POLAND-CRASH/

Um caça SU-27 da Força Aérea bielorussa caiu neste domingo (30) durante uma apresentação acrobática na Polônia, matando os dois pilotos, informou a polícia.

“Os dois pilotos não conseguiram se ejetar, e morreram na queda. Mas não houve outras perdas”, disse a porta-voz da polícia Agnieszka Humeluz em Radom, cidade cerca de 100 quilômetros ao sul de Varsóvia.

“O SU-27 caiu minutos após começar sua série de acrobacias, longe da área onde estavam os espectadores”, diz à Reuters Laszek Kopec, testemunha do acidente.

Nuvens de fumaça preta podiam ser vistas no lugar onde aconteceu o acidente. A televisão polonesa mostrava o grande e pesado avião fazendo três acrobacias e perdendo altitude, como se fosse pousar. Ele então sumiu do campo de visão, atrás de uma linha de árvores, e explodiu.

FONTE: G1, com informações da Reuters    FOTO: Reuters

COLABOROU: Rafael

NOTA do BLOG: no primeiro dos dois vídeos acima, disponíveis no youtube, pode-se ver parte da série de manobras realizada antes da última, que terminou em queda. No segundo, pode-se ver detalhes do procedimento de táxi, assim como outras aeronaves presentes ao evento em Radom.

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Rafael

Vlww por me colocarem como colaborador

germa

notícias como essa fazem o felipe cps alguém muito, muito , muito feliz.
hehehe

Tiago Jeronimo

E o piloto?

Vassili Zaitsev

Tiago,

Infelismente os dois pilotos faleceram………….

Felipe Cps

Caraca, ouvi essa notícia no rádio hoje à tarde. Uma tragédia dessas não me faz feliz não, pelo contrário, sinto muita pena dos pobres pilotos, que não deveriam ser obrigados a voar nessa coisa, muito menos fazer acrobacias com ela. Pow, compra T-27 pra eles que isso aí não aconteceria…

Aliás, estou começando a achar que essa aeronave não é caça-acrobático não… Nem pra isso serve…

Sds.

Nunão

Tiago, como diz o texto:

“Os dois pilotos não conseguiram se ejetar, e morreram na queda. Mas não houve outras perdas”

MOsilva

Mais uma trajédia na avião de demonstração. Triste.
Uma coisa me chamou a atenção: o aparelho fazia manobras em velocidade muito baixa, no limite de estol. Dá para ver a avião estolando antes de cair. A questão que surge é: “Faltou potência nos motores para tirar o aparelho do estol?”. Mas a família Flanker é conhecida pela potência dos seus motores.
Estranho…
SDS.

Rafael

Infelizmente esse avião continua fazendo vítimas.

Baschera

Claramente falha humana.
Mas, em parte, concordo com o Felipe Cps, talvez esta aeronave não seja assim tão apropriada para se fazer evoluções acrobáticas.

Este ano os russos estão com uma urucubaca……

Sds.

Baschera

Errata: Onde se lê “..os russos” o correto é “os aviões dos russos” no sentido que quem os fabrica.

Sds.

Lucas Calabrio

Prezados
Não teria falhado o motor?
sds

Lucas Calabrio

pois se houve falha de motor se exclui a falha humana

MOsilva

Ao ver o vídeo, a impressão que tenho é que faltou potência nos motores para tirar o aparelho do estol. Será que os motores demoraram para responder? Creio que o piloto tentou (e acreditou) até o último instante que poderia salvar o avião (se não, teria ejetado). Uma redução no fluxo de ar para os motores pode se traduzir em perda de potência. Poderiam as entradas de ar ter a sua eficiência reduzida em voo pré-estol? Se o aparelho voa a grande altitude, bastaria abaixar o nariz que o estol seria controlado.
Infelizmente, o aparelho estava em baixa altitude.
SDS.

Rodrigo

Caramba…

Como cai Sukhoi em exibição…

Pq será???

MOsilva

Possivelmente porque a família Su-27 não deva ser usada para acrobacias em baixa altitude…
SDS.

bandeira

Lamentável pelos pilotos, pois os coitados não têm escolha, mas esta coisa cai mais que jaca madura. Cada vêz que olho um de perfil , me parece que já vai partir ao meio, ele é, simplesmente torto em relação ao eixo central, quando visto de lado.

