Saab revelará o primeiro Gripen E – veja vídeo da montagem final
A empresa de defesa e segurança Saab dará o próximo passo na evolução do sistema do caça Gripen, dia 18 de maio, com a revelação da primeira aeronave de teste da próxima geração, o Gripen E.
A revelação da primeira aeronave de teste Gripen E será feita nas instalações da Saab, em Linköping (Suécia). Dentre as autoridades e executivos presentes, estarão o Ministro da Defesa da Suécia, Peter Hultqvist; o Comandante da Força Aérea Sueca Mats Helgesson; o Comandante da Força Aérea Brasileira Nivaldo Luiz Rossato; e, da Saab, o Presidente do Conselho de Adminsitração, Marcus Wallenberg; o CEO, Håkan Buskhe; e o chefe da área de negócios de Aeronáutica, Ulf Nilsson.
“Há um enorme interesse global pelo sistema do caça Gripen e agora estamos prontos para apresentar o primeiro Gripen E. Estamos ansiosos para compartilhar este importante evento tanto com os convidados quanto com os espectadores”, disse Ulf Nilsson, chefe da área de Aeronáutica da Saab.
“Este importante marco é a prova da nossa capacidade de construir caças de classe mundial, dentro do prazo e do orçamento, e nos deixa mais próximos do primeiro voo e da entrega ao nosso cliente”, completou Nilsson.
O evento será transmitido ao vivo, em nosso site, possibilitando que pessoas de todo o mundo participem. Para saber mais sobre a evolução do caça Gripen e assistir à apresentação, basta acessar o site www.gripen.com/evolution.
A transmissão ao vivo começa quarta-feira, 18 de maio, às 15h da Suécia (10h – horário de Brasília). Não é necessário se credenciar.
Para seguir o evento nas redes sociais, participe da conversa em #smartfighter e siga a @saab no twitter.
Saab também divulgou cenas da montagem final do protótipo
Na última quinta-feira, 12 de maio, o canal da Saab no Youtube divulgou um vídeo de 30 segundos, com edição do tipo “time lapse”, mostrando algumas cenas da montagem final do protótipo 39-8 do Gripen E. Veja abaixo.
DIVULGAÇÃO: Publicis Consultants
na expectativa
https://www.youtube.com/watch?v=qEEdOqWdalk
Só para avisar os comentaristas.
Estamos bloqueando comentários que fogem totalmente do tópico e entram na seara político-partidária (independente da origem).
Mantenham-se no assunto.
Alguém sabe informar de o ministro Raul Jungmann estará presente?
Maria do Carmo, boa tarde.
.
Não está na lista divulgada no informe, e na agenda do MD só aparecem compromissos da semana passada do ministro que saiu.
http://www.defesa.gov.br/component/content/article/216-agenda-de-autoridades/18272-agenda-de-autoridades-do-gabinete-do-ministro-gm
No vídeo postado pelo Bueno, cadê o ISRT?
Meu cumprimento neste post não será para a SAAB (primorosa empresa) será para o corpo técnico da FAB, cujos requisitos para novas aeronaves a serem por ela adquiridas têm se mostrado mais do que acertados, e ainda, dando como resultado frutos de sucesso para o mercado. Sorte da SAAB essa concordância com a FAB.
Nunão obrigada, seria interessante a presença de Jungmann para marcar posição do novo governo em apoio ao programa Gripen.
______________
Bem, um OT, mas na mesma linha: EUA e outras potências mundiais estão reunidos em Viena prontos para armar o governo Líbio contra o Estado Islâmico.
Mais uma oportunidade para o A-29??? Itamaraty e o pessoal que cuida da exportação de material de defesa já deveria estar agindo, se já não estiverem.
Montado e não testado.
Melhor aeronave 4++ já construída no ocidente. russos e bolivarianos que se cuidem.
Agora estou confuso, confesso.
Qual a diferença entre o Gripen NG e o Gripen E?
O Brasil comprou o Gripen NG, correto?
Perdoem-me. Uma rápida busca no oráculo me mostrou que o NG era o conceito. O E é o modelo em si. Agora sim 🙂
Mas que parto…
Afinal, alguém tem uma estimativa de quanto custará a hora de vôo do J-39-E ? E quais as aeronaves com hora de vôo mais baratas ?
Contagem regressiva, ansiedade total! Um detalhe do vídeo, os novos Gripens terão mesmo apenas um pneu no trem de pouso dianteiro, (Algum tempo atrás surgiu um questionamento a despeito das ilustrações divulgadas e do próprio mock-up) gostei.
Delfim Sobreira 16 de maio de 2016 at 14:01
.
