Caças franceses Rafale caem no Mar Mediterrâneo
Dois aviões franceses de combate Rafale caíram no Mar Mediterrâneo perto da costa da França e um piloto foi resgatado, informou a Marinha francesa. O acidente acontece no momento em que a França negocia a venda de 36 caças Rafale ao Brasil.
“Grandes recursos de terra e mar foram deslocados imediatamente ao local para encontrar os pilotos e um foi resgatado”, disse um comunicado da Marinha, acrescentando que as buscas pelo segundo piloto continuam.
A causa do acidente é desconhecida. “Quando dois aviões caem no mar ao mesmo tempo, podemos supor que eles se tocaram”, declarou uma fonte militar francesa ao jornal “Le Monde”, que destaca a notícia na manchete do seu website.
O acidente aconteceu às 18h locais (13 horas de Brasília) a cerca de 30 quilômetros ao leste de Perpignan, durante um voo de testes no qual ambos os aviões tomavam parte, disse o comunicado. Os aviões decolaram do porta-aviões Charles de Gaulle.
Construído pela Dassault Aviation, o Rafale, que custa 50 milhões de euros, começou a ser produzido em 1998. A França planeja ter uma frota de 294 Rafale, incluídos 60 na marinha. Atualmente, foram entregues 80 à Força Aérea e à Marinha. O Brasil, se comprar os 36 Rafale, num contrato estimado em vários bilhões de dólares, se tornará o primeiro cliente estrangeiro do caça.
O Rafale é capaz de atingir a velocidade Mach 1.8 – dois mil quilômetros por hora, ou quase duas vezes a velocidade do som – e foi desenhado para combates aéreos, voos de reconhecimento e missões de bombardeio nuclear.
A Força Aérea da França usa o Rafale em missões regulares no Afeganistão, onde o avião realiza bombardeios com bombas americanas guiadas a laser de 250 quilos, em apoio a missões terrestres da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
FONTE: Estadão / Dow Jones.
Eram Rafale M F1???? Cair os dois juntos???? Porvavelmente erro humano…se fosse no Afeganistão ia suspeitar de derrubada….mas podem ter se tocado mesmo…é o primeiro acidente com Rafale, se não me engano.
Caros senhores
O brinquedinho super hiper caro frances começou a cair é melhor colocarmos as barbas de molho pois afinal de contas esse brinquedinho é relativamente novo
SDS Senhores
Tudo indica que se tocaram mesmo. Vôo em formação…
Se olhar pelo lado bom, pelo menos a Dassault vai ter que fabricar mais uns Rafales.
mas como aviões com tantos sistemas de monitoramento podem se tocar assim?
Muito curioso isso acontecer na fase final de decisão do FX-2…
Muito curioso!
Sabotage? 😉
Colisão em voo de treinamento em formação não é incomum. Dois F-18 espanhóis há alguns meses, dois Mirage F-1 também do Ejército del Aire em janeiro (ambas as matérias estão no Blog). Na FAB, creio que duas vezes com os Mirage III e diversas com os Xavante. Dos F-5 eu não sei dizer.
daki apouco vão dizer que foram americanos ou suecos…rsrsrsrs
Já começaram a cair, excelente!Pena que um dos pilotos não foi localizado. Se a FAB tiver que aceitá-los, ao menos não correrão o risco, já que não voarão mesmo.
Putz! Cara isso aconteceu na pior hora possível para a Dassault… Que uruca disgraçada hein?
É só culpar os pilotos…
Faz como o Patrick Head diretor técnico da Williams
a culpa foi do Ayrton Senna bater na curva Tamburello.
Assim como o “perfeito” F-22 que caiu recentemente…vôo de treinamento e manobras excessivas mandaram ele para o chão.
ou foram abatidos ou se chocaram, n tem outra posibilidade já que foram 2 pow
Abraços
Provável falha humana. Qdo em formação os sistemas do avião não interferem com a pilotagem no sentido de evitar a colisão pois é requerido que voem juntos (aliás, aviões militares provavelmente não usam TCAS) Além do fato da causa provável do acidente estar ligada à proximidade das aeronaves, é necessário salientar que o RAFALE é o melhor caça existente depois do F-22 e F-35 (que estão num outro patamar de tecnologia e custos). É um avião de alta tecnologia e preço compatível com suas excelentes qualidades tanto em capacidade de ataque (AESA, OSF, consciência situacional, alcance…) quanto às suas características… Read more »
@Colt
Só faltou o “Esta mensagem é trazida a você por Dassault®”
uhauhauah abraços
É dois a menos na Marinha Nacional. ============================================== Deux Rafale se sont abîmés en Méditerranée LEMONDE.FR avec AFP et Reuters | 24.09.09 | 20h47 • Mis à jour le 24.09.09 | 22h24 Réagissez (22) Classez Imprimez Envoyez Partagez Partagez : “Le jeudi 24 septembre 2009, vers 18 heures, deux avions de chasse de la marine nationale, des Rafale du porte-avions Charles-de-Gaulle, se sont abîmés en mer Méditerranée, à une trentaine de kilomètres à l’est de Perpignan”, a annoncé la marine nationale dans un communiqué. L’accident s’est produit au cours d’une mission d’essai. L’un des deux pilotes a pu être repêché.… Read more »
“bulldog em 24 set, 2009 às 18:03”:
não é a primeira queda do Rafale. Em 2007 um da Força Aérea já havia caído.