Noel

A princípio, parece que houve stol de compressor, a mistura fica rica demais, perde-se potência, e como não tem altitude prá recuperação, é chão. Acidente semelhante, aconteceu em 1995, com o F-5 do Cap Naumann, em Natal-RN.

ExV.Emanuel

Os caras permanecem nessa velocidade relativamente baixa (creio eu) porque esse é o ponto máximo de manobrabilidade da aeronave, onde ela consegue realizar curvas de menor raio, problema é que com as manobras repetitivas a aeronave vai perdendo velocidade e acaba entrando em stall, falha humana eu creio…

Além disso, acredito que forcem sim a aeronave nessas manobras, o tempo de resposta do imenso Su-27 em baixas velocidades não é excelente…

RADAR

A AVIAÇÃO REPRESENTATIVA ESTE ANO ESTÁ COM A “BRUXA SOLTA”, E QUASE QUE ESTA BRUXA ALCANÇA NOSSA ESQUADRILHA. APRESENTAÇÕES TEM DE SER FEITAS COM ANV’S TURBO HÉLICE, ALÉM DE SER MAIS FÁCIL DO PÚBLICO VISUALIZAR AS MANOBRAS, É BEM MAIS SEGURO PARA OS PILOTOS, O TEMPO DE RESPOSTA É BEM MAIOR PARA PILOTO E ANV…QUANTO AO QUE OCORREU COM O SU-27 NAUM ENTRO NO MÉRITO, MAS O ORGULHO DE NÃO PERDER O APARELHO QUE SE ESTÁ PILOTANDO AS VEZES CAUSAM ACIDENTES SÉRIOS…ISSO É FATO.

SDS

Bosco

Usar um caça (principalmente peso-pesado) para fazer manobras em baixíssimas velocidades não é uma boa idéia.
Fica-se na dependência da força dos motores e da eficiência do ‘vetoramento do empuxo’ e no máximo faz a alegria da criançada, não convencendo nenhum interessado, que o quer para ser usado como um caça bombardeiro e não para animar festas.
Uma tragédia que dada a ‘cabeça dura’ do ser humano ainda se repetirá inúmeras vezes.

Henrique

É impressão minha ou a maioria dos acidentes com este tipo de avião ocorre no mesmo tipo de manobra, em baixa velocidade e em baixa altitude. Parece que alguns pilotos querem exigir ao máximo aquilo que a aeronave não pode fazer…. confundem SUs com Harriers…
Abraços.

RADAR

É IMPRESSÃO NÃO HENRIQUE, É FÍSICA, AQUELA MATÉRIA QUE ESTUDADAMOS NA ESCOLINHA DA “TIA TETÉ” E QUE VAI ATÉ A FACULT, QUE AUTORIDADES TEIMAM EM “ESQUECER”, CONJUGA-SE AINDA O FATOR HUMANO EM QUERER MOSTRAR HABILIDADES, PARCERIA PERFEITA PARA UM ACIDENTE…

Madvad

“Caramba… Como cai Sukhoi em exibição… Pq será???” Simplesmente pq é uma máquina que exige homens treinados para tal. Qtas horas vcs acham que um piloto da BieloRússia voa por ano? sem treinar ‘pé e mão”.. perde-se os parâmetros necessários.. Além do que, percebe-se nitidamente que o caça vai perdendo altura uma manobra após a outra..cada looping que ele faz, começa mais abaixo do anterior, faltou percepção ao piloto. Falha humana, como 90% dos casos de queda de aviões russos em show´s aéreos. O problema, é que tem muito leitor daqui do post que de achismo em achismo, começa a… Read more »

Azul&branco

não não pera aí…OUTRO??? isso é noticia repetida né? è pr’a sacanear os excelente produtos russos e seus super-caças. Sério, infelizmente +2 que embarcaram…tomara que ao mensos estivesse com a cara cheia de vovódka…digo,vodka.

Hornet

Segundo o noticiário internacional, a causa da queda do SU-27 não foi falha do avião, nem do motor, nem do piloto e nem nada disso.

