Lockheed desmente derrotas do F-35 para Sukhois

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Análises da Força Aérea dos EUA mostram que o Lockheed Martin F-35 Lightning II é pelo menos 400% mais eficaz na capacidade ar-ar que os melhores caças atualmente disponíveis no mercado internacional.

O modelo de análises da USAF para engajamentos ar-ar, também usado por forças aéreas aliadas, a fim de avaliar o desempenho de combate aéreo, colocou o caça de 5 ª geração F-35 contra todos os caças avançados de 4ª geração, numa variedade de cenários simulados. Os resultados foram claros: o F-35 superou os caças no combate aéreo por margens significativas.

As recentes notícias de que caças russos teriam derrotado o F-35 em exercícios simulados no Havaí são falsas”, afirmou o Maj. Gen. Charles R. Davis, diretor do Programa F-35.

“Os relatórios são completamente falsos e enganosos, e não têm qualquer fundamento na realidade”, disse Davis. “Os exercícios simulados Pacific Vision Wargame 2008, que foram referenciados recentemente nos meios de comunicação, nem sequer serviram para medir a eficácia ar-ar. O F-35 foi projetado para ser capaz de derrotar efetivamente as ameaças ar-ar atuais e futuras. Todas as informações disponíveis, de classificação mais elevada, indicam que o F-35 efectivamente cumpriu esses agressivos desafios operacionais”, afirmou.

Os fatos apresentados pela Lockheed são de que o F-35 é um “cavalo de corrida” e não um “cão de briga”. Sua aerodinâmica stealth lhe dá capacidade de “ver e atirar primeiro”, e de escapar com segurança.

A grande razão peso/potência lhe permite manobrar a 9 G, igualando as taxas de curva do F-16 e F/A-18.

O F-35 tem o motor mais potente já instalado num caça, com empuxo equivalente aos dois motores do Eurofighter ou do F/A-18, dando-lhe excepcional capacidade de aceleração e manobrabilidade.

Segundo a Lockheed, está provado que nenhuma aeronave pode sobreviver contra caças de 5 ª geração stealth, como o F-22 e F-35, e que é impossível adicionar características stealth similares em caças de quarta geração.

Para completar, a capacidade do F-35 de colher dados, integrá-los e compartilhá-los irá transformar o campo de batalha do futuro, redefinindo as missões de apoio aéreo aproximado. O F-35 foi especialmente concebido para tirar partido das lições aprendidas a partir do F-117.

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Bosco

Uma vez chegaram para Einstein e disseram que havia sido comprovada na prática que uma de suas teorias sobre o cosmos esta correta. Ele sem demonstrar a mínima surpresa disse: se estivessem erradas a culpa era do Criador. O mesmo digo sobre o tema da superioridade dos caças de 5°geração (F-22 e F-35) sobre os de geração anterior. Se eles não forem superiores então podemos rasgar todos os livros e esquecer tudo o que sabemos, porque chegaríamos à conclusão que entendemos tudo errado e não sabemos de absolutamente nada sobre o assunto. O binômio “manobrabilidade / treinamento” foi substituído pelo… Read more »

LeoPaiva

Essa nota tem muito mais credibilidade que a outra do jornal australiano pois partiu de uma instituição diretamente envolvida no projeto.

Creio que o Maj. Gen. Charles R. Davis, diretor do Programa F-35, foi praticamente forçado a fazer essas declarações devido a proporção dos boatos pelo mundo afora, e teve o objetivo principal de acalmar os países participantes do projeto.

Fiquei impressionado com o zoom da foto do post, uma beleza.

SDS.

Ricardo

Surpresa mesmo seria se eles tivessem confirmado o boato.

Tiago Jeronimo

É claro que é mentira da Lockheed, o Su-35BM é o melhor caça do mundo, isso é papo de capitalista enganador. Como um caça de 5ª geração stealth pode ganhar de um caça de 4ª geração melhorado cujo um dos melhoramentos vai transformar o Su-35BM em um caça praticamente stealth, e olhe que ele faz a manobra “cobra” muito importante num cenário onde todos os engajamentos são BVR, ele faz o “cobra” e o piloto inimigo não o abate por que fica aplaudindo.

