Embraer confirma venda de Super Tucano para o Equador
A Embraer confirma a assinatura de um acordo com a Força Aérea Equatoriana (FAE) para a venda de 24 aeronaves turboélice Super Tucano, com efetivação do contrato no ano passado. Os aviões, todos configurados como bipostos, serão utilizados em missões de vigilância de fronteiras e treinamento de pilotos. O início das entregas está previsto para o final de 2009.
“Estamos muito honrados em expandir nosso relacionamento com o Governo do Equador, país que opera diversos modelos de aeronaves da Embraer”, disse Orlando José Ferreira Neto, Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Defesa e Governo. “O Super Tucano é a aeronave ideal para executar missões de vigilância e treinamento e estamos certos que atenderá plenamente às necessidades da Força Aérea Equatoriana. Com este acordo, atingimos a marca de 169 aviões Super Tucano vendidos.”
A relação entre a Embraer e o Governo do Equador vem se estreitando ao longo dos últimos anos. A companhia aérea estatal TAME Línea Aérea del Ecuador opera atualmente dois jatos EMBRAER 170 e três EMBRAER 190. Em setembro de 2008, a Embraer entregou um jato ERJ 145, de 50 assentos, à empresa estatal Petroecuador, que utiliza a aeronave para transportar empregados entre as unidades da empresa no país, e, em dezembro, a FAE recebeu um jato Legacy 600, com capacidade para 13 passageiros.
O acordo com a FAE inclui um amplo pacote de Suporte Logístico Integrado (Integrated Logistic Support – ILS) e um avançado sistema de treinamento e apoio à operação (Training and Operation Support System – TOSS), abrangendo não somente a aeronave, como também estações de apoio em solo e um simulador de vôo (Flight Simulator – FS).
Este é o quarto contrato de exportação que a Embraer assina para fornecer aeronaves Super Tucano para uma força aérea da América Latina. Em agosto de 2008, a Empresa anunciou acordo com a Força Aérea Chilena (FACh) para a venda de 12 aeronaves e, no início deste ano, confirmou a venda de oito unidades para a Força Aérea da República Dominicana. O Super Tucano opera atualmente nas Forças Aéreas do Brasil e da Colômbia, sendo utilizado com sucesso na vigilância de fronteiras e em outras missões operacionais.
Sobre o Super Tucano
O Super Tucano constitui uma inovadora evolução do bem-sucedido avião de treinamento básico Tucano, que conta com cerca de 650 unidades em serviço em 15 forças aéreas no mundo inteiro.
O Super Tucano foi projetado para operar nos cenários mais complexos de combate, incluindo a funcionalidade de visão noturna, armamento inteligente e tecnologia de enlace de dados (data link, em inglês). Além de uma estrutura reforçada para operações em pistas não preparadas, o Super Tucano conta com um avançado e preciso sistema de navegação e pontaria de armas que lhe garante alta precisão e confiabilidade na realização de missões, mesmo em condições extremas e sem apoio logístico.
A fabricação da aeronave prossegue em ritmo acelerado em uma linha de produção ativa e flexível, condizente com a capacidade da Embraer de atender as necessidades de seus clientes e entregar aeronaves em prazos curtos. Um item muito importante para o ciclo de vida operacional da aeronave é a existência de um sistema amplo, eficiente e confiável de suporte logístico distribuído pelo mundo, apoiando aeronaves que voam em cinco continentes.
No segmento de Defesa e Governo, tal sistema apóia 650 aviões Tucano, 250 Bandeirante e várias outras aeronaves em mais de 20 forças aéreas. Em termos da aviação comercial, a Embraer fornece suporte para mais de mil jatos regionais da família ERJ 145 e 500 E-Jets
(família de jatos com capacidade para 70 a 122 assentos) no mundo.
Fonte: Embraer
NOTA DO BLOG: Com a aquisição do Super Tucano, são fortes as chances dos mesmos substituírem os A-37B da FAE, ainda operados pelo Esquadrão de Combate 2311. Também existe a possibilidade dos mesmos substituírem os Strikemaster Mk.89 do Esquadrão 2312.
Os Esquadrões 2311 e 2312 pertencem à Ala Aérea 23 e estão baseados em Manta, uma unidade da FAE especializada em ataque leve, COIN e treinamento avançado (missões típicas do A-29). Regularmente estes esquadrões deslocam-se para bases avanças da Amazônia equatoriana.
Os aviões da Ala Aérea 23 participaram da Guerra do Cenepá em 1995. Naquele conflito, um dos A-37 foi atingido por um SA-16 na raiz da asa direita desligando um dos motores e arrancando o flap. Mesmo assim a tripulação conseguiu trazer a aeronave de volta para a base.
