Calidus B-250 Bader

Por Helen Haxell

A empresa com sede nos Emirados Árabes Unidos, Calidus, revelou pela primeira vez sua nova aeronave de ataque leve, a B-250, com capacidades multifuncionais no Dubai Airshow 2017, em 12 de novembro.

O B-250 faz parte do programa Bader que se originou em 2015 com uma série de parceiros, incluindo a empresa brasileira Novaer, fornecedora da estrutura da aeronave, e Rockwell Collins, fabricante do sistema de aviônica de bordo com a tecnologia Pro Line Fusion.

A aeronave é o primeira de emprego militar a ser desenvolvida no país e foi resultado de uma lacuna de capacidade, disse Hamdan Abdulla Al Shkeili, engenheiro-chefe de software da Calidus, à Shephard. A primeira entrega da aeronave é esperada para breve.

“Hoje estamos apresentando nosso projeto B-250. Tem uma aviônica de ponta muito forte para permitir que a aeronave cumpra suas missões corretamente e com precisão”, disse ele.

A série de aviônica Pro Line Fusion terá interfaces gráficas que estão integradas com um HUD digital e janelas de exibição multifunções. A percepção do terreno e os mostradores de vídeo EO/IR também devem fornecer aos pilotos uma maior consciência situacional do espaço aéreo.

As capacidades de missão da aeronave de voo único/duplo serão centradas em contra-insurreição, ISR, suporte aéreo próximo e operações de treinamento avançado.

Em relação às capacidades de armas, o B-250 pode lançar uma série de armas com capacidade para sete tipos de munições, bem como um sistema de EO/IR.

Cockpit do Calidus B-250 com aviônica Pro Line Fusion da Rockwell Collins

“É projetado para ser flexível para usuários finais. Pode transportar diferentes tipos de armas e foguetes. Está cumprindo uma lacuna que o mercado precisa para a guerra moderna com custos operacionais muito baixos “, comentou Al Shkeili.

Ele explicou ainda que a empresa está recebendo muito interesse nacional e internacional no B-250 e a “comunicação ativa” está ocorrendo atualmente com os usuários finais.

A Novaer desenvolveu a estrutura da aeronave, que é composta por fibra de carbono, que era um requisito fundamental da Calidus devido às suas capacidades leves.

“Tem um excelente desempenho devido ao fato de ser a primeira aeronave nesta categoria a ser totalmente feita de fibra de carbono. A fibra de carbono significa que tem menor peso e anti-fadiga [componentes], o que dá mais tempo de vida à aeronave “, disse Al Shkeili.

A instalação de produção da aeronave está em estágios iniciais de desenvolvimento e estará localizada em Al Ain, embora Al Shkeili tenha confirmado que há uma oportunidade para uma “produção muito alta” no local.

Nesta fase, o B-250 já realizou mais de 50 horas de voo. Segundo informes, acredita-se que, no verão deste ano, o primeiro protótipo da aeronave realizou sua primeira rotação do motor.

Atualmente, existem duas aeronaves no show, uma em exibição estática e uma que participa na exibição em voo. Não houve mais confirmação de nenhum outro B-250 nesta fase.
Ele utiliza um motor PT6A-68 de 1.600shp P&WC e a carga útil máxima do B-250 é de 1.796kg. o teto do serviço da aeronave é de 30.000 pés (9.150 metros) com uma autonomia de 2.400 milhas náuticas a 301 nós de velocidade.

FONTE: Shephard Media

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