Wild Weasels versus SAM – parte 2
Os pioneiros: Wild Weasels e o F-100F
A Força Aérea dos EUA colocou grande esperança no sucesso do conceito Wild Weasel. O Projeto Wild Weasel usou inicialmente caças F-100F Super Sabre bipostos modificados, com o piloto voando e disparando armas no assento frontal, enquanto um oficial de guerra eletrônica (EWO) rastreava sistemas de radar inimigos no assento de trás. Esses pioneiros criaram, testaram e provaram táticas de supressão de SAM (Surface to Air Missiles) em combate.
Em novembro de 1965, as primeiras equipes Wild Weasel foram desdobradas no Sudeste Asiático — apenas quatro meses após a primeira perda da USAF para um míssil de fabricação russa SA-2 no Sudeste Asiático. Seus quatro F-100Fs foram apressadamente modificados sob grande sigilo com equipamentos que detectavam sites de radar inimigos. Refletindo a necessidade urgente, esses voluntários planejaram terminar seu treinamento em combate no Vietnã do Norte, e eles realizaram sua primeira missão anti-SAM em 1º de dezembro. Esse primeiro grupo foi substituído em fevereiro de 1966 por um segundo grupo que recebeu mais três F-100F modificados.
Normalmente, um grupo de F-100F Wild Weasel caçava radares de SAM inimigos com equipamentos eletrônicos. Depois de identificá-los visualmente, eles atacavam os radares com foguetes, acompanhados de caças F-105 que também atacavam com bombas ou foguetes.
Os pioneiros Wild Weasels provaram o conceito e desenvolveram táticas efetivas, destruindo nove sites SA-2 e suprimindo SAMs inimigos para as forças de ataque. Mesmo assim, três dos sete F-100F foram perdidos (dois em combate). O F-105F Wild Weasel III mais poderoso substituiu o F-100F Wild Weasel I no verão de 1966 (não houve produção do Wild Weasel II).
A primeira perda
Capitães John Pitchford e Robert Trier
A primeira perda de um avião Wild Weasel ocorreu em 20 de dezembro de 1965. Enquanto voavam em uma missão “Iron Hand” sobre o Vietnã do Norte, o fogo antiaéreo atingiu o F-100F tripulado pelos capitães John Pitchford e Robert Trier. Ambos se ejetaram, mas o capitão Trier foi morto enquanto trocava tiros com tropas norte-vietnamitas no chão. O capitão Pitchford foi ferido por seus captores e passou o resto da guerra como prisioneiro de guerra (POW).
O F-100 Super Saber no Sudeste Asiático
Apesar de várias unidades de F-100 desdobradas em bases aéreas na Tailândia entre 1961-1964, o Super Saber não entrou no combate no Sudeste Asiático até o verão de 1964. Em junho daquele ano, o 615º Tactical Fighter Squadron, com sede em Da Nang, Vietnã do Sul, começou a voar as primeiras das muitas missões de ataque do F-100 contra insurgentes de Pathet Lao no norte do Laos (na chamada OPERATION BARREL ROLL).
Em 1965, durante os primeiros meses da OPERAÇÃO ROLLING THUNDER (a primeira campanha de bombardeio organizada contra o Vietnã do Norte), os F-100 forneceram escolta de combate e também bombardearam alvos terrestres (ao lado dos F-105 Thunderchiefs). À medida que as defesas antiaéreas norte-vietnamitas aumentaram, as perdas do Super Saber também cresceram, e a Força Aérea dos Estados Unidos retirou o F-100 das missões de ataque no Vietnã do Norte e o recém-introduzido F-4 Phantom II assumiu o papel de escolta de caças.
Mesmo assim, o Super Saber, apelidado de “Hun”, permaneceu como uma aeronave de apoio aéreo essencial na guerra sobre o Vietnã do Sul. Os F-100 também continuaram atingindo alvos no norte do Laos e, em 1968, participaram de operações contra a infiltração do inimigo no sul do Laos (na chamada OPERATION STEEL TIGER). O F-100F de dois assentos também realizou missões especiais na supressão de mísseis superfície-ar (SAM) e controle aéreo avançado (FAC).
Os números de Super Saber no Sudeste Asiático atingiram o pico de 490 aeronaves em 1969 e os últimos F-100 deixaram o Vietnã em 1971. Os F-100 voaram mais de 360 mil missões de combate no Sudeste Asiático, entre 1964-1971 e 186 aviões foram perdidos para o fogo antiaéreo, sete para forças terrestres inimigas e 45 em acidentes operacionais. Nenhum foi perdido em combate ar-ar.
VEJA NA TERCEIRA PARTE: os F-105F “Thud” Wild Weasels na Rolling Thunder