Cope North 09
O Japão enviou seis caças Mitsubishi F-2A (versão modificada do F-16) e um E-2C Hawkeye para a Anderson Air Force Base, em Guam, a fim de participar do Exercício Cope North 09-1, que está sendo realizado de 2 a 13 de fevereiro.
O propósito do treinamento é garantir a interoperabilidade entre as forças, conforme o Tratado de Assistência Mútua EUA-Japão.
Os F-2A estão tendo a oportunidade de treinar novamente com os F-22 Raptor americanos, também deslocados para Guam.
Diria que o F2 e’ mais do que uma “versao modificada do F-16”. O F-2 esta para o F-16 assim como o Kfir C9 esta para o Mirage 3 ou o Sea Harrier esta para o Harrier.
O F2 e’ 25% maior, tem uma avionica completamente diferente, um radar AESA mais avancado que o APG-80, uso bem mais amplo de materias RAM na fuselagem, tecnologia CCV (baseado no prototipo F-16 CCV) que os F-16 normais nao tem e que da ao F2 uma capacidade de manobra muito melhor, etc….
A camuflagem é operacional ou é comemorativa?
Bonita!
Vejam o que é “decisão política”, o Japão detentor de uns dos maiores conhecimentos tecnológicos do mundo, por pura política e pressão externa (EUA) não desenvolveu tecnologia bélica própria durante décadas, e acabaram tendo que se contentar com essas cópias e materiais importados. Imaginem se, no pós guerra, o Japão tivesse investido no desenvolvimento de armas, com certeza essa hora o F-22 não reinaria obsoluto.
Seria muito massa.
Da Silva
queria ver o resultado desses treinos e saber se estes caças tem irst e radares aesa.
Essa camuflagem ficou show
Provavelmente essa camuflagem é do esquadrão “Agressors” dos japoneses.
Eles tem vários F-15 e F-16 com umas camuflagens nesste estilo.
Não só a camuflagem, mas que aeronave linda!
Sou fã dos F-2 este é o padrão de pintura dos mesmos que aliaz é show!
Infelizmente o nosso Brasil não é capaz (politicamente falando) de desenvolver tamanha tecnologia por questões puramente políticas, afinal de contas, um político difícilmente tiraria algum dinheiro de um projeto de tamanha importância da EMBRAER, e por isso eles não apóiam esse tipo de investimentos.
Seria muito bom se a Embraer os fabricasse sob licença.
Mas o Japão está impedido de exportar armas.
Uma pena.
Se o F-16A já era uma belíssima aeronave este F-2 está incrível, melhor, maior e mais capaz.
Soube que custou uma fortuna, mas é espetacular.
Parabens ao Japão.
Se o F-2 emplaca o q será dos F-16 da Lockheed Martin….
Sempre a Politica….raiosssssssssss
Lindo, o novo F-16B60 está no estado da arte, radar AESA, IRST, fibra optica ao invés de cabos… e a velha conhecida capacidade do viper! um show de avião!
puxa saco
Da Silva em 06 fev, 2009 às 20:01 Vejam o que é “decisão política”, o Japão detentor de uns dos maiores conhecimentos tecnológicos do mundo, por pura política e pressão externa (EUA) não desenvolveu tecnologia bélica própria durante décadas, e acabaram tendo que se contentar com essas cópias e materiais importados. Imaginem se, no pós guerra, o Japão tivesse investido no desenvolvimento de armas, com certeza essa hora o F-22 não reinaria obsoluto. Seria muito massa. Da Silva Da Silva… o Japao nao desenvolve tecnologia militar de ponta nao pq nao quer… mais pq nao pode!!! Pra vc ver.. o… Read more »
Caro Alfredo_Araujo e Da Silva, vcs tem razão, mas, também devemos lembrar que mesmo o Japão tendo assinado tratados que o impedem de vender armas e possuir forças armadas com nomes tradicionais (exercito, marinha e força aérea) não impediu de possuirem uma força de autodefesa respeitável e extremamente moderna e competente. Acredito que eles estão bem mais equipados do que apresentam e hoje com a China do lado querendo expandir seus dominios. O Brasil tem recursos, somos um país rico. Qual país do mundo consegue sustentar os poderes legislativos como o nosso, com tantos senadores e deputados roubando, o executivo… Read more »
Uma bela aeronave, eu sempre fico boaquiaberto com as belas pinturas dos F-2 e F-15 niponicos.
Alfredo_Araújo
Foi exatamente eu quiz dizer, o Japão não pode desenvolver armas porque foi pressionado a abdicar do desenvolvimento destas. Está até na Constituição Japonesa, e adivinha quem os pressionou?
Mas, parece que tem alguns movimentos (políticos) dentro do Japão que querem retomar pesquisas para o desenvolvimento de tecnologias belicas. Mas para isso vão ter que mudar leis por lá.
Da Silva.
Por que as pinturas de aeronaves japonesas e de alguns outros países são tão bonitas e as pinturas de nossos caças tão feias?????? “Santa incompetência”!…
E que continuem sem poderem produzir armas. Assim como os Chineses os Japoneses não são confiáveis. Acho até que os Japoneses são piores. Melhor continuarem asssim mesmo que está bom demais.
