Embraer Lineage 1000 é certificado pela ANAC e EASA
Certificação pela FAA (EUA) deverá vir em breve. Alcance máximo subiu para 4.500 milhas náuticas.
A Embraer noticiou em 23 de dezembro que seu jato ultra-large Lineage 1000 recebeu simultaneamente o Certificado de Tipo por parte da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e da European Aviation Safety Agency (EASA), agências de aviação civil do Brasil e da União Européia, respectivamente. A Certificação de Tipo Suplementar (Supplemental Type Certification – STC, em inglês) do interior ocorrerá em breve, completando o ciclo de desenvolvimento.
O alcance máximo do Lineage 1000, originalmente projetado para ser de 4.200 milhas náuticas (7.778 quilômetros ou 4.833 milhas) com oito passageiros, ou 4.350 milhas náuticas (8.056 quilômetros ou 5.005 milhas) com quatro passageiros, foi estendido para 4.400 milhas náuticas (8.149 quilômetros ou 5.063 milhas) com oito passageiros, ou 4.500 milhas náuticas (8.344 quilômetros ou 5.179 milhas) com quatro passageiros, ambos com reservas NBAA IFR. O Lineage 1000 é equipado com dois motores CF34-10E7-B fabricados pela General Electric (GE), com 18.500 libras de empuxo cada.
O Lineage 1000 pode ser configurado para acomodar até 19 passageiros em uma cabine com volume total de 115,7 metros cúbicos. A cabine é equipada pela PATS Aircraft Completions, uma divisão da De Crane Aerospace (EUA). A capacidade total do bagageiro é de 12,54 metros cúbicos (443 pés cúbicos).
Lançado em novembro de 2006 para ser o maior e mais refinado avião executivo do portfólio da Embraer, o avião é baseado no jato comercial EMBRAER 190, certificado em agosto de 2005 e um dos quatro integrantes da família de E-Jets, hoje operando em 35 países. “As qualidades comprovadas da plataforma do EMBRAER 190 propiciam ao Lineage 1000 chegar ao mercado com a maturidade e a confiabilidade de mais de 2,2 milhões de horas de vôo acumuladas pela família de E-Jets”, afirmou Emílio Matsuo, Vice-Presidente de Engenharia da Embraer.
A certificação confirma o peso máximo de decolagem do Lineage 1000 em 54.500 kg, ou 120.150 libras, e autoriza o jato a voar sob regras de operação estendida (ETOPS 120), o que demonstra a capacidade da aeronave de voar rotas que tenham um desvio para um aeroporto
que esteja até 120 minutos da rota de vôo. Com isso, o Lineage 1000 pode voar longas distâncias sobre oceanos, desertos e outras áreas inóspitas, além de incrementar seu alcance operacional, em qualquer lugar do mundo.
A aprovação inclui o novo projeto do sistema de combustível auxiliar. O sistema está de acordo com os últimos requerimentos de segurança SFAR 88, completamente integrado com o sistema de aviônicos de última geração Honeywell Primus Epic®, cujas características de automação permitem reduzir a carga de trabalho do piloto. Mais de 20 jatos Lineage 1000 já foram vendidos em todo o mundo. A certificação pelo Federal Aviation Administration (FAA) é esperada em breve.
Empresa informou também a certificação de seu novo centro de distribuição nos EUA
O novo centro de distribuição da Embraer,operado pela UPS Supply Chain Solutions, em Louisville, Estado de Kentucky, EUA, foi certificado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), do Brasil. A certificação ANAC é
reconhecida pela autoridade aeronáutica norte-americana, Federal Aviation Administration (FAA).
O centro de distribuição oferece suporte à frota de jatos executivos da Embraer na América do Norte e Caribe. A Empresa mantém um estoque completo de peças de reposição, consumíveis e estruturais para os jatos Phenom no Louisville Worldport, o maior centro de distribuição de
carga aérea da UPS.
Fonte e imagens: Embraer
Nossa, como o interior é luxuoso. O Lula Molusco vai voar no conforto.
Pra quem tem condições de comprar uma Ferrari, esta ai o luxo dos ares..ehehe…
MADE in BRAZIL.
Velha Embraer de guerra. Dando um show. Em sua área de atuação ela produz os melhores aviões do mundo. A terceira maior do mundo em aviação e um dos grandes orgulhos da indústria nacional.
Abraços!
Droga!!!
Acabei de comprar um Legacy!!!
Vassily Zaitsev
A FAB encomendou um desses?
João Curitiba,
Dois. E pediu um desconto, alegando que indiretamente, faria propaganda do mesmo frente à futuros interessados.
abraços e feliz natal.
João,
Vão substituir os 2 Boing 737-200 em operação. Tb conhecidos como Sucatinhas.
abraços.
E tem mais:
A imprensa “maliciosa” já inclusive os apelidou; Aero-lula.
abraços.
Vassily,
vc saberia a configuracao dos ” E-Bruni” adiquiridos pela Fab ??
serao so pra transporte vip ??
poderiam ser equipados para ser uma especie de “centro de comando aereo” ?!?!?
Gaspar,
” E-Bruni ” ?? vc está se referindo aos Lineage ou o A-319 ACJ da Presidência?
