Os F-5 da Jordânia, agora na FAB
A Real Força Aérea da Jordânia recebeu um total de 61 Northrop F-5E Tiger II e outros 12 F-5F bipostos entre 1975 e 1980. Onze deles foram adquiridos usados pela FAB para recompor sua frota, sendo 8 monopostos e 3 bipostos. Todos podem ser vistos nas fotos desta matéria, tirada no PAMA-SP durante o último “Domingo Aéreo”, em 25 de outubro de 2009.
Na foto acima, por exemplo, está um dos primeiros biplaces adquiridos pela Jordânia em 1975. Trata-se do F-5F “642”. No primeiro lote vieram 2 F-5F e 40 F-5E. A título de comparação, esse primeiro lote da Jordânia já foi equivalente à encomenda total da FAB, que também compreendia 42 aeronaves: 36 modelos E e seis modelos B – o modelo F ainda não estava disponível quando da encomenda brasileira.
Grosso modo, pode-se dizer que as aeronaves que possuem matrícula jordaniana com três dígitos pertencem ao primeiro lote, e as que possuem quatro dígitos são dos lotes seguintes.
Se você não conhece a grafia árabe (assim como nós) não tem problema. Estamos disponibilizando uma tabela de conversão (abaixo), para que você possa identificar a matrícula original das aeronaves jordanianas que estão no PAMA-SP (clique nas fotos para ampliar).
Quanto aos indicativos na FAB, os F-5E ex-jordanianos receberão as matrículas 4878 a 4886 e os F-5F as matrículas 4810, 4811 e 4812. Já é possível ver na maioria das aeronaves das fotos a futura matrícula. Nas derivas, existe um papel envolto por plástico indicando o número.
Dentre os F-5 que estão no PAMA-SP, pode-se ver na deriva de um modelo F em que a pintura foi retirada, as indicações de reparos / substituições necessárias.
Percebe-se a retirada das asas e profundores, assim como praticamente todos os equipamentos (trem de pouso, turbinas, assento ejetável, painel, cablagens, sistema hidráulico, radar, canhões etc), que assim podem sofrer revisão (ou serem substituídos) em outras dependências do PAMA-SP e demais organizações envolvidas com a manutenção dos equipamentos da aeronave. A estrutura e revestimento da fuselagem, asas etc passa por inspeções que incluem “radiografias”, para detectar fadiga e corrosão, e tomar as medidas necessárias.
FOTOS: Poder Aéreo (Poggio e Nunão)
segundo li em outros sites de Defesa, 4 dêsses F-5E seriam canibalizados, os restantes-5 E e os 3 F-na realidade o grande objetivo da FAB era a compra de mais modelos F- seriam modernizados para o padrão M o que permitiria a criação de um GCaça em Manaus…
ótimo post.
agora, umas dúvidas.
Alguém sabe dizer quanto custou a compra destes caças e quanto vai custar em média a modernização deles???
Se era pra comprar um caça tampão, não seria melhor comprar um caça “um pouco mais capaz”, mesmo que em menor quantidade, tipo F16?
Não vi com bons olhos essa compra, mas…..a FAB entende bem mais que eu.
BRASIL!!!
Acredito que maior parte das pessoas que acompanham a área militar brasileira aprovaram a compra de mais aeronaves para aumentar nossa capacidade de cobertura de nosso território, mas qual o significado desta compra? Seria urgente a compra destas aeronaves? Não poderíamos esperar mais um pouco e aumentar nossa frota da nova aeronave da FAB? Ou será que essa compra indica que o FX – 2 nunca sairá do papel?