Estimativa da Janes, com o Gripen C/D:
.
______________________
.
Corrigindo meu comentário anterior, onde está escrito “ISRT” leia-se “IRST”.
A hora de vôo de um J-39-C na África do Sul custa US$ 13.245,00 conforme http://www.aereo.jor.br/2013/09/05/voar-um-gripen-a-africa-do-sul-custa-us-13-245-por-hora/
Alguém sabe a hora de vôo do FA-50 sul-coreano ?
Maria do Carmo.
.
Lembro que o Itamaraty vetou vendas de produtos bélico à Líbia, recentemente.
.
Será que o Serra irá mudar esse posicionamento?
Qual altura maxima do piloto permitido para voar no NG ??? e nos outros aviões da FAB tb…
Vídeo muito sucinto, não dá para ter uma pista de qual aviônica estará instalada na carlinga.
linda aeronave vamos ver como sera o NG
Não seria melhor o Brasil ter comprado o Rafale ou FA18 Super Hornet de prateleira?
Só de ver nossa bandeira no hangar da Saab é D+ !!!
elfim Sobreira 16 de maio de 2016 at 14:16
A hora de vôo de um J-39-C na África do Sul custa US$ 13.245,00 conforme http://www.aereo.jor.br/2013/09/05/voar-um-gripen-a-africa-do-sul-custa-us-13-245-por-hora/
Alguém sabe a hora de vôo do FA-50 sul-coreano ?
A se confirmar este número e e ele sendo verdadeiros, acho que termos surpresas coma hora de voo do NG, vamos aguardar….
G abraço
Anderson Fraga (@andersonfraga)
Recomendo o texto abaixo
http://www.aereo.jor.br/2010/07/28/perguntas-e-respostas-sobre-o-programa-gripen-ng/
O Gripen E será o novo caça a ser produzido no lugar do Gripen C assim como o F/A-18E substituiu o F/A-18C
A hora de vôo de um J-39-C na África do Sul custa US$ 13.245,00
Isso mesmo Juarez
Voar o Gripen E será barato em relação aos demais caças atuais como Su-35, F-15, Rafale e Eurofighter. Mas não se enganem. Como o Gripen E será um caça de verdade (o F-5 era caça de exportação) acho mais razoável comparar com a hora de voo dos modelos mais novos de F-16 (como do Chile).
A FAB escolheu um caça de verdade e deverá ter recursos de verdade para mantê-lo no ar.
Olá.
Dado que haverá distinções entre o modelo sueco e brasileiro, haverá protótipos contemplando as duas versões?
SDS.
Mauriciosilva2014: por isso mesmo que eu denominaria por Gripen E, o monoposto sueco (que será apresentado no dia 18 próximo).
Já o monoposto destinado à FAB (ao que me parece, mesmo sendo distinto basicamente em relação aos sistemas aviônicos) seria denominado Gripen E-BR.
Já o biposto, hoje só há (teria) a versão F-BR; se a Suécia quiser revisar a “nossa” versão, talvez deixemos eles chamarem de Gripen F. Se quiserem comprar com WAD etc, eles poderiam o comprar direto o F-BR…rsrsrsrsrsr
E os gripens que viriam para o Brasil para a olinpiadas alguém sabe alguma coisa?
Hélio junior, o novo Ministro já comprou, com a grana disponível no MD, ele é muito criativo. Veja o vido do treinamento
https://www.youtube.com/watch?v=jH9BbplXERw
OFF TOPIC
K390 01 E 02 em voo agora
https://www.flightradar24.com/KC390002/9bd44e8
Já que escolhemos o Gripen, que seja com a melhor aviônica possível, acho legal o Brasil desenvolver seus misseis em parceria com outras nações.
Assim como faz Israel, legal seria termos uma versão exclusiva, sempre em evolução se comparada a outros países, como tanques conformais por exemplo.
Alguém sabe informar as reais capacidades do radar raven es-05? Não encontro muita informação a respeito, se puderem postar agradeço
Guilherme Poggio 16 de maio de 2016 at 22:50 A hora de vôo de um J-39-C na África do Sul custa US$ 13.245,00 Isso mesmo Juarez Voar o Gripen E será barato em relação aos demais caças atuais como Su-35, F-15, Rafale e Eurofighter. Mas não se enganem. Como o Gripen E será um caça de verdade (o F-5 era caça de exportação) acho mais razoável comparar com a hora de voo dos modelos mais novos de F-16 (como do Chile). A FAB escolheu um caça de verdade e deverá ter recursos de verdade para mantê-lo no ar Poggio, estou… Read more »