Rs…

Meirelles

Depois de ficar fora e sem postar aqui por um tempo,mas enfim,de volta e ainda frustado por chegar o tão aclamado 7 de setembro e não der em nada e depois de adiado o tal plano não sair ao menos aquele discursinho pra boi durmir,realmente é desanimador.Mas aindo espero que(se sair,claro) seja um bom plano,pois antes tarde do que nunca. Sobre os boatos de que o F-35 teria perdido para o Su-35,apesar de achar ele o melhor caça de 4 geração,realmente estão superestimando o caça russo,pois de nada adiantaria anos e bilhões de inventimentos em um programa de caça de… Read more »

Baschera

Isto tudo é papo furado. Propaganda e contra-propaganda.
Só saberemos mesmo, a verdade, quando os dois forem colocados frente à frente em alguma Cruzex ou Red Flag da vida.
E ainda vai depender muito dos pilotos, do data-link, do AWACS, do uso do HMD, etc.
Sds.

Bosco

Um caça Stealth precisa necessariamente de um compartimento de armas interno (característica dos caças de 5° geração), coisa que o Su35 não tem. Portanto, a menos que só leve “armas furtivas” nos pontos duros sob as asas (mesmo assim os cabides teriam que ser “furtivos” também) ele não é e nunca será “praticamente stealth” e a manobra “cobra” não serve para nada em um combate BVR, muito pelo contrário. Ela foi pensada para combates de curto alcance e mesmo assim hoje é completamente inútil frente aos mísseis ar-ar de curto alcance de 4° e 5° geração que puxam até 100… Read more »

Henrique

Concordo com o Bosco.
E também acho óbvio o Gen. defender o dele.
Claro que para saber quem vai ganhar só mesmo colocando os dois em combate, mas apostaria minhas fichas nos stealth’s. Lembrando que não é de hoje a experiência dos americanos com estes aviões.

as imagens apresentadas no blog são muito boas, realmente.

Bosco

O Meirelles está certo. A farra dos caças de 5° geração só acaba quando alguém inventar um jeito de detectá-los primeiro. Seja através de um radar, um sistema de imagem térmica, visual ou por varredura laser. Ou então tem que se aprimorar uma tecnologia “furtiva” mais avançada e que consiga passar pelos sistemas de detecção trazendo o combate para o alcance visual. Provavelmente é o que vai ocorrer quando 2 caças de 5°geração estiverem se enfrentando. Os caças de 6° geração com certeza não serão tripulados e serão superiores aos de 5° geração no combate de curto alcance por não… Read more »

Marcos

Em tese o F-22 e o F-35 superam o SU-35 ou qualquer outra caça de geração anterior, segundo os dados de desempenho divulgados pelos seus fabricantes e pelo seu comprador. Ou seja, um precisa “vender” o seu produto; o outro, justificar aos contriubintes os bilhões gastos. Ou seja, como qualquer teoria que pode ser comprovada no mundo real, somente quando for possível aferi-la em “experimento” se poderá chegar a uma conclusão mais próxima da verdade. Até lá ficamos na conjectura, ainda que possamos, com base em alguns dados, inferirmos algumas conclusões. Agora, o passado está repleto de sistemas de armas… Read more »

Henrique

Concordo com este fato também, porém o F-22 pelo menos, além de stealth é super-manobrável também. O F-35 pode não ser tão bom quanto ao irmão mais velho, mas deve ter características de manobra semelhantes.
Sem desmerecer é claro os Sukhoi, que particularmente acho uma aeronave incrível, suas manobras são fantásticas, além de um poder de fogo sem contestamento.

