Passageiro ativa assento ejetor por engano durante voo e sobrevive
Num incidente bastante incomum, um passageiro que viajava em um avião de acrobacias da força aérea sul-africana ativou o assento ejetor por engano, foi lançado a 100 metros para o alto e escapou quase sem ferimentos.
O passageiro, que não foi identificado, voava junto ao capitão Gerhard Lourens, um dos cinco pilotos da equipe de acrobacias aéreas Silver Falcons, segundo confirmou a equipe à BBC Brasil.
Os dois voavam em um avião de dois lugares, o PC-7 MkII Astra e, de acordo com a imprensa sul-africana, durante uma das acrobacias mais arrojadas, o passageiro teria se segurado à alavanca embaixo de seu assento, ativando o processo de emergência.
Segundo especialistas, o passageiro, que é civil, teria sido informado sobre o procedimento.
O assento ejetor é movido a foguetes e, normalmente, só é usado quando os pilotos precisam escapar do avião durante uma emergência, quando a nave está prestes a cair ou se chocar contra alguma coisa. Depois de lançado para fora, um para-quedas é ativado.
Um ex-piloto da equipe disse à mídia sul-africana que o passageiro teve muita sorte de escapar praticamente sem ferimentos.
“Basta puxar a alavanca a uma altura de 2,5 centímetros e você é jogado para fora”, disse ele. “Você recebe um chute enorme nas costas e é lançado para fora.”
“A gente é treinado para isso e se você não o fizer corretamente, não estiver na postura correta para ser ejetado, poderia sofrer lesões na espinha, ou até piores.”
O passageiro pousou de para-quedas sem nenhum ferimento sério, e depois foi resgatado por um helicóptero da força aérea sul-africana. O avião, no entanto, ficou danificado.
A Força Aérea já abriu um inquérito para investigar as causas do incidente.
FONTE/FOTO: Globo On Line/SAAF / COLABOROU: PC
Não adianta levar múmia para passear de avião….o cara vai fazer besteira….
Vai apertar o botão que está escrito ” não aperte “, rsrs…
Vai ver que ele achou que aquilo ali era para manobrar o avião 🙂
Putz, que beleza, bem que a anta podia ter caído num daqueles parques nacionais cheio de leões e rinocerontes, rsrsrs… 🙂 Seria uma azêmola a menos na terra, rsrs…
Sds.
Deveriam fazer este panaca pagar os danos da aeronave, queria ver a cara dele!!
Em 1969, o então Ten. Chagas, durante um voo de instrução em T-37, na Academia de Força Aérea, recebeu um urubu exatamente no painel direito do pára-brisas. A ave colidiu com o capacete e se desfez na viseira baixada… Chagas não via mais nada. Pensando haver colidido com o avião líder, Chagas ejetou. O Ten. Santa Clara, aluno, que ainda não havia solado o avião, transmitiu: “- Capela (código do voo) 2. O instrutor abandonou a aeronave! Eu agora “tô” solo!” De fato, resgatado Chagas sem ferimentos, a plaquinha de identificação do Santa foi mudada de laranja para verde. Esta… Read more »
Putz… e olha q eu ja tinha pensado nisso !!
Estava eu assistindo a materia do fanstastico… ai o reporter estava aprendendo o procedimento de ejeção… ai eu pensei… imagina o idiota, em um momento de desespero tipo durante uma curva 9g, vai e puxa a alcinha!!! Nada impede…
E nao deu outra… veio um idiota e puxou a alcinha!!!
ashudashudahu
Pessoal, depois desta vai demorar para eles levarem “turista” de novo.
Uai,
e aquela alcinha não era para segurar, não?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Um abraço a todos.