Um Jumbo de nariz quente
Foram reiniciados os testes de voo do Boeing 747-400F equipado com arma laser. Teste de disparo contra mísseis deverá ocorrer neste ano.
No último dia 24 de abril, a Boeing noticiou que o programa ABL (Airborne Laser – laser aerotransportado) iniciou os voos de teste com o sistema de armas completamente integrado à aeronave do programa, um Boeing 747-400F modificado. Os testes, a partir da Base Aérea de Edwads, na Califórnia (EUA), têm o apoio de equipes da Boeing, das indústrias parceiras e da agência norte-americana de defesa anti-mísseis. O primeiro voo de checagem funcional, já com o sistema de controle de tiro e o laser de alta energia instalados a bordo, deu-se no dia 21 de abril.
A empresa líder do projeto é a Boeing, também responsável pela integração dos sistemas, pelo fornecimento da aeronave modificada e do sistema de combate. A Northrop Grumman é a fornecedora do laser de alta energia e a Lockheed Martin é responsável pelo sistema de controle de tiro.
O ABL deverá prover uma capacidade de destruição, “na velocidade da luz”, de todas as classes de mísseis balísticos, enquanto os mesmos ainda estiverem na fase de aceleração após o lançamento (boost). Eliminando os alvos ainda nessa fase, pretende-se reduzir a quantidade de disparos necessários das demais camadas do sistema de defesa anti-mísseis. Além disso o ABL tem potencial, segundo a empresa, para ser empregado em outras missões, envolvendo destruição de aeronaves e de mísseis terra-ar.
No ano de 2007 foram relizados perto de 50 voos de teste que demonstraram a capacidade de acompanhamento dos alvos aéreos, compensando as condições atmosféricas. O ano passado foi dedicado à instalação do laser de alta energia a bordo da aeronave e, pela primeira vez, à operação do sistema de armas completo em altos níveis de força.
Fonte e imagens: Boeing
Darth Vader poderia ter pensado nisso.
Engraçado como a tecnologia nasce já morta.
Hoje se fala em furtividade..
Logo logo ela irá deixar de ter importância e cederá espaço ao que se vem por ai.
Hoje, o laser esta ai no Jumbão narigudo, já já ele estará na espaçonave do Skaywalker…
kkkkkkkkkkkkk
E eu não duvido nada, apenas gostaria de viver para poder ver com os próprios olhos.
Não duvido que terá capacidade anti-satélite e mesmo contra ogivas de reentrada de mísseis balísticos na fase terminal.
Os americanos em quesito tecnologia brinca né !!!
E pensar que alguns anos atrás isso era apenas ficção e hj é pura realidade, logo essa tecnologia está totalmente integrada aos sistemas de armas americanas e nós aki ainda lutando pelo FX2 e outras modernizações.
Penso que se o Brasil investisse em pesquisas poderíamos sim estar dentro de um patamar bem acima do atual, mas o que vemos hj em dia são Universidades Federais a penuaria, lutando para sobreviver.
Potencial nós temos falta mesmo é investimentos e interesse político para podermos chegar aos objetivos obvios.
Abs.
Qual é o orçamento desta Bricadeira?
Eu estou surpreso nunca pensei numa coisa assim.
Muito meia-boca…só o laser!!! Cadê os torpedos fotônicos, os desruptores de plasma, os escudos de energia, os raios tratores, a velocidade de dobra?
Se bobear este Jumbo meia-boca aí não tem nem teletransporte…muito primitivo pro meu gosto!