CorsarioDF

Realmente são caças de 5ª Geração, sem dúvida alguma muito superior aos Su-35, isso na teoria, mas em uma arena de dogfigth sinceramente não sei a resposta. O ideal mesmo seria um confronto real entre os 3, pra tirar a prova dos nove. Siceramente acho que o F-22 levaria ampla vantagem no embate, talvez perdendo alguns pontinhos no dogfigth (aqui ainda vale um bom piloto), mas mesmo assim ganharia. Agora enquanto a essa de desmerecer os caças de 4ª++ geração não acho muito válido, pois nesse caso é só lembrar do Bismark (O navio mais temido na 2ªGM), que foi… Read more »

Hornet

No mano a mano, e se não houver falha humana, e se o fabricante estiver certo, um caça stealth sempre levará vantagem contra um caça de geração anterior. Afinal, um caça stealth é um “enganador” de radar, e os caças atuais têm o radar como olho. Seria como alguém em perfeita visão brigar com um cego. Mas existe um porém (sempre tem um porém, pois nenhuma tecnologia é perfeita, sempre tem um ponto fraco): e se o cego conseguir “enxergar” o oponente de algum modo? Sem o aspecto stealth, me parece que o F-35 é um avião comum, como qualquer… Read more »

Hornet

Só pra dar o crédito a quem merece: fiz minhas elocubrações baseadas nas frases finais do post do Meireles. O que ele sugere, e o Bosco inclui em suas observações, faz todo o sentido.

abraços novamente

Yuri

Qual a fonte dessa noticia? e da anterior?
honestamente, creio que nenhuma produtora de aviões comerciais vai publicar uma noticia “tosca” dessas, ainda mais que com uma noticia bizarra da forma com qua foi passada pode causar problema pras açoes da empresa.

Bosco

No dog fight as coisas se igualam entre os caças de 5° geração e os de 4° geração, mas também se igualam entre um Destróier Arleigh Burke e uma Caravela Portuguesa do Século XVI. Temos que lembrar que os caças atuais, sejam de quarta ou quinta geração, não dependem apenas da “furtividade” para sobreviver. Eles incorporaram todas as características vantajosas das gerações anteriores, como por exemplo a capacidade de interferência eletrônica, sensores ativos e passivos de alta capacidade (FLIR, AESA, etc), armas altamente letais, fusão de dados para uma alta consciência situacional, alto nível de integração homem-máquina, supermanobrabilidade, supercruzeiro, etc.… Read more »

Jonas Rafael

Bom, eu nunca engoli essa história da veracidade do teste australiano. Não faz mesmo muito sentido a primeira vista. Agora, se ele tinha um “que” de razão, não vai ser justo com um comunidado da Lockeed que vai me convencer do contrário.

Bosco

Devido a não incorporação da tecnologia dos caças das gerações anteriores é que o “aposentado” F117, embora com alto grau de furtividade, não foi um caça de 5° geração. Ele sim estaria em sérios apuros se sua “invisibilidade” fosse deteriorada pelos sensores do inimigo. Não possuia capacidade de interferência, sensores, capacidade de manobra, de fuga, armas ofensivas e defensivas (ar-ar). O F117 ia para a guerra armado apenas da certeza que não seria detectado, rastreado e engajado pelos sistemas de defesa aérea. Nos caças de quinta geração a “invisibilidade” é apenas mais uma arma no arsenal e não a única.… Read more »

Fábio Max

Enquanto não voarem uns contra os outros em exercícios ou operações reais, essa resposta jamais ocorrerá…

jose carlos

Rsssss ja pensou os futuros operadores do F35 os trocarem por SU35 bom logicamente os primeiros operadores colocaram dinheiro nesse projeto,mais quem sabe nas proximas compras esse simulado pode ser levado em conta sem falar no custo de cada modelo de aeronave.

konner

O ‘mito’ do caça “invisível” já foi abatido uma vez e ô será novamente, é só uma questão de “eles” entrarem em um conflito que contenha uma real capacidade de defesa com mísseis terra-ar de qualidade. É um equívoco [leia-se desinformação] dizer que o F-117 ou qualquer outro caça posterior que tenha este tipo de tecnologia é um caça ‘invisível’, na verdade ele é “menos visível” do que os outros. O primeiro vôo do F-117 foi em 18 de julho de 1981 no secreto campo de Groom Dry Lake. O 4.450° Tactical Group foi o primeiro esquadrão declarado operacional em… Read more »