Eu não sei porque a Boeing é recordista em acidentes aéreos com falhas mecânicas,são os maiores do mundo em aeronáutica e tem tantos Boeings defeituosos.
:)2009
Prezado Vassily
Ótima notícia. Até hoje não entendia porque ainda mantinhamos os dois sucatinhas quando a Embraer possui um produto “equivalente”. E concordo com o pedido de desconto. Será uma vitrine e tanto para a Embraer. Também defendo que paulatinamente o GTE da FAB vá substituindo seus jatinhos pelos Phenom e Legacy. Pelo menos na aviação civil nós podemos ser 100% nacionais.
Obrigado pelos esclaredimentos e Feliz Natal a você e aos colegas aqui do Blog.
O GTE ja opera o Legacy.
Ha, o primeiro, VCL-X, deve estar sendo entregue ate abril/09.
Vejam esta noticia!
http://defesabr.com/blog/index.php/26/12/2008/brasil-lancou-em-segredo-novo-vls-1-em-outubro-de-2008/comment-page-1/#comment-3538
Vejam esta noticia!http://defesabr.com/blog/index.php/26/12/2008/brasil-lancou-em-segredo-novo-vls-1-em-outubro-de-2008/comment-page-1/#comment-3538
A noticia confundiu o teste dos novos motores do VLS com o lancamento propriamente dito. O IAE e o responsavel pelo desenvolvimento de foguetes e seus motores, e possui um banco de provas para esses motores.
Salvo alguma bombástica evidência em contrário, você está certíssimo, Noel.
Basta comparar o link do Wellington com a notícia que subimos aqui no blog a respeito do teste dos motores:
http://www.aereo.jor.br/?p=1404
[…] entregues em dezembro. O Lineage 1000, jato da categoria ultra-large, recebeu, no final do ano, o Certificado de Tipo da ANAC e da European Aviation Safety Agency (EASA) e o Certificação de Tipo Suplementar (Supplemental […]
Nossa, como o interior é luxuoso. O Lula Molusco vai voar no conforto.
Droga!!!
Acabei de comprar um Legacy!!!
Pra quem tem condições de comprar uma Ferrari, esta ai o luxo dos ares..ehehe…
MADE in BRAZIL.
Velha Embraer de guerra. Dando um show. Em sua área de atuação ela produz os melhores aviões do mundo. A terceira maior do mundo em aviação e um dos grandes orgulhos da indústria nacional.
Abraços!
Vassily Zaitsev
A FAB encomendou um desses?
João Curitiba,
Dois. E pediu um desconto, alegando que indiretamente, faria propaganda do mesmo frente à futuros interessados.
abraços e feliz natal.
João,
Vão substituir os 2 Boing 737-200 em operação. Tb conhecidos como Sucatinhas.
abraços.
E tem mais:
A imprensa “maliciosa” já inclusive os apelidou; Aero-lula.
abraços.
Vassily,
vc saberia a configuracao dos ” E-Bruni” adiquiridos pela Fab ??
serao so pra transporte vip ??
poderiam ser equipados para ser uma especie de “centro de comando aereo” ?!?!?
Gaspar,
” E-Bruni ” ?? vc está se referindo aos Lineage ou o A-319 ACJ da Presidência?
Eu não sei porque a Boeing é recordista em acidentes aéreos com falhas mecânicas,são os maiores do mundo em aeronáutica e tem tantos Boeings defeituosos.
:)2009
Prezado Vassily
Ótima notícia. Até hoje não entendia porque ainda mantinhamos os dois sucatinhas quando a Embraer possui um produto “equivalente”. E concordo com o pedido de desconto. Será uma vitrine e tanto para a Embraer. Também defendo que paulatinamente o GTE da FAB vá substituindo seus jatinhos pelos Phenom e Legacy. Pelo menos na aviação civil nós podemos ser 100% nacionais.
Obrigado pelos esclaredimentos e Feliz Natal a você e aos colegas aqui do Blog.
O GTE ja opera o Legacy.
Ha, o primeiro, VCL-X, deve estar sendo entregue ate abril/09.
Vejam esta noticia!
http://defesabr.com/blog/index.php/26/12/2008/brasil-lancou-em-segredo-novo-vls-1-em-outubro-de-2008/comment-page-1/#comment-3538
Vejam esta noticia!http://defesabr.com/blog/index.php/26/12/2008/brasil-lancou-em-segredo-novo-vls-1-em-outubro-de-2008/comment-page-1/#comment-3538
A noticia confundiu o teste dos novos motores do VLS com o lancamento propriamente dito. O IAE e o responsavel pelo desenvolvimento de foguetes e seus motores, e possui um banco de provas para esses motores.
Salvo alguma bombástica evidência em contrário, você está certíssimo, Noel.
Basta comparar o link do Wellington com a notícia que subimos aqui no blog a respeito do teste dos motores:
http://www.aereo.jor.br/?p=1404
[…] entregues em dezembro. O Lineage 1000, jato da categoria ultra-large, recebeu, no final do ano, o Certificado de Tipo da ANAC e da European Aviation Safety Agency (EASA) e o Certificação de Tipo Suplementar (Supplemental […]