Acidente com helicóptero H225 na Noruega: investigadores analisam causa provável

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O rotor principal do H225 Super Puma separou-se da aeronave em pleno voo
O rotor principal do H225 Super Puma separou-se da aeronave em pleno voo

O Conselho de Investigação de Acidentes da Noruega (AIBN) divulgou uma atualização para o seu relatório preliminar sobre o acidente fatal do helicóptero H225 (EC225) da CHC perto de Turøy, na Noruega, em 29 de abril de 2016, e diz que os cenários em consideração para a causa do acidente incluem a falha do módulo epicíclico, barra de suspensão (lift strut) anexa e caixa de velocidades (main gearbox box – MGB) cônica principal.

No entanto, o AIBN admitiu que vários componentes-chave da aeronave ainda estão desaparecidos, apesar de “uma busca abrangente” nas três primeiras semanas após o acidente. As peças em falta de particular interesse para os investigadores são o segundo estágio epicíclico da engrenagem de sustentação e partes da barra de suspensão frontal.

De acordo com uma declaração da Airbus Helicopters liberada após a publicação da atualização, a análise do fabricante apontava para apenas sete potenciais eventos iniciais que causaram a separação em voo do rotor principal da aeronave acidentada.

“A partir dessas sete cenários, apenas um – a falha da fixação de uma barra de suspensão – foi avaliada como provável pela Airbus Helicopters, com base nas informações disponíveis até a data”, o fabricante declarou.

O acidente ocorreu quando a aeronave, que transportava 11 passageiros e dois tripulantes, estava retornando a Bergen Flesland a partir da plataforma Gullfaks B no Mar do Norte. O descolamento da cabeça do rotor principal e do mastro causou a queda da fuselagem em uma pequena ilha abaixo, matando todos os 13 a bordo. Os destroços da fuselagem principal pegaram fogo após o acidente, e depois caíram no mar, enquanto o rotor principal finalmente pousou a várias centenas de metros de distância do local do acidente.

O vídeo acima mostra o rotor principal do H225 girando no ar depois do desprendimento da fuselagem em pleno voo

Os investigadores foram capazes de recuperar rapidamente gravador de dados de voz do cockpit e voo da aeronave (CVFDR) e enviá-lo para o Air Accidents Investigation Branch no Reino Unido para download. Dentro de dois dias, eles tinham um conjunto completo de dados de voz e dados de voo. De acordo com o relatório preliminar, os dados mostram que “tudo parecia normal” até uma falha catastrófica que se desenvolveu no espaço de um ou dois segundos – mas as gravações terminam abruptamente naquele momento.

A atualização do AIBN foi lançada depois de uma reunião de três dias da equipe oficial de investigação na sede da Airbus Helicopters, em Marignane, França, liderada pelo AIBN, com representantes da Airbus Helicopters, BEA France, Air Accidents Investigation Branch UK, European Aviation Safety Agency (EASA), Civil Aviation Agency UK e a CHC.

O AIBN disse que a reunião foi realizada para chegar a um acordo sobre uma investigação mais aprofundada das partes que os investigadores haviam selado e enviado para a Airbus Helicopters, e para discutir uma lista de possíveis cenários que poderiam explicar o desprendimento do rotor principal.

Cabeça do rotor principal e barras de suspensão traseiras do EC225 / H225 acidentado
Cabeça do rotor principal e barras de suspensão traseiras do EC225 / H225 acidentado

O relatório também forneceu uma atualização sobre a recuperação de dados do sistema de monitoramento de saúde e uso da aeronave (HUMS). Ele afirmou que, devido ao HUMS salvar os dados em um cartão de memória somente após o pouso do helicóptero, os dados do voo do acidente não estavam disponíveis.

No entanto, o sistema também armazena alguns parâmetros de dados de voo que são utilizados para o monitoramento dos dados, e em 12 de Maio, as autoridades francesas foram capazes de baixar os dados do FDM, que duraram cerca de 13 segundos além dos dados do CVFDR.

“Uma análise preliminar estava pronta uma semana mais tarde,” afirma o relatório. “Ela fornece informações valiosas sobre a seqüência de eventos e será investigada ainda mais.”

O AIBN disse que o trabalho de exame detalhado continua a centrar-se no conjunto da barra de suspensão MRH, na caixa de velocidades principal (MGB) e a cabeça do rotor principal. Outras partes e componentes dos destroços também estão sendo examinados em paralelo.

O AIBN disse que também vai retomar a sua busca para as peças em falta, uma vez que tem estudado todas as informações a partir de buscas até agora, e refinado a trajetória de voo da aeronave e mapeamento dos locais de vários componentes.

EC225 / H225 LN-OJF MRH, MGB and Engines (Crédito: AIBN)
MRH, MGB e motores do EC225 / H225 acidentado (Crédito: AIBN)

FONTE: www.verticalmag.com

NOTA DO EDITOR: leia o relatório sobre o acidente do H225/EC225 aqui.

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