Bombardeiros russos TU-160 Blackjack aterrissaram na Venezuela
Dois bombardeiros estratégicos supersônicos russos TU-160 aterrissaram no dia 10 de setembro, no aeródromo militar Libertador, na localidade de Palo Negro, no estado Aragua da Venezuela. De acordo com o Ministério da Defesa russo, durante vários dias os aparelhos, incorporados na unidade de bombardeiros pesados de Engels (região de Saratov na parte européia da Rússia), realizam vôos de patrulhamento e treinamento sobre as águas internacionais e logo regressarão à sua base.
No decorrer de seu vôo à Venezuela, de cerca de 13 horas, realizado sobre águas do Oceano Glacial Ártico e do Atlântico, os aviões russos foram escoltados por caças da OTAN, diz o comunicado do ministério russo.
“Todos os vôos dos aviões da Força Aérea realizam-se em estrita conformidade com as normas internacionais do uso do espaço aéreo sobre águas internacionais, sem violação do espaço aéreo de qualquer Estado”, destaca o Ministério da Defesa russo.
O presidente da Venezuela , Hugo Chávez, disse no passado 1 de setembro que “se os aviões russos, que dão a volta ao mundo, necessitam aterrissar em alguma pista venezuelana para equipar, bem-vindos serão”.
No dia 17 de agosto de 2007 o então presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou que a aviação estratégica russa recomeçou vôos nas regiões distantes, suspendidos em 1992. Segundo Putin, as missões de patrulhamento, de caráter estratégico, se realizam em zonas da navegação marítima intensa e de interesse econômico da Rússia.
Os bombardeiros estratégicos que realizam as tarefas de patrulhamento sobre águas internacionais no Pacífico, Atlântico, Índico, Oceano Glacial Ártico e Mar Negro não levam armas nucleares a bordo, disse o Comandante da Aviação Estratégica da Rússia, o general major Pavel Androsov.
O bombardeiro supersônico Tu-160 Blackjack começou a ser desenvolvido pela empresa Tupolev em 1975. O aparelho é destinado a destruir, com armas nucleares e convencionais, os alvos de maior importância nas áreas distantes do teatro de operações e em missões intercontinentais.
Atualmente a Força Aérea russa dispõe de 20 aparelhos TU-160. Os quatro tripulantes de cada avião se encontram numa cabina hermética, sendo o Tu-160 um monoplano quadrimotor com as asas de geometria variável. A velocidade máxima a grande altura é de cerca de 2.000 km/h e de 1.300 km/h a nível do mar. O teto de serviço é de 16.000 metros, o alcance operativo máximo com a carga normal sem reabastecimento no vôo é de 14.000 quilômetros , o alcance com a carga máxima atinge 10.500 quilômetros, a corrida de decolagem ( com a carga máxima ) é de 2.200 metros . A envergadura do Tu-160 é de 55,7-35,6 metros. O avião tem a largura de 54,1 metros e a altura de 13,1 metros, seu superfície de asas é entre 360 – 400 metros quadrados.
O aparelho está dotado de equipamento da navegação e pontaria, que lhe permite um vôo automático e uso das armas de dia ou de noite, em quaisquer condições meteorológicas e quaisquer áreas de operações . Está equipado por radar biestático de detecção e pontaria e visor óptico electrônico , que garante um lançamento de bombas com muita alta precisão, seja de dia ou de noite.
Entre outros dispositivos do TU-160, destaca-se um sistema laser, que permite lançar contra os objetivos terrestres, bombas de guiagem semi-ativa. O bombardeiro leva seu armamento duas baias em tandem, no interior da fuselagem.
Segundo o tipo de missão o armamento varia: para as tarefas estratégicas, O TU-160 leva 12 mísseis de cruzeiro X-55, com cargas nucleares ou convencionais, instalados em dois lançadores tipo “tambor” (semelhante ao de um revólver), e mísseis aerobalísticos supersônicos X-15 ( 24 mísseis). O TU-160 estabeleceu 44 recordes mundiais que prova seu prestígio, segundo os dados do site oficial da empresa Rosoboronexport.