Adler, por que diz isso? O que você conhece do Japão e do povo japonês? Aposto que vai responder “mais de que suficiente” mas na verdade não sabe p***a nenhuma e fica aí falando m***a. Pra você falar mal de alguma coisa, primeiro você deve conhecer essa coisa. A ignorância leva a pensamento limitado como o seu. Vai estudar!
O Brasil é um dos países mais generosos do mundo,imagine só demos dinheiro para um político comprar sua humilde casa no interior de Minas Gerais,rsrs.O Brasil tem vários laboratórios q desenvolvem material RAM,VANTs,radares,turbinas,blindagem composta,entre outras coisas e q a maioria das pessoas ñ sabem de nada disso,eu simplesmente odeio os políticos brasileiros,isso só vai mudar quando as pessoas abrirem a cabeça e pesar mais na hora de votar,ou quando acontecer um golpe militar,VIVA Fidel,kkkkkkkk.
correção:pensar mais na hora de votar
O Japão só pode copiar a carcaça do F-16, exceto pelo radar.
O FBW, por exemplo, é próprio, teve que ser desenvolvido do zero.
E tem gente que ainda acha que os EUA vão nos dar tecnologia para 36 cacinhas multi-funcionais….. hahahahaha….36…. hahahaha…..
Sds.
Relacionado ao F-X2: Dassault Aviation anunciou mes passado que a producao do Rafale vai diminuir em 2009 de 1.25 por mes ah 1 por mes, ou 12 por ano.
Devagar quase parando, o Rafale seria a pior opcao para o Brasil, de todos os sentidos que se possa analizar. Do angulo diplomatico ao angulo tecnico ao angulo financeiro. Se o Brasil realmente fizer uma escolha seria, saira ou Gripen ou F-18.
Uma reportagem sobre esses caças seria interessante 😉
Pois é Baschera, tenho o mesmo pensamento que vc! aliados estratégicos dos USA nunca receberam repasse de tecnologia de forma a poder desenvolver seus meios, diga-se de passagem Israel e Japão, mas muitos acreditam que vamos receber tecnologia sensível! fazer o que… agora de uma coisa eu sei, torço por eles: Hornet e Mauro, dois ícones que gosto de debater e respeito bastante!
Abraço Bro
Francisco
Francisco, que pais no mundo recebe repasse de tecnologia de forma a poder desenvolver seus proprio meios?? E que pais milagroso eh este que eh tao bomzinho para repassar este tipo de tecnologia?
1 exemplo por favor.
Raphael! Concordo plenamento com vc…
Acho que a única forma de um país que não tem experiência em tecnologia de ponta é participar e bancar alguns bilhões de doláres em consórcios como o programa JSF ou atualmento no PAK-FA Russo Indiano.
Rapahel, tu leu bem meu post??? sou um cético a respeito de tranferência de tecnologia desde que escrevo neste blog….
não entendi seu questionamento, logo para mim???
eu não conheco nenhum país que “ganhou” tecnologia sensível! como o Brasil quer ganhar!
Me desculpe Francisco, eu achei que voce usou o exemplo do EUA como se isso fosse uma coisa esclusiva dele. Transferencia de tecnologia por 36 unidades de aviao eh absurdo. Nenhum pais no mundo tranfere a nao ser que estrategicamente seja muito bom para eles. Como por exemplo a China que transferio tecnologia de missils e dah bomba nuclear ao Pakistao para por a India em cheque. Mais pro Brasil?? Para que transferir tecnologia para um pais como o Brasil?? O Brasil sempre em cima da cerca, ate mesmo em assuntos de importancia nacional como o da Bolivia, Ecuador, Paraguay… Read more »
gostei do “em cima da cerca” Raphael! uma boa síntese!
o Brasil não c… e não desocupa a moita!
Raphael
O f-18 será fabricado até quando? Agora que estão acabando a vida útil de caças como f-16 e f-15, os países que os compraram nos próximos anos é que escolherão os substitutos, O Rafale e os eurofighters e su-35, são os favoritos a substituição de caças como os f-16 da europa e de outras partes do mundo como japão e australia e canadá.
Os franceses sao nossos amigos e irao sim transferir toda a tecnologia que precisamos, inclusive da bomba atomica para colocarmos em cheque o Paraguai.
Falando serio, saiu uma noticia quente que um terço dos caças russos ,cerca de 200 MIG 29 sao considerados inseguros, espero que seja motivo de reportagem aqui no blog.
Parece haver reclamaçoes de clientes que receberam avioes abaixo do padrao. Nao seria este um dos motivos dos russos ficarem de fora da renovaçao de nossa frota?