Gustavo, a FAB precisa urgentemente de biplaces do F-5 (modelo F) para treinar novos pilotos. Mas Forças Aéreas estrangeiras só vendem o modelo F em venda casada: comprando um biplace, você tem que levar um certo número de monoplaces. A FAB pagou muito barato por esses aviões e eles são necessários, embora pareça à primeira vista que estamos comprando sucata. Essa é a nota que saiu no DOU sobre a aquisição dos F-5 da Jordânia: Ministério da Defesa Comando da Aeronáutica Comando-Geral de Apoio Centro Logístico da Aeronáutica EXTRATO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO N o 3/CELOG/2007 PROCESSO Nº.: 1082/CELOG/2007. OBJETO:… Read more »
Isso é o que eu chamo de velharia! estes cacos… quer dizer caças estão em péssimo estado! pelo que se percebe nestas fotos!… Tomara que a FAB pegue alguns, M2000-9 dos EAU, se eles ofertarem, para trocar os M2000 do GDA, 24 unidades para somar aos 36 FX-2, certamente se for Rafales, seria uma opção interessante… 12 M2000-9 em Brasília, 12 Rafales e 12 F-5M em Canoas e o mesmo no Rio (proteção naval), 12 M2000-9 e 12 F-5M em Manaus e 12 F-5M no Mato-grosso, 12 Rafales na Bahia para proteção Naval, e mais 12 unidades de F-5M no… Read more »
Fantásticas as fotos, parabéns ao Aéreo!!! Interessante notar que a Jordânia usava dois padrões de camuflagem, alguém sabe informar qual a razão, já que os vetores são idênticos? Missões diferentes, simplesmente? Outra pergunta: apesar de os ângulos não mostrarem as aeronaves de frente, parece que os F-5 jordanianos estão mais parecidos com os chilenos, quanto ao bico, do que com os “bicudões” brasileiros. Será apenas impressão minha? Será que o tamanho aparentemente maior dos “bicudões” da FAB é lenda? No mais, os F5 foram uma boa aquisição da FAB. Vieram em boa hoa e, quando forem modernizados serão uma arma… Read more »
Chicão AMX:
Cara, descobri: vc quer quebrar a FAB! É ISSO! SÓ PODE!
Nêgo, além de apoiar a vinda do caríssmo Rafaleco vc ainda sugere que a FAB compre mais MIRAGE 2000???? E pior: mantenha o pesadelo logístico de três cadeias diferentes de manutenção?????
Véio, nem se o presidente fosse o Médici e se o Congresso estivesse fechado a FAB teria dinheiro pra isso!
No mais broe, pelo amor de Deus, tem gente da FAB que visita o Blog, num fala um negócio desse mais naum…
MAIS MIRAGE NÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOOOOOO!!!!!!!!! 🙂
Abs.
A vantagem de se adquirir modelos usados de um vetor já operado pela força é justamente a que transparece nas fotos: ter uma logística de manutenção / operação já consolidada, o que não se compara a os custos de ter que iniciar uma nova cadeia logística. Daí a decisão de modernizar os F-5 (e aumentar a frota de modelos biplace) e os A-1. Mas é claro, tudo isso tem um limite, e a partir de um certo tempo, vale mais a pena partir para um novo vetor e introduzir toda uma nova cadeia. Sou um grande fã dos F-5, e… Read more »
Francisco AMX, Concerteza, Rafale para o Brasil já…..36 unidades de Rafale + grana para operação/manutenção é um sonho de consumo e tanto. Acho que não deveriamos, caso o orçamento das Fa’s, continue minguado, comprar 120 Rafales. Prefiro 36 ou 50 Rafales e o restante de Gripen, acho bem melhor para nosso cenário. Mas, voltando ao tópico, obrigado pelas informações Galante. Felipe Cps, Os Mirages da FAB são tão ruins/caros assim ??? Ate onde tenho lido, são bons vetores, apesar de já estarem próximos da sua vida útil. Acho que não tem mais o que modernizar. Qual o amigo acha que… Read more »
Grande Flávio: Segundo consta os M-2000 tem hora de vôo por volta de R$20.000. É caríssimo para se voar, como soe ocorrer com qualquer bom avião francês. E o Mirage é uma boa aeronave sim, mas nada de fantástico. Algo comparável a um F-16 dos antigos. E pergunte a um piloto se ele prefere o F-5EM ou o Dassault Mirage 2000. Garanto que a resposta será surpreendente. No mais, acho que o Gripen NG encaixa para a FAB como uma luva. Por causa disso: Razões para que o Gripen NG vença o FX2: 1. Menor preço de aquisição; 2. Baixo… Read more »
Felipe,
Não há nada de diferente (grosso modo falando) dos F-5E da Jordânia, Brasil e Chile. Só mudam alguns equipamentos internos. A estrutura é a mesma.