Sou mais a USS Enterprise E.
paz e vida longa a todos
levem-me ao seu líder…hehehe
Deviam vender uns pra Linhas Aéreas Afegãs. Sabe como é,um avião com capacidade de auto-defesa sempre é util em lugares calmos e aprasíveis como esse… hahaha
E Hornet,é impressão minha ou além de faltar tudo isso que vc citou,ele ainda usa turbofans?! Muito primitivo mesmo…
O Brasil esta avançando nessa area de Laser esse ano ,segundo uma materia que vi no site do CTA eles vão fazer um disparao de laser em um tunel hipersonico ,o laser ja esta montado no tunel ,o diparo devera atingir uma potência de 1 Gigawatt ,os testes são sobre propulsão a laser ,a unica coisa que não gostei da noticia é que o laser é emprestado ,foi cedido ao CTA pela NASA ,sera melhor se fose nacional ,mas é um avanço….eu acho
Aluisio,
ele é praticamente uma carroça com asas…
se bobear, ainda usam humanos, e só humanos, como tripulação…vê se pode uma coisa dessas?
Nenhum Klingon, nenhum Vulcano, nenhum andróide, nenhuma Zeta-betaziana…
muito primitivo…tá louco!!!…hehehe
abração
Pode ser uma imensa besteira mas…e se eu lançar um missil cromado?
ou mesmo espelhado??? essa coisa funcionaria???ou ainda revstir com espelhos prismáticos ( que refletem o raio sempre na mesma direção do disparo) um espelhinho desse custa 10 reais…
creio que tera aplicacoes ar-terra, contra radares e outro sistemas criticos.
o problema é os americanos investirem bilhões nesse 747…e um R-77 estragar a brincadeira…rs
Madvad, o alcance desse sistema está na casa dos 400 quilômetros ou mais. Ele espera o míssil se elevar bem acima das camadas mais densas da atmosfera para disparar. Como ele também se encontra em uma altitude elevada o sistema possui grande alcance. Daí ele sempre ficar em território protegido e sob domínio americano, que antes estabelece a superioridade aérea como de praxe. Mas sem dúvida o Ks172 foi feito pensado nessa belezura. Não se pode descartar a provável capacidade de auto-defesa proporcionada pelo laser contra mísseis ar-ar e sup-ar, já que com certeza estará ligado em rede. Lucas, talvez… Read more »
É o começo de uma nova era em combate aéreo. Agora é assim, em aviões gigantes e grotescos. Não demora muito para essa tecnologia migrar para um avião do tipo F-35 ou melhor.
Então, para uma Força Aérea que acha que detona com F-5 porcaria o melhor é respeitar e nunca ousar em brigar com esses tais da América do Norte.
Porém, como sempre, existem os israelenses para melhorar oque é feito na América, patentear, produzir em série e vender para quem tiver como pagar. Quem sabe no futuro não vemos um F-5 com laser … Ou um KC-390 …
Márcio,
uma das defesas pensadas contra lasers sem dúvida são as superfícies espelhadas além da “rotação”, impedindo que o feixe se “fixe” em um ponto por “muito” tempo.
…E eu nem sabia que existia tanta tecnologia assim. O que até pouco tempo atrás parecia existir só em filmes, vem se tornando realidade. Concordo com o Paulo Renato, no que diz respeito ao nosso FX. Enquanto muita gente acha que o Brasil vai virar um potência militar com os prováveis 36 caças do FX e com um submarino nuclear, vemos que outras nações – não só os EUA – estão anos luz dagente. Estou certo que não vai ser nossa geração que vai ver o Brasil como uma potênmcia militar ou tecnologica. Precisariamos de muitos anos de investimentos pesados… Read more »
Srs.,
Alguem sabe quantos “disparos” essa arma pode realizar sem necessidade de algum tipo de reabastecimento ou carregamento?
Offtopic
Um SU-35 explodio durante testes ,segundo as fontes foi por defeito no sistema de combustivel :
http://en.rian.ru/russia/20090427/121320589.html
http://www.mosnews.com/military/2009/04/27/su35/
piada pronta detectada:
Foi o teste do Jumbo com Laser que meteu fogo no protótipo do Su-35. 😀
Hornet, que Enterprise nada!!
O bicho mesmo seria temos uma frota com 3 Yamatos, com uns 300 caças Tigres-negros III!!! ai sim a coisa ia ficar boa!!!