FONTE: Pravda.ru
Esse aí sim é um verdadeiro punho de ferro no qual os yankes temem.A se nós tivessemos pelo menos meia dúzias desses bichos….
Fotos do “pequeno” em solo venezuelano: http://www.alide.com.br/wforum/viewtopic.php?f=6&t=1632
Pessoalmente,
Dos aviões já construidos, certamente este se encontra entre os mais bonitos.
E agora onde estão os protestos dos COMUNAS? Temos bombardeiros com armas nucleares na América do Sul. Aviões que poderiam obliterar, apartir da Venezuela, qualquer cidade do território brasileiro, onde está o protesto corja da que nos governa e da imprensa chapa branca?? Não duvide se HUGUITO não os solicitar para “assustar” os irmãos que resistem à sanha dos VERMELHOS na meia-lua Boliviana. Agora os esquerdopatas falam em intervenção na BOLÍVIA, mas em 2006, quando das invasões às refinarias da PETROBRAS, O APEDEUTA aplaudiu àquele INDIO FAJUTO em seu ato tresloucado que somado a um golpe constitucional e roubo dos… Read more »
Comentando as palavras do Presidente da Venezuela, Hugo Chavez, sobre o seu desejo de voar num Tupolev-160 nos céus de Cuba e acenar para Fidel Castro, o general Pavel Androssov, comandante da Aviação estrategica da Rússia disse que: — “Por enquanto, não planejamos fazer vôos para Cuba … — Contudo, não haverá problemas para descer em Cuba”, frisou ele, numa conferência de imprensa. O Ministério da Defesa da Rússia salientou que os aviões — não transportam armas nucleares — e que regressarão ao país no dia 15 de Setembro. Analistas russos consideram que se trata de uma resposta do Kremlin… Read more »
Sera que eles vem para ca algum dia
Viva a Republica!!!
Realmente um lindo aviao, e uma implacavel maquina de guerra. Gostaria de ver fotos deles sendo acompanhados por cacas da OTAN.
Ele veio com armas nucleares?
Menos Billy, menos…
O Tu-160 Blackjack foi construído para se contrapor ao B-1B Lancer norte americano, e no total, foram construídos apenas 36 unidades. Os dois modelos tem como semelhaça os lançadores de mísseis tipo “tambor”. Quando do fim da URSS, a maior parte dos Tu-160 ficaram nas mãos da força aérea da Ucrânia, tendo posteriormente sido transferidos para a Rússia, por acordo.
Lí, recentemente, mas não lembro onde, que os serviços de espionagem americanos consideram em apenas oito o número de unidades efetivamente disponíveis.
Sds.
Belo avião.
Mas concordo com o colega quanto a imprensa chapa branca.
Mas estes bombardeiros não pertencem às forças estratégicas russsas? Não há motivos para não fazê-lo.Ainda mais que estarão na cobertura da principal unidade naval de seu país.No que, por sinal,os russos estariam mais que certos.
Konner, esse nao é um dos mais belos avioes… com CERTEZA é o mais belo !!!!
Olha essa foto do ventre da aeronave!!! Perfeita!!!
Se transportassem armas nucleares provavelmente estaríamos em um novo começo de uma nova guerra fria, além dos protestos dos países da América Latina. Outra coisa, só dois destes, os aviões brasileiros dão conta de derrubar em território nacional, antes deles atingirem o objetivo. Se dependesse somente de forças aéreas e marinhas ninguém no mundo se oporia aos EUA, mas com os mísseis balísticos as coisas mudam de figura, por isso existe um certo “equilíbrio”.
abraços
Que avião Bonito!!! Realmente uma Avis Rara, tinha é que dar um rasante aqui em Brasília e jogar só uma bomba nuclear bem no centro, com efeito de vácuo e limitado, para matar só os malas que zanzam por ali, pq falar que trabalham é sacanagem. Sds.
PS. Henrique, menos por favor, só a escolta dele derruba nossa FAB inteira, isso sem ele disparar sequer um míssil de cruzeiro pra destruir até mesmo a Base de Santa Maria e Canoas lá no Sul.
