O vídeo comemorativo dos 200 anos da Independência da Venezuela mostra os caças Sukhoi Su-30 MK2 em treinamento.

Os Sukhois do Grupo Aéreo de Caza 13 “Libertador Simon Bolivar” possuem teoricamente o domínio do espaço aéreo na América do Sul.

O radar dos Su-30MKV tem mais que o dobro do alcance do radar do F-5EM da FAB e, dependendo da versão do míssil Vympel R-27 (AA-10) adquirida, podem engajar alvos aéreos até 130km de distância.

Subscribe
Notify of
guest

70 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo Andrade

Nossa , que meda!!! Pra filme está ótimo, são só estes 4 voando!!!!

Nossa, alguns comentaristas aqui vão se sujar todos de preocupação!!!

” vamos pedir 184 F/A-18 rápido e sair voando!!!””

Me citem quais exercícios internacionais estes caças já participaram?????

Nem na Cruzex eles foram!!! Os Venezuelanos levaram uns combalidos F-16A !!!

Luan Maia

Não me surpreendeu em nada.
Não vi mais que 5 caças voando simultaneamente (4 em formação e 1 filmando, talvez).
E concordo com o Marcelo, por que os temíveis Sukhois nunca participaram de um exercício?

Marcelo Andrade

E digo mais!! Se não forem pilotos russos na demonstração!!!!!

Carlos Alberto Soares-Israel
Billy

Será que o TCel Chacon ou outro piloto da Força Aérea Venezuelana é tão incompetente quanto alguns querem aqui transparecer? Acho que são tão valorosos e profissionais quanto os nossos e se baterão tão honrosamente quanto os Argentinos nas Falklands apesar de como aqueles, terem que superar possiveis deficiências técnicas e táticas. Assim como outros exemplos na História, apesar de lideranças políticas abomináveis, lutarão por suas pátrias e seus companheiros.

Wuilton

A Venezuela enfrenta problemas de sobressalentes e de manutenção destes complexos aviões de combate que pouco voam. Muitas vezes as missões de patrulha são executadas pelos antigos F-16 ao invés de empregarem os novos Su-30.

Rustam Bogaudinov

who has told that Venezuela faces problems and maintenance of readiness of SU-30MK2, the journalist which to be in the USA? we heard the same fairy tale about idle MI-35M of the Air Force of Brazil

__

que disse que os problemas Venezuela stalkivaetsya e manutenção de prontidão Su-30MK2, um jornalista que residem em os EUA? :). o mesmo conto que ouvimos sobre o quebrado MI-35M Força Aérea Brasileira

https://www.youtube.com/watch?v=iY-HIfWI2Yc

Tadeu Mendes

Carlos Alberto,

Eu viajo a Colombia com uma certa frequencia. Tenho amigos na FAC, um dêles Estevez em uma base perto da fronteira com a Venezuela, ao de estão instalados redares da Raytheon, operados por americano.

Também pude presenciar as manobras conjuntas entre Kafirs da FAC e F-16 da USAF, na base aérea em Medellin.

O SU-30 foi abatido ou pelos Kafirs ou pelos F-16.

Leandro Costa

Rustam, thank you for posting a video from 2012 to illustrate your point. I’m sure things can’t possibly change in FOUR years.

Rustam Bogaudinov

Leandro Costa, Video of 2013, before the experts in Brazil since 2008, told us that the planes do not fly (as there is no service and the pilots, there is some Cubans :)) we can see that everything is in working order, as these experts tell us that the SU -30MK2 no weapons, such as the tale they told about the Brazilian Mi-35M ___ Vídeo de 2013, antes que os especialistas no Brasil desde 2008, disse-nos que os aviões não voam (como não há serviço e os pilotos, há alguns cubanos :)), podemos ver que tudo está em ordem, uma… Read more »

Leonardo

Brasileiros que estão contestando o vídeo, vão lá e mostrem o contrário com os nossos caças.