Alias, vai ver esse laiser é o prototipó do Canhão de Ondas…ehehehehe!
Abraços!!!
Acho que nossos urubus sobrevivem ao laser!
André Castro, o Caça Su-35 cair não tem nada de mais (previsível, rs), mas a foto da Oksana Pochepa em cima do link no mosnews.com alegrou meu dia… Uhhh coisinha guapa…
Lá os cara investe tem o governo para comprar, aqui tá começando,espero que essa política não pare.
Sempre tive uma dúvida de leigo : caso não acerte o alvo, o que acontece c/ o raio quanto ( distância / tempo ) ele percorre até se dissipar ? Numa situação hipotética se ele errar um alvo voando acima dele, este raio poderia acertar um desavizado e azarado satélite ou pior uma nave ou estação espacial ? Esta estória de raios me lembra a Esquadrilha Abutre ( “RAIOS, RAIOS DUPLOS” ) e como lá sempre as invenções do Klunk se voltavam contra eles mesmos, já imaginaram : os brodi erram e acertam em um alvo americano ? Armas Sci-Fi,… Read more »
Uma coisa é existir, outra é ser eficiente, e não acredito que este troço funcione de forma justificativa! esta não! porém não duvido!
como dizia um “tio meu” sobre o homem já ter ido a lua… assim que falaram para ele, lá nos idos dos 80, “tio o sr. sabia que o homem já pisou na lua?” e ele, olhando maravilhado para uma máquina na fazenda…: “Oia Guri, dispois que inventaro este “troço” de dibulhá milhu, eu não duvido é di mais nada”! rsrsrs
A gente critica os homi, mas eles estão muito na frente.
Não quero ser pessimista mas suponho que um bicudo solitário dê conta tranquilo deste elefante branco. Aqui os politicos sugam o dinheiro dos impostos, nos EUA a industria militar suga o orçamento da nação em projetos como esse… Vai usar isso aonde, contra o que? Koreia, Russia? fala sério.
Galera acabei de ler em um outro site que um Su 35BM sofreu um acidente durante testes na manha de hoje, aqui vai o link.
http://defesabr.com/blog/index.php/27/04/2009/novo-caca-russo-su-35bm-sofre-acidente-em-testes/
Goiano,
que eu saiba na casa dos 100 disparos, que duram alguns segundos cada um (em torno de 3 segundos se não me falha a memória).
Rodrigo Rauta eu tb assistia Star Blazers na antiga TV Manchete onde havia a nave Argus (uma versão do couraçado Yamato) e os tigre negros, aqueles caças que saiam dele. E o Generalíssimo Deslok, lembra, o inimigo do Capitão Derek Whitestar. Lembra da reversão e aquele laser que saía da proa? Velhos tempo, putz!!!
Mas falndo sério. Nunca vi tamanho desperdício de dinheiro que é este ABL. Se eu sou contribuinte americano ia ficar p…!
O pessoal falou em um f5 dar conta dele…quero ver se ele estiver escoltado por um esquadrão de f22….
aja money para manter esse gordo mais um esquadrão de f22 perambulando por ai.. com essa crise deu para ver que os fundos yankees não são infinitos e mandar “fazer” mais dinheiro tem seus limites até para a nação mais poderosa do mundo.
Saiu na “Carta Capital”, que o Fx-2 já “estaria fechado” com o Rafale.
Alguem tem alguma informação ?
Abraços a todos.
Hornet:
Muito meia-boca…só o laser!!! Cadê os torpedos fotônicos, os desruptores de plasma, os escudos de energia, os raios tratores, a velocidade de dobra?
Se bobear este Jumbo meia-boca aí não tem nem teletransporte…muito primitivo pro meu gosto!
Sou mais a USS Enterprise E.
paz e vida longa a todos
levem-me ao seu líder…hehehe
____________________________________________________________________
Nossa com esse seu comentário a nossa tecnologia terrana atual parece lata velha o.O
Esse é só parte do “escudo” anti-míssil.