Bosco

Nunca sistemas de defesa aérea estáticos baseados em mísseis sup-ar irão impor a superioridade aérea. O atacante sempre terá o fator surpresa a seu favor e tomará a iniciativa. Por mais sofisticado que seja um sistma SAM ele é altamente vulnerável a um atacante sofisticado. Principalmente hoje em dia em que a RCS dos caças diminuem e o alcance e precisão das armas ar-sup aumentam. Ou seja, se pode chegar cada vez mais perto dos sistemas SAM e armados com armas de maior alcance e precisão. O desenvolvimento anti SAM está sempre a um passo à frente. Mesmo que melhores… Read more »

Mauricio R.

Pilotos australianos que participaram de exercícios de combate aéreo contra o F-22, se espantaram ao ter o Raptor em alcance visual mas não em seus radares.

Idem pilotos da própria USAF, p/ os quais o Rapator simplesmente aparecia ao lado ou por de trás.

O F-117 abatido em Kosovo o foi por méritos da guarnição de uma bateria de SA-3 Goa, operando o radar de aquisição de alvos em uma onda longa não padrão, lograram estaberlecer um plot.
Assim, na verdade foi um “jeitinho” que derrubou o NightHawk.

Baschera

Caro Bosco,
Das tais milhares de missões que os “Stealth” participaram, deve-se levar em conta a inesistência de radares no solo e de aviões no ar, fruto das massivos ataques anteriores e de uma força aérea inimiga que sequer levantou do chão, tanto no Iraque quanto na Sérvia/Bosnia.
O radar que “jameou” o F-117 era um velho e obsoleto modelo russo que tinha partes à válvula e sem o sistema IFF, fato que ficou comprovado depois como fatal para a detecção do F-117.
Sds.

Hornet

Esse aspecto comentado pelo Mauricio me parece ser o pricipal ponto dos caças stealth…como travar um míssel neles? Posso estar até no alcance visual, mas se eles não aparecem na tela do radar, como eu vou travar um míssel neles? tem lógica isso que estou perguntando ou é puro devaneio? Agora uma outra pergunta de leigo: um F-22 contra um F-35, como seria? Voltaríamos aos combates da primeira e segunda guerra? Só com canhão, é isso? Apesar de eu achar que qualquer tecnologia tem seu ponto fraco, ao menos por enquanto, a tecnologia stealth está na ponta, dando as cartas.… Read more »

Bosco

Baschera, então não vamos saber nunca se os “Stealths” funcionam de verdade porque é pouco provável que os Estados Unidos deixem de deteriorar o sistema de defesa aérea inimigo previamente a um ataque maciço, com ou sem “Stealths”. Uma situação experimental ótima então, só nos inconclusivos jogos de guerra simulados ou nos exercícios conjuntos, que eu particularmente vejo com certa desconfiança em relação às conclusões liberadas pelos participantes. Não existe no arsenal de uma superpotência uma arma que seja ‘absoluta”. Todas fazem parte de um todo e tem um papel específico a cumprirem, apoiando outras e sendo por elas apoiadas,… Read more »

Tiago Jeronimo

Sobre a discussão do abate do F-117 no kosovo se atenham aos seguintes fatos: 1- Há a possibilidade de umas ou todas as portas do bomb bay terem ficado abertas. 2- Há a possibilidade de espiões iugulavos perto da base aerea de onde os F-117 decolavam para suas surtidas e enviavam a informção que haviam F-117 no céu iuguslavo naquele momento. 3- O piloto do F-117 fez asneira, voou abaixo da cobertura de nuvens e entre elas. É sabido que em ambientes úmidos o material RAM do F-117 não funcionava a contento. Portanto uma combinação de diversos fatores possibilitou a… Read more »

Tiago Jeronimo

Totalmente correto Bosco, o que faz a força aérea americana forte não são apenas os seus equipamentos e sim como ela os usa em conjunto. Você só esqueceu de mencionar um ataque de forças especiais a bordo de MH-53 Pave Low apoiados por apaches a uma estação de radar iraquiana que ocorreu ao mesmo tempo dos ataques dos F-117s e dos Tomahawks.