Marlos, o rafale jah esta quase que morrendo. A Dassault teve que diminuir a producao de 1.25 por mes ah 1 por mes. Isto em uma tentativa da linha de montagem ficar aberta por mais tempo para ver se eles conseguem vender a algum bobo ai. Os Eurofighter sao muitos caros para substituicao de F-16, como sao os Su-35. Nao soh no custo de aquisicao, mais sim no custo de operacao. Os cacas favoritos na substituicao dos F16 em todos os lugares que voce comentou eh o F-35. E do jeito que as coisas estao indo o F-18 vai ficar… Read more »
Rafael…
2/3 dos MIG 29…mas o MIG 29 responde por 1/3 mais ou menos do total de caças russos…portanto equivale a dizer que 1/3 mais ou menos de todos os caças estao de alguma forma comprometidos.
abraços
Dalton, voce esta certo. Mais pode ser que sejam mais cacas comprometidos, pois a gente nao sabe como esta o resto da forca.
Raphael…
Fico imaginando o efeito que noticias como esta tem ou terão para o Obama.
Independente dos democratas terem fama de enfraquecer as forças armadas, cortes terao que existir. Ele nao tem escolha.
Acho que o F22 dançou.
Raphael, pela sua lógica a França irá comprar o F-35 e encerrará a produção do Rafale??? desculpe mas vc precisa conhecer melhor a França e seus meios e política militar, eles sempre foram independentes, produzem tudo que consomem! e não será um caça que fará isso mudar! a França, ao que me consta, é a maior e mais capaz força aérea da Europa (fora Russia), tem a MArinha de guerra capaz de lançar ICMN via submarinos, além de um exército bem experimentado e equipado! Tudo é feito por eles! por isso o Rafale terá, mesmo que na marra, um futuro… Read more »
ICBN fica melhor?
ICBM fica melhor ainda!!!! rs
Mas bom mesmo seria SLBM.
Francisco,
No momento a USN só tem o F-18.
No futuro terá o F-18 e o F-35.
Será que mais no futuro ainda será F-35 e UCAV?
Será que o Super Hornet não tem lugar na USN? Eles ficarão apenas com um monorreator? Seria inédito no mundo!
Um abraço.
Inédito não já que tem os A-4 brasileiros e os Harriers.
Algol, vai estudar você, pois pela forma como me respondeu, o ignorante é você. Ou melhor, vai perguntar pra um coreano ou pra um Chinês o que eles pensam sobre os japoneses.
Você foi ridículo. Ignorante e agressivo.
Adler Medrado, lamentavel seu post, tenho que concordar com Algol, aconselho a ler livros de historia, comece lendo a história de China, vc verá que até hoje eles acreditam que nasceram para dominar o mundo. Leia a historia dos paises que formam a Asia. Verá que não há muita diferença entre eles e a Europa medieval, um país querendo destriuir o outro. O Japão foi a querra, como a China e a Coréia iriam se não tivessem sido conquistados e “viciados em heroina” pelos Europeus. É o primeiro post que vejo neste site criticando o povo e a nação japonesa… Read more »
Adler Medrado, apenas para completar o post, teu pensamento e capacidade de entender a história é identica aos dos EUA em querer que paises arabes se tornem democráticos da noite para o dia. Entenda primeiro a cultura e a formação do continente para depois criticar. Tenho até medo do que vc deve pensar dos alemães. E olha que eles produzem armas e vendem para o mundo. Lembre-se que se o Japão quisesse hoje estariam exportando armas, e bem provavel que somente a China e a Coréia iriam protestar, outros iriam comprar. Leia os livros da Editora Rennes, é um bom… Read more »
Francisco, primeiro desde quando a Franca opera F16? Segundo, os numeros de Rafales nao vao chegar a metade dos numeros de F-18. A nao ser que os Rafales ganhem na India ou no Brasil (duvido). O Rafale eh um programa que teve varios problemas, desde o comeco. O preco de 1 Rafale limpo sem nada eh de mais de 80 milhoes de dolares. Se voce dividir o preco do programa inteiro pelo preco dos avioes que jah foram encomendados dah um absurdo de 180 milhoes de dollares por unidade. E isto eh sem contar o preco do desenvolvimento do F-3… Read more »
Falando em F16,F2(versão modificada do F16)do Japão,Portugal tb realizou a sua “Cruzex” à moda portuguesa,dispondo de equipamentos de ponta,com forças dinamarquesas,num cenário de conflito assimétrico.
http://www.defesanet.com.br/nato/pt_real_thaw.htm
Adler, algum japonês já lhe fez algum mal? Se fez você vai dizer que todos os japoneses são ruins? Olha quem está sendo ignorante! Tenho amigos japoneses, coreanos e ja falei com alguns chineses. O pessoal mais velho tem essa rixa mas isso não atinge muito quem não viveu nessa época. Pela sua lógica todos os povos devem ser sempre julgados pelo que fizeram no passado e o ódio e desconfiança não deve acabar nunca. Pela sua lógica preconceituosa, generalizadora e limitada os paraguaios e uruguaios não devem nunca confiar em brasileiros. O mesmo entre alemães, franceses, poloneses, russos, etc.… Read more »
Dalton sobre o 200 MIGs lembra quando os F-15 não podiam voar quase a mesma ladainha.
È por este motivo que os vetores Russos estão sendo modernizados.
Um abraço a todos.