A causa teria sido pássaros que foram sugados pelas turbinas do caça quando este estava em baixa altitude. Coisas do imponderável.

“The Belarusian Defense Ministry said the crash was likely caused by birds becoming entangled in an engine.”

http://www.miamiherald.com/news/world/AP/story/1209467.html?storylink=mirelated

Se fosse o AMX, não caia. Engole até urubu e continua voando sem problemas.

abraços a todos

Glauber

Eu também acho que não foi falha humana,nem de motor,deve ter sido algum passarinho que entrou na turbina..
Mas,que usar caças como o SU para acrobacias não é uma boua idéia isso e verdade,eles deviam comprar uns tucanos da gente né? ;D
Tem muito mais manobrabilidade,respostas mais rapidas pro piloto tambem!
Graças a deus nunca aconteceu nenhum acidente com os nossos pilotos da esquadrilha da fumaça.

Hornet:Se fosse o AMX, não caia. Engole até urubu e continua voando sem problemas.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Rachei!
mas pq vc disse isso? o AMX e pal pra toda obra é?
heheh

Hornet

Glauber, é que as Spey dos AMX estão “acostumadas” com os urubus (e demais pterossauros…hehe) que vivem nas vizinhanças das nossas bases aéreas. Elas (as Spey) vivem “engolindo” os bichinhos… Claro, estou exagerando um pouco…hehehe mas o AMX é bem resistente, sim. E também concordo com vc…essa história de usar caças como o SU-27 para acrobacias é pedir pra ter problemas. Sou muito mais aviões turbo-hélices para fazer isso, pois é evidente que perto desses locais de shows aéreos existem pássaros e tudo isso. São locais públicos, de reunião de grande público etc. Com turbo-hélices este tipo de problema não… Read more »

Glauber

E,alias,Pelo que vi no video aquele jato ele nao realiza as manobras com rapidez,é muito lento!preste atenção,antes dele se chocar com os passarinhos,e as manobras executadas pelos falecidos pilotos nem chegam perto da nossa esquadrilha,oque eu vi ai foi looping,parafuso,só isso..
quero ver eles voar de dorso e depois fazer um coração invertido ueehhehe!!!

Abraços!

Madvad

“Graças a deus nunca aconteceu nenhum acidente com os nossos pilotos da esquadrilha da fumaça.”

Amigo, quem disse isso? Vc conhece a história da Esquadrilha da Fumaça? Pelo visto não..

Outra coisa, esse Su27 não era de uma equipe de demonstração, ele estava se apresentando ao público, como fazem nossos AMX, F-5, Mirages…

PAREM DE COMPARAR UM SU27 COM UM TUCANO, $#@$#!!!

José

Senhores, como caem aviões Russos!
Senhores, eu particularmente gosto muito da engenharia aviônica Russa, gosto dos seus belos aviões de combate, mas, os aviões Russos é o que caem mais.
Isso da um prejuizo de milhões para a Força Aérea que perder uma aéronave como essa.

Rafael

Bom Dia pessoal..
Realmente os caças russos sao de uma aerodinamica sem igual no mundo.. mt bonitos.. so q nao adianta vc fazer caças com tamanha manobrabilidade, empuxo vetorado e nao ter pessoas apitas a pilotar essas maquinas.. gente tenque ter mt treino..
outra coisa que me chama a atenção e q td mundo prefere caças SU.. so q ficar fazendo acrobacias nao quer dizer q ganhe uma batalha.

Fábio Max

Aviação de exibição é extremamente arriscada e penso que é mais, quanto mais potentes e rápidos os aviões envolvidos. Se não me engano, a equipe russa é a que utiliza o maior avião para acrobacias, isso explica o maior número de acidentes.

Fábio Max

eheheh

Confundi a Bielo Russia com a Rússia.

O comentário anterior vale, mas não está no contexto daqui.

Quanto à Bielo Rússia, o problema pode ser de manutenção, visto que é um país miserável e cheio de problemas econômicos.

Edmar

Caros Amigos.:

Outro “Sukhói” agora do modelo “SU-27” cai!!! Eeeepa!!!
Porque a maioria da queda de caças que sofrem acidentes são Russos???
Será que as vezes é por falha dos motores ou falha do piloto???