Hornet

Também concordo com o Bosco. Integração de sistemas de armas diversificadas e a maneira como elas são utilizadas, isso é que faz a diferença. Oxalá um dia no Brasil também possamos ter um sistema de armas diversificados e integrados…não precisamos nos igualar aos EUA, mas podíamos ter um arsenal mais variado e bem mais integrado do que hoje. E de preferência com boa parte deste sistema de armas sendo feito aqui no Brasil. Detesto dependência externa. Imaginem se os EUA tivessem tudo o que eles têm, só que dependesse dos outros para fornecer… O F-22 importado da França, o Tomahawk… Read more »

Hornet

correção de português: …A vantagem dos EUA é a sua independência (econômica, tecnológica etc.)…

Wesley

Me impressiona o fato de acharem que essa tecnologia stealth e tão boa!
(;
na verdade não funciona mais assim, ja faz ate um bom tempo que os Lockheed SR-71 não tem mais passe livre nos céus da Rússia eles possuem uma tecnologia IRST, os mísseis não são AMMRAM AIM-120 guiados por radar mais os Vympel R-27 e os Mísseis SA-15 Gauntlet que derrubam tudo, e são capazes de detectar o calor de uma pessoa e 187 milhas de distancia.

antonio mendes

Na verdade os Estados Unidos nao foram os inventores da tecnologia furtiva aos radares. Na Alemanha os irmaos Horten desenvolveram o horten 11, que já possuia caracvteristicas de despite de radar. A Asa voadora de Jack Nortrop incorporou esta tecnologia nos anos de 1948. o f-117 o b-2 sao variantes mais avançadas deste projeto so o aspecto dos computadores. Nao existe na verdade um aviao invisivel a radares. vai depender muito do piloto e de suas manobras sobre a topografia da naçao em que se dará a operaçao. radares russos e chineses tem evolido muito. o mero disparo de uma… Read more »

antonio mendes

PREZADO CRIADOR DO SITE. ROGO DESCULPAS SE CONSIDERA QUE PRECISO MODERAR NO TEXTO ENVIADO. NAO TENHO VINCULO COM PARTIDOS OU ENTIDADES DE ESQUERDA. SOU UM ESTUDIOSO DA HISTORIA DE CAÇAS A JATO. CONHEÇO PROFUNDAMENTE OS PROJETOS POR MIM CITADOS. A ESCOLA DE MIRAMAR A TOP GUN TREINA PILOTOS DE ELITE PORQUE NO VITNAN PERDERAM A CAPACIDADE DE COMBATER A CURTA DISTANCIA. PORQUE CONFIARAM DEMAIS NOS NOVOS MISSEIS SIDEWINDER. TODA TECNOLOGIA DE COMPUTAÇAO COM LINKS TAO SOFISTICADOS CONTUDO NAO SUPERAM O BOM PILOTO. SE ESTE CONHECE OS LIMITES DE SEU AVIAO. A AERDINAMICA DO F-117 POR EXEMPLO SO É POSSIVEL GRAÇAS… Read more »

Nunão

Prezado Antonio Mendes.

A mensagem de que seu comentário foi mandado para moderação é automática, devido a configurações do programa que gerencia o blog, e frequentemente bloqueia comentários em posts mais antigos, como é o caso deste. Outras vezes que o fato ocorrer, basta aguardar que um dos editores do site, encontrando o seu comentário aguardando moderação, liberará o mesmo no caso de estar ok, como ocorreu agora.

Nunão

Prezado Antonio Mendes.

A mensagem de que seu comentário foi mandado para moderação é automática, devido a configurações do programa que gerencia o blog, e frequentemente bloqueia comentários em posts mais antigos, como é o caso deste. Outras vezes que o fato ocorrer, basta aguardar que um dos editores do site, encontrando o seu comentário aguardando moderação, liberará o mesmo no caso de estar ok, como ocorreu agora.