Segundo o delírio socialista bolivariano e alcoólico do senhor Hugo Chaves, eles vieram para salvar Evo Morales do jugo americano e definir um novo tempo de paz e prosperidade para a Bolívia e a Venezuela.
Desse jeito, ao invés de comprar armas, o Brasil precisa mesmo é pedir para a Rússia mandar dois desses aterrisarem por aqui, ou um ou dois B-52 dos EUA… daí acabam os problemas geopolíticos por um bom tempo!
E mais uma vez os fãs russos vão a loucura…
Nada mais do que uma cópia do B-1 americano(Uma cópia mal feita diga-se de passagem). Se vocês acham o Blackjack lindo então o B-1 é o avião mais belo já construido. Coitada da russia mal consegue mante-los funcionando mas não deixa de ser um belo avião isso eu concordo,
Billy, nem os bombardeiros, nem o Pedro o Grande irão a exercícios munidos de armas nucleares, se fosse seria às escuras e se descoberto condenado veementemente pela comunidade internacional e sujaria ainda mais a imagem que a Rússia vem passando.
abraços
Copia do B-1? pode até ser por fora, mas o tu-160 é de longe muito mais capaz que o B-1 Lancer, basta olhar os dados tecnicos de ambos.
Tiago, se eu não me engano, o Tu-160 transporta mais que o triplo de armamento que o B-1B Lancer, então muita calma pra falar do Tu-160. Se vcs não se lembram, a URSS copiou o Concorde, mas ele vou primeiro que o original, ou seja, a URSS foi a primeira a colocar um jato de passageiros supersônico em serviço (“Concordsk”), então tenha que admitir que os caras são bons (sem falar nos problemas técnico, que o concorde também passou).
Existe a possibilidade de a FAB realizar exercicios com esses monstros? Ou então, as FA´s brasileiras realizarem algum exercício com a Trupe Russa que esta por chegar na Venezuela?
Bem que poderiam dar o ar da graça na Cruzex 4 com estas asas imponentes ai.
Abraços.
O seu primeiro vôo foi em 18 de Dezembro de 1981. Três semanas antes, foi fotografado por um satélite de reconhecimento americano e foi denominado de RAM-P e depois de Blackjack. O Tu-160 é a resposta russa para o B-1 B americano. Enquanto o B-1 teve um grande reprojetamento para melhorar sua invisibilidade, o Tu-160 manteve suas características, ou seja, desenhado para grande velocidade. O Tu-160 voa a 2000 km / h, podendo ultrapassar a marca de 2000 em uma missão com carga específica, pode subir 60-70 metros por segundo e atingir alturas de até 15000 metros, pode transportar até… Read more »
Para quem gosta de ‘detalhes’, o tamanho do Tu-160 é entorno de 20% maior que o do B-1.
Ricardo e CorsarioDF, O B-1B eh menor e menos veloz que o TU-160 mais voces tem que levar em consideracao as aeronaves que levaram ao desenvolvimento do B-1B e o contexto desse desenvolvimento. O desenvolvimento do B-1B comecou com o B-70 Valkyrie (um dos meus favoritos) muito mais rapido do que o Tu-160! Com o desenvolvimento de SAMs pelos Sovieticos e os altissimos gastos, o programa foi cancelado. Depois do programa ser reaberto de novo na forma do B-1A e cancelado de novo o programa evoluio quando ressucitado pelo Reagan. O B-1B e um bombardeiro estrategico que penetra o territorio… Read more »
Afff… Onibus Espacial como bombardeiro ??? Nunca vi nada igual sobre isso !!!!
