FAB receberá jatos K-8 de treinamento
Força Aérea Boliviana optou por jatos chineses após recusa dos EUA na venda dos L-159
O governo da Bolívia comprará seis jatos K-8 chineses por 57,8 milhões de dólares, A compra foi autorizada pelo decreto Decreto 0310, de 30 de setembro último.
O acordo inclui o treinamento de pilotos e peças sobressalentes. A aquisição foi feita sem licitação internacional. Segundo nota oficial do governo daquele país, os aviões terão como função primordial a luta contra o narcotráfico e a garantia da segurança do espaço aéreo boliviano.
A Bolívia procurava por caças L-159 de fabricação Theca. No entanto, os mesmos foram vetados pelos EUA, pois possuíam peças e componentes fabricados naquele país.
Doação de helicópteros
O presidente boliviano Evo Morales disse esta semana que o Governo do Brasil doará alguns helicopteros UH-1H. No entanto, por ser de fabricação norte-americana, esta doação dependerá do aval dos EUA também. Os UH-1H estão sendo substituídos pelos Black Hawk na Força Aérea Brasileira.
Que susto.
Os china tem um mercado bastante promissor por aqui.
Abs
Que mania o Brasil tem de ficar doando material militar … Tem que doar nada não e sim vender … A bola da vez agora são os UH-1H.
Eles não deram mole para gente quando o assunto foi o Gás e a gente ainda faz favor ????
Que susto tb. pensei que fosse a nossa FAB, pô!!!
Putz… Quase pensei que era a Força Aérea Brasileira…
Choquei, quando falaram FAB!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Só que no caso é outra FAB…
O Lula tinha qe destribuir esses UH-1H para as nossas policias cara!
qe negocio de doar nada!!! Ainda + pra Bolivia..
Realmente,que susto!!! Ainda bem que vamos continuar com o Xavante para treinamento,e os bolivianos receberao essas velharias ai.
droga!!! Postei no lugar errado…
Desculpem
NÃO ENTENDI UMA COISA.
POR SER NORTE AMERICANO, O BRASIL PRECISA PEDIR PERMISSÃO PARA DOAR OS DITOS HELIS?
QUE COISA, AINDA TEM GENTE QUE QUER OS S.HORNETS POR AQUI….
e assim caminha a humanidade….
Doação de novo?
Que maná dar Helicopteror, os caras compram aviões chinenes ao inves do nosso Super Tucano, e ainda vão ganhar Helicopteros, que palhaçada, isso sem falhar que esse Evo já apronto com nossas refinarias da Petrobras, eu não esqueci.Tem que converter esses Helicopteros pra uso civil e equipar as policias ao inves de pousar de potencia e ajudar esse plantador de coca filho da puta!
O Brasil é o único país do mundo que doa caças, helis e etc, sem esperar nada em troca, além de que os mesmo aos quais NÓS doamos, venham nos intimidar com as nossas proprias armas. E ainda tem que ache que o Brasil é um país ruim. Que nada, o que nos falta é sermos reconhecidos pelo que mais temos de valor (diferente de qualquer outro país do mundo) somo ricos, fortes e queremos o Bem e a Paz.
desculpem os erros
Quem será que vai pagar a conta? Aposto que vai ser o Chávez! Caso cotrário estes aviões ficarão parados, como ficaram por anos a fio os Xavates vendidos nos anos 80 pela Embraer por falta de verba para manutenção. Também não concordo em doar armamento pertencente às nossas Forças Armadas, mesmo ultrapassados, pois este vizinho em particular teve um comportamento terrível para com o Brasil no caso das refinarias da Petrobras e do gás natural. Quem tem comportamentos assim não se sabe como irá agir amanhã…todo cuidado é pouco! A condescendência do atual governo brasileiro para com o expansionismo da… Read more »
A China vai dominar o mercado sul americano da aviação de caça muito em breve.
Começaram com a Bolívia, daqui a pouco Paraguai, Equador, etc…
Pelo jeito a vontade do Brasil dominar o mercado sul americano com Rafales ou Gripens vai ficar só na teoria.
O Brasil necessita mudar o seu rumo político nas próximas eleições…
Até porque os nossos vizinhos estão numa pindaíba, daonde vão tirar dinheiro pra comprarem Rafales, SH ou Gripens “Made in Brazil”. Eles vão acabar indo tudo de jato chimês.
Depois que eu postei o comentário, vi como este avião parece uma cópia do Hawk com asas sem enflechamento.
Poggio,
Eu me lembro desta notícia, foi no Jornal O Dia, aqui do RJ e a reportagem sobre a outra FAB saiu com este recorte na finada revista Voar que eu ainda tenho.
Valeu!!
Parece um cruzamento de Hawk com L-159!
Coisa de chinês mesmo…
[ ]’ s
Plecisa peguntá Camalada Bosco si ploduto ching-ling solta pecinha ou tinta neh? Pode sê peligoso pa boliviano neh? 🙂
Índio amigo di Lula neh? Compla caça ching-ling e inda ganha helicópto neh?
Disculpi potuguês tôsco! Tô aplendendo pa vim fazê negócio com otla FAB? Neh?