Abraços.

alves pereira

Boa Noite, Cai mais um SU-27, o SU-27 já está sendo aposentado na russia, sendo substituido pelos mig-29, SU-30 MKI, SU-33 Naval, SU-34 e SU-35BM, os aliados russo pouco mudaram ou nada mudaram em suas frotas, e a tendência é se continuarem teimando cair muitos outros, no Brasil nós tinhamos outros que corriam este mesmo risco são eles os T-25, os Xavantes, e o C-130 Hercules, sem falar nas asas rotativas do H1H (americo) que inclusive teve ocorrências com vítimas, mas até aquí vemos o fator manutenção e idade, mas só para cutucar a onça com vara curta, a saber… Read more »

Felipe Cps

Caraca, ouvi essa notícia no rádio hoje à tarde. Uma tragédia dessas não me faz feliz não, pelo contrário, sinto muita pena dos pobres pilotos, que não deveriam ser obrigados a voar nessa coisa, muito menos fazer acrobacias com ela. Pow, compra T-27 pra eles que isso aí não aconteceria…

Aliás, estou começando a achar que essa aeronave não é caça-acrobático não… Nem pra isso serve…

Sds.

Henrique

É impressão minha ou a maioria dos acidentes com este tipo de avião ocorre no mesmo tipo de manobra, em baixa velocidade e em baixa altitude. Parece que alguns pilotos querem exigir ao máximo aquilo que a aeronave não pode fazer…. confundem SUs com Harriers…
Abraços.

Madvad

“Graças a deus nunca aconteceu nenhum acidente com os nossos pilotos da esquadrilha da fumaça.”

Amigo, quem disse isso? Vc conhece a história da Esquadrilha da Fumaça? Pelo visto não..

Outra coisa, esse Su27 não era de uma equipe de demonstração, ele estava se apresentando ao público, como fazem nossos AMX, F-5, Mirages…

PAREM DE COMPARAR UM SU27 COM UM TUCANO, $#@$#!!!

alves pereira

Boa Noite, Cai mais um SU-27, o SU-27 já está sendo aposentado na russia, sendo substituido pelos mig-29, SU-30 MKI, SU-33 Naval, SU-34 e SU-35BM, os aliados russo pouco mudaram ou nada mudaram em suas frotas, e a tendência é se continuarem teimando cair muitos outros, no Brasil nós tinhamos outros que corriam este mesmo risco são eles os T-25, os Xavantes, e o C-130 Hercules, sem falar nas asas rotativas do H1H (americo) que inclusive teve ocorrências com vítimas, mas até aquí vemos o fator manutenção e idade, mas só para cutucar a onça com vara curta, a saber… Read more »

Rafael

Vlww por me colocarem como colaborador

germa

notícias como essa fazem o felipe cps alguém muito, muito , muito feliz.
hehehe

Tiago Jeronimo

E o piloto?

Vassili Zaitsev

Tiago,

Infelismente os dois pilotos faleceram………….

Nunão

Tiago, como diz o texto:

“Os dois pilotos não conseguiram se ejetar, e morreram na queda. Mas não houve outras perdas”

MOsilva

Mais uma trajédia na avião de demonstração. Triste.
Uma coisa me chamou a atenção: o aparelho fazia manobras em velocidade muito baixa, no limite de estol. Dá para ver a avião estolando antes de cair. A questão que surge é: “Faltou potência nos motores para tirar o aparelho do estol?”. Mas a família Flanker é conhecida pela potência dos seus motores.
Estranho…
SDS.

Rafael

Infelizmente esse avião continua fazendo vítimas.

Baschera

Claramente falha humana.
Mas, em parte, concordo com o Felipe Cps, talvez esta aeronave não seja assim tão apropriada para se fazer evoluções acrobáticas.

Este ano os russos estão com uma urucubaca……

Sds.

Baschera

Errata: Onde se lê “..os russos” o correto é “os aviões dos russos” no sentido que quem os fabrica.

Sds.

Lucas Calabrio

Prezados
Não teria falhado o motor?
sds

Lucas Calabrio

pois se houve falha de motor se exclui a falha humana