Doze caças F-22 da USAF completaram desdobramento na Europa
Desdobramento de um mês na Base Aérea Lakenheath da RAF, com cerca de 220 pessoas e 12 caças F-22 Raptor da Base Aérea de Tyndall, da USAF, foi completado em 8 de maio. Foram realizados treinamentos com caças F-15, Eurofighter Typhoon, além de desdobramentos na Romênia, Lituânia e participação no 100º aniversário da Esquadrilha Lafayette, na França
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Na segunda-feira, 9 de maio, a Força Aérea dos EUA (USAF) divulgou nota e fotos informando que foi completado, com sucesso, o desdobramento de um mês na Base Aérea Lakenheath da RAF (Força Aérea Real Britânica) de cerca de 220 pessoas provenientes da Base Aérea de Tyndall (Flórida – EUA) e 12 caças F-22 Raptor do 95º Esquadrão de Caça. A missão chegou ao fim no dia anterior, 8 de maio. Segundo a USAF, trata-se de um desdobramento histórico, o maior já realizado pelo F-22 Raptor na Europa até hoje, como parte do treinamento da Força de Resposta Global (Global Response Force).
Segundo o comandante da 48ª Ala de Caça, coronel Robert Novotny, “o desdobramento do F-22 em Lakenheath faz todo sentido”, pois a base é “a casa da aviação de caças de combate na Europa, o lugar onde nós trabalhamos com nossos aliados da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) para afiar nossas capacidades táticas e reafirmar nosso comprometimento com a aliança”. A 48ª Ala é conhecida pelo nome “Liberty Wing” (Ala da Liberdade), sendo formada por três esquadrões de caças F-15 da USAF que operam na base britânica. Novotny também disse que “o envio dos Raptors para a Área de Voo Baixo 7 (Low Fly Area 7, no País de Gales – Wales) foi uma oportunidade para que seus pilotos qualificados em voos a baixa altitude pudesem conferir, em primeira-mão, as extraordinárias oportunidades de treinamento que temos no Reino Unido”.
Durante o período em que operaram desdobrados em Lakenheath, os caças Lockheed Martin F-22 participaram do exercício Iron Hand 16-3, conduziram treinamento aéreo com todos os três esquadrões da “Liberty Wing” e com caças Typhoon da RAF. Também foram desdobrados para a Romênia e Lituânia (membros da OTAN), com o apoio de aviões de reabastecimento em voo, e participaram das comemorações do 100º aniversário da Esquarilha Lafayette, em Paris.
Sobre o treinamento com os caças Typhoon da RAF, o primeiro tenente Jolly Foss do 95º Esquadrão, que é piloto de F-22, afirmou que este foi um dos principais objetivos do desdobramento para o Reino Unido: “Há diferentes capacidades, aqui, um diferente espaço aéreo ao qual não temos acesso em casa, e ser capaz de nos integrar aos três esquadrões de F-15 e aos Typhoons permitiu avançarmos em nossos objetivos de exercícios.” O piloto também explicou os diferentes tipos de missões realizados: “Tivemos surtidas longas, mandando algo como 10 a 12 jatos da força azul contra 10 aviões na força vermelha, surtidas táticas, na qual buscamos destruir alvos em terra, e missões de defesa aérea, onde impedimos o inimigo de se aproximar de uma linha.”
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Algumas toneladas de, digamos, diplomacia voadora, dando recado ao vizinho Putin.
Eles querem provocar a Russia, assim ela atacara primeiro, deixando uma imagem ao mundo que Russia começou a guerra, fazendo com que a OTAN e o mundo entre em guerra com Russia…. NÃO CAIA NESTA PUTIN
Obrigado pelo aviso, Frederick, repassei a informação aos outros editores do site pois tenho compromisso agora.
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Em tempo, vi rapidamente no DOU que o valor total das rubricas com cancelamento (A-1M, ITA, P&D e CIAAR) somam R$ 161.787.520, que corresponde exatamente à suplementação de combustíveis, lubrificantes e material de suplemento aeronáutico: R$ 161.787.520.Páginas 139 e 140 da seção 1 do DOU de hoje.
“…combustíveis, lubrificantes e material de suplemento aeronáutico”
Olimpíadas.
(não excluindo a questão político/administrativa)
Posso estar enganado, mas me parece bem evidente na última foto, que a USAF não anda aplicando RAM nos F-22 a algum tempo. Faz sentido, porque a aplicação é o que deixa as aeronaves com baixo índice de disponibilidade e é provavelmente o fator principal nos elevadíssimos custos de hora de voo do Raptor.
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Claro que em aeronaves operando em linha de frente a situação é outra e vale a pena aplicar o caro material.
Clésio, certo eles. Não vejo fazer sentido usar RAM em exibições de superioridade aérea, i.e, como é esse o caso
Devia deixar um avião pra ele, sem piloto e combustível DEVIDO AO SEU ATO.
Tem um com o bico torto!
Sds
GC
vamos supor… os russos resolvem partir para #porrada … e despacham de subs …a 100km da costa inglesa “algumas nuc estratégicas” visando pontos militares ingleses…..a começar, bases aonde se tem o estado da arte da aviação militar inglesa/EUA….
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o ponto é … seria uma “improvável” guerra OTAN vs Rússia … baseada em armas nucleares estratégicas ou o negocio descambaria para … baratas win (guerra mundial termonuclear)…
uma “improvável” guerra OTAN vs Rússia… acredito seria com o uso de armas nucleares estratégicas… se descambaria para uma termo nuclear mundial…. depende … aposto que os políticos europeus bâmbis jogam a toalha na primeira “N-porrada” russa.
È uma imprensão os os EUA tem pouco efetivo na Otam, pareci que ele não confia que a Europa pode resistir muito num avanço sovietico,se acontecer algum dia acontecer tanto que mantem f-4 na Alemanha e mesmo assim poucas unidades.Isto obriga os suecos ,noruega e Polonia sem viverem com medo. O EUA mudou o foco para Asia parece sempre querendo demonstrar poderio naquelas aguás uma coisa é certo o EUA não tem tanto efetivo para atuar em varias frentes.