Gabriel

Eu acho que é algo que não deve ser negligenciado , mas também não é algo para perder o sono

Renato de Mello Machado

Menos,menos por favor os aviões são formidáveis realmente são máquinas mortíferas,porem estão em mãos de um país,combalido.Se fossemos um país sério já teríamos,até seguindo a linha de raciocínio os F-16 para encarar essas máquinas.

Leandro Costa

Rustam, no one is arguing that Russia has delivered a very piowerful and extremely effective weapons system to the Venezuelans. I don’t believe anyone has any doubts that it was delivered in perfect operational conditions and that their capabilities are quite frankly, awesome. . Our point of debate, are wether or not the equipment, in other words, the aircraft, or most of them, anyway, are still operable. This is NOT due to design flaws nor any other chronic defect or even the rumored bad Russian after market supply chain. It’s simply due to the FACT, that Venezuela’s economy is broke… Read more »

Rustam Bogaudinov

Leonardo 9 de outubro de 2016 at 6:29 true self-confidence is a bad trait, we must remember that Venezuela has an F-16, and the best anti-aircraft system in the region, according to its potential and equipping Venezuelan armed forces are among the best in the region. It’s a fact, I understand that this is many people do not like it but it is a reality ___ Leonardo 9 de outubro de 2016, 06:29 verdadeira auto-confiança é uma característica ruim, devemos lembrar que a Venezuela tem um F-16, e o melhor sistema anti-aviões na região, de acordo com o seu potencial… Read more »

augusto

r-27 ? É radar semi ativo duvido que acerte um caça a 130 km se fosse o r-77 com radar ativo mas não é

Marcelo Andrade

Seleção Brasileira que se cuide!!!!! O próximo jogo e com a Venezuela!!!!!!

Rustam Bogaudinov

Leandro Costa 9 октября 2016 в 12:00 It is clear that the economic crisis in Venezuela, there are some problemmy but they reschayutsya recently in the Russian capital repair of helicopters Mi-35M Venezuelan army, because we know that they are saving the resource of its Su-30MK2 (here we do not see them in business ) but the video 12 years, we see that they rabotayut- before we were told that they could not fly -no pilots and missiles for them! for us the main Problem is ostavanie Brazilian army practically all positions of Venezuelan ground forces, air force, navy (in… Read more »

Renato Vieira

Bons de desfile os Sukhois venezuelanos….

Leandro Costa

I’m not as positive about this as you are. Unfortunatelly, I know my politicians well enough to know that this incident will not spur any sort of deserved preoccupation towards the sorry state of our military equipment. Oh, and I do think that it is very possible that our military cuppola might insist with our civilian authorities that they need re-equipment and a decent budget, but nothing will come of it, as usual, but I really wish I was wrong about it, for once. But then again, the politicians know very well, that whatever happened will not result in a… Read more »

Carlos Crispim

Quebrados ou não, faltando peças sobressalentes ou não, são muuuuuito mais letais que os nossos Forévis do Vietnã, esse é o preço que se paga por termos durante dezenas de anos negligenciado as forças de defesa, a FAB é uma piada, os únicos aviões modernos são os que transportam políticos para fazer implantes de cabelo ou encontrar com suas amantes, o resto é pífio, os forevis são uam piada, a marinha é uma piada, só o EB tem alguma coisa a contrapor a alguma ameça, o resto é basura, e nem os Gripen vaõ mudar esse quadro triste e miserável.

Pangloss

Luan Maia 8 de outubro de 2016 at 23:56
(…)
Não vi mais que 5 caças voando simultaneamente (4 em formação e 1 filmando, talvez).
—————————————————————————————————————————–
Luan, não ignore a possibilidade de o cinegrafista estar embarcado em um F-16.
Quanto ao vídeo em si, fiquei impressionado com a capacidade da FAV em voar em formação, sem colisões entre os aviões.
Talvez eles estejam treinando uma deserção coletiva, em busca de papel higiênico.