A escolha do Super Tucano pela FAE, além de garantir um grande salto tecnológico, permitirá uma economia substancial de recursos no médio/longo prazo, uma vez que o consumo dos turboélices brasileiros é bem mais baixo e os operadores de A-37/Strikemaster possuem dificuldades na aquisição de peças sobressalentes no mercado internacional.
O A-29 ainda tem um mercado potencial de usuários de A/T-37 espalhados pelo mundo. Em relação ao Strikemaster, esta é uma versão de ataque to jato inglês BAC Jet Provost. E foi exatamente o Jet Provost a aeronave substituída pelo Shorts Tucano na formação de pilotos da RAF no início dos anos noventa.
Peru, Honduras, Uruguai e Guatemala ainda seriam fortes candidatos na América Latina para a aquisição de Super Tucano, em substituição aos velhos A-37 Dragonfly.
Espero que pagem a vista, este governo do Equador é CALOTEIRO!!!!
Pois é, Tiao, mas parece que aviões eles pagam direitinho, vide o link da compra do Legacy 600, no texto.
A efetivação dessa compra vem em boa hora, afinal o número de 24 aeronaves é expressivo.
sem comentários, muito bom espero que o S/tucano se espalhe pelas selvas amazônicas ehehe.
muito bom mesmo seria um sivam integrado tal como se pretende, mas temos que contar com a boa vontade dos nostros hermanos…
Acho que depois do ataque bem sucedido por supertucanos colombianos a um acampamento das FARC em território equatoriano, o governo desse país se deu conta da adequação deste equipamento brasileiro às suas necessidades.
Abraços
Pois é, o SUPER TUCANO é tão fodalho que até a USAF/USN, não estão resistindo ao charme dele, hehehehe… e digo mais, se os EUA realmente encomendarem o ST, ele vai explodir em vendas no mundo inteiro.
Hoje este o homem (Rafael Correia) estava apoiando o Presidente Lugo, do Paraguai contra o Brasil na questão da Itaipu.Que é bom a Embraer vender isso é verdade, mas pra certo tipo de caloteiro, não vale a pena, essa política do PT me faz vontade de vomitar, deixa eu tomar um sal de fruta antes que a situação piore. MAG, Celso Amorim, como esse PT conseguiu ajuntar tanta gente boa.
Exelente noticia realmente não existe um turbo helice multifunção no mundo tão eficiente quanto o super tucano o Equador fez uma exelente escolha, em tempos de crise uma compra destas certamente
é muito importante para a EMBRAER.
Tiao
Este problema com o Equador ja foi superado não há mais motivos para tanta preocupação, muitas empresas brasileiras fizeram muitos negocios bem sucedidos com este país.
saudações
Eles podem apoiar o lugo e dai? Se o lugo cair pra dentro voce acha que ele vai se meter conosco? Vai levar uma surra igual o paraguaio entao relaxa.
Mais um Calote vem por ai!!!!
Essa compra tava caindo de madura. Eles não iriam achar outro avião com as qualidades do Super Tucano, o peso pesado dos turboélices para treinamento, ataque leve, vigilância e contra-insurgência. Tem outros por aí, se fazendo de durões, mas não não páreos para o nosso ST.
Abraços!
podem ficar tranqui… eles vao pagar,
fazem um pouco de barulho mais pagão.
Excelente venda, ponto p/ Embraer, poxa pessoal a foto poderia ser outra, poís esta já foi usada diversas vezes.
Sds a todos.
esse caloteiro, nao vai pagar nao,ja estou vendo o embaixador brasileiro de volta para o brasil!!!!
Por medida de segurança a Embraer poderia inserir no código fonte dos Tucanos a seguinte linha de código:
if prestacao=’Vencida’ then
situacao:=’aviao nao decola’;
else
situacao:=’aviao decola’;
endif
Concordo com o Robson poderiam usar outras fotos essa e a dos Tucanos Colombianos ja estão muito batidas!!!
ST padrao “colombiano”…
quer dizer que os ST da Colombia sao tecnologicamente mais avancados que os ST brasilis ?!?!?!?!?
alguem sabe qual a configuracao top dos nossos ST ??
Pessoal, essa “venda” foi um tiro no pé, teria que haver mais critérios, o Rafael Correa já falou de calote uma vez, já falou de novo semana passada, e vai pagar esses aviões sabe-se lá quando e de que jeito, depois de recebê-los vai vir com essa história de que houve superfaturamento… Para o Equador, Bolívia, Paraguai e Venezuela o Brasil tinha mais é que virar as costas e deixá-los falando sozinhos, pois só nos trazem problemas… Ah, e a Argentina idem, essa então nem se fala!!!! Abraços.
A Embraer vende os tucano, e os armamento,o tucano pode usar qualquer tipo de missíl,existe código de fonte no super tucano,alguem poderia me explicar.um abraço.
Engraçado, os paises do Regime Bolivariano estão se armando.