Ricardo

Surpresa mesmo seria se eles tivessem confirmado o boato.

Tiago Jeronimo

É claro que é mentira da Lockheed, o Su-35BM é o melhor caça do mundo, isso é papo de capitalista enganador. Como um caça de 5ª geração stealth pode ganhar de um caça de 4ª geração melhorado cujo um dos melhoramentos vai transformar o Su-35BM em um caça praticamente stealth, e olhe que ele faz a manobra “cobra” muito importante num cenário onde todos os engajamentos são BVR, ele faz o “cobra” e o piloto inimigo não o abate por que fica aplaudindo.

Rs…

Bosco

Uma vez chegaram para Einstein e disseram que havia sido comprovada na prática que uma de suas teorias sobre o cosmos esta correta. Ele sem demonstrar a mínima surpresa disse: se estivessem erradas a culpa era do Criador. O mesmo digo sobre o tema da superioridade dos caças de 5°geração (F-22 e F-35) sobre os de geração anterior. Se eles não forem superiores então podemos rasgar todos os livros e esquecer tudo o que sabemos, porque chegaríamos à conclusão que entendemos tudo errado e não sabemos de absolutamente nada sobre o assunto. O binômio “manobrabilidade / treinamento” foi substituído pelo… Read more »

LeoPaiva

Essa nota tem muito mais credibilidade que a outra do jornal australiano pois partiu de uma instituição diretamente envolvida no projeto.

Creio que o Maj. Gen. Charles R. Davis, diretor do Programa F-35, foi praticamente forçado a fazer essas declarações devido a proporção dos boatos pelo mundo afora, e teve o objetivo principal de acalmar os países participantes do projeto.

Fiquei impressionado com o zoom da foto do post, uma beleza.

SDS.

Meirelles

Depois de ficar fora e sem postar aqui por um tempo,mas enfim,de volta e ainda frustado por chegar o tão aclamado 7 de setembro e não der em nada e depois de adiado o tal plano não sair ao menos aquele discursinho pra boi durmir,realmente é desanimador.Mas aindo espero que(se sair,claro) seja um bom plano,pois antes tarde do que nunca. Sobre os boatos de que o F-35 teria perdido para o Su-35,apesar de achar ele o melhor caça de 4 geração,realmente estão superestimando o caça russo,pois de nada adiantaria anos e bilhões de inventimentos em um programa de caça de… Read more »

Baschera

Isto tudo é papo furado. Propaganda e contra-propaganda.
Só saberemos mesmo, a verdade, quando os dois forem colocados frente à frente em alguma Cruzex ou Red Flag da vida.
E ainda vai depender muito dos pilotos, do data-link, do AWACS, do uso do HMD, etc.
Sds.

Bosco

Um caça Stealth precisa necessariamente de um compartimento de armas interno (característica dos caças de 5° geração), coisa que o Su35 não tem. Portanto, a menos que só leve “armas furtivas” nos pontos duros sob as asas (mesmo assim os cabides teriam que ser “furtivos” também) ele não é e nunca será “praticamente stealth” e a manobra “cobra” não serve para nada em um combate BVR, muito pelo contrário. Ela foi pensada para combates de curto alcance e mesmo assim hoje é completamente inútil frente aos mísseis ar-ar de curto alcance de 4° e 5° geração que puxam até 100… Read more »

Henrique

Concordo com o Bosco.
E também acho óbvio o Gen. defender o dele.
Claro que para saber quem vai ganhar só mesmo colocando os dois em combate, mas apostaria minhas fichas nos stealth’s. Lembrando que não é de hoje a experiência dos americanos com estes aviões.

as imagens apresentadas no blog são muito boas, realmente.

