aérea, o F-35 leva vantagens por ter os melhores recursos que qualquer outro caça, mais em comparação ao F-22 ele não pode se iqualar, em simulações de combate no deserto norte americano em Nevada, já foi comprovado que um F-22 pode rivalisar com 4 caças f-18 SH, enquanto o F-35 apenas pode rivalisar no mano a mano com um SH.

Abraços.

Bosco

Caro X, a velocidade supersônica é muito boa para se evadir.rsrs É muito pouco usada na prática salvo em situações de algum alvo com premência de tempo em que tenha sido dado o alerta ou no caso do sprint final antes do lançamento dos mísseis. Cabe lembrar que para o vôo supersônico em geral se faz necessário o uso dos pós-combustores que quadruplica o consumo de combustível, reduzindo drasticamente o alcance. Também vale lembrar que o vôo supersônico é impossibilitado com tanques externos (salvo se forem próprios), tendo que ser ejetados previamente. Também alguns arranjos de cargas externas impede o… Read more »

raul

isso nao vai substituir nem o a-10