Venezuela, Bolivia e Equador.
Todos liderados por Hugo Chaves, que por sua vez tem apoio da Rússia.
Venezuela e Rússia estão se aproximando muito, e isso não é muito bom para alguns países da Região.
Vamo enche os “céus de Tucanos”
Acho o super tucano a melhor aeronave no seu segmento no mundo hoje.
Porem se a embraer não aproveitar o momento e começar a projetar um sucessor logo pode aparecer concorrentes de peso.
Eu apostaria em alguma coisa mais robusta ao estilo do A-10 Thunderbolt, más que sustentasse no minimo 3 horas de cobertura aérea.
O Uruguai não opera Dragonflys?
Se bem que é provável que os substitua pelo AT63-Pampa.
Bem lembrado Fábio Max. O Uruguai também é usuário de A-37.
Quanto à substituição pelos AT-63, lembre-se que as relações com a Argentina não vão bem desde o caso da “papelera”.
aproveitando o gancho.
Poderiamos comprar um lote de F 15 SE da Boeing junto como ocontrato dos F 18 e em troca as FA deles comprariam da embraer umas 250 unidades do Super Tucano.
Reforço o questionamento feito pelo Gaspar e que continua ainda sem resposta: em que a versão brasileira do Super Tucano é inferior à vendida pela Colômbia?
Marujo, o A-29 da FAB é inferior sim, mas não é surpresa, quase tudo por aqui é downgraded. Na época dos Cascavel da Engesa, os blindados de exportação eram muito melhores que os do EB.
gostei do codigos do Tiao
Por medida de segurança a Embraer poderia inserir no código fonte dos Tucanos a seguinte linha de código:
if prestacao=’Vencida’ then
situacao:=’aviao nao decola’;
else
situacao:=’aviao decola’;
endif
foi massa
Embraer não dá tiro no escuro. Nunca deu. Nem quando era estatal. Aliás, quando era do governo, o único defeito que possuia era ser administrada erroneamente para dar a impressão de empresa falida e portanto, ser apta a privatização. Mas essa já é outra história….
O Equador nos deu um calote com o BNDES, e agora, quem pagará o Pato..???
grato marujo/galante
sera que das 99 unidades compradas nao teremos nenhum ST equivalente/superior aos ST da Colombia, Equador ?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!
quantos ST faltam ser entregues para a FAB ??
Galante, poderia postar um comparativo entre os ST do Brasil, Equador, Colombia, Rep. Dominicana…
Informação importante, Galante, muito obrigado. Mas em que consiste a diferença dos ST brasileiros e colombianos? É uma vergonha vendermos aparelhos melhores para nossos vizinhos mais pobres que nós. Estão sempre na nossa frente em míssis, aeronaves, carros de combate …quase tudo.
Da até medo deste FX-2, se compramos um equipamento fabricado aki num modelo bem inferior ao exportado, imaginem agora com vai vir esses SH???? Peladinhos da silva com a bundinha e todo o resto a mostra!!!!
Marujo, a Força Aérea Colombiana usa bombas guiadas a laser faz tempo. Já ouviu falar de algum caça da FAB ter lançado uma?
Pois é, o ST colombiano tem RWR, os nossos não.
Esse Robson Bandeira é invocado! Bicho a foto é bonita cara, o avião é o mesmo! KKKKKKkkk
O Super tucano, é, sem d´´uvida, o melhor vetor, hoje, contra insurgentes e guerrilhas com capacidade AA limitada, até mesmo mais eficiente que o A-10, dada as devidas proporções, é o legítimo sucessor do A-1 Skyrider, só que mais “franzino” mas com grande capacidade de lançar armas tecnológicas, o que de certa forma ameniza a capacidade de carga menor do ST.
É uma alívio para as tropas aliadas contar com o apoio cerrado de um avião como o ST! vejo um grande futuro para este vetor, se não for boicotado por interesses escusos…
Gaspar/Marujo Os STs da Colômbia tem têlemetro a laser (aparelho que mede a distância exata do avião até o alvo), que, ao que parece, tbm funciona como designador a laser para o lançamento de bombas guiadas por esse metódo. Como o Galante já disse, os STs colombianos tbm possuem Radar Warning Receiver. Embora os nossos STs tenham provisão para chaff e flares (despistadores de radar e de sistemas de busca por IR) ao q tudo indica não receberam tais sistemas, até mesmo pq não tem o RWR q, em tese, daria o alerta “antecipado” do avião estar sendo “trackeado” (adquirido… Read more »
alguem pode me dizer u que e aquilo na ponta
das asas
Meu amigo, Lucius Clay, agora sim o pessoal do blog adicionou fotos belíssimas, a foto do interior do Super tá demais, barabéns ao blog
gostei.