Ainda tem mísseis Patriot PAC-3, THAAD, Standard SM-2 block 4 ER, Standard SM-3, KEI (interceptador de energia cinética) e GBI (interceptador baseado em terra).
O ABL e os mísseis Standard SM3 e KEI são para a fase inicial, o GBI é para a fase intermediária, e os PAC-3, o THAAD e o Standard SM-2 são para a fase final.
Bosco..fala sério, tu é um diretor do Pentágno não é? e fica aqui no Blog só para fazer tua parte de “bom samaritano” nos mostrando, a nós “plebeus” estas cositas tecnológicas do Tio Sam! rsrsrs
Se tu não trabalha na área tá perdendo dinheiro! ou será que não precisa?? heim? milionário! he he
abraço “DearBrother” 😉
Bosco,
Obrigado pela resposta.
O GBI que você menciona é para fase em que o ICBM está em sua maior altitude?
Qual a altitude de interceptação?
abs
Francisco AMX:
EU ri muito do comentário sobre o seu tio! hahaha
O que escapar do escudo anti-míssil o Doutor Manhattan dá um jeito.
Os conspiracionistas gostam de dizer que os “gringos” usaram um laser de alta potência para torrar o VLS lá em alcântara. Uma coisa eu lembro, logo depois do acidente dois ou três estrangeiro foram presos na cidade pelo serviço de inteligência da FAB ou do EB (não lembro). Depois foram liberados ou “devolvidos” sem maior alarde.
Felipe Cps ,acredita que eu nem tinha reparado ,fui comferir ,realmente nem se o SU-35 tive equipado com canhão a laser escudo de plasma ,e se tivese pindado com bolinhas amarelas ele iria chamar mais do Oksana Pochepa kkkkk
Vamos iniciar o programa Brasileiro de Laser Aerotransportado
Peço a todos que arrecadem milhares de controles remotos de TV e depois juntamos todos com super bonder no nariz de um C130 e esta pronta nossa arma Laser..KKKKKKKKKKK
EEEEE Brasil q nao vai pra frente..
Goiana, o GBI é sim para a fase intermediária que se inicia quando os motores foguetes se apagam e ele começa sua trajetória balística subindo até o ápice que em geral, no caso de mísseis intercontinentais chega a mais de 400 km de altitude, e desce até a reentrada onde se inicia a fase terminal. O GBI está sendo instalado se não me engano no Alaska e na Califórnia. O KEI deve ser instalado próximo aos lançadores inimigo e tentam interceptar o míssil na fase inicial. Igual o ABL e o Standard SM-3. O outros sistemas (THAAD, PAC-3, etc)são para… Read more »
Pô Bosco……GoianA é sacanagem né?!
Goiano,
me desculpe. rsrs…
É que eu penso muito nas goianas.rsrs..
Bosco,
kkkk…blz. Realmente quem as conhece não esquece.
abs
Meus companheiros, desenvolvimento tecnológico esta ligado diretamente a vontade política de uma nação, embora nosso povo seja de boa índole, na média, ele não consegue vislumbrar vantagens na tecnologia que é desenvolvida em diversas instituições pelo Brasil, muitas pesquisas acabam ficando assim na fase embrionária, faltam recursos, ou em “passo de tartaruga”; resumindo: a sociedade não cobra, e quem deveria cobrar também, Deputados e Senadores… Alguém ai em cima citou que os yankes estam a anos luz da gente, vejam bem, em julho vão fazer 40 anos que Neil Armestrong, Edwin Aldrin e Machael Collins foram à Lua; em agosto… Read more »
André Castro: vc percebeu a “camuflagem” que a bichinha usa… Que Sukhoi que nada, isso é que é avião, rsrsrs
Felipe Cps : que “camuflagem” em acho que nas proximas ferias eu vou é pra Russia
É de Xenon?? uhauhauhahu