A compra dos F-5 sauditas não tinha sido cancelada?
Essa notícia agora me deixou com uma dúvida: quantos F-5 há no inventário da FAB hoje, entre -5E e -5F?
Olá Bronco,
De cabeça eu não sei todos os acidentes, mas foram comprados inicialmente 36 F-5E/B diretos da fábrica e depois outros 26 F-5E/F usados. Posso olhar com calma os que foram perdidos depois.
Esqueci de falar dos F-5 sauditas
A FAB realmente anunciou que iria comprar alguns F-5E da Arábia Saudita em 2006, mas descobriu-se que eles estavam em péssimas condições. Então a compra foi suspensa.
Felipe Cps em 29 out, 2009 às 18:54
http://www.youtube.com/watch?v=GBP4RnKHRlg
No final desse vídeo (42min em diante), que já foi postado aqui no blog, o Brigadeiro diz que o crítico na transferência de tecnologia será o software, que ele seja aberto. Será que alguma das propostas recebidas contempla isso?
[]s
Felipe,
Realmente, os motivos apresentados parecem bem convincentes, principalmente com custo das hora de voo…infelizmente isso tem que ser levado em conta na FAB.
Abraços
Giordani: Pelo que entendo, o crítico é o repasse do código-fonte dos sistemas eletrônicos da aeronave, especialmente o do sistema de armas. E consta que é requisito do FX2 desde a primeira fase do “certame”, ou seja: as três fabricantes irão transferir a tecnologia para que a FAB possa “customizar” sua aeronave, especialmente quanto às armas, podendo assim, por exemplo, integrar ao caça armas que não fazem parte necessariamente do pacote original (A-Darter, Piranha III, etc.). Entretanto, a SAAB oferece repassar o know-how para que o Brasil possa projetar e desenhar os sistemas do avião integralmente aqui. Ao invés de… Read more »
legal, mas sera que vale a grana a esta altura do campeonato?
não poderiamos nos virar, como vinhamos nos virando com o que temos?
ahhh, não se faz radiografia em metais, e sim gamagrafia. 🙂
Poggio, Obrigado pelas respostas. Considerando que o contrato de modernização compreendeu 47 F-5 (4 do modelo F e 43 do modelo E) e se considerarmos que os 11 F-5 da jordânia serão modernizados – o que eu acho improvável, mas perfeitamente possível – (9 do modelo E e 3 do modelo F), teremos 58 F-5 (51 do modelo E e 7 do modelo F). O que daria 4 esquadrões operacionais de 12 aeronaves (ou 3 – Canoas, Santa Cruz e Manaus) de 16, com 12 operacionais e 4 em manutenção) e um esquadrão de treinamento (Natal) com 7 F-5FM e… Read more »
Felipe, não quero quebrar a FAB não! acho que o amigo é que quer, com o NG, quebrar no sentido de não ter avião para voar! rsrsrs, talvez lá por 2025… quem sabe né?!… Agora sem brincadeiras… quando falei dos M2000-9 é pq são excelentes aviões, e estão bem novos, bem diferente dos nossos, que ainda usam o radar RDI e o S530 como alma! os M2000-9 usam o RDY-2 com 130km de alcance, capaz de detectar 24 alvos, e selecionar 4 mais ameaçadores (este sistema foi ampliado e adicionado ao Rafale -aliás tem muita coisa moderna no M-2000-5/9 de… Read more »
Felipe, não quero quebrar a FAB não! acho que o amigo é que quer, com o NG, quebrar no sentido de não ter avião para voar! rsrsrs, talvez lá por 2025… quem sabe né?!… Agora sem brincadeiras… quando falei dos M2000-9 é pq são excelentes aviões, e estão bem novos, bem diferente dos nossos, que ainda usam o radar RDI e o S530 como alma! os M2000-9 usam o RDY-2 com 130km de alcance, capaz de detectar 24 alvos, e selecionar 4 mais ameaçadores (este sistema foi ampliado e adicionado ao Rafale -aliás tem muita coisa moderna no M-2000-5/9 de… Read more »
Bronco,
Acho que é por aí.
Ouvi falar que os F-5 jordanianos passariam pelo IRAN, mas não seriam modernizados para o padrão M. Exceção feita aos F que são muito necessários.