Entregue segundo C-5M de testes
A Lockheed Martin entregou hoje o segundo C-5M Super Galaxy totalmente modernizado para a Força Aérea dos EUA. Esta aeronave faz parte de um lote de três aviões de desenvolvimento que serão testados pela USAF.
O processo de modernização dos C-5 envolve duas fases principais. Na primeira, conhecida como AMP (Avionics Modernization Program), todos os aviônicos serão trocados e um “glass cockpit” de última geração será instalado, incluindo novos equipamentos de navegação e comunicação. Até o momento, 40 C-5B já sofreram este processo e o contrato estende-se para um total de 111 aviões.
Na segunda fase, denominada RERP (Reliability Enhancement and Re-Engining Program), diversos sistemas e sub-sistemas serão substituídos ou modernizados. Nesta etapa serão substituídos os atuais motores por tubofans GE CF6-80C2 , largamente utilizados na aviação comercial (Boeing 747, 767 e MD-11 entre outros).
O C-5M Super Galaxy voará mais alto e mais rápido, transportando uma carga maior por distâncias maiores e necessitando de menos reabastecimento aéreo. Contratos para a modernização completa atualmente englobam 52 aeronaves com prazo de entrega para 2016.
Segundo o fabricante, as aeronaves consumiram até o momento apenas 30% de FLE (“Fatigue Life Expended”). Traduzindo em expectativa de tempo de uso, espera-se que estes aviões voem até 2040. Desta forma, a modernização torna-se altamente atraente, pois a economia com os custos de operação durante todo este tempo será maior que o valor da própria modernização.
FOTO: Lockheed Martin
NOTA DO BLOG: As 111 aeronaves informadas no texto devem incluir todos os C-5 disponíveis e em condições de voo, incluindo os da Guarda Aérea Nacional.
Embora a companhia não tenha deixado claro, acredita-se que as 52 aeronaves contratadas para o processo de modernização completo incluam exemplares do lote mais antigo (C-5A), pois foram construídas apenas 50 aeronaves C-5B e pelo menos uma delas foi perdida num acidente.
O Galaxy foi produzido em duas versões principais. O C-5A, entre 1968 e 1973, e o C-5B, entre 1985 e 1989. Duas aeronaves foram modificadas para atender às necessidades da NASA e são denominadas C-5C.
Até que uns quatro cairia bem na FAB, agora 111 Galaxi, é certamente impossível até de sonhar.
O pai do 747, um avião realmente impressionante, superada apenas pelos antonov.
Esse aviao eh um verdadeiro MONSTRO em tamanho. A carreira de trem de pouso impressiona, alem da “barriga” ficar a 1 palmo do chao. Aberta a rampa traseira e o “bico”, vc tem a impressao de estar num verdadeiro tunel.
Ele não é pai do 747, mesmo porque ele concorreu com o 747 na época da escolha do então transporte estratégico do MATS/MAC.
Esses aviões são fundamentais para a presença global das tropas do EUA. Eles, os C-17 e os navios do MSC e da RRF são a espinha dorsal do sistema logistico militar norte-americano.
Aproveitando o assunto vi uma noticia que a USAF encomendou mais 20 C-17 ,quem pode pode ne!!!
Eu entrei em um desses exposto no CTA em 1973!!! Imenso!!!
É verdade Smadley D. Butler, erro meu, desculpem 😉
111???? credo! chega a desanimar…..
Seria melhor pensar em 111 cervejas do que 111 C-5, pois a ressaca da cerveja seria menor, sem falar que não iríamos lembrar dos C-5, rsrsrs.
Por falar em ressaca, estou bebendo nesse exato momento, uma dose de GRANT’S com gêlo de água de coco.
Alguém aceita???
GRANT’S com gêlo de água de coco???????????
Essa é nova, rsrsrs.
Um abraço JACUBÃO.
esse é um estilo baiano de beber com estilo!
Francisco AMX em 12 fev, 2009 às 9:05
esse é um estilo baiano de beber com estilo!
KKKKKKKKKK, boa, rsrsrs!
Abração Francisco.
Vocês deviam esperimentar galera. É uma delícia.
A galera aqui no RJ curte muito com gêlo de água de coco ou com REDBULL, e tem aqueles que misturam os três, rsrsrs.
Mas lembrense, se beber não dirija.
Um abraço a todos.
Jacubão,
Esses 111 e todos os C-17+C130, ganhos na briga de bar, nao dao nem para a largada em termos de necessidade de transporte global do U.S.Army de hoje, o menor tamanho desde a IIGM.
Se for contar que todas as outras forças e mais algumas agencias do governo sao clientes desse transporte a coisa piora mais.
Assim o C-141 foi pro saco e o C-17 que esta dando um show, porque carrega muito e pousa em muitos lugares onde so o Hercules pousava, nao pode ser comprado em numero suficiente.
[…] C-5B e um C-5A já foram convertidos pela Lockheed durante a fase de desenvolvimento. No mês que vem estas aeronaves passarão por um período de avaliações na Base Aérea de […]
Ele não é pai do 747, mesmo porque ele concorreu com o 747 na época da escolha do então transporte estratégico do MATS/MAC.
Esses aviões são fundamentais para a presença global das tropas do EUA. Eles, os C-17 e os navios do MSC e da RRF são a espinha dorsal do sistema logistico militar norte-americano.
Eu entrei em um desses exposto no CTA em 1973!!! Imenso!!!
Vocês deviam esperimentar galera. É uma delícia.
A galera aqui no RJ curte muito com gêlo de água de coco ou com REDBULL, e tem aqueles que misturam os três, rsrsrs.
Mas lembrense, se beber não dirija.
Um abraço a todos.
Até que uns quatro cairia bem na FAB, agora 111 Galaxi, é certamente impossível até de sonhar.
O pai do 747, um avião realmente impressionante, superada apenas pelos antonov.
Esse aviao eh um verdadeiro MONSTRO em tamanho. A carreira de trem de pouso impressiona, alem da “barriga” ficar a 1 palmo do chao. Aberta a rampa traseira e o “bico”, vc tem a impressao de estar num verdadeiro tunel.
Aproveitando o assunto vi uma noticia que a USAF encomendou mais 20 C-17 ,quem pode pode ne!!!
É verdade Smadley D. Butler, erro meu, desculpem 😉
111???? credo! chega a desanimar…..
Seria melhor pensar em 111 cervejas do que 111 C-5, pois a ressaca da cerveja seria menor, sem falar que não iríamos lembrar dos C-5, rsrsrs.
Por falar em ressaca, estou bebendo nesse exato momento, uma dose de GRANT’S com gêlo de água de coco.
Alguém aceita???
GRANT’S com gêlo de água de coco???????????
Essa é nova, rsrsrs.
Um abraço JACUBÃO.
esse é um estilo baiano de beber com estilo!
Francisco AMX em 12 fev, 2009 às 9:05
esse é um estilo baiano de beber com estilo!
KKKKKKKKKK, boa, rsrsrs!
Abração Francisco.
Jacubão,
Esses 111 e todos os C-17+C130, ganhos na briga de bar, nao dao nem para a largada em termos de necessidade de transporte global do U.S.Army de hoje, o menor tamanho desde a IIGM.
Se for contar que todas as outras forças e mais algumas agencias do governo sao clientes desse transporte a coisa piora mais.
Assim o C-141 foi pro saco e o C-17 que esta dando um show, porque carrega muito e pousa em muitos lugares onde so o Hercules pousava, nao pode ser comprado em numero suficiente.
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