Os mestres de plantao por favor confirmem essa historia…
E Tiago Jeronimo… le um pouco mais sobre um assunto antes de vc criticar algo q nao conhece…
E os Russos não estavam errados não, a idéia existe realmente e está sendo amadurecida no programa norte-americano chamado, BOMBARDEIRO B-3 LONG RANGE STRIKE PLATAFORM. Hoje, com a qualidade crescente dos sistemas de defesa antiaérea e a busca por sistemas de detecção que consigam superar a tecnologia de invisibilidade, pode-se prever um cenário futuro de curto prazo, pouco confortável para a USAF. O extinto projeto para um sucessor do onibus espacial Space Shuttle, conhceido como X-33 Venture Star, foi cogitado para ser este bombardeiro. Em seu alojamento de carga, ficariam as ogivas, similares as usadas por mísseis balísticos intercontinentais, porém… Read more »
Belo avião, mais a FAB nunca verá um desses, o custo de manutenção deve ser astronomico, sem falar do preço de compra. Não creio que haverá um desnivel na geopolitica sulamericana, os russos logo vao perceber que a venezuela, é peixe pequeno. Embora seja grande compradora de equipamentos militares russos. O que eu gostaria de ver era os F5, os AMX e os MIRAGE brasileiros contra os SUKOI venezuelanos, até agora eles não participaram de nenhum exercicio militar na região. Porque será? O interessante do Chavez é que ele daria um grande jogador de truco, pois o cara sabe blefar… Read more »
Eh, discussãozinha boba esta entre as “torcidas” de quem é que produz o melhor equipamento militar, se Russos (URSS) ou se Americanos. Parece torcida de futebol, e como tal completamente destituída de razão. Tem a turma que acha que tudo que é americano é ótimo e tudo que é russo é péssimo. E a turma que acha que tudo que é russo é fenomenal e tudo que é americano é horrível. Pelo amor de Deus pessoal! Vamos combinar! Não temos dados concretos para tirarmos conclusões válidas. Temos que ter em vista a doutrina de uso do equipamento que norteou suas… Read more »
Mas o Sr MINC (?), agora ministro do meio ambiente, não a fez as mesmas sérias acusações quando o George Washington esteve por aqui? Ele protestou veementemente quanto ao navio americano estar armado com artefatos nucleares.
O Brasil e de resto toda a América do Sul precisa protestar energicamente contra a Rússia, para eles pararem de mandar vodka para a Venezuela….
Bosco parabéns pelos comentários sempre embasados na parte técnica e não na paixão, tanto no blog aéreo como no naval, uma coisa que temos que nos atentar nesse conflito ocidente, oriente é que todos os países que EUA enfrentarão ou invadirão já estavam detonados e isso não é de hoje vem desde a posse dos estados que pertenciam ao México, eles nuca enfrentarão uma força capaz de fazer frente a sua, e isso qualquer pessoa pode conferir num livro escrito por um estadunidense de nome Sidiney Lens o nome do livro é “A Fabricação do Império Americano” muito boa a… Read more »
Ambos os B1-B e TU-160 são aviões caros,e serão usados
para lançamentos de cruise missiles,precisos e dificeis
de serem detectados,serão lançados a grande distancia,
e retornam rapido,para nova missão.Em caso de pequenos paises,
poderão ser usados como bombardeiros.
Billy, o George Washington é um porta-aviões nuclear, com capacidade bélica nuclear, mas na devida ocasião, se não me engano, com destino ao Japão, onde substituirá o USS Kitty Hawk, e, no Japão a constituição não permite que armas nucleares transitem ou estacionem em território nacional. Logo imagina-se que ele estaria sem armas nucleares, caso contrário a população japonesa iria ficar irritada, e o governo também.
Quatro TU-160 apoiados por aviões tanque são suficientes para paralisar a atividade nas plataformas da Petrobras e levar a indústria petrolífera do país ao caos. Contra uns bombardeiros desses, lançamos o que? A-4 armados com Sidewinder de brinquedo?
temam, chegou a guerra nos nossos tempos, os dias da nossa provação, hora de declararmos de que lado ficar deste daquele ou debaixo de qualquer um?
o Brasil precisa aprender que se quer ser grande vai ter que agir como tal, e na minha opinião tem que ser para o brasil não para nenhum…
fiz-me entender?
A doutrina dos EUA, não permite a confirmação ou negativa de presença de armamento nuclear em seus meios bélicos, ou seja, ou seus meios penetram no espaço territorial do país a ser visitado ou não, porém, sem menção à presença de armamento nuclear.