Concordo TomCat, parece um BAe Hawk, mas olhando pela foto do post parece o L-159.
Deve vir com um MP11 de brinde, pra cada piloto.
Mais barato do que o Super Tucano.
Pleo visto é uma copia do L-159 mas podem crer que os Chineses ainda vão balançar este mercado.
Esse lance de doar me da muita raiva, ainda mais pra Bolivianos, povo que ta expulsando os brasileiros da fronteira com o Acre sem dó…por min eu nem olhava mais pro oeste sul americano, hehe.
O Brasil,deve ser o país mais rico do planeta doa avião,helis daqui a pouco vai doar o Acre pro cocaleiro do Evo,viva o nosso presidente!
Podiam dor políticos pra Bolivia tb…
Que palhaçada isso!
*doar
Para mim os caças K-8 são quase um cópia dos SIAI-Marchetti S.211 italiano de 1981.
Eu já imaginava que os K-8 iam levar essa, até porque foi o que o Chavez escolheu como avião de treinamento para a a FAV. Sobre a quaiidade dos produtos chineses é de ficar preocupado mesmo, até porque eles já começaram a invadir o mercado rbasileiro e já fazem carros esteticamente viáveis, mas de qualidade ainda duvidosa. Eu tenho acompanhado testes e impressões de seus carros em revistas especializadas e a qualidade é de doer. Mas não se engane quem pensa que isso vai ser assim indefinidamente. Tomem por exemplo os coreanos. Aquelas Towners minituras todas deram problema (segundo a… Read more »
Parabéns a Força Aérea Boliviana, estava mesmo precisando atingir um novo patamar em sua história.
Parabéns a Força Aérea Brasileira por mais uma atitude diplomática positiva.
Boa Noite,
Concordo com os companhneiros, quem tem condições de comprar caças por mais de $50 milhões pode muito bem pagar pelas células de Bell UH-1H do Brasil, é por isto que dizem “brasileiro é tão bonzinho”.
Sds. Verde Oliva.
Antes que esqueça, acredito que Galante fez de propósito só pra ver os patriotas sofrerem, a matéria foi boa, mas da próxima vez coloca o nome completo para não termos pesadelo, prefiro mil vezes nossos A-1 Modernização, seja para treinador, ataque ao solo e patrulhamento de fronteira e se melhorar o empuxo até para ataque leve ar-ar ele dará conta do recado.
Sds. verde oliva.
Doar??? é brincadeira mesmo, tomara que os U.S.A melem o negocio “doação”.
acho engraçado o comentário de alguns aqui.
venham morar na fronteira pra vcs verem quem são esses vizinhos.
espulsando os brasileiros que moram nessa faixa. e ainda tem quem defenda esse indio.
os EUA estao certo tem que barrar mesmo. ja que o nosso governo não faz nada. e pior ainda doa equipamentos pra essa gente….é pra acabar.
Sugestão para os direitistas: vamos invadir a Bolívia, ficar com a terra e o gás deles.. Que acham !!!??? Só tem um problema: onde vamos botar os milhões de Bolivianos agora dominados por nós ???
Ja sei: criaremos campos de concentração!!! Afinal o que nós temos a ver com índios, mestiços e crioulos !!!
Campanha para 2010: invasão Já !!!!
E o seguinte…nao dao nada pra gente, nem disconto no metro cubico de gas e ainda levam nossas sucatinhas de gratis…nao da…ta dificil…daqui a pouco os caras vao fazer o bolsa familia cocalera e todo mundo vai ganhar um cartaozinho com a bandeira do brasil e da bolivia com a logo da CEF e do BNDES.
A sim…vai da susto em outro…
O Brasil esta dormindo em berço esplendido, pois á Venezuela se arma, a Bolivia também, quando o lula acordar eles ferraram conosco!
Gente se liga essa corrida armamentista é sinal de que vai ter
um conflito e a razão é o petroleo e o Brasil na verdade vai
presisar de pelo menos 500 caças por isso quer tecnologia para
construir.
Sabem quantas bases o brasil vai instalar na Amazonia ?
só por ai teras uma ideia .
[…] enviados ao Congresso na quarta-feira dois projetos de lei que pretendem autorizar a doação de quatro helicópteros e um avião da Força Aérea brasileira à Bolívia e Equador. Em maior número, teria sido outro […]
Felipe Cps
ta com clines muitu bom nê?!
bom ver seu bom humor !!!!
pessoal antes de falar mal do Evo
vamos ser sensatos estavamos comprando
gás a preço de banana no final da feira.
ele precisa tanto do brasil que não vale
a pena ficar brigando com a nossa maior fron
teira terrestre simplesmente pelo campo
político-ecônomico não valia a pena lutar
mesmo sendo sido humilhado.
Há certas batalhas que não devem ser travadas.
Sun Tzu.
Assustei, mas estamos montado no dinheiro pra doarmos helicopteros(ironicamente falando) – eu duvido muito que o EUA ira aprovar as doações … té+
Esses helicopteros são os monojato tartaruga sucatão ñ vale nada…