Rustam Bogaudinov

Pangloss 9 de outubro de 2016 at 13:21,

Education Venezuelan pilots performed the best instructors from Russia, with the king of the world of air combat and acrobatics, the hero of Russia Sergei Bogdan! (Video of his maneuvers)
__

Pilotos Educação venezuelanos realizaram os melhores instrutores da Rússia, com o rei do mundo do combate aéreo e acrobacia, o herói da Rússia Sergei Bogdan! (Vídeo de suas manobras)
https://www.youtube.com/watch?v=HpFtauplY1U

Rustam Bogaudinov

Leandro Costa , the level of funding of the Brazilian Army in my opinion is unacceptable, we was in the 90th years, when the Russian army was in poor condition, but then, even with the difficulties in ’99, we have destroyed the army of Arab terrorists in Chechnya, is now quite different, for the last 7 years The Russian army has committed a mega leap in its development about buying Russian anti-aircraft systems, apparently buying program SA-22 Greyhound finally rejected __ o nível de financiamento do Exército Brasileiro na minha opinião é inaceitável, que foi nos anos 90, quando o… Read more »

BLURSKY

As FA brasileiras têm muito dinheiro o problema é gestão, efetivo extremamente inchado ainda despesa com aposentado e pensionistas.. dinheiro tem e muito só que vai tudo pro Ralo! A única culpa de uma eventual derrota do Brasil em uma guerra, seja contra quem for, é dos oficiais das forças por gastar errado o orçamento que recebe, o resto é mim iminente.

Leandro Costa

Rustam, oh yes, Russia made a quantum leap in your Armed Forces state of readiness and equipment and have rose to once again be a fearsome element in the international arena. It took time and planning, and the Russians have a clear picture of what their commitments abroad are and what their own History is and therefore set about re-equiping your forces accordingly. The result is that Russia is once again a global actor, influencing World’s events to achieve their national objectives. . We’re not like that at all over here. History shows that whenever Brazil has been dragged into… Read more »

Carlos Alberto Soares-Israel

WikiLeaks
_______________________

Vazou na internet, Maduro define alvos prioritários no Brazil:
_______________________

Carrefour
Walmart
Extra
Pão de Açúcar
Smart
DB
etc…..

Carlos Alberto Soares-Israel

Tadeu Mendes 9 de outubro de 2016 at 4:28
Foi o vento, afirmação do Sputinik !

PauloR

F5 e AMX não durariam muito num confronto com os SU30

Matheus de Oliveira

O maior perigo que vejo aqui é o de subestimar o inimigo e com toda a certeza posso afirmar que o defeito do brasileiro é querer ser o melhor de todos sem ter nada, então amigos vamos ter os pés no chão, pois independentemente deles terem 12 ou 24 SU-30 o fato de eles não os mostrarem em nenhum exercício conjunto com outras forças aéreas é o maior trunfo deles, não sabemos como estão ou se estão bem armados ou com bons pilotos, vamos olhar para nós e ao fazermos isso percebemos que não temos capacidade de artilharia antiaérea para… Read more »

Carlos Alberto Soares-Israel

Pergunto:
Num conflito as partes necessitam de suprimentos, dos mais simples aos mais complexos.
A venefavela vai comprar de quem com o quê ?
Leiam sobre o conflito do Cenepa,
soldados peruanos passaram fome e desabastecimento em geral, inclusive munição e GPS !