M-2000,e F-5m com avião tanque,usarão misseis e canhões nos aviões tanque deles,os TU cairão na volta com pane seca no Atlantico.
McNamara,sugiro a vc melhorar esta força de ataque.
E a “democrática” Russia de PUT-IN “permite” tal informação??
Por falar em informação:
“Venezuelanos e Cubanos têm até 2ª feira para se retirarem, vamos varrer o COMUNISMO da nossa região”
DAVID SEJAS
União Juvenil Cruceña
“PTrobras = EVO”
pixação anônima
Bela aeronave!
A revista ASAS tratou dela, reportando sobre a base aérea de Engels, é realmente uma aeronave impressionante, mas há pouquíssimas em operação, até porque só servem para atuação em escala global, e só agora, em 2008, é que a Rússia obteve meios econômicos para voltar a influir globalmente por meios militares.
Este é um avião estratégico da época da guerra fria. Difilcilmente seria usado hoje a não ser para propaganda como agora. Duvido que seus equipamentos eletrônicos estão atualizados para uma guerra moderna. Se plano brasileiro de modernização das FFAAs sair do papel, o país será a maior potência militar do sul. Só com a modernização dos F5E e a introdução ambiente BVR e data link colocou o país num diferencial na América Latina. Lembramos que toda compra de material vai ter uma pitada verde-amarela como é caso dos aviônicos dos helicópteros franceses e russos. Possivelmente também dos novos aviões. Não… Read more »
Para quem aprecia os bombardeiros russos T-160 Blackjack tem um vídeo bem legal no blog do vinna, vai aí,www.moraisvinna.blogspot.com
Sds
O TU-160 é sim inspirado no B-1, claro que ele é mais rápido e transporta mais bombas já que é maior e tem se utiliza de uma estratégia diferente do B-1B que foi reprojetado para penetrar o espaço aéreo a baixa altitude enquanto o Tu-160 se baseia na velocidade pra escapar dos misseis antiaereos(Qualquer missel é mais rápido que ele). Portanto não falo as coisas sem ler meu caro Alfredo_Araujo, e não critiquei o avião e sim a Russia que mal consegue mante-los voando.
Não é correta esta afirmação de que o Black Jack é baseado no B1
isto porque este se baseia no projeto do Tu-22 10 anos mais antigo e que voou primeiro que o B1.
ademais o Tu-160 foi projetado para ser em tudo superior ao Tu-22 e ao B-1 em todos os aspectos, podem perguntar isto ao YAMAMOTO, acho que ele tem estas informações.
até mesmo na sua doutrina deemprego pois o Tu-160 opera a grandes altitudes e velocidades enquanto que os B1 forma concebidos para operar em um nível mais baixo.
ao meu ver é pura coincidência e propaganda da guerra fria em que ambos acusavam o adversário de roubar os seus segredos e blablabla…
alguem pode me dizer se esse link esta com a informacao correta sobre o pak-fa t50????
tnx!
sds.
qndo digo correta a informacao qro dizer sobre as datas mencionadas para o primeiro voo!!
http://en.wikipedia.org/wiki/Sukhoi_PAK_FA
O B-1 não foi concebido para operar a baixa altitude, o projeto original era um bombardeiro supersônico para operar em grandes altitudes mas após o advento de misseis anti-aereos a velocidade deixou de servir de proteção então ele foi modificado para penetrar no térritorio inimigo em baixa altitude. E repito o TU-160 blackjack é baseado e foi projetado em resposta ao B-1 e o XB-70 sendo suas linhas muito parecidas com o B-1.
Prezado Paulo Costa. Quando soar o alarme nas bases, o caos já estará instalado, e as plataformas incineradas. Lembre-se que não dispomos de radares de defesa aérea na “Amazônia Azul”, temos escassos navios em raras patrulhas. Temos que ser realistas.
Edilson, voce nao leu o meu post mais acima?
Li sim caro Raphael, porém minha resposta não foi para o seru comentário, que aliás foi muito sensato.