Sds a voçê meu amigo Lucius e a todos do blog
Era pra num vender nada presse perro filho de uma rapariga, comunista de mierda… Cucaracho dos infernos, ele que vá comprar armas em outra freguesia, se é que tem cojones e se é que consegue quem lhe venda… A REPORTAGEM NÃO FALA, MAS O DINHEIRO DO FINANCIAMENTO PRA PAGAR A EMBRAER VIRÁ CERTAMENTE DO BNDES OU DE ALGUMA OUTRA FONTE DOS MUY AMIGOS PETRALHAS! OU SEJA: NOSSO! Aí, tome calote desse vagabundo daqui a dois anos… Se o governo PeTralha vermelhuxo tivesse um mínimo de brio e amor à pátria vetaria integralmente a venda e mandaria esse vagabundo ir para… Read more »
Perfeito Felipe!
Felipe Cps,
Como jogada política, o governo brasileiro havia vetado o financiamento do BNDES. Veja o link da notícia a baixo.
http://www.aereo.jor.br/?p=2083
Após algumas conversas de bastidores, a coisa deve ter mudado.
Poggio e Felipe,
pelo o que saiu ontem nos jornais e sites de economia, não houve mudança nenhuma. O BNDES não está financiando esta venda da Embraer para o Equador. Se a dúvida e o motivo para tanta indignação é essa…estão fica aqui o que saiu ontem no G1:
“A assessoria de imprensa do BNDES informou nesta segunda-feira ao G1 que os entendimentos para financiar a compra das aeronaves para o Equador não foram adiante – o país teria decidido buscar crédito com outra fonte ou adquirir as aeronaves com recursos orçamentários.”
(http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL1055215-9356,00.html)
abraços
O próximo operador será a INDONÉSIA, aguardem.
Incrível como o próprio governo brasileiro vende armas a um país que ainda pouco acusou empresas nacionais de trapaça, ameaçou calote em dinheiro público dos brasileiros, sequestrou nossos engenheiros e abrigava a terroristas das FARC . Neste momento o Sr CORREA está no paraguai fazendo agitação contra o Brasil no que se refere a ITAIPÚ, assunto que nada tem com o equador. Será que pagarão pelos aviões?
Não sou a favor desta venda pois existe uma razoável chance de se voltarem contra nós , este governo do presidente Rafael Correa não é confiável.
Com certeza existem outros compradores interessados mais confiáveis e estes 24 não vão fazer falta à Embraer.
Dae Maurão! entendo teu ponto de vista, só acho que o governo brasileiro tem que fazer isso que tu fala mas tb e deixar claro, como fazem os USA, que quem com ferro fere, com ele será ferido! e o Governo tá dando uma de “irmãozinho mais velho”, coisa que não compete a um governo e sim a uma política de estado, que o Brasil não tem, realmente, mas já está na hora de começar a projetar esta linha. Acho que o Brasil não deveria vender o ST em padrões tão avançados para nenhum país da AL, deveriam ser como… Read more »
É isso aí Francisco, perfeito. O que alguns sonsos sonhadores (que estes sim, recusam-se a enxergar FATOS) não percebem é que o “vermelhismo” não acabou, apenas transmutou-se do velho comunismo de inspiração russa ou chinesa para o “bolivarianismo”, que vem a ser uma perigosa e insidiosa mistura de socialismo com populismo rastaquera, travestido de democracia. Mas tudo bem, já dizia Kant que os sentidos percebem apenas o que queremos que eles percebam… Deixemos os sonhadores utópicos ou, aqui sim, MAL-INTENCIONADOS, de lado, porque não se vence uma utopia (como a socialista, por exemplo) ou a mal-intenção, com discussão e sim… Read more »
He he Felipe, o sangue aflorou? 🙂 as vezes me revolto pelos mesmos motivos! mas hoje to mais light!
Abraço Bro!
Felipe,
Concordo 100% com o que você escreveu. O problema é que o nosso governo não vê os bolivarianos como inimigos.
Logo após o caso da tentativa de não pagar o financiamento do BNDES, o Rafael Correa foi recebido pelo Apedeuta na Costa do Sauípe com sorrisos e abraços…
Ah Mauro tomei o cuidado de não lhe falar diretamente, mas já que vc fala a mim concede-me o direito de lhe responder: já falei o que tinha pra falar, não vou me alongar discutindo com o amigo, porque aprendi de longa data que ninguém muda ninguém, as pessoas apenas se alteram quando lhes convém. Seja como queira então… Só digo que esta postura condescendente e de relativismo axiológico travestido de pragmatismo sua é o que me preocupa em alguns patriotas. O amigo dá dados falsos e utiliza-se de situações completamente divergentes para justificar suas teses estapafúrdias. Chega ao absurdo… Read more »
Mauro, não sei como vc perde tempo com esses radicais, complexados do qual visão ideológica ultrapassa o bom senso.