Carlos Alberto Soares-Israel

Mais com E 99 mudam-se as táticas, basta raciocinar ……
E não estou falando somente do radar
Mas radar + táticas + vetores + mísseis

Rustam Bogaudinov

Leandro Costa , It’s nice to talk to you, your knowledge is amazing (it is rare for your places) usually are talking about Russian scrap and super western equipment 🙂 agree, capacity and equipment of the Venezuelan army is one of the best in the region, I think only Chileans and Peru have a good preparation, so I agree that without practice and flight skills teryayutsya and the crisis in Venezuela is very strong, the country depends entirely on oil sales without own production best regards ___ É bom falar com você, o seu conhecimento é incrível (é raro para… Read more »

Leandro Costa

Rustam, thank you for the kind words. If Venezuela had realistic, long term, economical development plan based on their oil sales when the oil barrel cost a fortune, I’m willing to bet that they would be able to freely use their military equipment at their own will. Sadly, for all of us South Americans, with one of two exceptions, we’re plagued with political populism. All talk, and no action. That’s why we’ll always be in the background of the World Order until we rip this despicable conduct apart and get serious.
.
Nice talking to you too.

a12comanf

Algum do foristas saberia dizer as quantas andam os inventarios dos venezuelanos??! Quantas horas de guerra eles poderiam proporcionar ou se o arsenal seria apenas voltado para defesa??! E se for o caso quanto tempo poderiam defender-se??! – Pelo que acompanhei os russos atrasaram a entrega do ultimo Sabre da FAB, pois aguardavam o pagamento… seriam eles sovinas do mesmo jeito com o cliente bolivariano ou o credito para manutencao esta liberado??! – Falando nisso, ( sei que fica dificil de calcular ) mas a custo de manutencao desses bichos deve ser astronomico… quantos Gripens pode-se ter com a mesma… Read more »

Leandro Costa

A12comanf, não são perguntas fáceis de responder, mas acredito que eles tenham um arsenal considerável, mais do que o suficiente. O problema de manutenção pode ser grande, mas pelo visto, seus Sukhoi continuam operando. Se forem apenas operações aéreas, eles tem a vantagem, dependendo do estoque de peças sobressalentes que possuem, o que é uma incógnita. Não sei se eles teriam como comprar mais material, mas de qualquer forma, a quantidade de aeronaves deles é o suficiente para operar uma quantidade razoável e colocar outras como fonte de peças, se for necessário. Mas se a amplitude das operações militares for… Read more »

a12comanf

Leandro Costa, thanks, depois que postei fiquei pensando se deveria ter escrito na lingua da rainha 🙂

Por tudo isso ainda se fosse para apostar eu colocaria as minhas fichas na FAB para interceptar por ter um sistema aereo mais completo e integrado… por ora faltando apenas o equipamento de superioridade todos sabemos…
Fico porem pensando se os oficiais nao ficariam atados a burocracia e enviariam uma resposta antes do invasor estar sobrevoando e.g: Manaus…

Juarez

z

Caco

Rustam nossos f 5 usam pod sky shield que em minha opinião interfere nos misseis russos
e caso o combate vá para o visual nos temos os misseis escravizados no capacete , toda
manobrabilidade e vetoramento de empuxo nos su30 não valeriam de nada mas…
Isso é só minha opinião ok .
Alias já derrotamos mirrages franceses e f 15 americanos apoiados por awacs poque não
um su 30?
Para efeito visual essas piruetas são lindas mesmo .

Juarez

Matheus, o alcance do Derby está na casa das 36 MN.
A12comanf, não importa se eles tem, importa se eles sabem o tirar o máximo que o vetor e o armamento oferecem com doutrina operacional que eles tem hoje.
Eu, pelo que ouvi, acho que não tem.

G abraço

Professor

Carlos Alberto Soares-Israel 9 de outubro de 2016 at 15:12
WikiLeaks
_______________________
Vazou na internet, Maduro define alvos prioritários no Brazil:
_______________________
Carrefour
Walmart
Extra
Pão de Açúcar
Smart
DB
etc…..

Não concordo com nada do que você fala – e acho que você é um direitopata da pior estirpe…porém….caramba, não é que eu dei umas boas risadas? a piada realmente foi boa.

Trollbuster

O vídeo foi postado em 2011…

Continuamos sem saber o que rola em 2016.