Bosco

O Meirelles está certo. A farra dos caças de 5° geração só acaba quando alguém inventar um jeito de detectá-los primeiro. Seja através de um radar, um sistema de imagem térmica, visual ou por varredura laser. Ou então tem que se aprimorar uma tecnologia “furtiva” mais avançada e que consiga passar pelos sistemas de detecção trazendo o combate para o alcance visual. Provavelmente é o que vai ocorrer quando 2 caças de 5°geração estiverem se enfrentando. Os caças de 6° geração com certeza não serão tripulados e serão superiores aos de 5° geração no combate de curto alcance por não… Read more »

Marcos

Em tese o F-22 e o F-35 superam o SU-35 ou qualquer outra caça de geração anterior, segundo os dados de desempenho divulgados pelos seus fabricantes e pelo seu comprador. Ou seja, um precisa “vender” o seu produto; o outro, justificar aos contriubintes os bilhões gastos. Ou seja, como qualquer teoria que pode ser comprovada no mundo real, somente quando for possível aferi-la em “experimento” se poderá chegar a uma conclusão mais próxima da verdade. Até lá ficamos na conjectura, ainda que possamos, com base em alguns dados, inferirmos algumas conclusões. Agora, o passado está repleto de sistemas de armas… Read more »

Henrique

Concordo com este fato também, porém o F-22 pelo menos, além de stealth é super-manobrável também. O F-35 pode não ser tão bom quanto ao irmão mais velho, mas deve ter características de manobra semelhantes.
Sem desmerecer é claro os Sukhoi, que particularmente acho uma aeronave incrível, suas manobras são fantásticas, além de um poder de fogo sem contestamento.

CorsarioDF

Realmente são caças de 5ª Geração, sem dúvida alguma muito superior aos Su-35, isso na teoria, mas em uma arena de dogfigth sinceramente não sei a resposta. O ideal mesmo seria um confronto real entre os 3, pra tirar a prova dos nove. Siceramente acho que o F-22 levaria ampla vantagem no embate, talvez perdendo alguns pontinhos no dogfigth (aqui ainda vale um bom piloto), mas mesmo assim ganharia. Agora enquanto a essa de desmerecer os caças de 4ª++ geração não acho muito válido, pois nesse caso é só lembrar do Bismark (O navio mais temido na 2ªGM), que foi… Read more »

Hornet

No mano a mano, e se não houver falha humana, e se o fabricante estiver certo, um caça stealth sempre levará vantagem contra um caça de geração anterior. Afinal, um caça stealth é um “enganador” de radar, e os caças atuais têm o radar como olho. Seria como alguém em perfeita visão brigar com um cego. Mas existe um porém (sempre tem um porém, pois nenhuma tecnologia é perfeita, sempre tem um ponto fraco): e se o cego conseguir “enxergar” o oponente de algum modo? Sem o aspecto stealth, me parece que o F-35 é um avião comum, como qualquer… Read more »

Hornet

Só pra dar o crédito a quem merece: fiz minhas elocubrações baseadas nas frases finais do post do Meireles. O que ele sugere, e o Bosco inclui em suas observações, faz todo o sentido.

abraços novamente

Yuri

Qual a fonte dessa noticia? e da anterior?
honestamente, creio que nenhuma produtora de aviões comerciais vai publicar uma noticia “tosca” dessas, ainda mais que com uma noticia bizarra da forma com qua foi passada pode causar problema pras açoes da empresa.

Bosco

No dog fight as coisas se igualam entre os caças de 5° geração e os de 4° geração, mas também se igualam entre um Destróier Arleigh Burke e uma Caravela Portuguesa do Século XVI. Temos que lembrar que os caças atuais, sejam de quarta ou quinta geração, não dependem apenas da “furtividade” para sobreviver. Eles incorporaram todas as características vantajosas das gerações anteriores, como por exemplo a capacidade de interferência eletrônica, sensores ativos e passivos de alta capacidade (FLIR, AESA, etc), armas altamente letais, fusão de dados para uma alta consciência situacional, alto nível de integração homem-máquina, supermanobrabilidade, supercruzeiro, etc.… Read more »

Jonas Rafael

Bom, eu nunca engoli essa história da veracidade do teste australiano. Não faz mesmo muito sentido a primeira vista. Agora, se ele tinha um “que” de razão, não vai ser justo com um comunidado da Lockeed que vai me convencer do contrário.