http://www.airliners.net/aviation-forums/military/read.main/77677/
URUTAU,
Se não foi falha mecânica e tá mais para falha humana, colocar as barbas de molho por quê?
Boa noite,
É Nunão, e em se falar de novo e caro é bom lembrar da queda do f-22 recentemente em patrulhamento no Alaska, até aquí o Rafale ainda esta no páreo, salvo se cair outro por pane do sistema.
Sds. verde Oliva.
Isso não atrapalha em nada as negociações.
Pode, no máximo, gerar um pequeno mal estar.
tudo que anda, voa, navega tem a probalidade de sofrer acidentes, quer seja por diversas causas, claro que o momento evidencia mais e coloca em alerta os boateros de plantão e tudo mais (afinal estamos diante de uma escolha “politica”) isso a meu ver interfere demais.
EU sou a favor do rafale mas acho que em materia de segurança certas questões poderiam ser abreviadas. Cairam por que tinha que cair e ponto.
PS. a globo ja deu notinha no JN (politica lembram)
não foi míssil anti-aéreo de submarino nuclear? algo para prejudicar o concorrente mais forte no programa FX-2?
Msm que não seja, o F-22 caiu esse ano e deve ter custado o valor de uns 4 ou 5 Rafale. E tb o F-18 já andou caindo, em dupla também. E quem não lembra do acidente do Gripen na pista de pouso? Todos podem ter sido erro humano. Não esqueçamos ainda dos passaros que já derrubaram muitos caças russos em demonstrações aéreas.
Não vai ser a queda de duas aeronaves em voo de treino que irá atrapalhar a intenção de compra.
Pelas notícias, claramente foi uma colisão em pleno ar. Me lembro de uma notícia, já há algum tempo, de colisão en5re F16 belgas, creio que voltando de um exercício na Grécia, Turquia, não me lembro. Já perdemos F5E por aqui desta maneira, também.
**************** ACIDENTE DE TRABALHO *************************
Qualquer Rafale destes é mais seguro que toda a frota de F=5 no Brasil.
Acontece que acidentes são comuns às máquinas.
Caro amigo Tomcat
Pelo voo em formação a probabilidade do toque e consenquente desestabilização das 2 aeronaves é enorme isto é ponto pacifico mas mesmo assim resta por mais infima que seja uma falha mecanica tenha vindo a ocorrer em uma das duas aeronaves ocasionando pelo proprio fato do voo em formação o choque a colisão entre ambas e consequentemente a queda é por este possivel motivo a minha ressalva das barbas de molho caro amigo
Forte abraço
Só falta alguém dizer que o Su-35 é a prova de acidentes.
Meu Deus!Caiu dois Rafale, foi provado que o Rafale não é perfeito, que dois pilotos num ato falho os derrubaram, mas são Rafale, que inadimissivel, então vamos mudar de caça por segurança…vamos ver, o Gripen?não tem um acidente dele ate no You tube, o F/A-18 então? não, tambem ja cairam inumeros, então o SU-35?não, tambem ja caiu por falha humana e por passaro na turbina, entao vamos radicalizar, o F-22 então, o caça de 5 geração insuperavel no mundo hoje…iiiihhh, tambem ja caiu por falhas e ate deixou um piloto preso no canopi que teve que ter a capota de… Read more »
Faltou grana pra manutenção! Daí……….
Faltou dizer:
==========
DASSAULT “RAFALE BR”
==========
E é biturbina hein?
Rafale accident stats: One crash per 9,000 flight hours
Gripen accident stats One crash per 40,000 flight hours
É meio fora do tópico mas olha só isso:
http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,alencar-defende-que-brasil-tenha-armas-nucleares,440550,0.htm
Pelo visto não sou apenas eu^^
não acredito…já tem nego pensando em conspiração…
A-Bomb (apelido sugestivo para o assunto, hein? hehe)
A notícia off topic que vc colocou no seu comentáriojá está lá no Forte desde as onze e pouquinho. É só ir lá comentar.
Saudações offtopiquianas.
Tá claro que foi um OVNI.