Rustam Bogaudinov

Caco 9 de outubro de 2016 at 17:57, Are you seriously? you want to oppose the SU-30 and F-5, Funny konechno.SU-30 who won almost all the air battles in the western aircraft 4th-generation, and yavlyaetsya one of the deadliest in the world. – in the video above Su-35S I think the problem for the F-5, the Brazilian Air Force will be meeting with the Lockheed F-16A Block 15 Fighting Falcon Venezuelan Air Force ___ Você está falando sério? você quer se opor à SU-30 e F-5, engraçado konechno.SU-30 que ganhou quase todas as batalhas aéreas na aeronave ocidental 4ª geração,… Read more »

Leandro Costa

Rustam, we don’t get to choose what we can use, so we have to make the most of what we have, right? Remember when the nazis invaded Poland and the Polish Air Force had nothing but those old looking PZL.11’s to counter modern Bf-109’s? That’s more or less the situation. Now, how could we use F-5’s effectively against Su-30’s? Yes, there’s no simple answer, if there is one at all. The thing is, that we need to think outside the box and use cunning to try to fill the technological gap. The only thing we have in our favor that… Read more »

Rustam Bogaudinov

Leandro Costa,

New raety is good (what distance?), But I said in another Su-30MK2 will not work alone, it will work in conjunction with the S-300VM (250 km) + mobile radar early warning: seven and three JY11B JL11
__

New raety é bom, mas eu disse em outro Su-30MK2 não vai trabalhar sozinho, ele vai trabalhar em conjunto com o S-300VM (250 km) + radar móvel de alerta precoce (que distância?): Sete e três JY11B JL11

a12comanf

Juarez, thanks pra vc tambem 🙂

Concordo totalmente!
FAB ‘tirando leite de pedra’ a decadas com certeza faz frente a qualquer cenario sul-americano… mas como citei acima, a doutrina de resposta parace nao estar bem definida: espaco aero invadido e nenhum F-5 acionado. Receio que se Brasilia nao estiver seriamente ameacada iriamos esperar ate identficar o invasor pela cor do brasao na fuselagem…

Professor

Tadeu Mendes 9 de outubro de 2016 at 4:28 “O SU-30 foi abatido ou pelos Kafirs ou pelos F-16.” Eu também acho que a probabilidade dele ter sido abatido é grande – embora a gente nunca vai ter absoluta certeza. Porém, abatido ou não, isso não é nenhum demérito para o SU-30. Porque o que aconteceu, na minha opinião, foi o seguinte: O caça SU-30 estava voando em território venezuelano, mas próximo da Colômbia. A Colômbia o detectou, e enviou caças para se aproximar. O piloto venezuelano ficou nervoso, claro, mas achou que era só provocação. Hesitante, não ousou disparar… Read more »

Tadeu Mendes

Viver nos Estados Unidos é um previlégio. O povo americano em geral é muito decente, organizado e trabalha muito para alcançar as metas a que se propõem. Eu jamais trocaria a minha vida aqui para viver na Russia. Você está redondamente enganado com relação povo Russo. Ĺá a Lei é do mais forte. Os russos já mataram mais que os nazistas + Hiroshima e Nagasaki justos. A maldita revolução de 1917 gerou um efeito dominó de carnificina humana por todo globo por quase 70 anos. Milhões e milhões de mortes cometidas pelos russos e os seguidores dessa filosofia totalitária e… Read more »

Tadeu Mendes

Em parte a culpa é dos Estados Unidos por não terem bombardeado a Russia e a China , quando ainda tinham a supremacia nuclear.

Tamandaré

Olhando esses vídeos da aviação venezuelana, me vem 3 coisas em mente; uma constatação e duas dúvidas:
1- Meu pai do céu, que inveja!!
2- Será que os caças venezuelanos realmente estão sem assistência? (eu duvido….)
3- Acharam o Su-30 que tinha caido recentemente?
.
Boa noite a todos!! 😉