Evergreen Aviation & Space Museum – A estrela
Só houve um exemplar e este voou apenas uma única vez. Mesmo assim é um dos aviões mais memoráveis da história. Trata-se do Hughes H-4 Hercules, ou “Spruce Goose”. A ideia era criar uma aeronave de transporte estratégico ao melhor estilo do C-5A Galaxy, mas isto na década de 1940!
Até hoje não foi construído um avião com envergadura maior que a dele, recorde que ainda lhe pertence. As aeronaves próximas a ele dão bem a dimensão das asas.
O Spruce Goose encontra-se preservado no Evergreen Aviation & Space Museum, no Oregon.
É quase impossível tirar boas fotos deste gigante devido às suas dimensões. O Roberto está mesmo de parabéns.
Este museu é um complexo de 4 prédios e um deles é um indolor water park. E no teto tem um… Boeing 747, de inde saem alguns escorregadores que levam até a piscina. Fascinante!
Alguém sabe porque com tantos motores e um envergadura assim esse monstro conseguiu apenas voar tão pouco?
Hawk
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O problema foi mais político do que qualquer outra coisa. Ele deveria ficar pronto durante a guerra, mas só fez o primeiro (e único) voo em 1947. E voou porque Hughes queria provar que tinha terminado o projeto e o mesmo estava em condições de voo.
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Sugiro que assista ao filme. Lá fala um pouco sobre o Spruce Goose.
Belíssimas fotos, parabéns Roberto.
No caso de uma grande necessidade e falta de reservas (que são muitas!!), basta que os EUA recorram aos seus museus e vamos ter uma quantidade impressionante de aeronaves em condições de voo pra completar lacunas em suas unidades aéreas!!
Guilherme Poggio 12 de agosto de 2016 at 12:32.
Obrigado pelas explicações! Eu vi o filme! O “Aviador” certo? Justamente a parte que mais “forçada” foi o voo do “Ganso” já que o vídeo original mostra que ele não voou tanto assim. Fiquei impressionado com XF-11 no filme, não sabia que aquele avião existiu.
O que é a última foto?
O Roberto, muito obrigado. Excelentes posts! Esse ” ganso” é impressionante!
Off topic, mas nem tanto. Por falar em museu de aeronautica, sugiro, para quem tiver a oportunidade, visitar o Techikmuseum Sinsheim, naquele “paisinho” que não sabe nada de Aeronautica, chamado Alemanha. Quem tiver o “azar” de chegar por lá terá o “desprazer” de visitar, ao vivo e a cores, por fora e por dentro, apenas um Concorde e um TU-144. Como aperitivo, ou sobremesa, como queiram, ainda há expostos centenas de outros aviões e veiculos…até tanque do “meu xará”, Erwin von Rommel, pode ser visto, viu Reinaldo. Pendurado no batente da porta do pavilhäo automobilistico ha um F-1 cuja aerodinâmica… Read more »
Hawk, o avião não decolou por completo e jamais decolaria, devido ao excesso de peso, na época da construção o governo Americano vetou o uso de alumínio, devido a escassez do material que era amplamente utilizado no “esforço de guerra” na produção de caças e bombardeiros, por isso o “Spruce Goose’ foi construido em madeira o que resultou em excesso de peso, o “primeiro voo” e único diga-se de passagem teve o intuito de cumprir uma cláusula contratual com o governo de “Washington” …
Abraço.
Faltou expertise comercial ao Huges neste ponto da falta de alumínio. Ele poderia ter comprado alumínio do Brasil, que já tinha em 1941 companhia de alumínio. Ou talvez não houvesse o interesse por ele ter percebido que o avião não seria eficiente. Voaria bem com alumínio, mas, talvez, mesmo assim, não conseguisse transportar o volume de carga para o qual foi projetado, pois o calado e o atrito com água tornariam a tarefa um tanto difícil. É um belo avião, com certeza, mas sempre tive a impressão de ter motores fracos para o que se destinava, daí o uso de… Read more »
Parece um hidroavião ou estou viajando na maionese??
É isso mesmo, é um hidroavião:
https://youtu.be/M_auaeK2B7g
Só uma sugestão não só para essa matéria mas para as demais, colocar legenda para as fotos, muitas vezes não sabemos o que é na foto que foi fotografado, tipo painel de controle do motores?
Aquela caixa azul o que é aquilo? A foto do leme é para mostrar o quão grade ele é ou tem algo que deveríamos identificar em especial?
Não levem a mal é só dificuldade de entender.
Parabéns pelos fotos
Cristiano, o Brasil nesta época também participava do “esforço de guerra” exportando matéria prima para os EUA e aliados, por isso os Alemães torpedearam nossas embarcações comerciais, oque forçou nossa entrada no conflito.
Abraço.
Guilherme Poggio 12 de agosto de 2016 at 12:32
Vi há muito tempo o comentário de que esse avião “poderia ter sido” o 1º Ekranoplano [veículo de efeito solo] operacional, mas o lobby das “grandes” não houve aproveitamento da aeronave.
Parece que mesmo que o modelo fosse feito de alumínio o peso ainda seria excessivo para motorização, assim voos seriam muito estressantes para a estrutura apenas “saltos” como no A-90
Sr. Roberto Belas fotos, obrigado por compartilhar…..Muito interessante é a foto interna da cabine do piloto com um chapéu sob um painel de controles o chapéu de Hughes ? uma representação claro