De boa… acidentes são coisas comuns
Lamento pelo piloto desaparecido e sua família…
Caríssimo URUTAU, Isso é bem diferente de “O brinquedinho super hiper caro frances começou a cair é melhor colocarmos as barbas de molho pois afinal de contas esse brinquedinho é relativamente novo” Pelo descrito, sua previsão é de que a partir de agora, Rafales cairão em série. Não tem como entender de outra forma… [ ]’s ——————————————– Fábio Mayer : “Qualquer Rafale destes é mais seguro que toda a frota de F=5 no Brasil. Acontece que acidentes são comuns às máquinas.” – Certíssimo! —————————– Marcelo: “Só falta alguém dizer que o Su-35 é a prova de acidentes.” – Certíssimo! —————————–… Read more »
Eu acredito que um Meteoro atingiu os dois…
Recentemente do nada caiu um Gripen numa base Sueca – notícia dada aqui mesmo no blog que a rede Globo não noticiou. Porque essa discriminação com determinadas aeronaves? Outro dia caiu um Flanker da equipe acrobática russa e muita gente também saiu pichando a sua qualidade. Quando caíram os Tornado ADV, só eu aqui falei a porcaria que é esse avião, com essas turbinas ridiculamente fracas em aceleração e vôo a alta altitude, fato pra lá de conhecido no meio aeronáutico. Penso que isso não tem nada a ver. A aviação é uma atividade de risco muito maior do que… Read more »
Alguém avisa aí para o ministro da Defesa, Nelson Jobim, que não é o Gripen sueco que entrega dois pelo preço de um. É o Rafale, o caça francês que já vem com submarino incluído. Uma pechincha!
Hahaha, chega a ser comédia ler alguns comentários, e o pessoal é bem sugestivo. A causa deve ter sido por toque de ambos, mas lembro que não está escrito isto no post, e a foto é mera ilustração, tem gente que vê a foto em formação e imagina, mas muito provavelmente foi isto mesmo. De qualquer forma o Rafale ainda é o que é!
José.
E claro que a Rede Globo apóia o F18SH.
Quando essa emissora se tornou um império? Na ditadura.
Qual país apoiava os poderosos da ditadura? EUA.
A Rede Globo mais do que provou, desde quando começou a noticiar sobre o FX-2, sua preferência. F18SH (principal) ou Gripen (secundário – já que EUA também ganhar nesse caso). Em momentou algum eles demostraram os caças por seus recursos, sempre tendento ao lado americano.
Carissimo Tomcat Volto a enfatizar o ponto que mesmo sendo muito improvavel não é impossivel que 1 dos referidos Rafales tenha sofrido uma pene seja la qual for e consequentemente ocasionado a queda de ambos e nesse sentido reafaço a ressalva de colocarmos as barbas de molho esperando uma inveestigação feita com seriedade sobre o acidente para caso confirmadas essas suspeitas possamos com o Direito de compradores que teremos caso o Rafale venha a vencer o FX2 exigir da Dassault a correção imediata dessa possivel falha e que caso realmente exista vira a ocasionar quedas em serie sim carissimo Tomcat… Read more »
Senhores
Desculpem onde leem reafaço leiam refaço
Forte abraço
Como já disseram acima, pelo menos a dassault vai ter que fabricar umas unidades a mais..rs
Senhores, isso foi uma fatalidade. Os Rafales são bons aviões e não caem ‘a toa’ como os caças Russos.
Senhores, os aviões Franceses são muitos resistentes e volto a dizer: foi uma fatalidade estes dois aviões terem caidos.
Senhores, os aviões Franceses são muito bons.
je suis français et ne peux parler aussi qu’en anglais et allemand.Excusez moi. 1/traduction google http://secretdefense.blogs.liberation.fr/defense/ “25/09/2009 Bater do Gust duas: a testar os drivers (atualizado-2) Ambos os Rafale, que são danificados no mar à noite, à 18h09, foram conduzidos por dois pilotos de testes, um pertencente ao Centro de Vôo de teste (DGA-CEV), o outro ao CEPA (Centro de práticas de teste de Aviação Naval). Ao contrário do que informou, com base em informações fragmentadas em primeiro lugar, é, portanto, nenhum piloto 12E da frota, a bordo do porta-aviões Charles de Gaulle. Estes dois pilotos eram muito experientes realização… Read more »
Mas sendo biturbina não tinha que fazer que nem o F-14 (ou F-15) de Israel (acho) que pousou sem asa? Afinal, é BITURBINADO!!!?
No mais, deu no Jornal Nacional, Jornal da Globo, Bom dia Brasil, Bandnews, Globo News, Record News… Com ênfase ao fato de que o Brasil “quer comprar”…
Xiiiii…
Que hora para cair (e logo dois).